Press releases
12/08/2013
Sinapro-RS desenvolve 55 projetos no primeiro semestre de 2013
A assessoria jurídica e tributária gratuita para novas
agências é uma das conquistas da entidade, que visa fortalecer o mercado gaúcho
da propaganda
O primeiro
semestre de 2013 foi muito positivo para o Sindicato das Agências de
Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), que apresenta bons resultados e
conquistas importantes para a categoria. Entre as ações da nova gestão
destacam-se o assessoramento a agências, a reestruturação e modernização do
órgão, o aumento de 10% no número de afiliados e o fortalecimento do Sinapro-RS
como uma entidade ativa estadual e nacionalmente.
A
mobilização de uma diretoria fortemente
envolvida e o trabalho em conjunto com outras entidades possibilitou a criação
de 55 projetos, diversos deles já em andamento. O foco principal foi o
acompanhamento e adequação de licitações. Outra preocupação foi orientar
as agências quanto a questões tributárias e jurídicas. Para isso, um dos
benefícios oferecidos aos filiados é a assessoria gratuita nestes temas. O
trabalho é oferecido a todas as agências ligadas ao Sinapro-RS, com o
diferencial de que novas empresas ficam isentas de mensalidade no período de
seis meses e isso auxilia na sua estruturação e correta inserção ao setor.
Segundo o
presidente da instituição, Delmar Gentil, todas as movimentações de iniciativa
do Sindicato têm a intenção de qualificar o segmento regional. “Nossa missão é
fortalecer o mercado das agências do Rio Grande do Sul, aumentando a percepção
de valor delas perante o cliente”, afirma. Para alcançar esta meta com ainda
mais agilidade e efetividade, a ideia é atuar lado a lado com outras entidades
do setor, a exemplo da parceira que já cultiva com a ARP e Abap-RS, mantendo
reuniões mensais de integração, e com sindicatos regionais e nacionais.
Um exemplo
de trabalho conjunto que está rendendo frutos é a elaboração de um manual de
licitações públicas para serviços de publicidade e propaganda, desenvolvido
pela Fenapro e Sinapros, que está sendo distribuído para todo o Brasil. Lançada
este ano, a publicação já chegou ao alcance de 32 prefeituras e 65 secretarias
de comunicação do Estado. A criação do manual foi um facilitador instituído
para orientar as prefeituras, secretarias e governo quanto às exigências da Lei
12.232. “Há um controle de licitações, realizado através do acompanhamento de
uma listagem que é analisada periodicamente por nossos advogados
especializados”, descreve Delmar. Este minucioso trabalho conseguiu reverter
irregularidades e estreitar relacionamento do setor com a entidade, pois
profissionais têm buscado auxílio junto à instituição para elaborar seus
editais de maneira legal, como aconteceu com a prefeitura de Gramado,
Xangri-Lá, Gravataí, Garibaldi, entre outras.
Mais uma
conquista garantida pela instituição foi a negociação do dissídio da categoria
em um curto espaço de tempo, que vem sendo aplicado desde o dia 20 de junho.
Chegou-se a um acordo coletivo, com reposição da inflação e ganho real em todas
as faixas salariais, no prazo de um mês. Não
é por acaso que em apenas cinco meses houve uma adesão de 10% de novos
associados, somando agências da Capital e de cidades do interior.
A
instituição está mais presente em nível Brasil, participando ativamente de
eventos e movimentos de entidades nacionais. Isso faz com que as agências
gaúchas de comunicação ganhem visibilidade. “A Federação Nacional das Agências
de Propaganda (Fenapro) e o Centro das Normas-Padrão (Cenp) já enxerga o Rio
Grande do Sul como referência e isso fortalece o setor no Estado”, pondera. “A
nossa meta com este trabalho é proporcionar o crescimento da propaganda gaúcha.
A partir dos resultados obtidos no primeiro semestre de gestão, podemos
concluir que, até o momento, este objetivo vem sendo cumprido com êxito”, finaliza
Delmar.
Diretoria do
Sinapro-RS
Presidente
Delmar
Antônio Gentil Júnior (DEZ Comunicação)
Vice-presidente
Alexandre
Brandão Skowronsky (GlobalComm)
Secretário-geral
Lairson José
Kunzler (Paim Comunicação)
Diretora
Tesoureira
Ligia Luisa Schneider
Lyrio (martins + Andrade)
Conselheiro
Fiscal – Titular
João Firme
de Oliveira (Prezzi Comunicação)
Conselheiro
Fiscal - Titular
Luiz Martino
Coronel (Agência Matriz Comunicação e Marketing)
Conselheiro
Fiscal - Titular
Alexandre
Barreto Pradier (Centro Comunicação)
Conselheiro
Fiscal - Suplente
Alexandre
Coelho da Silva (Competence Comunicação e Marketing)
Conselheiro
Fiscal - Suplente
Miguel
Ângelo de Luca (Escala Comunicação e Marketing)
Conselheiro
Fiscal - Suplente
Márcio Kremer
Callage (DM9Sul Publicidade)
Representante
da Fenapro
César Paim
(Paim comunicação)
Relacionado a SINAPRO-RS:
21/09/2017
Cases premiados e insights sobre o principal evento da publicidade mundial irão fazer parte do Happy Hour com Juliano Brenner Hennemann.
18/09/2017
Advogado do Sinapro/RS, Luciano Benetti, irá esclarecer dúvidas e apresentar como as alterações na lei irá atingir o setor.