Press releases
11/11/2015
SINAPRO-RS e ESPM-Sul lançam programa inédito de seleção, qualificação e encaminhamento de estágios
Uma
iniciativa pioneira no País do SINAPRO-RS (Sindicato das Agências de Propaganda
do RS) e da ESPM-Sul irá selecionar, qualificar e encaminhar estudantes de
publicidade e propaganda para fazerem parte das equipes das agências do Rio
Grande do Sul. A partir do próximo ano, estudantes da ESPM-Sul que
estiverem cursando entre o quatro e sétimo semestres terão a oportunidade de
participar do Programa Super Estágio. “Este é o primeiro programa
de estágio destinado exclusivamente para atender as agências. Não há nada
similar. Para isso, iremos trabalhar nos mesmos moldes dos projetos de formação
de jovens executivos em final de curso. Construímos juntos este projeto que
impacta diretamente a vida dos nossos estudantes. Esta iniciativa pode ser
replicada e é um exemplo para o Brasil na formação de novos líderes e na
valorização das boas práticas das agências gaúchas.”, destacou o diretor do
curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, Alessandro Souza.
Em
formato piloto, o Programa busca a capacitação e acompanhamento de cinco alunos
da instituição, em cinco agências de Porto Alegre, que serão selecionados por
meio de seus desempenhos acadêmicos e de atitude. O regulamento estará à
disposição dos estudantes em janeiro. Os estágios irão iniciar em março, com
acompanhamento direto do primeiro escalão das empresas e dos coordenadores do
curso. Os estagiários passarão por todos os setores e receberão remuneração
acima dos valores praticados no mercado atualmente. Além disso, o aluno poderá
ter seu contrato renovado apenas uma vez, totalizando um ano na agência. Depois
deste período, a empresa terá que contratá-lo ou não. O SINAPRO-RS, com aprovação
do Ministério da Educação (MEC), é quem assume o papel de agente integrador do
Programa.
“Desde
que assumimos o Sindicato, nos preocupamos com a formação e a qualificação das
equipes das agências. Hoje, quando precisamos de um profissional temos
que buscá-lo em outra agência. Por isso, viemos até a ESPM-Sul para
construirmos juntos um programa que atendesse essa demanda do mercado”,
destacou o presidente do Sinapro-RS, Delmar Gentil.
O
modelo do projeto-piloto foi desenhado em conjunto entre as instituições com
foco na qualificação, para aproximar os estudantes das agências. E também para
que, quando eles saiam do estágio, tenham identificado em qual área querem
seguir dentro da publicidade. “Estar no dia a dia das agências irá fazê-los
entender os processos internos e as burocracias a serem seguidas. O sindicato
terá o papel de acompanhar o programa fazendo com que este formato funcione e
que seja possível a ampliação de vagas. A ideia impulsiona toda a cadeia de
profissionalização, fazendo com que as empresas também pensem em novos planos
de carreira mais atrativos a estes novos profissionais”, lembrou Delmar.
Relacionado a SINAPRO-RS:
21/09/2017
Cases premiados e insights sobre o principal evento da publicidade mundial irão fazer parte do Happy Hour com Juliano Brenner Hennemann.
18/09/2017
Advogado do Sinapro/RS, Luciano Benetti, irá esclarecer dúvidas e apresentar como as alterações na lei irá atingir o setor.