Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

29/08/2016

Programa de ensino a distância AGROEDUC utiliza game de gestão inédito no País para capacitar produtores rurais

Programa 100% EAD  será aplicado no primeiro momento em jovens da Cadeia do Leite, utilizando dados reais de mercado e ferramentas que estimulam a tomada de decisões para ampliar a qualidade do produto, a produtividade e a rentabilidade da Agricultura Familiar, responsável por 70% da produção de alimentos no Brasil.  As duas etapas do AGROEDUC – teórica e prática (Agribusiness Game) podem ser customizadas para levar gestão e sustentabilidade as demais cadeias do agronegócio. A meta do I-UMA é que em três meses o Programa seja utilizado por cerca de 200 mil alunos.

A Cadeia do Leite – O Brasil produz mais de 35 bilhões de litros de leite por ano e exporta outros 350 milhões. A cadeia do Leite representa a maior fonte de produção e renda da Agricultura Familiar, que hoje responde por mais de 70% da produção de alimentos do Brasil e envolve cerca de quatro milhões de produtores rurais.

O consumo per capita de leite no País avançou de 123,9 litros, em 2000, para 178 litros, em 2014, de acordo com a EMBRAPA. É o quinto maior produtor mundial, à frente de países europeus, da Índia, dos Estados Unidos e da China. Em 2014 foi criada a Aliança Láctea Sul Brasileira, formada pelo Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os três estados produzem 11 milhões de toneladas de leite por ano. A meta é chegar a 19,5 milhões/ano em 10 anos, um salto de 77%. Os planos do Ministério da Agricultura é incentivar a produção láctea e fortalecer as pequenas propriedades com investimentos de R$ 387 milhões até 2019.  

Programa Socioeconômico e educacional – Os dados indicam a cadeia leiteira como uma das mais importantes e carentes de avanço em sua organização para a ampliação de resultados. O I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio), com sede em Porto Alegre, ao lançar o seu Programa AGROEDUC inicialmente pelo Leite, com cunho socioeconômico educacional,  dá continuidade a sua missão de colaborar e expandir o conhecimento  com uma nova ferramenta de aprendizagem para reduzir um dos grandes gargalos do campo – a capacitação em gestão do produtor rural e a permanência do jovem na propriedade da sua família.

Salto de 44% no ensino a distância - Importante lembrar, que o ensino a distância cresce progressivamente tanto na área urbana quanto na rural. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, o número de alunos matriculados na modalidade EAD na graduação teve um salto de 44% nos últimos quatro anos no Brasil. No campo, possibilitar o acesso ao conhecimento representa uma oportunidade de sustentabilidade da propriedade rural, além de consolidar o campo como local para o estabelecimento de jovens que buscam seu espaço na sociedade.

“Estamos vivendo uma fase de mudança na organização e conceito da produção de alimentos provenientes de pequenas e médias propriedades rurais. A participação da agricultura familiar na sustentação do abastecimento alimentar é uma realidade que vem sendo reconhecida mundialmente trazendo com isso a necessidade da qualificação destes produtores para aumento dos resultados”, diz o economista José Américo da Silva, presidente do I-UMA, duas vezes consecutivas eleito uma das personalidades mais influentes do agronegócio pela Revista Dinheiro Rural.

Agribusiness Game - Parâmetros reais de uma propriedade rural - Construído em três anos por uma equipe multidisciplinar formada por doutores, mestres e consultores em diferentes áreas, um dos grandes diferenciais do Programa Agroeduc é a utilização do Agribusiness Game, um game virtual que simula com parâmetros reais a gestão de uma propriedade rural voltada para a Cadeia do Leite. Quando o aluno inicia o game - depois de cumprir a primeira etapa do curso do conhecimento teórico - ele é estimulado a tomar decisões no agribusiness game, analisando indicadores, tendências do mercado do leite, simulando questões como preço, comercialização, finanças, compra de insumos, recursos humanos, manejo do rebanho e escolha de máquinas e equipamentos

