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Press releases

16/09/2013

Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™ será apresentado em Natal

A Vinícola Boutique Lidio Carraro, do Vale dos Vinhedos (RS),  a escolhida pela FIFA para produzir o vinho licenciado oficial da Copa do Mundo, vai apresentar o vinho FACES no tradicional Circuito Brasileiro de Degustação, que acontece nesta terça-feira (17), das 16h às 21h (para profissionais do setor) e das 19h às 21h (para público consumidor convidado),  no  Ocean Palace Resort (Via Costeira, Km 11 – Praia de Ponta Negra), em Natal. O rótulo tinto foi produzido com 11 variedades de uvas para homenagear a escalação de uma seleção de futebol e para representar o setor do vinho no maior evento esportivo do mundo.

Chegou a vez de Natal conhecer os rótulos tinto e branco do FACES, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™.  A degustação para convidados acontece nesta terça-feira (17), das 16h às 21h (para profissionais do setor) e das 19h às 21h (para público consumidor convidado), no Ocean Palace Resort (Via Costeira, Km 11 – Praia de Ponta Negra). O produtor Juliano Carraro, enólogo e diretor comercial da premiada vinícola boutique do Vale dos Vinhedos (RS), apresentará o projeto inovador em técnica e conceito. Confirmações pelo e-mail circuitonatal@vezestres.com.br.

Para representar o vinho brasileiro no maior evento esportivo do mundo, a vinícola boutique instalada no Vale dos Vinhedos (RS), homenageou o futebol e buscou inspiração nos 11 jogadores em campo para criar o tinto FACES. O rótulo traz onze variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático escolhido é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que  dão estrutura ao vinho e por fim, no gol, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.

Já o FACES branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três uvas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre e criativo. Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”, comemora a enóloga Monica Rossetti, responsável pela criação dos vinhos.

Em menos de dois meses de lançamento, o vinho FACES  já está levando a marca brasileira para cinco países: Canadá, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca e Japão, este último um novo mercado para a empresa, que já exporta para 18 países. “Foi muito importante a FIFA ter escolhido um vinho brasileiro. O mercado viu com ótimos olhos e isso agregou maior confiança para o vinho do Brasil como um todo”,  diz Juliano Carraro.

Gradualmente, os vinhos  estão chegando ao mercado e poderão ser encontrados pelos consumidores nas lojas premium das principais redes regionais de supermercados do país, casas especializadas, restaurantes e hotéis. Em Natal e região, o FACES e outros produtos da Lidio Carraro podem ser encontrados em estabelecimentos de renome como MandaCaru Delicatessen, Natal Vinhos Delicatessen, Restaurante Liquid Loug, Olimpo Recepção e Eventos, Cariri Eventos e Restaurante Toca da Coruja (no Hotel Resort Sombra e Água Fresca).

Para também chegar a outras partes do país,  a vinícola está concluindo  negociação com a rede Angeloni, em Santa Catarina e no Paraná, e com a rede Pão de Açúcar, maior rede nacional e maior vendedor de vinhos do segmento supermercadista do país. A Lidio Carraro também está negociando com redes médias e pequenas e em hortifrútis premium de diferentes regiões do Brasil.

Além destes canais de distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através dos sites e-commerce da Globo Marcas e da Wine.com e ainda diretamente na própria vinícola. Cada garrafa tem impresso no rótulo o selo de licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$ 39,80. O vinho já esta sendo negociado em países que a Lidio Carraro mantém parceria na Europa, Canadá e Estados Unidos.

SERVIÇO:

O quê: Lidio Carraro Vinícola Boutique apresenta o FACES, vinho oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014

Quando: terça-feira, 17 de setembrodas 16h às 21h (para profissionais do setor) e das 19h às 21h (para público consumidor convidado)

Onde: Ocean Palace Resort (Via Costeira, Km 11 – Praia de Ponta Negra)

Confirmações: circuitonatal@vezestres.com.br

Quem promove: Abrasel e Ibravin

Mais sobre o Circuito Brasileiro de Degustação

Neste mês de setembro, o Circuito Brasileiro de Degustação chega ao Nordeste. Por duas semanas, 17 vinícolas de seis diferentes áreas produtoras do país, acompanhadas pelo projeto Suco de Uva 100% do Brasil, estarão apresentando seus portfólios para quatro capitais da região. O tour pela região inicia no próximo dia 10, em Salvador (BA), e se estende para Recife (PE) no dia 12, Natal (RN) e Fortaleza (CE), nos dias 17 e 19, fechando o giro pelo Brasil.

