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13/09/2013
Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™ será apresentado em Campinas
A Vinícola Boutique Lidio Carraro,
do Vale dos Vinhedos (RS), a escolhida pela FIFA para produzir o vinho
licenciado oficial da Copa do Mundo, vai
apresentar o vinho FACES na tradicional 8ª Mostra Internacional de
Vinhos, que acontece neste sábado (14), das 14h às 20h, na Casa de
Campo do Royal Palm Plaza Resort (Avenida Royal Palm Plaza, 277 – Jardim
Nova Califórnia), em Campinas. O rótulo tinto foi produzido com 11 variedades
de uvas para homenagear a escalação de uma seleção de futebol e para
representar o setor do vinho no maior evento esportivo do mundo.
Chegou a vez de Campinas conhecer os rótulos
tinto e branco do FACES, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da
FIFA 2014™, além de outros rótulos da linha Premium e Top Premium da Lidio
Carraro. A degustação acontece neste sábado (14), das 14h às 20h, na Casa
de Campo do Royal Palm Plaza Resort (Avenida Royal Palm Plaza, 277 – Jardim
Nova Califórnia). Antonio Pedro Coco, sommelier e representante
local da premiada vinícola boutique do Vale dos Vinhedos (RS), apresentará o
projeto inovador em técnica e conceito. Contato pode ser feito pelos
telefones (19) 3212.2293 e 8141.3322 ou e-mail contato@mivcampinas.com.br
e imprensa@mivcampinas.com.br.
Para representar o vinho brasileiro
no maior evento esportivo do mundo, a vinícola boutique instalada no Vale dos
Vinhedos (RS), homenageou o futebol e buscou inspiração nos 11 jogadores em
campo para criar o tinto FACES. O rótulo traz onze
variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o
esquema tático escolhido é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as uvas
Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior
participação no corte. No meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga
Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa
conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão
estrutura ao vinho e por fim, no gol, está a uva Malbec, responsável pelo
retrogosto final.
Já o FACES branco, faz uma celebração às raízes
da vitivinicultura ao escolher as três uvas mais cultivadas em solo gaúcho:
Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. No trabalho de criação, os critérios para
formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho.
“Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros
vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no
imaginário das pessoas: jovem, alegre e criativo. Estamos empolgados com os
resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”,
comemora a enóloga Monica Rossetti, responsável pela criação dos vinhos.
Em menos de dois meses de lançamento, o vinho
FACES já está levando a marca brasileira para cinco países: Canadá, Reino
Unido, Bélgica, Dinamarca e Japão, este último um novo mercado para a empresa, que já exporta para 18 países. “Foi muito
importante a FIFA ter escolhido um vinho brasileiro. O mercado viu com ótimos
olhos e isso agregou maior confiança para o vinho do Brasil como um todo”,
diz Juliano Carraro, enólogo e diretor comercial da vinícola.
Gradualmente, os vinhos estão chegando ao
mercado e poderão ser encontrados pelos consumidores nas lojas premium das
principais redes regionais de supermercados do país, casas especializadas,
restaurantes e hotéis. Em Campinas e região, o FACES e outros produtos da Lidio
Carraro podem ser encontrados em estabelecimentos de renome como Empório
Brunetto, Cave Pavesi, Pão do Cambuí, Uva Bar, Cantina Romanos, Branco Tinto
(em Indaiatuba) e Empório JS (em Vinhedo).
Para também chegar a outras partes do
país, a vinícola está concluindo negociação com a rede Angeloni, em
Santa Catarina e no Paraná, e com a rede Pão de Açúcar, maior rede
nacional e maior vendedor de vinhos do segmento supermercadista do país. A
Lidio Carraro também está negociando com redes médias e pequenas e em hortifrútis
premium de diferentes regiões do Brasil.