No game são exercitadas oito rodadas de decisões. Cada rodada representa um trimestre de atividades e ao todo dois anos de gestão da propriedade rural. Todos iniciam em igualdade de condições, igualmente dimensionadas em tamanho da propriedade, maquinário, insumos e mão de obra, e em uma mesma região.  A cada rodada do game, informações e desafios serão lançados por meio de fontes de informações que definirão estratégias do negócio como o Manual do Produtor (orienta o aluno a conhecer e a jogar o agribusiness game. Descreve todas as regras do jogo), o Jornal do Agronegócio (apresenta as principais indicadores do mercado externo), os Relatórios de Propriedade (apresenta o desempenho da propriedade, seus recursos para a produção, e status econômico financeiro) e os Relatórios de Mercado (apresenta informações gerais do mercado, sua participação e o resultado das demais propriedades envolvidas), que influenciarão diretamente no resultado de cada jogador, procurando adequar a capacidade de produção com o volume e qualidade do leite produzido.

 “O uso do Agribusiness Game no curso traz uma aprendizagem vivencial única. Queríamos uma didática prática que trouxesse uma alta retenção do conteúdo e provocasse o desafio da superação  e também da construção da confiança no potencial das pessoas e, principalmente, no jovem”, destaca José Américo.

Atende entidades do setor ruralista, corporações, universidades e pessoas físicas e será disponibilizado em tablets e celulares -  “O Agroeduc vai mais além do que um curso a distância. Temos convicção que ele é um instrumento que atende as demandas das instituições do agronegócio para desenvolver a economia e a produção sustentável. Enxergamos na ferramenta um caminho eficaz para estimular o jovem e o empreendedor rural de qualquer idade a permanecer no campo e a qualificar e trazer rentabilidade a sua propriedade rural. De forma customizada, o Agroeduc está pronto para atender todas as cadeias produtivas, da carne ao grão e será utilizado desde pessoas físicas até por entidades setoriais ruralistas, corporações, instituições de fomento agrícola, setor governamental e  universidades”, frisa. Segundo José Américo, em 2017 o curso deverá  estar disponibilizado como aplicativo para tablets e celulares. 

Uso da plataforma Blackboard, líder mundial  em soluções e-learning  - O programa desenvolvido pela instituição, que há 15 anos é referência  em cursos presenciais e a distância de pós-graduação, MBA, extensão, cursos “In Company” e “In Farm” e promove eventos nacionais como o AGRIMARK e o AGROSEMINÁRIO BRASÍLIA e itinerantes como o Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, utiliza como ambiente de aprendizagem a Plataforma Blackboard, líder mundial em soluções e-learning usada por 72% das 200 melhores universidades do Mundo, como a prestigiada Boston College e, no Brasil, pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação Dom Cabral.

Dois meses, 100% a distância, teoria e prática, três módulos com quatro unidades -  Ministrado 100% à distância, o curso completo tem a duração de dois meses e ocupa o total de 48 horas/aula - 30 dias de conhecimento teórico e mais 30 dias de aulas práticas em gestão por meio do Agribussines Game (game virtual que simula a gestão de uma propriedade rural). A parte teórica do curso Gestão para Jovens no Campo – Cadeia do Leite é dividida em três módulos, que compreendem quatro unidades, em cada um deles. A proposta metodológica estimula o aluno a pensar e a agir, aprendendo com uma série de recursos didáticos que incluem animações, podcasts, vídeos-aulas, e-book e exercícios interativos.

No primeiro módulo, o Agroeduc propõe ao aluno um mergulho em disciplinas que ampliem o seu conhecimento no agronegócio, suas oportunidades e tendências e as principais cadeias produtivas que o compõem. Os jovens são convidados a saber mais sobre as características da Cadeia do Leite e as vantagens de agregar valor ao produto produzido e a compreender as particularidades que envolvem o planejamento sucessório e as etapas da sucessão na propriedade rural. 

