Press releases
21/03/2014
Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™ será apresentado na ProWein
Patricia
Carraro, produtora da vinícola boutique localizada no Sul do Brasil, estará
presente na mais importante feira do mundo no segmento, em Düsseldorf, para
apresentar aos visitantes o exclusivo projeto enológico da linha FACES, criada
para representar o vinho brasileiro no Campeonato Mundial.
Os cerca de
45 mil visitantes que irão passar pela 20ª edição da ProWein, mais importante
feira do negócio de vinhos do mundo, poderão
conhecer o FACES, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, criado pela vinícola
boutique Lidio Carraro. Entre os dias 23 e 25 de
março, representada por sua diretora de
marketing, Patricia Carraro, e pela Gerente de Exportação, Márcia Amaral, a
vinícola localizada na região do Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil, estará em
Düsseldorf, na Alemanha, para apresentar o exclusivo projeto enológico da linha
FACES no Hall 01, stand D02. Em
homenagem ao futebol, a enóloga Monica Rossetti buscou inspiração nos 11
jogadores em campo para criar o tinto FACES. O rótulo traz onze variedades de
uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático
escolhido é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet
Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No
meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego
conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa conta com as uvas
Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim,
no gol, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.
Já o FACES
branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três
uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho:
Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. No trabalho de criação, os critérios
para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o
vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em
outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está
no imaginário das pessoas: jovem, diversificado, alegre e descontraído.
Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola
no pé e vinho na taça em todo País”, comemora a enóloga Monica Rossetti,
responsável pela criação dos vinhos.
Por último,
elaborado com três uvas - Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional -, o rosé FACES é um vinho sedutor já pela sua
cor rosa salmão. A proposta de uma garrafa mais leve e de prático
manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma degustação versátil,
“vibrante”. Seu conceito enológico alia criatividade e ineditismo à
concepção da linha FACES, mantendo uma conexão com o Brasil e, ao mesmo tempo,
o estilo e a qualidade que consolidam a Lidio Carraro como uma vinícola
boutique. A Pinot Noir, que corresponde a 50% do assemblage, imprime ao vinho
um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e pomelo. Os
aromas de framboesa e morango que aparecem depois de alguns minutos de evolução
na taça são da Merlot. Esta uva, com 35% de participação, complementa o aroma e
exerce um papel determinante na boca, conferindo um agradável volume e um
perfil refrescante e jovial ao vinho. A Touriga Nacional é a uva que, mesmo em
proporção menor no corte, 15%, marca a personalidade do rótulo com uma nota
floral de rosas, dando um ar feminino e elegante. “Estas
características estão tornando o FACES não apenas o vinho da Copa, mas também
uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho
brasileiro”, diz a enóloga-chefe Monica Rossetti.
Vinícola Boutique
Lidio Carraro na ProWein
23,
24, 25 de março, Düsseldorf, Alemanha
Hall
01, stand D02
Apresentação
do vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, o FACES (tinto,
branco, rosé)
Marca associada ao esporte e reconhecimento
de especialistas internacionais
Através dos rótulos da Copa, a
Lidio assume pela terceira vez a responsabilidade de representar o vinho
brasileiro em grandes eventos esportivos. A pequena e premiada Lidio Carraro
exporta para mais de 20 países, 16 deles no Velho Mundo. Em 2007, cinco dos seus rótulos
foram escolhidos como vinho oficial dos jogos Pan-Americanos e em 2010, mais
uma vez, foi a escolhida para representar o vinho brasileiro no 30º aniversário
da Stock Car. Durante todo o ano de comemorações as taças para brindar no
podium foram servidas com espumantes da marca. Somente nos dois últimos anos, o
site da Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinhos no mundo,
concedeu à Lidio Carraro a maior pontuação já dada a um vinho brasileiro, e, em
2012, o prestigiado portal norte-americano Snooth elegeu o Lidio Carraro Grande
Vindima Tannat 2008 como o Vinho do Ano.