O evento itinerante é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e com o apoio da Oxford Crystal.

As etapas anteriores, realizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, receberam cerca de 4 mil pessoas, entre profissionais do setor vitivinícola, consumidores, jornalistas e blogueiros. As atividades ocorrem das 16h às 21h, sendo que o período até as 19h é reservado aos profissionais do setor, comércio e jornalistas. Após, é aberto a consumidores convidados.

O gerente de marketing do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, destaca que a região Nordeste está recebendo cada vez mais atenção do setor vinícola em virtude do interesse crescente do público da região pelo vinho. As cidades de Salvador e Natal receberão o Circuito pela primeira vez e a entidade também incrementou ações de aproximação com o trade através de projetos com compradores e jornalistas. “Temos intensificado o trabalho na região e vemos grande possibilidade de crescimento neste mercado”, justifica.

No início de agosto, a participação das vinícolas brasileiras na feira da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em Fortaleza (CE), confirmou a expectativa de expansão do mercado na região com um resultado de mais de R$ 1 milhão de negócios fechados para os próximos seis meses.

Em Salvador, o evento ocorre no Yacht Clube (Av. Sete de Setembro, 3252). As confirmações de presença podem ser feitas pelos telefones (71) 9698.7599 e 8748.1749 ou e-mail circuitosalvador@vezestres.com.br, até o dia 9. A etapa de Recife será realizada no Arcádia Paço Alfândega (Travessa do Amorim, 75). Confirmações pelos telefones (81)3088.6530 e 3062.6505 ou pelo e-mailproducao@pmaiseventos.com.br, até o dia 10. Em Natal, o evento será realizado no Ocean Palace Resort (Via Costeira, Km 11). Confirmações devem ser feitas até o dia 16 através do e-mail circuitonatal@vezestres.com.br. Já na capital cearense, o Circuito ocorre no La Maison (Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555) e os interessados em participar podem fazer contato pelos telefones (85)3268.3977 e 3261.6737 e e-mail abraselce@abrasel.com.br, até o próximo dia 18.

O Circuito Brasileiro de Degustação

Com o objetivo de levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos brasileiros no mercado interno, o Circuito de Degustação é a oportunidade de reunir grupos de vinícolas para promoverem seus produtos em diferentes cidades do país. O visitante recebe uma taça e inicia o percurso de degustação pelas diferentes vinícolas. Como resultado, a série de eventos proporciona a aproximação direta das empresas com consumidores e profissionais do setor por meio da experimentação, ampliando o conhecimento sobre os vinhos nacionais e facilitando a realização de negócios.

Paralelamente às degustações do Circuito, serão realizadas duas palestras com os temas Duelos de Borbulhas e Sotaques do Brasil, abordando a qualidade do espumante a diversidade do vinho brasileiro.

Mais sobre o vinho FACES

Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™

A produção será comercializada nas lojas Premium das principais redes regionais de supermercados, casas especializadas, restaurantes e hotéis

Onze jogadores em campo. Onze uvas em um vinho. Assim como a seleção brasileira de futebol, o rótulo tinto FACES da Lidio Carraro Vinícola Boutique vai representar o Brasil como vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™, traduzindo o terroir nacional com a escalação de um time de uvas de diferentes áreas vitícolas representativas das cores, aromas e sabores da nossa terra. O resultado são 26 vinhos no corte em uma obra enológica que homenageia os estados da federação. Já, o vinho branco FACES, é um assemblage das uvas Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico, as três variedades brancas mais cultivadas no Rio Grande do Sul. A Lidio Carraro prevê a produção de 600 mil garrafas com os dois rótulos e, também, o vinho rosé, que deve chegar ao mercado na metade do segundo semestre de 2013.