No módulo dois é a hora de entender mais a fundo a comercialização agrícola, suas estratégias e  canais, bem como a qualidade e competitividade dos produtos agrícolas, além de tratar sobre os benefícios  da negociação. O curso também aborda a importância do cooperativismo e associativismo na agricultura familiar, os recursos humanos e como administrá-la da melhor forma. O terceiro módulo avança com ensinamentos sobre as principais ferramentas de gestão para que possa planejar, avaliar e controlar os recursos financeiros da propriedade rural. Neste módulo são disponibilizadas planilhas de acompanhamento que poderão ser utilizadas pelo aluno no dia-a-dia de suas atividades gerenciais, após o encerramento deste curso de formação.  O jovem é estimulado a se apropriar de temáticas fundamentais para o crescimento da sua propriedade como o  balanço patrimonial e administração de Fluxo de Caixa.

Monitoramento pelo professor tutor em todas as atividades e indicação das melhores práticas - Ao ingressar no curso Gestão para Jovens no Campo do Programa Agroeduc, o aluno é monitorado e assistido em todas as suas ações pelo professor tutor e equipe pedagógica/técnica do I-UMA por meio de relatórios de ações do usuário emitidos pela Plataforma Blackboard, que permite avaliar o desempenho no curso, entre eles, o acesso as atividades de aprendizagem, tempo dedicado, dias de acesso e páginas de conteúdo visualizadas. As dúvidas são respondidas via e-mail pelo tutor em até 48 horas e recebe feedbacks após cada rodada, indicando as melhores práticas e o que deve ser revisto para a tomada de decisões da próxima rodada.

Nas duas etapas do curso o professor tutor é responsável por dar suporte de conteúdo, contribuir para desenvolver e potencializar as capacidades do aluno, orientar para tomadas de decisões, esclarecer dúvidas, assim como estimular a prosseguir por meio de uma comunicação que auxilia o fornecimento de dados a fim de melhorar o seu desempenho em relação aos objetivos estabelecidos.

“O tema gestão no campo é uma das alavancas que o Brasil precisa para atingir suas metas. A metodologia do Agroeduc foi desenvolvida para facilitar o aprendizado e a interação. Focamos em uma estrutura dinâmica, configurando o design numa linguagem simples, leve e estimuladora, com forte apoio de informações e de especialistas tutores”, explica José Américo.

Para Jhussara Costa da Rosa, diretora do I-UMA, o grande mérito do Agroeduc é o estímulo a uma nova cultura de gestão no campo, agregando valor e renda às propriedades, através da educação. “Temos como bandeira a educação no campo. E mostramos que ela é uma das forças para o atingimento das metas do desenvolvimento da classe rural, finaliza.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do Programa inédito Agroeduc, que utiliza game de gestão pioneiro no País para capacitar jovens da Cadeia do Leite

CARGA HORÁRIA: 48 horas (18 horas de capacitação científica e 30 horas de capacitação prática).

MODALIDADE: 100% a distância.

DURAÇÃO: 2 meses.

PÚBLICO: Jovens e produtores rurais de famílias de pequenas e médias propriedades. Neste primeiro momento o foco estará nos produtores da Cadeia do leite.

Mais informações: (51) 3224.6111/(51) 3920.5005/e-mail:i-uma@i-uma.edu.br

www.agroeduc.com.br

AGROEDUC

CURSO GESTÃO PARA JOVENS NO CAMPO

1ª ETAPA: CAPACITAÇÃO CIENTIFICA - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Módulo 1: Conhecendo o Agronegócio

  Cenário do Agronegócio - Atualidades e Tendências

  Principais Cadeias Produtivas do Agronegócio

  Importância da Agricultura Familiar

  Sucessão Familiar

- Módulo 2: Gestão Rural I

  Comercialização de Produtos na Propriedade Rural

  Negociação

  Cooperativismo e Associativismo

  Por Dentro do RH (Recursos Humanos)

