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Press releases

21/03/2014

Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™ será apresentado na ProWein

Patricia Carraro, produtora da vinícola boutique localizada no Sul do Brasil, estará presente na mais importante feira do mundo no segmento, em  Düsseldorf, para apresentar aos visitantes o exclusivo projeto enológico da linha FACES, criada para representar o vinho brasileiro no Campeonato Mundial.  

Os cerca de 45 mil visitantes que irão passar pela 20ª edição da ProWein, mais importante feira do negócio de vinhos do mundo, poderão conhecer o FACES, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, criado pela vinícola boutique Lidio Carraro. Entre os dias 23 e 25 de março, representada por sua diretora de marketing, Patricia Carraro, e pela Gerente de Exportação, Márcia Amaral, a vinícola localizada na região do Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil, estará em Düsseldorf, na Alemanha, para apresentar o exclusivo projeto enológico da linha FACES no Hall 01, stand D02. Em homenagem ao futebol, a enóloga Monica Rossetti buscou inspiração nos 11 jogadores em campo para criar o tinto FACES. O rótulo traz onze variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático escolhido é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim, no gol, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.  

Já o FACES branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, diversificado, alegre e descontraído.  Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”, comemora a enóloga Monica Rossetti, responsável pela criação dos vinhos. 

Por último, elaborado com três uvas - Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional -, o rosé FACES é um vinho sedutor já pela sua cor rosa salmão. A proposta de uma garrafa mais leve e de prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma degustação versátil, “vibrante”.  Seu conceito enológico alia criatividade e ineditismo à concepção da linha FACES, mantendo uma conexão com o Brasil e, ao mesmo tempo, o estilo e a qualidade que consolidam a Lidio Carraro como uma vinícola boutique. A Pinot Noir, que corresponde a 50% do assemblage, imprime ao vinho um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e pomelo. Os aromas de framboesa e morango que aparecem depois de alguns minutos de evolução na taça são da Merlot. Esta uva, com 35% de participação, complementa o aroma e exerce um papel determinante na boca, conferindo um agradável volume e um perfil refrescante e jovial ao vinho. A Touriga Nacional é a uva que, mesmo em proporção menor no corte, 15%, marca a personalidade do rótulo com uma nota floral de rosas, dando um ar feminino e elegante. “Estas características estão tornando o FACES não apenas o vinho da Copa, mas também uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro”, diz a enóloga-chefe Monica Rossetti.   

Vinícola Boutique Lidio Carraro na ProWein

23, 24, 25 de março, Düsseldorf,  Alemanha

Hall 01, stand D02

Apresentação do vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, o FACES (tinto, branco, rosé)

Marca associada ao esporte e reconhecimento de especialistas internacionais

Através dos rótulos da Copa, a Lidio assume pela terceira vez a responsabilidade de representar o vinho brasileiro em grandes eventos esportivos. A pequena e premiada Lidio Carraro exporta para mais de 20 países, 16 deles no Velho Mundo. Em 2007, cinco dos seus rótulos foram escolhidos como vinho oficial dos jogos Pan-Americanos e em 2010, mais uma vez, foi a escolhida para representar o vinho brasileiro no 30º aniversário da Stock Car. Durante todo o ano de comemorações as taças para brindar no podium foram servidas com espumantes da marca. Somente nos dois últimos anos, o site da Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinhos no mundo, concedeu à Lidio Carraro a maior pontuação já dada a um vinho brasileiro, e, em 2012, o prestigiado portal norte-americano Snooth elegeu o Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 como o Vinho do Ano.

A participação nestas competições de expressão mundial, aumenta o reconhecimento internacional da vinicultura brasileira. O especialista Nicolas Bourcier, do francês Le Monde, destacou o FACES como “um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do Brasil”. O processo de produção purista desenvolvido pela 5ª geração da família Carraro também encantou os críticos alemães, Cornelius Lange e Fabian Lange, em recente visita ao Brasil. Eles ficaram tão impressionados com a qualidade do produto, que elegeram a Lidio como a melhor vinícola do ano de 2013 em coluna do jornal alemão Die Zeit, escolhido como o melhor semanário europeu no último ano pela Associação Alemã Editorial Design. Na edição de outubro de 2013 da inglesa Decanter Magazine, a Lidio Carraro foi apontada como a vinícola favorita do Brasil pelo renomado jornalista Steven Spurrier, imortalizado por Alan Rickman no filme O Julgamento de Paris, editor da revista e coordenador do júri do Decanter World Wine Awards. “Não consigo esconder que esta vinícola, a qual está na quinta geração de tradição vinícola, é minha favorita. Ela busca preservar a autenticidade das variedades, de seus terroirs e nunca usa o carvalho, onde a prioridade é um vinho que tenha a marca do solo e não do material em que envelheceu”.  Na seleção de Spurrier dos 6 Vinhos Tops do Brasil, dois deles são da Lidio Carraro.    No meio futebolístico, o Faces também faz sucesso. Os gêmeos Fábio e Rafael da Silva, craques do Manchester United que já passaram pela Seleção Brasileira, apareceram em duas fotos com uma garrafa do vinho da Copa em recente reportagem do site inglês Manchester Evening News sobre a inauguração de um restaurante brasileiro na cidade de Altrincham. Os craques Bebeto, Ronaldo e o treinador da Seleção Brasileira, Felipão, também posaram com o vinho em fotos recentes.  

Exportações crescem 185% em  2013 e o vinho oficial da COPA  já chegou em países como França, Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Japão e Finlândia 

O inovador projeto enológico da linha do vinho licenciado oficial da COPA do Mundo da FIFA 2014™, o FACES, somado ao desempenho dos premiados rótulos Premium e TOP Premium, trouxeram importante reflexo nas exportações da Lidio Carraro: mais do que triplicou, chegando a 236% e já está sendo comercializado na França, Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Japão e Finlândia. No Brasil, o faturamento da vinícola alcançou o expressivo crescimento de 185% em  2013, quase três vezes mais do que o ano anterior. "Cerca de 70% dessa expansão pode ser creditada ao lançamento do FACES. Aos poucos, o consumidor e os distribuidores estão entendendo o conceito diferenciado deste projeto, do compromisso e desejo de criarmos para a Copa do Mundo um vinho com características que remeta à cultura do nosso país. Estamos muito entusiasmados com os resultados e para 2014 pretendemos crescer pelo menos 70% em relação a 2013, fortalecer as parcerias e atingir novos mercados potenciais.” diz Patricia Carraro, diretora de marketing da vinícola. “Se o Brasil conquistar o Hexa, certamente estes números serão superados”, conclui.  

Conceito Purista Lidio Carraro

Das uvas ao vinho, a Lidio Carraro está voltada a expressar a essência e integridade do vinho, comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha. Todo o processo da Lidio Carraro é conduzido com a mínima interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem.

A Lidio Carraro é pioneira no país a implantar uma gestão vitícola e enológica integradas e sustentáveis, que inicia com um meticuloso estudo de clones, mapeamento de solos, rigoroso controle de produção, até o recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira. A atenção em cada detalhe do processo de elaboração permite originar vinhos particulares, ricos em complexidade, estrutura e equilíbrio.

Sobre a enóloga Monica Rossetti

O FACES foi desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com apenas 30 anos e 13 de experiência, algumas de suas criações Premium e TOP Premium já conquistaram  muitos títulos internacionais e alcançaram posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro  foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser a vinícola  oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico do Brasil.   A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.


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