Press releases
20/12/2013
Sinapro-RS encerra 2013 com aumento de 15% no número de associados
Sindicato
também iniciou um movimento inédito de integração com as principais entidades
do setor e uma campanha de valorização das agências do Estado
“O ano de 2013 se encerra como um marco para o
mercado da propaganda do Rio Grande do Sul e será uma referência extremamente
positiva em razão do expressivo fortalecimento do Sinapro-RS, a partir da a
criação de 55 projetos, diversos deles já em andamento, uma maior participação em movimentos nacionais, o acompanhamento
e adequação de licitações e,
principalmente, por uma agenda integrada e o trabalho que estamos desenvolvendo
em conjunto com a Abap-RS e a ARP”. Estas são as palavras do presidente do
Sindicato, Delmar Gentil, para sintetizar o que 2013 representou para a
entidade, que obteve um aumento de 15% no número de associados.
O
foco principal neste ano foi o acompanhamento e adequação de licitações. A
elaboração de um manual de licitações públicas para serviços de publicidade e
propaganda, criado pela Fenapro e Sinapros, foi um grande passo para colocar em
prática este trabalho. A publicação chegou ao alcance de 32 prefeituras e de 65
secretarias de comunicação do Estado. Através do minucioso acompanhamento de
editais também foi possível reverter diversas irregularidades.
Ainda
em 2013, o Sindicato conseguiu chegar à negociação do dissídio da categoria em
um curto espaço de tempo, que vem sendo aplicado desde junho. Chegou-se a um
acordo coletivo, com reposição da inflação e ganho real em todas as faixas
salariais, no prazo de um mês.
Também
foi realizada uma revitalização decisiva e a inclusão de 50 novos itens na
Tabela Referencial de Custos e Serviços Internos de Publicidade, que serve como
parâmetro para os valores praticados no segmento. Esta reformulação, que traz,
inclusive, critérios de como a agência deve se comportar em casos de refações e
de adaptações, “é uma iniciativa determinante para que as agências possam se
posicionar no mercado de uma forma consistente em relação aos seus custos
internos”, diz o presidente da entidade.
Uma
conquista inédita para o segmento regional da propaganda, foi a união das
principais entidades do setor ao lado do Sinapro-RS, que são a ARP e a Abap-RS.
“A possibilidade de desenvolver projetos conjuntos confere muita força às
instituições, o que se reflete no próprio mercado e acaba sendo um benefício
para todos”, enfatiza Delmar. Para tornar mais concretas as suas ações, o
primeiro passo das entidades foi identificar e definir o papel de cada uma delas
e as suas áreas de atuação. O que consolidou este movimento foi a primeira
campanha que desenvolvemos em parceria, assinada pela DEZ Comunicação, com o
conceito "Agência forte, parceiro estratégico" e o slogan "Tenha
uma agência forte ao seu lado. Sempre" para provocar uma reflexão sobre o
modo como as marcas se relacionam com as agências e evidenciar que elas são
mais do que fornecedoras de comunicação. Mas desempenham um papel fundamental
como parceiras estratégicas das empresas, com capacidade e estrutura para
interpretar os novos movimentos e comportamentos do mercado, e podem fazer
parte de todas as etapas do processo, não somente na hora de anunciar.
Por
fim, de acordo com Delmar, o Rio Grande do Sul entrou de fato na cadeia de
entidades representativas do setor, com a posse do representante do Sinapro-RS,
Cesar Paim, na vice-presidência da Fenapro, e do vice-presidente do Sindicato,
Alexandre Brandão Skowronsky, na vice-presidência da Federação na Região Sul. “Com
mais esta conquista, se abre para nós um corredor com muita força de
mobilização para gerar mudanças de atitudes e o Sinapro-RS amplia o objetivo de
promover o desenvolvimento e a valorização das agências gaúchas”, conclui o
presidente do Sinapro-RS.
Relacionado a SINAPRO-RS:
21/09/2017
Cases premiados e insights sobre o principal evento da publicidade mundial irão fazer parte do Happy Hour com Juliano Brenner Hennemann.
18/09/2017
Advogado do Sinapro/RS, Luciano Benetti, irá esclarecer dúvidas e apresentar como as alterações na lei irá atingir o setor.