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29/08/2016
Programa de ensino a distância AGROEDUC utiliza game de gestão inédito no País para capacitar produtores rurais
Programa
100% EAD será aplicado no primeiro momento em jovens da Cadeia do
Leite, utilizando dados reais de mercado e ferramentas que estimulam a
tomada de decisões para ampliar a qualidade do produto, a produtividade e a
rentabilidade da Agricultura Familiar, responsável por 70% da produção de
alimentos no Brasil. As duas etapas do AGROEDUC – teórica e prática
(Agribusiness Game) podem ser customizadas para levar gestão e sustentabilidade
as demais cadeias do agronegócio. A meta do I-UMA é
que em três meses o Programa seja utilizado por cerca de 200 mil alunos.
A Cadeia do Leite – O Brasil
produz mais de 35 bilhões de litros de leite por ano e exporta outros 350 milhões. A
cadeia do Leite representa a maior fonte de produção e renda da Agricultura
Familiar, que hoje responde por mais de 70% da produção de alimentos do Brasil
e envolve cerca de quatro milhões de produtores rurais.
O consumo
per capita de leite no País avançou de 123,9 litros, em 2000, para 178 litros,
em 2014, de acordo com a EMBRAPA. É o quinto maior produtor mundial, à frente
de países europeus, da Índia, dos Estados Unidos e da China. Em 2014 foi criada
a Aliança Láctea Sul Brasileira, formada pelo Rio Grande do Sul, Paraná e Santa
Catarina. Os três estados produzem 11 milhões de toneladas de leite por ano. A
meta é chegar a 19,5 milhões/ano em 10 anos, um salto de 77%. Os planos do
Ministério da Agricultura é incentivar a produção láctea e fortalecer as
pequenas propriedades com investimentos de R$ 387 milhões até 2019.
Programa Socioeconômico e educacional – Os dados indicam a cadeia leiteira
como uma das mais importantes e carentes de avanço em sua organização para a
ampliação de resultados. O I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio),
com sede em Porto Alegre, ao lançar o seu Programa AGROEDUC inicialmente pelo
Leite, com cunho socioeconômico educacional, dá continuidade a sua missão
de colaborar e expandir o conhecimento com uma nova ferramenta de
aprendizagem para reduzir um dos grandes gargalos do campo – a capacitação em
gestão do produtor rural e a permanência do jovem na propriedade da sua família.
Salto de 44% no ensino a distância - Importante lembrar, que o ensino a
distância cresce progressivamente tanto na área urbana quanto na rural. Segundo
dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP), ligado ao Ministério da Educação, o número de alunos matriculados na
modalidade EAD na graduação teve um salto de 44% nos últimos quatro anos no
Brasil. No campo, possibilitar o acesso ao conhecimento representa uma
oportunidade de sustentabilidade da propriedade rural, além de consolidar o
campo como local para o estabelecimento de jovens que buscam seu espaço na
sociedade.
“Estamos
vivendo uma fase de mudança na organização e conceito
da produção de alimentos provenientes de pequenas e médias propriedades rurais.
A participação da agricultura familiar na sustentação do abastecimento
alimentar é uma realidade que vem sendo reconhecida mundialmente trazendo com
isso a necessidade da qualificação destes produtores para aumento dos
resultados”, diz o economista José Américo da Silva,
presidente do I-UMA, duas vezes consecutivas eleito uma das personalidades mais
influentes do agronegócio pela Revista Dinheiro Rural.
Agribusiness Game - Parâmetros reais de uma propriedade rural - Construído em três anos por uma equipe
multidisciplinar formada por doutores, mestres e consultores em diferentes
áreas, um dos grandes diferenciais do Programa Agroeduc é a utilização do Agribusiness
Game, um game virtual que simula com parâmetros reais a gestão de uma
propriedade rural voltada para a Cadeia do Leite. Quando o aluno inicia o game
- depois de cumprir a primeira etapa do curso do conhecimento teórico - ele é estimulado a tomar decisões no
agribusiness game, analisando indicadores, tendências do mercado do leite,
simulando questões como preço, comercialização, finanças, compra de insumos,
recursos humanos, manejo do rebanho e escolha de máquinas e equipamentos.