Além destes canais de distribuição, também
poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através dos sites e-commerce da Globo
Marcas e da Wine.com
e ainda diretamente na própria vinícola. Cada garrafa tem impresso no rótulo o
selo de licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$ 39,80. O vinho já esta
sendo negociado em países que a Lidio Carraro mantém parceria na Europa, Canadá
e Estados Unidos.
SERVIÇO:
O quê:
Lidio Carraro Vinícola Boutique apresenta o FACES, vinho oficial da Copa
do Mundo FIFA de 2014
Quando:
sábado, 14 de setembro, das 14h às 20h
Onde: Casa
de Campo do Royal Palm Plaza Resort (Avenida
Royal Palm Plaza, 277 – Jardim Nova Califórnia, Campinas)
Contato: (19)
3212.2293 e 8141.3322 ou e-mail contato@mivcampinas.com.br
e imprensa@mivcampinas.com.br
Mais sobre o vinho FACES
Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™
A produção será comercializada nas lojas Premium das principais redes
regionais de supermercados, casas especializadas, restaurantes e hotéis
Onze jogadores em campo. Onze uvas em um vinho.
Assim como a seleção brasileira de futebol, o rótulo tinto FACES da Lidio
Carraro Vinícola Boutique vai representar o Brasil como vinho Licenciado
Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™, traduzindo o terroir nacional com a
escalação de um time de uvas de diferentes áreas vitícolas representativas das
cores, aromas e sabores da nossa terra. O resultado são 26 vinhos no corte em
uma obra enológica que homenageia os estados da federação. Já, o vinho branco
FACES, é um assemblage das uvas Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico, as três
variedades brancas mais cultivadas no Rio Grande do Sul. A Lidio Carraro prevê
a produção de 600 mil garrafas com os dois rótulos e, também, o vinho rosé, que
deve chegar ao mercado na metade do segundo semestre de 2013.
Com o conceito de vinho celebração, desenvolvido
pela enóloga chefe e responsável pelo projeto técnico dos FACES, Monica
Rossetti, a Lidio Carraro apresenta um produto autêntico, vibrante e versátil
que guarda, em cada garrafa, a característica da diversidade. “O FACES é uma
resposta do vinho brasileiro para satisfazer a nova tendência mundial de
consumo com identidade própria. São vinhos de qualidade premium com a
característica de perfil jovem, refrescante, fácil de beber”, diz Juliano
Carraro, diretor comercial da vinícola. O primeiro lote, de 173 mil garrafas
dos vinhos tinto e branco, começa a chegar gradualmente ao mercado e poderá ser
encontrado pelos consumidores nas lojas premium das principais redes regionais
de supermercados do país, casas especializadas, nos melhores restaurantes e
hotéis. Além destes canais de distribuição, também poderá ser adquirido nas
redes Duty Free, através do site e-commerce da Globo Marcas e diretamente da
própria vinícola boutique. Cada garrafa tem impresso no rótulo o selo de
licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$ 39,80.
No exterior, os compradores conheceram o vinho
durante a Vinexpo 2013, realizada no mês de junho em Bordeaux, na França.
De acordo com Patrícia Carraro, diretora de Marketing e Exportação da vinícola,
muitos importadores estão interessados nos vinhos FACES e já tem negociações em
andamento com Dinamarca, Canadá, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos
e Japão. “Foi muito importante a FIFA ter escolhido um vinho brasileiro. O
mercado viu com ótimos olhos e isso agregou maior confiança para o vinho do
Brasil como um todo. Uma maior participação dos vinhos do Brasil nas cartas dos
restaurantes e nas lojas, agregado a um conjunto de ações ao longo dos anos,
vai gerar uma grande mudança na participação do vinho brasileiro no mercado
nacional e internacional”, diz Juliano Carraro.