Com o conceito de vinho celebração, desenvolvido pela enóloga chefe e responsável pelo projeto técnico dos FACES, Monica Rossetti, a Lidio Carraro apresenta um produto autêntico, vibrante e versátil que guarda, em cada garrafa, a característica da diversidade. “O FACES é uma resposta do vinho brasileiro para satisfazer a nova tendência mundial de consumo com identidade própria. São vinhos de qualidade premium com a característica de perfil jovem, refrescante, fácil de beber”, diz Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola. O primeiro lote, de 173 mil garrafas dos vinhos tinto e branco, começa a chegar gradualmente ao mercado e poderá ser encontrado pelos consumidores nas lojas premium das principais redes regionais de supermercados do país, casas especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis. Além destes canais de distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através do site e-commerce da Globo Marcas e diretamente da própria vinícola boutique. Cada garrafa tem impresso no rótulo o selo de licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$ 39,80.

No exterior, os compradores conheceram o vinho durante a Vinexpo 2013, realizada no mês de junho em Bordeaux, na França.  De acordo com Patrícia Carraro, diretora de Marketing e Exportação da vinícola, muitos importadores estão interessados nos vinhos FACES e já tem negociações em andamento com Dinamarca, Canadá, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Japão. “Foi muito importante a FIFA ter escolhido um vinho brasileiro. O mercado viu com ótimos olhos e isso agregou maior confiança para o vinho do Brasil como um todo. Uma maior participação dos vinhos do Brasil nas cartas dos restaurantes e nas lojas, agregado a um conjunto de ações ao longo dos anos, vai gerar uma grande mudança na participação do vinho brasileiro no mercado nacional e internacional”, diz Juliano Carraro.

Merlot, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo, Tempranillo, Pinot Noir, Alicante e Malbec formam a seleção de uvas do tinto FACES. São variedades provenientes de toda a Serra Gaúcha, incluindo o Vale dos Vinhedos que representa a tradicional área de cultivo da uva e vinho no Brasil, e também da metade sul do estado do Rio Grande do Sul, englobando as novas e promissoras regiões vitícolas brasileiras.  As uvas selecionadas são de diferentes nacionalidades, uma referência à forte miscigenação do povo brasileiro, formado por imigrantes de vários países. A Lidio Carraro ousou na busca por variedades, e na composição de parcerias com outras áreas produtoras, além daquelas onde cultiva seus vinhedos próprios. “A proposta foi criar um vinho representativo da viticultura brasileira, que traduza no seu conceito, no seu método de elaboração e no seu perfil organoléptico a identidade do Brasil. Foi um grande desafio selecionar uvas de lugares diferentes do Rio Grande do Sul para a criação dos vinhos comemorativos da Copa. Realizamos algo inovador, mobilizando vários parceiros em um projeto concebido especialmente para valorizar a diversidade enológica que simbolicamente expressa a diversidade humana e cultural do Brasil”, explica Monica Rossetti.

No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre e criativo. Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”, brinca a enóloga.

O vinho branco FACES busca inspiração nas raízes da vitivinicultura gaúcha para celebrar a trajetória do setor no Brasil. Isso se traduz na escolha das uvas Chardonnay, Moscato e Riesling trabalhadas em perfeita harmonia – um terço de cada variedade na composição -, explorando o potencial de cada uma para a criação de um vinho completo. “A uva Moscato confere intensidade aromática, tornando o vinho vivo, intenso, com aroma de flores, frutas tropicais e caráter exuberante. A Riesling é elegante, sutil e contribui com frescor e persistência. A uva Chardonnay é a componente de equilíbrio, liga as duas outras variedades e atribui requinte, notas frutadas ao aroma e volume em boca”, explica Monica. Versátil para ser consumido nas mais diversas ocasiões, com qualidade e consistência. Um vinho para comemorar a festa da Copa no Brasil que estreou na Copa das Confederações e foi servido nas áreas fechadas dos estádios brasileiros dos jogos, juntamente com outros rótulos do portfólio da Lidio Carraro: Dádivas Chardonnay, Dádivas Espumante Brut, Dádivas Merlot/ Cabernet Sauvignon e o Agnus Cabernet Sauvignon.