A participação nestas competições de
expressão mundial, aumenta o reconhecimento internacional da vinicultura
brasileira. O especialista Nicolas
Bourcier, do francês Le
Monde, destacou o FACES como “um vinho de ourives, sublime,
que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do
Brasil”. O processo de produção purista desenvolvido pela 5ª geração da
família Carraro também encantou os críticos alemães, Cornelius Lange e Fabian
Lange, em recente visita ao Brasil. Eles
ficaram tão impressionados com a qualidade do produto, que elegeram a Lidio
como a melhor vinícola do ano de 2013 em coluna do jornal alemão Die Zeit,
escolhido como o melhor semanário europeu no último ano pela Associação Alemã
Editorial Design. Na
edição de outubro de 2013 da inglesa Decanter
Magazine, a Lidio Carraro foi apontada como a vinícola favorita do
Brasil pelo renomado jornalista Steven Spurrier, imortalizado por Alan Rickman
no filme O Julgamento
de Paris, editor da revista e coordenador do júri do Decanter World Wine Awards. “Não
consigo esconder que esta vinícola, a qual está na quinta geração de tradição
vinícola, é minha favorita. Ela busca preservar a autenticidade das variedades,
de seus terroirs e nunca usa o carvalho, onde a
prioridade é um vinho que tenha a marca do solo e não do material em que
envelheceu”. Na seleção de Spurrier dos 6 Vinhos Tops do Brasil, dois
deles são da Lidio Carraro.
No meio futebolístico, o Faces
também faz sucesso. Os gêmeos Fábio e Rafael da Silva, craques do Manchester
United que já passaram pela Seleção Brasileira, apareceram em duas fotos com uma
garrafa do vinho da Copa em recente reportagem do site inglês Manchester Evening News sobre a inauguração de um restaurante
brasileiro na cidade de Altrincham. Os craques Bebeto, Ronaldo e o treinador da
Seleção Brasileira, Felipão, também posaram com o vinho em fotos recentes.
Exportações crescem 185% em 2013 e o vinho oficial da
COPA já chegou em países
como França, Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Japão e
Finlândia
O inovador projeto enológico da linha
do vinho licenciado oficial da COPA do Mundo
da FIFA 2014™, o FACES, somado ao desempenho dos premiados rótulos Premium e
TOP Premium, trouxeram importante reflexo nas exportações da Lidio Carraro:
mais do que triplicou, chegando a 236% e já está sendo comercializado na França,
Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Japão e Finlândia. No Brasil, o faturamento da
vinícola alcançou o expressivo crescimento de 185% em 2013, quase três
vezes mais do que o ano anterior. "Cerca
de 70% dessa expansão pode ser creditada ao lançamento do FACES. Aos
poucos, o consumidor e os distribuidores estão entendendo o conceito
diferenciado deste projeto, do compromisso e desejo de criarmos para a Copa do
Mundo um vinho com características que remeta à cultura do nosso país.
Estamos muito entusiasmados com os resultados e para 2014 pretendemos crescer
pelo menos 70% em relação a 2013, fortalecer as parcerias e atingir novos
mercados potenciais.” diz Patricia Carraro, diretora de marketing da vinícola.
“Se o Brasil conquistar o Hexa, certamente estes números serão superados”,
conclui.
Conceito Purista Lidio Carraro
Das uvas ao vinho, a Lidio Carraro
está voltada a expressar a essência e integridade do vinho, comprometida a
elaborar somente vinhos de Primeira Linha. Todo o processo da Lidio Carraro é
conduzido com a mínima interferência e o máximo respeito à expressão natural da
uva e do Terroir
de origem.
A Lidio Carraro é pioneira no país a
implantar uma gestão vitícola e enológica integradas e sustentáveis, que inicia
com um meticuloso estudo de clones, mapeamento de solos, rigoroso controle de
produção, até o recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes
vinhos sem o uso tradicional da madeira. A atenção em cada detalhe do processo
de elaboração permite originar vinhos particulares, ricos em complexidade,
estrutura e equilíbrio.
Sobre a enóloga Monica Rossetti
O FACES foi desenvolvido pela
enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com apenas 30 anos e 13 de
experiência, algumas de suas criações
Premium e TOP Premium já conquistaram muitos títulos internacionais e
alcançaram posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da
Lidio Carraro foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para
representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito
purista, de preservar a expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida,
trouxe o privilégio de ser a vinícola oficial dos Jogos Pan-americanos
Rio 2007 e a escolhida para criar o vinho e a espumante oficial dos 30
anos da Stock Car, maior evento automobilístico do Brasil.
A vivência da enóloga no mundo
do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas
primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas
italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais
regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e
aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha,
Argentina e Chile.
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