Merlot, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga
Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo, Tempranillo, Pinot Noir, Alicante e
Malbec formam a seleção de uvas do tinto FACES. São variedades provenientes de
toda a Serra Gaúcha, incluindo o Vale dos Vinhedos que representa a tradicional
área de cultivo da uva e vinho no Brasil, e também da metade sul do estado do
Rio Grande do Sul, englobando as novas e promissoras regiões vitícolas
brasileiras. As uvas selecionadas são de diferentes nacionalidades, uma
referência à forte miscigenação do povo brasileiro, formado por imigrantes de
vários países. A Lidio Carraro ousou na busca por variedades, e na composição
de parcerias com outras áreas produtoras, além daquelas onde cultiva seus
vinhedos próprios. “A proposta foi criar um vinho representativo da viticultura
brasileira, que traduza no seu conceito, no seu método de elaboração e no seu
perfil organoléptico a identidade do Brasil. Foi um grande desafio selecionar
uvas de lugares diferentes do Rio Grande do Sul para a criação dos vinhos
comemorativos da Copa. Realizamos algo inovador, mobilizando vários parceiros
em um projeto concebido especialmente para valorizar a diversidade enológica
que simbolicamente expressa a diversidade humana
e cultural do Brasil”, explica Monica Rossetti.
No trabalho de criação, os critérios para
formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho.
“Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros
vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no
imaginário das pessoas: jovem, alegre e criativo. Estamos empolgados com os resultados
e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”, brinca a
enóloga.
O vinho branco FACES busca inspiração nas raízes
da vitivinicultura gaúcha para celebrar a trajetória do setor no Brasil. Isso
se traduz na escolha das uvas Chardonnay, Moscato e Riesling trabalhadas em
perfeita harmonia – um terço de cada variedade na composição -, explorando o
potencial de cada uma para a criação de um vinho completo. “A uva Moscato
confere intensidade aromática, tornando o vinho vivo, intenso, com aroma de
flores, frutas tropicais e caráter exuberante. A Riesling é elegante, sutil e
contribui com frescor e persistência. A uva Chardonnay é a componente de
equilíbrio, liga as duas outras variedades e atribui requinte, notas frutadas
ao aroma e volume em boca”, explica Monica. Versátil para ser consumido nas
mais diversas ocasiões, com qualidade e consistência. Um vinho para comemorar a
festa da Copa no Brasil que estreou na Copa das Confederações e foi servido nas
áreas fechadas dos estádios brasileiros dos jogos, juntamente com outros
rótulos do portfólio da Lidio Carraro: Dádivas Chardonnay, Dádivas Espumante
Brut, Dádivas Merlot/ Cabernet Sauvignon e o Agnus Cabernet Sauvignon.
Perfil - Monica Rossetti – enóloga chefe e responsável pelo projeto
técnico do FACES
À frente da criação do FACES, vinho Licenciado
Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 elaborado pela Lidio Carraro Vinícola
Boutique, a jovem enóloga Monica Rossetti, 30 anos, está
desenvolvendo um projeto inovador em técnica e conceito dentro do mercado
vinícola brasileiro. Natural de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, formada
em Enologia, trabalha há 13 anos na área e presta consultoria enológica também
na Itália. A experiência internacional com colaborações técnicas em regiões italianas,
como Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e a
constante atualização, com viagens para algumas das principais áreas produtoras
do mundo, como Alemanha, Argentina, França, Chile e Espanha, contribuíram para
o aprimoramento do seu trabalho na Lidio Carraro, onde hoje coordena a nova
fase de expansão da vinícola brasileira.
A enóloga define o desenvolvimento do vinho
FACES como uma obra artística. “O vinho foi imaginado em todas as suas nuances
organolépticas para direcionar o processo de criação”, conta Monica que,
inicialmente, delineou o estilo enológico do vinho para inspirar a condução do
trabalho. Desta forma, o projeto tem como pontos principais: ser um vinho
celebração, que traduz algo tipicamente brasileiro, com particularidades e um
histórico inédito no processo de criação, e ao mesmo tempo versátil e
democrático, com características apreciadas por um grande número de pessoas. “O
projeto técnico revela um desafio incrível: unir uvas provenientes de áreas de
produção diferentes em um único vinho que expresse um estilo bem definido e
seja concebido em um tempo delimitado”, explica Monica. Os vinhos FACES
carregam a tradição da Lidio Carraro na produção de rótulos Premium e Top
Premium, a partir de rigorosos padrões de qualidade, tecnologia e pesquisa
aliados à experiência no cultivo de uvas na Serra Gaúcha por cinco gerações da
família.