- Módulo 3: Gestão Rural II

  Demonstrativo de Resultados do Exercício e Balanço Patrimonial

  Administrando o Fluxo de Caixa

  Planejamento e Controle das Atividades Produtivas Rurais

  Introdução ao Agribusiness Game (Manual do Produtor)

ETAPA 2: CAPACITAÇÃO PRÁTICA – AGRIBUSINESS GAME

Atividade prática com a utilização de um simulador de gestão, desenvolvido exclusivamente para estimular os participantes a tomarem decisões nas atividades de gerenciamento de uma propriedade rural.

www.agroeduc.com.br

.

MAIS SOBRE A PRODUÇÃO DE LEITE

-  A Cadeia do Leite é uma atividade eminentemente familiar e uma das mais importantes e promissoras da economia brasileira. Para se ter ideia, a produção de leite do Rio Grande do Sul nos últimos dez anos cresceu quase o dobro da brasileira: 103,39% contra 56,72%. A produção gaúcha evoluiu de 2,36 bilhões de litros para 4,80 bilhões de litros, enquanto a brasileira aumentou de 23,50 bilhões de litros para 36,83 bilhões de litros entre 2004 e 2014.

-  O consumo per capita de leite no Brasil avançou de 123,9 litros, em 2000, para 178 litros, em 2014, conforme a EMBRAPA e o Agripoint. O Brasil é o quinto produtor mundial de leite, ficando atrás apernas da União Europeia (140 bilhões de litros), Estados Unidos (93.123 bilhões), Índia (60.125 bilhões) e China (37 bilhões), de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

-  Segundo o IBGE, o RS é o segundo maior produtor de leite do País, ficando apenas atrás de Minas Gerais (9,54 bilhões de litros).

-  95% dos produtores de leite no RS  são agricultores familiares e quase a metade dos que comercializam,  produzem até 100 litros/dia.

-  Estudo do Instituto Gaúcho do Leite (IGL) apontou que a produção leiteira está presente em 94% dos municípios gaúchos. De acordo com os dados levantados, é possível afirmar que 95% dos produtores são agricultores familiares.

-  A pesquisa indicou que 101.361 produtores (51,0%) produzem o leite apenas para consumo familiar e 84.312 (42,4) deles vendem leite cru para indústrias, cooperativas ou queijarias. Ainda, há 224 produtores que processam a bebida em agroindústria própria. Do total daqueles que comercializam ou processam, 38.280 produzem até 100 litros de leite ao dia, o que corresponde a 45,3% da cadeia leiteira.  

-  O Plano Safra, do Governo Federal, 2015/2016,  terá investimento recorde de 28,9 bi pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), + 20% sobre a safra anterior. 

-  Maiores produtores de leite no Brasil

-  Minas Gerais (8.756.114, 27,3% da fatia nacional)

-  Rio Grande do Sul (3.879,455, 12,1%)

-  Paraná (3.819.187, 11,9%)

-  Goiás (3.482.041, 10,9%)

-  Santa Catarina (2.531.159, 7,95)

São Paulo (1.601.220, 5%)

-  Aliança Láctea Sul Brasileira (RS, PR,SC) – Os três Estados produzem 11MM de toneladas/ano de leite. Objetivo: chegar a 19,5 MM/ano, mais 77% em 10 anos.


Relacionado a I-UMA:

22/08/2017

“Produzir mais e com melhor aproveitamento de recursos”

Agroseminário Brasília promovido pelo I-UMA reúne em um talk show no dia 5 de setembro, 13h30min às 16h30min,

11/06/2017

Emater/RS recebe o 14º Agrimark Brasil

Estão abertas as inscrições para o encontro criado pelo I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio) que reunirá em Porto Alegre oito repre

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos