Mídia
TOP DE MARKETING ADVB 2015 PREMIA EMPRESAS QUE DESAFIAM A CRISE ECONÔMICA
Dentro do propósito de desenvolver a cultura do marketing e do
branding para construir um Estado eficiente e empresas com marcas fortes e
estratégias competitivas dentro e fora do País, a ADVB/RS chega a 33ª edição do
TOP de Marketing. A cerimônia, realizada no dia 24 de novembro, no Teatro do
Bourbon Country, já consagrada como a grande Festa do Marketing do Sul do País,
traz ao palco organizações que foram indicadas pelo mercado e que defenderam
suas causas diante de uma comissão formada por experientes e consagrados
empresários e executivos.
TOP OURO, PRATA, BRONZE - Nesta edição, o grande prêmio, aquele que somou a maior
pontuação entre todos os indicados pelo mercado gaúcho – o Top de Marketing
ADVB/RS Ouro – foi conquistado pela Irmandade da Santa Casa de
Misericórdia de Porto Alegre. O TOP Prata, ficou com a Claro, e o
Bronze com a Todeschini. A Santa Casa é TOP Ouro pelos altos resultados
alcançados com o case Ação
das Voluntárias Pela Vida amplia UTI Pediátrica da Santa Casa. Com a ação, a instituição arrecadou 3,7 milhões em 4 meses, 200 mil a mais do que o previsto.
Foi registrada a ampliação de 10 leitos somados aos 30 já existentes em menos
de 1 ano e o número de atendimento de crianças com malformações congênitas
cresceu em 25%.
AUDITORIA
DA ERNST & YOUNG (EY) - Os
cerca de 600 convidados foram recebidos com um coquetel e logo em seguida foi
dado início às homenagens aos vencedores em 22 categorias. Patrocinado pela
Sthil e apoiado pela Ipiranga, Unisinos, BRDE e Celulose Riograndense, e
também pela Sunbrand, Zorzo Design Estratégico e Teatro do Bourbon
Country, todo o processo de avaliação do TOP de Marketing ADVB foi auditado
pela consistente Ernst & Young (EY) e contou com o olhar
especializado do empresário Daniel Santoro, presidente da Comissão
Julgadora. “Os cases, cada vez mais, estão melhor estruturados e as
apresentações mais criativas e inovadoras, pois as avaliações presenciais
passaram a exigir mais dos concorrentes. Conseguimos, com o prêmio, incentivar
as empresas a aprenderem com a experiência de terceiros e a elevarem ainda mais
a cultura e a prática do marketing no Rio Grande do Sul”, diz Santoro.
TOP PERSONALIDADE - Para simbolizar um modelo de empreendedorismo inovador
e que utiliza o marketing como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento
de seus negócios e do Estado, o Conselho do TOP (formado por Carlos Biedermann,
Antonio Tigre, Paulo Marcelo Tigre, Ademar Shardong, Walter Lídio Nunes e Fabio
Bernardi) escolheu, para receber o título de Top Personalidade de Marketing
ADVB/RS 2015, o empresário Julio Ricardo Mottin, diretor-presidente
do Grupo Dimed, que reúne Dimed, Panvel e Lifar. Somente neste ano, a Panvel
instalou 35 novas lojas na região Sul e somou mais de 350 filiais no Brasil.
HOMENAGEM ESPECIAL - Na cerimônia, o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann
fez uma homenagem especial ao empresário Paulo Vellinho, de notável
trajetória como líder de classe em entidades como a Fiergs, a Asgav, a CNI e a
Abinee. Empreendedor e visionário, Paulo Vellinho revolucionou a vida dos brasileiros
com seu pioneirismo em inovações como a chegada do ar-condicionado e do
televisor portátil ao País. Atualmente preside a Paulo Vellinho Consultores
Associados.
NOVA CATEGORIA - O Brasil possui cerca de 300 mil
organizações sociais sem fins lucrativos. O crescimento e a relevância
deste segmento, chamado de Terceiro Setor, na economia do
País mobilizou a ADVB/RS a criar o Prêmio TOP DESENVOLVIMENTO SOCIAL,
com foco nos segmentos da saúde, educação e desporto. O primeiro troféu nesta
modalidade foi entregue a Associação de Assistência à
Criança Deficiente - AACD, de Porto Alegre, com o case
Vida é Movimento. Atualmente, a instituição atende 700
pacientes, totalizando em média 530 atendimentos diários. Destes, 96% são
realizados de forma totalmente gratuita. Entre as especialidades
médicas estão a Fisiatria, Neurologia, Ortopedia e Urologia.
|
CARLOS BIEDERMANN- “Em um cenário de intensa
competitividade e com perspectivas econômicas negativas, oferecer um espaço de
discussão e troca de experiências, estimulando a busca de novos caminhos e
oportunidades, é o desafio a que se propõe uma entidade que existe para
fortalecer o mercado e os seus agentes”, diz Carlos Biedermann em seu discurso
de abertura da cerimônia. "O presente é complexo, diverso, mutante e
veloz. O futuro é instável e sugere retração dos negócios e do mercado. Equipes
e líderes das organizações vencedoras, se orgulhem do que realizaram neste
cenário. Se orgulhem por inspirar pessoas e empresas a fazerem mais e melhor.
Por provar que o impossível pode se transformar em case”, complementa.