Mais sobre a Lidio Carraro
A Lidio Carraro é uma vinícola de propriedade
familiar guiada por uma filosofia purista de total respeito à terra e à
mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, eles acreditam
que os grandes vinhos não são obtidos na vinícola, mas nos vinhedos que, neste
caso, estão localizados em dois excepcionais locais no sul do Brasil: Vale dos
Vinhedos e Encruzilhada do Sul. A família detém mais de 200 hectares, dos quais
cerca de 42 estão em produção e devem ser ampliados ano a ano até atingir 150
hectares.
O portifólio de vinhos, elaborados integralmente
com uvas próprias, está dividido em segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas
Grande Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium
(linhas Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o grande rol de variedades
produzidas: além de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot
Noir, Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como
Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e Nebbiolo.
O conceito de vinícola boutique subentende uma
produção controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido
pela união da tradição com a busca constante por conhecimento atualizado, um
esforço compartilhado por todos os membros da família. Enquanto Lidio Carraro
se envolve completamente com a viticultura, seus filhos, os enólogos Juliano e
Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis
pela produção e comercialização dos vinhos. Eles contam também com a enóloga
Mônica Rossetti, responsável pelo projeto e gestão técnica da vinícola. A
atuação frequente de Mônica na Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos
Carraro às regiões produtoras de vinhos do novo e velho mundo se reflete no
padrão internacional de qualidade da marca.
Lidio Carraro, o patriarca, é descendente direto
dos imigrantes italianos vindos de Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto
muitos colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul para plantar uvas e
produzir vinhos, a família Carraro optou apenas pelo cultivo, tornando-se
extremamente especializada nisso. Quando assumiu o controle dos negócios da
família, Lidio se destacou como um dos líderes da modernização do cultivo da
uva no Rio Grande do Sul, mais de 40 anos atrás. Ele iniciou uma busca
obsessiva por encontrar e desenvolver os melhores vinhedos motivado pelo
interesse no resgate do que há de mais essencial em um vinho: a expressão do
terroir, ou seja, a revelação das qualidades do solo, do clima, e do relevo de
um local aliadas às decisões tomadas pelo homem.
Na década de 90, quando Juliano Carraro ingressa
na faculdade de enologia, seu sonho de elaborar vinhos contagia toda a família.
Em 1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos
para uvas da melhor qualidade e investe na criação de sua adega.
Em 2001, a família adquire 200 hectares em
Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais
tarde se tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os vinhedos reconvertidos
iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos
com a marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a
vinícola vence uma seleção para representar o vinho nacional nas prateleiras do
Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor
brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro
começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em
2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.
Acesse o site oficial da vinícola para conhecer
os vinhos, fazer compras ou agendar uma visita: www.lidiocarraro.com No passeio à
bela sede da Lidio Carraro, em Bento Gonçalves, é possível conhecer o processo
de produção de vinhos e espumantes, além de degustar os rótulos Premium e Top
Premium.
Reconhecimentos da Lidio Carraro
Ø 1º produtor brasileiro escolhido para representar o
país no Duty Free dos aeroportos internacionais.
Ø Eleito como o vinho oficial dos Jogos Pan-americanos
Rio 2007.
Ø Vinho e espumante oficial dos 30 anos da Stock Car,
maior evento automobilístico brasileiro. Também foi o espumante do podium
durante o ano de comemoração.
