Mídia
Prêmio Exportação RS homenageia empresas gaúchas e Petrobrás.
O Prêmio Exportação RS, concedido pela ADVB (Associação de Marketing e Vendas do Brasil) e promovido por 16 entidades do setor, foi entregue ontem à noite, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Forster, recebeu uma homenagem especial entregue pelo presidente da ADVB, Telmo Costa, e pelo presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon.
Em seu discurso, ela afirmou que "tudo indica" que as plataformas P-75 e P-77 serão construídas no Rio Grande do Sul. A execução das obras deverá levar entre 35 e 37 meses.
Premiadas - O diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, recebeu o título de Personalidade Competitiva Internacional. Já a empresa que se destacou em 2012 como a maior exportadora (em valor monetário) do RS foi a Braskem, que atua no mercado de resinas termiplástica (polipropileno, polietileno e PVC) e produtos químicos, tendo clientes em mais de 70 países.
As empresas Marcopolo, Souza Cruz, Forja Taurus e Stihl apresentaram trajetória exportadora expressiva, situando-se entre as maiores exportadoras do RS por um período longo, e receberam o prêmio Trajetória Exportadora Master. Entre as empresas que se destacaram pela diversificação de mercados em 2012 está a Paquetá, de Sapiranga, a Fras-le, de Caxias do Sul, e a Tramontina, de Carlos Barbosa. A Petrobrás Distribuidora foi uma das premiadas também.
A Expodireto Cotrijal, de Não-Me-Toque, recebeu o Destaque Mercadológico, sendo a empresa mais proeminente na consolidação da marca, gestão dos canais de distribuição e comercialização. O presidente da Cotrijal , Nei Mânica ressaltou que a Expodireto fez um link com 74 países, internacionalizando-se.
Entre as empresas que se distinguiram como exportadoras no seu setor de atividades estão a Celulose Riograndense, da Guaíba, a STEMAC S.A. Grupos Geradores, de Porto Alegre, a Stara, da cidade de Não-Me-Toque, e a Randor, de Caxias do Sul.
ADVB/RS