ALFREDO TELLECHEA- Para Alfredo Tellechea,
presidente do Conselho do Top de Marketing, “queremos que o marketing esteja na
agenda estratégica das organizações, despertando para a sua importância ao
negócio como um todo. O marketing deve perpassar a organização
transversalmente, sendo compreendido e praticado por todas as áreas e equipes.
É desta forma que ele trará resultados consistentes e perenes”. E
prossegue: “O posicionamento do Top de Marketing é ser 'o prêmio do mercado para o
mercado'. Para materializá-lo, a
cada ano, executamos etapas como consulta aos profissionais do mercado para indicarem
empresas com case com potencial de participação, durante a primeira fase da
premiação; convidamos as principais universidades do Rio Grande do Sul que,
conjuntamente com reconhecidos profissionais de marketing e líderes
empresariais, participam dos processos de avaliação e julgamento. O processo
seletivo da premiação passa por um conjunto de evoluções desde 2014. Os
critérios de avaliação foram reformulados e, em vista disso, foi desenvolvido
um questionário que simplifica e qualifica, estrategicamente a organização e
apresentação dos cases das empresas candidatas. Pensando no fomento do
marketing entre os empreendedores do futuro, ampliamos o número de cases
participantes no Prêmio Top Startup, que em 2015 tem o incentivo da Unisinos, e
contamos, mais uma vez, com a parceria da Junior Achievement na promoção do Top
Miniempresa Escola”, finaliza.
Vencedores
Top de Marketing ADVB/RS 2015
Top
de Marketing ADVB/RS Ouro
Irmandade da Santa Casa de
Misericórdia de Porto Alegre (Porto Alegre)
“Ação das Voluntárias pela
Vida amplia UTI Pediátrica da Santa Casa”
Top
de Marketing ADVB/RS Prata
Claro S.A. (Porto Alegre)
“Promoção Recarga Disney Gogo's”
Top
de Marketing ADVB/RS Bronze
Todeschini S.A. (Bento
Gonçalves)
“Coleção Ser -
Reposicionamento Todeschini”
Personalidade
de Marketing ADVB/RS 2015
Julio Ricardo Mottin,
Diretor Presidente do Grupo Dimed
Agência Top de
Marketing ADVB/RS 2015
MV Agência
Escala Comunicação
Top Startup ADVB/RS
Mecasei.com (Porto Alegre)
“Mecasei.com - O melhor
amigo dos noivos”
Top Miniempresa Escola
ADVB/RS
Clouzzy (Porto Alegre)
PRÊMIO TOP DESENVOLVIMENTO SOCIAL
|
Top Desenvolvimento Social
ADVB/RS
AACD – Associação de
Assistência à Criança Deficiente de Porto
Alegre Porto Alegre
“Vida é Movimento”
Top Inovação em Processos
ADVB/RS
Grêmio Foot Ball Porto
Alegrense (Porto Alegre)
“Resultado além das quatro
linhas - Soccerting como ferramenta de inovação no processo de gestão do
marketing esportivo brasileiro.”
Top Inovação em Produto
ADVB/RS
Todeschini S.A. (Bento
Gonçalves)
“Cozinha Lomo Todeschini”
Top Inovação em Serviços ADVB/RS
Unimed Porto Alegre (Porto
Alegre)
“Laboratório Unimed — A
Unimed Porto Alegre consolida o modelo de integração vertical e inova na
prestação de serviços com alta tecnologia”
Top Sustentabilidade ADVB/RS
Irmandade da Santa Casa de
Misericórdia de Porto Alegre (Porto Alegre)
“Ação das Voluntárias pela
Vida amplia UTI Pediátrica da Santa Casa”
CATEGORIAS SETORES DE MERCADO
|
Agribusiness
Dália Alimentos (Encantado)
“Projeto Criança Dália -
Ações no presente para um futuro melhor”
Alimentação / Bebidas
Vonpar (Porto Alegre)
“Abrindo a Felicidade”
Comunicação
RBS TV (Porto Alegre)
“RBS TV GAUCHÃO 360:
Evolução transmídia de um produto de sucesso”
Construção Civil
Cyrela Goldsztein (Porto
Alegre)
“Medplex - Saúde sob medida
para a vida moderna”
Design
Maiojama (Porto Alegre)
“Artsy - Arquitetura,
design, estilo de vida, tecnologia e arte: o Design Thinking como uma nova
maneira de pensar o mercado imobiliário”
Entidades, ONGs e
Associações
Sindiatacadistas (Porto
Alegre)
“Programa Qualificar”
Esportes
Sport Club Internacional
(Porto Alegre)
“Lado a lado, a torcida
mista no Gre-Nal”
Finanças
Sicredi (Porto Alegre)
“A união faz a vida”
Indústria
Todeschini S.A. (Bento
Gonçalves)
“Coleção Ser -
Reposicionamento Todeschini”
Saúde
Unimed Porto Alegre (Porto
Alegre)
“Medicina com Significado —
A Unimed Porto Alegre reposiciona sua marca, obtém crescimento expressivo e
consolida a liderança”
Seguros
Icatu Seguros (Rio de
Janeiro)
“Plataforma do Conhecimento”
Serviços
SIM Rede de Postos (Flores
da Cunha)
“Nova Marca - alavanca para
a expansão”
Serviços Públicos
Prefeitura de Canoas
(Canoas)
“Canoas, cidade da
transparência e do controle social”
Telecomunicações
Claro S.A. (Porto Alegre)
“Promoção Recarga Disney
Gogo's”
VarejoUnidasul
(Esteio)
“Rissul, quem vive do seu lado, vive do seu jeito.''
ADVB/RS