Perfil - Monica Rossetti – enóloga chefe e responsável pelo projeto técnico do FACES

À frente da criação do FACES, vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 elaborado pela Lidio Carraro Vinícola Boutique, a  jovem enóloga Monica Rossetti, 30 anos, está  desenvolvendo um projeto inovador em técnica e conceito dentro do mercado vinícola brasileiro. Natural de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, formada em Enologia, trabalha há 13 anos na área e presta consultoria enológica também na Itália. A experiência internacional com colaborações técnicas em regiões italianas, como Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e a constante atualização, com viagens para algumas das principais áreas produtoras do mundo, como Alemanha, Argentina, França, Chile e Espanha, contribuíram para o aprimoramento do seu trabalho na Lidio Carraro, onde hoje coordena a nova fase de expansão da vinícola brasileira.

A enóloga define o desenvolvimento do vinho FACES como uma obra artística. “O vinho foi imaginado em todas as suas nuances organolépticas para direcionar o processo de criação”, conta Monica que, inicialmente, delineou o estilo enológico do vinho para inspirar a condução do trabalho. Desta forma, o projeto tem como pontos principais: ser um vinho celebração, que traduz algo tipicamente brasileiro, com particularidades e um histórico inédito no processo de criação, e ao mesmo tempo versátil e democrático, com características apreciadas por um grande número de pessoas. “O projeto técnico revela um desafio incrível: unir uvas provenientes de áreas de produção diferentes em um único vinho que expresse um estilo bem definido e seja concebido em um tempo  delimitado”, explica Monica. Os vinhos FACES carregam a tradição da Lidio Carraro na produção de rótulos Premium e Top Premium, a partir de rigorosos padrões de qualidade, tecnologia e pesquisa aliados à experiência no cultivo de uvas na Serra Gaúcha por cinco gerações da família.

Mais sobre a Lidio Carraro

A Lidio Carraro é uma vinícola de propriedade familiar guiada por uma filosofia purista de total respeito à terra e à mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, eles acreditam que os grandes vinhos não são obtidos na vinícola, mas nos vinhedos que, neste caso, estão localizados em dois excepcionais locais no sul do Brasil: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul. A família detém mais de 200 hectares, dos quais cerca de 42 estão em produção e devem ser ampliados ano a ano até atingir 150 hectares.

O portifólio de vinhos, elaborados integralmente com uvas próprias, está dividido em segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium (linhas Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o grande rol de variedades produzidas: além de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir, Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e Nebbiolo.

O conceito de vinícola boutique subentende uma produção controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a busca constante por conhecimento atualizado, um esforço compartilhado por todos os membros da família. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura, seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis pela produção e comercialização dos vinhos. Eles contam também com a enóloga Mônica Rossetti, responsável pelo projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica na Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras de vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade da marca.

Lidio Carraro, o patriarca, é descendente direto dos imigrantes italianos vindos de Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto muitos colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul para plantar uvas e produzir vinhos, a família Carraro optou apenas pelo cultivo, tornando-se extremamente especializada nisso. Quando assumiu o controle dos negócios da família, Lidio se destacou como um dos líderes da modernização do cultivo da uva no Rio Grande do Sul, mais de 40 anos atrás. Ele iniciou uma busca obsessiva por encontrar e desenvolver os melhores vinhedos motivado pelo interesse no resgate do que há de mais essencial em um vinho: a expressão do terroir, ou seja, a revelação das qualidades do solo, do clima, e do relevo de um local aliadas às decisões tomadas pelo homem.

Na década de 90, quando Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia, seu sonho de elaborar vinhos contagia toda a família. Em 1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos para uvas da melhor qualidade e investe na criação de sua adega.

Em 2001, a família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais tarde se tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os vinhedos reconvertidos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos com a marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a vinícola vence uma seleção para representar o vinho nacional nas prateleiras do Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em 2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.

Acesse o site oficial da vinícola para conhecer os vinhos, fazer compras ou agendar uma visita: www.lidiocarraro.com No passeio à bela sede da Lidio Carraro, em Bento Gonçalves, é possível conhecer o processo de produção de vinhos e espumantes, além de degustar os rótulos Premium e Top Premium.

