Mídia
24º Congresso de Marketing ADVB/RS reunirá palestrantes nacionais e internacionais com empresários gaúchos para debate sobre soluções em meio à crise
Em meio a
perspectivas negativas do atual cenário econômico, buscar novos
caminhos e oportunidades para o mercado gaúcho é o desafio a que se
propõe o 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. A edição deste ano leva
o tema O Futuro será de quem estiver preparado, e a novidade ficará
por conta do amplo debate que ocorrerá entre empresários locais
e os palestrantes convidados, a fim de avaliarem soluções
mercadológicas para a economia adversa. Três especialistas em crise, a exemplo
do consultor de negócios e ex-presidente das empresas OI, NET,
Serasa Experian e Via Varejo, Francisco Valim – que contribuiu
para sanar as finanças de corporações de diferentes ramos ao longo de períodos
difíceis da economia do País – dividirão o palco com o curador do evento e
presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel.
“Queremos debater cada tema abordado com
maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa
realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de
setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e
deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças
empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e
vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de
acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas
pelo email: relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone (51)
3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos
especiais para associados.
O novo formato vai tornar o congresso mais
dinâmico: serão três grandes painéis, seguidos de 50 minutos de conversa com
empresários gaúchos, como o Sócio Diretor da 3yz, Roberto Sirotsky, Sérgio
Maia, managing partner da Trust & Co Investimentos e Conselheiro de
empresas como Vonpar e BSBios, e o vice-presidente de Televisão da RBS TV,
Antonio Tigre. Também integram o grupo local, o fundador
da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI, Juan Pablo
Boeira, o pró-reitor de Administração da UNISINOS, João
Zani, e o doutor em Comunicação e palestrante, Dado
Schneider.
“Queremos debater cada tema abordado com
maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa
realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de
setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve
contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças
empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e
vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de
acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas
pelo email: relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone -
3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais
para associados.
“A crise não é universal”, garante o
consultor Francisco Valim, que será o primeiro painelista do dia. Ele falará
sobre Cenários desafiadores: empresas em transformação, e destacará a
importância dos gestores das corporações visualizarem e aproveitarem as
possibilidades que surgem em momentos difíceis. “Mesmo no Brasil não são todos
os setores que estão com desempenho em queda: várias empresas estão crescendo
de 10% a 20% em receita, em relação a 2014. Isso significa que se prepararam
melhor.”
Valim sinaliza que onde existir planejamento
e estratégias implementadas de forma eficiente, dentro do contexto de cada
companhia, não há motivo para preocupação. Contando com a experiência de quem
salvou mais de uma empresa da falência, Valim irá fazer um comparativo de cases
de companhias em que ele atuou em momentos de dificuldades e
outros em que o cenário econômico ajudou. “A ideia é apresentar
referências e analisar as estratégias para cada modelo. Mas é preciso deixar
claro que aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o
capitão do barco, para se comportar como passageiro, à espera do fim
da tempestade, o que é muito inseguro.”
Para o especialista, o período de turbulência
exige que as empresas transformem seus canais de comunicação e de vendas em
ferramentas mais eficientes. “Ao contrário de cancelar o investimento, que é o
que muita gente faz, focar nesta oportunidade de ganhar espaço no mercado será
um diferencial.” Ao reforçar que este ano o evento propõe uma abordagem
inspiradora e aplicável à realidade das empresas gaúchas, Vontobel
concorda que “acima de tudo, não é momento para se deixar abater.”
“É duro, desagradável, mas precisamos manter a confiança no
enfrentamento e no futuro”, desafia o presidente da Vonpar. Para ele,
mesmo aqueles que não se prepararam para o pior podem driblar as dificuldades
apresentadas pelo mercado. “Nestes casos, é fundamental entender o momento
atual, agir com rapidez na correção de rumos, e ser capaz de retroceder quando
necessário”, opina.
“É preciso acelerar o
pensamento e buscar informações e conhecimento, ouvir quem navegou em águas
mais calmas e também em mar revolto. Aprender com quem fez o impossível
virar case. Processar tudo no aplicativo do agora e inventar um novo futuro.
Porque esse futuro, diferente de tudo que se viu no passado, será só de quem
estiver preparado.”
(Trecho do Manifesto
do Congresso)
O tema do manifesto (acima
reproduzido em parte) embasa a proposta do 24º Congresso de Marketing
ADVB/RS. “Em uma era onde nada é constante, em meio a tantas informações,
interações e transformações, as decisões estratégicas de marketing são
tomadas, invariavelmente, em ambientes complexos, que desafiam a capacidade de
formular e programar movimentos bem sucedidos”, lembra o curador do
evento.
Para o palestrante
internacional, Federico Pistono, consultor para o Google
Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas
tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, as
ferramentas tecnológicas modernas permitem que pequenas e ágeis companhias
assumam o lugar de conglomerados gigantes que não investirem em inovação. “Se
as empresas não estiverem prontas para se ajustarem às mudanças rápidas, elas
vão desaparecer em breve”, sentencia o ministrante da
Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”. O
futurista italiano explica ainda que as empresas unicórnio (companhia jovem
ou “startup” com um elevado potencial de crescimento em pouco tempo e com
uma avaliação de milhões de euros) valem bilhões e empregam menos pessoas que
qualquer outra empresa na história. “Isto conduz a uma economia em que 1% de 1%
leva todo o patrimônio, enquanto o resto se esforça para sobreviver”.
Um exemplo de empresa unicórnio é o Spotify,
que em 7 anos de operação já está avaliada em US$ 8,2 bilhões. Com mais de 75
milhões de usuários ativos no mundo e presente em cerca de 70 países, este serviço
de streaming permite escutar músicas gratuitamente pela internet em
aplicativos mobile ou computador. Para apresentar as práticas e estratégias
adotadas que consolidaram o Spotify, o diretor geral para a América Latina da
companhia, Gustavo Diament, fala no 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e
compartilha o case e suas experiências.
“Nossa responsabilidade não pode ser
simplesmente fazer um bom marketing; mas sim redefinir constantemente como
se fará um bom marketing no futuro”, concorda o vice-presidente mundial da
Coca-Cola, o mexicano Javier Meza Robayo. Ele irá apresentar o
case baseado nos aprendizados da marca de bebidas, que tem como principal
diferencial ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless) ao mesmo tempo. “Nós
temos evidências quantitativas da relação inquebrantável e estreita que existe
entre a marca, a categoria e a companhia”, destaca o palestrante.
Meza ressalta que para atingir
crescimento sustentável, o marketing da companhia
tem de administrar e nutrir essas três dimensões. “Por isso,
no mundo inteiro, nós estamos evoluindo nossa estratégia
de comunicação da Coca-Cola para dar conta desse desafio, que ao mesmo
tempo é uma oportunidade.” Em tempos de crise financeira, o Vice-Presidente
Global da Coca-Cola revela: “Nossa principal prioridade nesse momento é
ficar próximo do bolso e do coração do consumidor, sem perder de
vista a saúde financeira de nosso negócio”.
ADVB/RS