No game são
exercitadas oito rodadas de decisões. Cada rodada representa um trimestre de
atividades e ao todo dois anos de gestão da propriedade rural. Todos
iniciam em igualdade de condições, igualmente dimensionadas em tamanho da
propriedade, maquinário, insumos e mão de obra, e em uma mesma região. A
cada rodada do game, informações e desafios serão lançados por meio de fontes de
informações que definirão estratégias do negócio como o Manual do Produtor (orienta
o aluno a conhecer e a jogar o agribusiness game. Descreve todas as regras do
jogo), o Jornal do Agronegócio (apresenta as principais indicadores do
mercado externo), os Relatórios de Propriedade (apresenta o desempenho
da propriedade, seus recursos para a produção, e status econômico financeiro)
e os Relatórios de Mercado (apresenta informações gerais do mercado, sua
participação e o resultado das demais propriedades envolvidas), que
influenciarão diretamente no resultado de cada jogador, procurando adequar a
capacidade de produção com o volume e qualidade do leite produzido.
“O uso
do Agribusiness Game no curso traz uma aprendizagem vivencial única. Queríamos
uma didática prática que trouxesse uma alta retenção do conteúdo e provocasse o
desafio da superação e também da construção da confiança no potencial das
pessoas e, principalmente, no jovem”, destaca José Américo.
Atende
entidades do setor ruralista, corporações, universidades e pessoas físicas e
será disponibilizado em tablets e celulares
- “O Agroeduc vai mais além do que
um curso a distância. Temos convicção que ele é um instrumento que atende as
demandas das instituições do agronegócio para desenvolver a economia e a
produção sustentável. Enxergamos na ferramenta um caminho eficaz para estimular
o jovem e o empreendedor rural de qualquer idade a permanecer no campo e a
qualificar e trazer rentabilidade a sua propriedade rural. De forma
customizada, o Agroeduc está pronto para atender todas as cadeias produtivas,
da carne ao grão e será utilizado desde pessoas físicas até por entidades
setoriais ruralistas, corporações, instituições de fomento agrícola, setor
governamental e universidades”, frisa. Segundo José Américo, em 2017 o
curso deverá estar disponibilizado como aplicativo para tablets e
celulares.
Uso
da plataforma Blackboard, líder mundial em soluções e-learning - O programa desenvolvido pela instituição,
que há 15 anos é referência em cursos presenciais e a distância de
pós-graduação, MBA, extensão, cursos “In Company” e “In Farm” e promove eventos
nacionais como o AGRIMARK e o AGROSEMINÁRIO BRASÍLIA e itinerantes como o
Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, utiliza como ambiente de aprendizagem
a Plataforma Blackboard, líder mundial em soluções e-learning usada por 72% das
200 melhores universidades do Mundo, como a prestigiada Boston College e,
no Brasil, pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação Dom Cabral.
Dois
meses, 100% a distância, teoria e prática, três módulos com quatro unidades - Ministrado 100% à distância, o curso completo tem a
duração de dois meses e ocupa o total de 48 horas/aula - 30 dias de
conhecimento teórico e mais 30 dias de aulas práticas em gestão por meio do
Agribussines Game (game virtual que simula a gestão de uma propriedade rural).
A parte teórica do curso Gestão para Jovens no Campo – Cadeia do Leite é
dividida em três módulos, que compreendem quatro unidades, em cada um deles. A
proposta metodológica estimula o aluno a pensar e a agir, aprendendo com
uma série de recursos didáticos que incluem animações, podcasts, vídeos-aulas,
e-book e exercícios interativos.