Ø Melhor pontuação de vinhos brasileiros em 2011 no site
da inglesa Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinhos do
mundo. De uma escala de 0 à 20, a Lídio Carraro ficou avaliada em 18.
Ø O vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat
2008 foi eleito O Vinho do Ano de 2012 pelo renomado site
americano Snooth, .
Ø O vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008
é 1º lugar na avaliação dos melhores Tannats do mundo pela revista alemã
Weinwelt
Ø O Lidio Carraro Elos Cabernet Sauvignon/Malbec.
Conquistou 92 pontos na revista alemã Weinwirtschaft .
Ø Primeira Vinícola Brasileira a entrar no respeitado
catálogo Le Currier Vinicole, entre os 76 melhores vinhos do
mundo”, no Canadá (2010).
Ø Vinhos Dádivas Chardonnay e o Lidio Carraro Grande
Vindima Quorum foram pontuados com quatro estrelas (o máximo é 5) pela Decanter
Magazine, uma das principais revistas especializadas do mundo (2009).
Ø O Lidio Carraro Grande Vindima Tannat e o Lidio
Carraro Grande Vindima Cabernet Sauvignon ganharam a maior pontuação na
degustação de vinhos brasileiros e uruguaios pela revista européia Vinum, na
Suíça.
Ø Citado no Le Fígaro, na França, “no Vale dos
Vinhedos, ao sul de Bento Gonçalves, as menores vinícolas mostram o
seu processo antes mesmo de ele tocar à sua porta. Seguem as medalhas obtidas
nos diferentes concursos internacionais. Porque estes vinhos começam a brincar
no tribunal do grandes... ” ...Hoje, no Brasil, há alguns grandes grupos
e pequenas vinícolas porém capazes de ter seus vinhos no topo dos 50 melhores
vinhos do mundo...” ...há os pequenos como o Lidio Carraro recentemente
descoberto por Steven Spurrier: "Vamos surpreender o mundo" .
Ø O primeiro vinho brasileiro a receber destaque
na Decanter Magazine, pelo famoso crítico Steven Spurrier, que se
declarou impressionado com a qualidade dos vinhos da Lidio Carraro (2005).
Ø O Lidio Carraro Quorum foi brasileiro mais elogiado e
melhor pontuado pela Revue de Vin de France (2007)
Ø O crítico canadense, Jean Aubry, escreve na “Le
Devoir” “...como se fosse um grand cru de Bordeaux... você está na Lidio
Carraro cuja produção merece os parabéns...”.
Ø Destaque no “FRANKFURTER ALLGEMEINE”, um dos
principais jornais da Alemanha, “Os Carraros são reais pioneiros da
vitivinicultura brasileira, eles entram em terreno novo e fornecem vinhos
tintos livres de madeira, prova maravilhosa de qualidade de seu país
vinícola”... “pela sua tecnologia de produção de vinhos minimamente invasora,
eles trazem à luz os fatos nus e crus: a fruta e nada mais que a pura fruta”.
Ø A Vinícola foi capa da principal revista especializada
em vinhos, a PersWijn, na Holanda.
Ø O vinho Dádivas Merlot/Caerneut Sauvgnon foi Medalha
de Ouro no Concurso de Bruxelas em 2009.
Ø O vinho Dádivas Chardonnay ganhou medalha no
International Wine Challenge, no Reino Unido.
Ø Cinco estrelas (92 pontos) na avaliação do Concurso
Vinavisen, na Dinamarca.
Ø O vinho Dádivas Chardonnay foi servido no Padock Vip
do GP Brasil de Fórmula 1.
Ø Linha Agnus Merlot é indicada como ‘Best Buy’
pelo sommelier Benjamim Fanuel do jornal Le Quotidien , em
Luxemburgo, e quatro estrelas na avaliação da Vinforum, na Dinamarca
(2010).
Ø Presente em lojas especializadas, nos melhores
restaurantes e hotéis do Brasil e em 18 países, 16 da Europa, EUA e Canadá.
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