Reconhecimentos da Lidio Carraro

Ø 1º produtor brasileiro escolhido para representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais.

Ø Eleito como o vinho oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Ø Vinho e espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico brasileiro. Também foi o espumante do podium durante o ano de comemoração.  

Ø Melhor pontuação de vinhos brasileiros em 2011 no site da inglesa Jancis Robinson,  uma das maiores autoridades de vinhos do mundo. De uma escala de 0 à 20, a Lídio Carraro ficou avaliada em 18.

Ø O vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 foi eleito O Vinho do Ano de 2012 pelo renomado site americano Snooth, .

Ø O vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008  é 1º lugar na avaliação dos melhores Tannats do mundo pela revista alemã Weinwelt

Ø O Lidio Carraro Elos Cabernet  Sauvignon/Malbec. Conquistou 92 pontos na revista alemã Weinwirtschaft .

Ø Primeira Vinícola Brasileira a entrar no respeitado catálogo Le Currier Vinicole,  entre os 76 melhores vinhos do mundo”, no Canadá (2010).

Ø Vinhos Dádivas Chardonnay e o Lidio Carraro Grande Vindima Quorum foram pontuados com quatro estrelas (o máximo é 5) pela  Decanter Magazine, uma das principais revistas especializadas do mundo (2009).

Ø O Lidio Carraro Grande Vindima Tannat e o Lidio Carraro Grande Vindima Cabernet Sauvignon ganharam a maior pontuação na degustação de vinhos brasileiros e uruguaios pela revista européia Vinum, na Suíça.

Ø Citado no Le Fígaro, na França, “no Vale dos Vinhedos, ao sul de Bento Gonçalves, as menores vinícolas mostram o seu processo antes mesmo de ele tocar à sua porta. Seguem as medalhas obtidas nos diferentes concursos internacionais. Porque estes vinhos começam a brincar no tribunal do grandes... ”  ...Hoje, no Brasil, há alguns grandes grupos e pequenas vinícolas porém capazes de ter seus vinhos no topo dos 50 melhores vinhos do mundo...”  ...há os pequenos como o Lidio Carraro recentemente descoberto por Steven Spurrier: "Vamos surpreender o mundo" .

Ø O primeiro vinho brasileiro a receber destaque na Decanter Magazine, pelo famoso crítico Steven Spurrier, que se declarou impressionado com a qualidade dos vinhos da Lidio Carraro (2005).

Ø O Lidio Carraro Quorum foi brasileiro mais elogiado e melhor pontuado pela Revue de Vin de France (2007)

Ø O crítico canadense, Jean Aubry,  escreve na “Le Devoir”  “...como se fosse um grand cru de Bordeaux... você está na Lidio Carraro cuja produção merece os parabéns...”.

Ø Destaque no “FRANKFURTER ALLGEMEINE”, um dos principais jornais da Alemanha, “Os Carraros são reais pioneiros da vitivinicultura brasileira, eles entram em terreno novo e fornecem vinhos tintos livres de madeira, prova maravilhosa de qualidade de seu país vinícola”... “pela sua tecnologia de produção de vinhos minimamente invasora, eles trazem à luz os fatos nus e crus: a fruta e nada mais que a pura fruta”.

Ø A Vinícola foi capa da principal revista especializada em vinhos, a PersWijn, na Holanda.

Ø O vinho Dádivas Merlot/Caerneut Sauvgnon foi Medalha de Ouro no Concurso de Bruxelas em 2009.

Ø O vinho Dádivas Chardonnay ganhou medalha no International Wine Challenge, no Reino Unido.

Ø Cinco estrelas (92 pontos) na avaliação do Concurso  Vinavisen,  na Dinamarca.

Ø O vinho Dádivas Chardonnay foi servido no Padock Vip do GP Brasil de Fórmula 1.

Ø Linha Agnus Merlot  é indicada como ‘Best Buy’ pelo sommelier Benjamim Fanuel do jornal Le Quotidien , em Luxemburgo,  e quatro estrelas na avaliação da Vinforum, na Dinamarca (2010).

Ø Presente em lojas especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis do Brasil e em 19 países, 16 da Europa, EUA, Canadá e Japão.


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