No
primeiro módulo, o Agroeduc propõe ao
aluno um mergulho em disciplinas que ampliem o seu conhecimento no agronegócio,
suas oportunidades e tendências e as principais cadeias produtivas que o
compõem. Os jovens são convidados a saber mais sobre as características da
Cadeia do Leite e as vantagens de agregar valor ao produto produzido e a
compreender as particularidades que envolvem o planejamento sucessório e as
etapas da sucessão na propriedade rural.
No módulo dois é a hora de
entender mais a fundo a comercialização agrícola, suas estratégias e
canais, bem como a qualidade e competitividade dos produtos agrícolas, além de
tratar sobre os benefícios da negociação. O curso também aborda a
importância do cooperativismo e associativismo na agricultura familiar, os
recursos humanos e como administrá-la da melhor forma. O terceiro módulo
avança com ensinamentos sobre as principais ferramentas de gestão para que
possa planejar, avaliar e controlar os recursos financeiros da propriedade
rural. Neste módulo são disponibilizadas planilhas de acompanhamento que
poderão ser utilizadas pelo aluno no dia-a-dia de suas atividades gerenciais,
após o encerramento deste curso de formação. O jovem é estimulado a
se apropriar de temáticas fundamentais para o crescimento da sua propriedade
como o balanço patrimonial e administração de Fluxo de Caixa.
Monitoramento
pelo professor tutor em todas as atividades e indicação das melhores práticas -
Ao ingressar no curso Gestão para Jovens no Campo do Programa Agroeduc,
o aluno é monitorado e assistido em todas as suas ações pelo professor tutor e
equipe pedagógica/técnica do I-UMA por meio de relatórios de ações do usuário
emitidos pela Plataforma Blackboard, que permite avaliar o desempenho no curso,
entre eles, o acesso as atividades de aprendizagem, tempo dedicado, dias de
acesso e páginas de conteúdo visualizadas. As dúvidas são respondidas via
e-mail pelo tutor em até 48 horas e recebe feedbacks após cada rodada,
indicando as melhores práticas e o que deve ser revisto para a tomada de
decisões da próxima rodada.
Nas
duas etapas do curso o professor tutor é responsável por dar suporte de
conteúdo, contribuir para desenvolver e potencializar as capacidades do aluno,
orientar para tomadas de decisões, esclarecer dúvidas, assim como estimular a
prosseguir por meio de uma comunicação que auxilia o fornecimento de dados a
fim de melhorar o seu desempenho em relação aos objetivos estabelecidos.
“O
tema gestão no campo é uma das alavancas que o Brasil precisa para atingir suas
metas. A metodologia do Agroeduc foi desenvolvida para facilitar o aprendizado
e a interação. Focamos em uma estrutura dinâmica, configurando o design numa
linguagem simples, leve e estimuladora, com forte apoio de informações e de
especialistas tutores”, explica José Américo.
Para
Jhussara Costa da Rosa, diretora do I-UMA, o grande mérito do Agroeduc é o
estímulo a uma nova cultura de gestão no campo, agregando valor e renda às
propriedades, através da educação. “Temos como bandeira a educação no campo. E
mostramos que ela é uma das forças para o atingimento das metas do
desenvolvimento da classe rural, finaliza.
SERVIÇO
O QUE: Lançamento do Programa inédito
Agroeduc, que utiliza game de gestão pioneiro no País para capacitar jovens da Cadeia do Leite
CARGA
HORÁRIA: 48 horas (18
horas de capacitação científica e 30 horas de capacitação prática).
MODALIDADE: 100% a distância.
DURAÇÃO: 2 meses.
PÚBLICO: Jovens e produtores rurais de
famílias de pequenas e médias propriedades. Neste primeiro momento o foco
estará nos produtores da Cadeia do leite.
