Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

22/08/2017

“Produzir mais e com melhor aproveitamento de recursos”

Agroseminário Brasília promovido pelo I-UMA reúne em um talk show no dia 5 de setembro, 13h30min às 16h30minno Royal Tulip Hotel, oito lideranças nacionais das principais cadeias produtivas para debater inovação e sustentabilidade no Agronegócio. Evento será mediado por Alan Bojanic, representante da FAO/ONU para o Brasil.

Ingresso gratuito. Informações pelo 51- 32246111

Promovido pelo I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio), o Agroseminário Brasília 2017 será uma oportunidade de diálogo entre oito entidades âncoras do agronegócio nacional que representam as principais cadeias produtivas. O talk show terá como pauta estratégica o planejamento da agricultura do futuro e o desafio de abastecer o mundo com segurança alimentar e soluções sustentáveis.

Produzir sem impactar  o meio ambiente se tornou um desafio do agronegócio brasileiro, que este ano deve movimentar R$ 1,7 trilhão. Mas, mesmo ajudando a puxar a atual recuperação da economia, os produtores não atuam de maneira isolada. Com as mudanças no clima, novos acordos ambientais e exigências dos parceiros comerciais do Brasil, sustentabilidade e inovação são condições exigidas pela sociedade e pelos agentes que compõem o setor.  Unir as duas demandas é o tema do Agroseminário Brasília, evento que ocorre no dia 5 de setembro, no Royal Tulip Hotel, em Brasília, com o tema “Inovação para a Sustentabilidade Socieconômica Ambiental”.

Entre as lideranças que confirmaram presença estão o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),  Eumar Novacki;  presidentes da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Sérgio Bortolozzo; da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), Marcos da Rosa; do diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da Syngenta, Valter Brunner. A mediação será feita por Alan Bojanic, representante da FAO/ONU para o Brasil.

Economia circular

Uso de agentes biológicos, como microvespas, e do GPS no controle de pragas

No Fórum para o Futuro da Agricultura, realizado em março deste ano, em Bruxelas, Bélgica, os participantes destacaram a importância do papel da agricultura no uso racional de recursos. Um dos conceitos que vêm sendo discutidos é o de “economia circular”, que busca a reutilização de matérias-primas e da água, evitando o desperdício, e a adoção de fertilizantes menos agressivos para o ambiente.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, destacou naquele evento a revolução tecnológica no campo como necessária para a humanidade, ressaltando que o aumento da produção agrícola teve ao longo da história um papel importante no desenvolvimento dos países e na transformação social.  

Uso de drones, satéites e scanners tem sido algumas das novas tecnologias já introduzidas ou que em breve chegarão ao campo. Práticas sustentáveis de recuperação do solo com o uso de minerais, combinadas com o controle biológico das pragas em substituição aos pesticidas, causaram na Holanda o aumento de 24% na produção e, combinadas com o plantio de árvores, criaram nas lavouras verdadeiras “ilhas de biodiversidade.

O Brasil discute novas formas de cooperação nas diferentes cadeias produtivas através da inovação e na gestão sustentável dos recursos naturais, envolvendo governo, setor privado e pesquisadores. Um exemplo é o uso de agentes biológicos, como microvespas, e do GPS no controle de pragas, já adotado em algumas lavouras do país. Sistemas de telemetria ajudam as propriedades a economizar no gasto com combustíveis e a manutenção de máquinas.  

SERVIÇO

O que: Agroseminário Brasília Inovação para a Sustentabilidade Socieconômica Ambiental

Quando: 5 de setembro (terça-feira), das 13h30min às 16h30min

Onde: Royal Tulip Hotel Alvorada (SHTN Trecho 1 Conj 1B, Bloco C - Asa Norte, Brasília – DF – Sala I, JK, L)

Quanto: ENTRADA FRANCA

Credenciamento:13h30min

Abertura oficial: 14h

LIDERANÇAS CONVIDADAS

Já confirmados:

Ø  Eumar Novacki – Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);

Ø  Sérgio Bortolozzo - Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO);

Ø  Valter Brunner - Diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da Syngenta;

Ø  Marcos da Rosa - Presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (APROSOJA);

Em confirmação:

Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra -  Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); (Vai mandar reprersentante)

Maurício Antônio Lopes - Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA);  (Ainda não confirmou)

João Martins da Silva Júnior - Presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA); (Vai mandar representante)

Márcio Lopes de Freitas - Presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB); (Ainda não confirmou)

Francisco Turra - Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) (Vai mandar representante)


Relacionado a I-UMA:

11/06/2017

Emater/RS recebe o 14º Agrimark Brasil

Estão abertas as inscrições para o encontro criado pelo I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio) que reunirá em Porto Alegre oito repre

02/12/2016

No AgroSeminário Brasília 2016, Alan Bojanic diz que a FAO/ONU espera que dos 1,5 bilhão que precisam ser produzidos em grãos no mundo até 2050, o Brasil responda por 40%

Estudos da organização apontam que a agricultura brasileira será a maior exportadora mundial de alimentos nos próximos cinco a sete anos

Últimos releases

30/10/2017

Jangadeiros é campeão em três classes do Estadual de Monotipos da Fevers 2017

A competição aconteceu em Porto Alegre, com regatas no Clube dos Jangadeiros e no Veleiros do Sul

Clube dos Jangadeiros

24/10/2017

ONG Parceiros Voluntários comemora 20 anos com homenagens no Partilhando Vivências nesta sexta-feira (27)

Instituição celebra duas décadas de trabalho voluntário organizado com apresentações culturais e homenagens na Faculdade Factum

ONG Parceiros Voluntários

20/10/2017

Cleonice Bourscheid faz pré-lançamento do livro Ave, Água no Clube dos Jangadeiros

Obra inédita reúne poesia, meio ambiente e fotografias de diversos lugares do mundo

Clube dos Jangadeiros

Ver todos