Press releases
27/06/2016
SINAPRO-RS reúne líderes e gestores de agências de propaganda no 1º GP de Mercado
A
primeira edição do evento, que lotou o auditório Lairson Kunzler, focou em
gestão de pessoas e trouxe para debate os temas Programa de Alimentação do
Trabalhador, Medicina do Trabalho e o Ponto Eletrônico, todos ministrados por
parceiros da entidade
O Sindicato das Agências de Publicidade e Propaganda no Estado do Rio Grande do
Sul (SINAPRO-RS) realizou o 1º GP de Mercado, com foco em gestão de pessoas.
Cerca de 20 representantes de agências de todo o estado compareceram ao evento,
em uma tarde de muito aprendizado e troca de conhecimentos. “A participação foi
acima do esperado. A ideia era ter um entendimento de problemas e troca
soluções entre as agências, criando um mercado mais unido e focado em
qualificar as equipes”, disse o presidente da entidade, Fernando Silveira.
A diretora
comercial da Sodexo, Andressa Selistre, abriu o evento falando sobre o
Programa de Alimentação do Trabalhador. Entre os tópicos debatidos, ela
explicou o objetivo e as vantagens de aderir ao PAT. “Além de gerar maior
produtividade do trabalhador com uma alimentação saudável e regulamentada, o
governo ainda dá incentivos fiscais para quem se cadastra no programa, como a isenção
do FGTS, INSS e o incentivo de 4% no imposto de renda”.
O assunto
Medicina do Trabalho também foi pauta do GP. “Toda empresa, a partir de um
funcionário efetivo, precisa se adequar as normas, que são obrigatórias por
lei”, disse Saulo Ribas, da Ativa Medicina e Segurança do Trabalho. Ele
explica que qualquer companhia, independente do risco que ofereça aos seus
colaboradores, necessita elaborar e implementar o Programa de Prevenção de Riscos
Ambientais (PPRA) – voltado para controlar as ocorrências de
riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho, sejam de agentes físicos,
químicos ou biológicos - e o Programa
de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – cuida da
saúde física e mental do trabalhador através de exames admissionais, demissionais,
mudanças de função e periódicos. “Não é apenas uma questão de ser obrigatório,
é se importar com a saúde do funcionário”, concluiu Saulo.
O Benetti
Advogados Associados encerrou o evento com a discussão a respeito do Ponto
Eletrônico, assunto que gerou muitas dúvidas entre os presentes. Para o
palestrante, Luciano Benetti, como é uma ferramenta muita nova, há
muitos questionamentos em relação a sua implementação. Ele explicou que, em
qualquer estabelecimento com mais de dez funcionários, é obrigatório o registro
ponto, seja manual, mecânico ou
eletrônico.
Sobre o
ponto eletrônico, Luciano ressaltou as vantagens e cuidados necessários com
esta tecnologia. “O ponto eletrônico já existe há muito tempo, mas, em 2009,
ele foi regulamentado para evitar fraudes. Essa ferramenta traz muitas
inovações, como o relógio em tempo real, com horas, minutos e segundos,
armazenamento permanente de dados, que não podem ser apagados ou alterados,
porta de padrão USB, o que permite que a fiscalização baixe todas as cargas de
horário e leve para a análise em um pen-drive, além de fornecer arquivos
digitais, que devem ser mantidos pela empresa”.
O público
presente aprovou o evento. Luciano Rodrigues Marques, diretor executivo
da agência Duplo, elogiou a escolha dos temas, dizendo que “a gestão de pessoas
é um dos assuntos mais importantes para uma empresa”. Para ele, o mercado da
propaganda ainda está aprendendo a lidar com essas questões, e o evento cumpriu
com as expectativas.
O mesmo
pensa a assistente administrativa da Engenho de Ideias, Andressa Santos de
Jesus. “Foram abordados temas importantes de uma forma muito esclarecedora.
Era exatamente o que estávamos precisando para começarmos a implantar essas
ferramentas na empresa”.
Relacionado a SINAPRO-RS:
21/09/2017
Cases premiados e insights sobre o principal evento da publicidade mundial irão fazer parte do Happy Hour com Juliano Brenner Hennemann.
18/09/2017
Advogado do Sinapro/RS, Luciano Benetti, irá esclarecer dúvidas e apresentar como as alterações na lei irá atingir o setor.