Mais informações: (51) 3224.6111/(51) 3920.5005/e-mail:i-uma@i-uma.edu.br
www.agroeduc.com.br
AGROEDUC
CURSO GESTÃO PARA JOVENS NO CAMPO
1ª
ETAPA: CAPACITAÇÃO CIENTIFICA - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Módulo 1: Conhecendo o Agronegócio
Cenário
do Agronegócio - Atualidades e Tendências
Principais
Cadeias Produtivas do Agronegócio
Importância
da Agricultura Familiar
Sucessão
Familiar
-
Módulo 2: Gestão Rural I
Comercialização
de Produtos na Propriedade Rural
Negociação
Cooperativismo
e Associativismo
Por
Dentro do RH (Recursos Humanos)
-
Módulo 3: Gestão Rural II
Demonstrativo
de Resultados do Exercício e Balanço Patrimonial
Administrando
o Fluxo de Caixa
Planejamento
e Controle das Atividades Produtivas Rurais
Introdução
ao Agribusiness Game (Manual do Produtor)
ETAPA 2: CAPACITAÇÃO PRÁTICA – AGRIBUSINESS GAME
Atividade
prática com a utilização de um simulador de gestão, desenvolvido exclusivamente
para estimular os participantes a tomarem decisões nas atividades de
gerenciamento de uma propriedade rural.
www.agroeduc.com.br
.
MAIS SOBRE A PRODUÇÃO DE LEITE
- A Cadeia do Leite é uma atividade
eminentemente familiar e uma das mais importantes e promissoras da economia brasileira.
Para se ter ideia, a produção de leite do Rio Grande do Sul nos últimos dez
anos cresceu quase o dobro da brasileira: 103,39% contra 56,72%. A produção
gaúcha evoluiu de 2,36 bilhões de litros para 4,80 bilhões de litros, enquanto
a brasileira aumentou de 23,50 bilhões de litros para 36,83 bilhões de litros
entre 2004 e 2014.
- O consumo per capita de leite no
Brasil avançou de 123,9 litros, em 2000, para 178 litros, em 2014, conforme a
EMBRAPA e o Agripoint. O Brasil é o quinto produtor mundial de leite,
ficando atrás apernas da União Europeia (140 bilhões de litros), Estados Unidos
(93.123 bilhões), Índia (60.125 bilhões) e China (37 bilhões), de acordo com o
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
- Segundo
o IBGE, o RS é o segundo maior produtor de leite do País, ficando apenas atrás
de Minas Gerais (9,54 bilhões de litros).
- 95%
dos produtores de leite no RS são agricultores familiares e quase a
metade dos que comercializam, produzem até 100 litros/dia.
- Estudo
do Instituto Gaúcho do Leite (IGL) apontou que a produção leiteira está
presente em 94% dos municípios gaúchos. De acordo com os dados levantados, é
possível afirmar que 95% dos produtores são agricultores familiares.
- A
pesquisa indicou que 101.361 produtores (51,0%) produzem o leite apenas para
consumo familiar e 84.312 (42,4) deles vendem leite cru para indústrias,
cooperativas ou queijarias. Ainda, há 224 produtores que processam a bebida em
agroindústria própria. Do total daqueles que comercializam ou processam, 38.280
produzem até 100 litros de leite ao dia, o que corresponde a 45,3% da cadeia
leiteira.
- O
Plano Safra, do Governo Federal, 2015/2016, terá investimento recorde de
28,9 bi pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
(Pronaf), + 20% sobre a safra anterior.
- Maiores produtores de
leite no Brasil
- Minas Gerais (8.756.114, 27,3% da fatia nacional)
- Rio Grande do Sul (3.879,455, 12,1%)
- Paraná (3.819.187, 11,9%)
- Goiás (3.482.041, 10,9%)
- Santa Catarina (2.531.159, 7,95)
- São Paulo (1.601.220, 5%)
- Aliança Láctea Sul
Brasileira
(RS, PR,SC) – Os três
Estados produzem 11MM de toneladas/ano de leite. Objetivo: chegar a 19,5
MM/ano, mais 77% em 10 anos.
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Agroseminário Brasília promovido pelo I-UMA reúne em um talk show no dia 5 de setembro, 13h30min às 16h30min,
11/06/2017
Estão abertas as inscrições para o encontro criado pelo I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio) que reunirá em Porto Alegre oito repre