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Press releases

16/03/2016

Palestra da Oracle sobre Modern Marketing Oracle encerrou programação da Fenapro e Sinapro/RS em Porto Alegre

No road show “A Propaganda em Análise”, promovido pelo FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda em parceria com o SINAPRO/RS e patrocínio do Oracle Marketing Cloud,  nesta última quarta-feira (9), em Porto Alegre, o diretor de Marketing América Latina – Oracle Marketing Cloud, Bernardo Brandão, apresentou a palestra itinerante A Transformação para o Marketing Moderno. O especialista acentuou que estamos vivendo a Era do Consumidor no Poder, um Ciclo de compra cada vez mais direcionado pelo Marketing. 

Diante das transformações e da tecnologia, Brandão disse que os profissionais estão se adaptando ao novo marketing, em que o consumidor tem absoluto poder e pode definir a hora, canal, de que forma e velocidade ele vai consumir determinado conteúdo. “Hoje em dia não pode ser só arte ou só ciência, é necessário encontrar o melhor dos dois mundos para criar uma estratégia que seja eficiente”. 

Durante o encontro, que reuniu lideranças de agências, o superintendente da  Fenapro,  Alexis Pagliarini,  e o presidente do Sinapro/RS, Fernando Silveira, Bernando Brandão apontou cinco princípios do Marketing Moderno: Segmentação (conhecer o cliente de verdade) e neste momento exibiu a frase de Peter Drucker, que diz  “O objetivo do Marketing é conhecer e entender o cliente de tal forma que o produto ou serviço se ajuste de maneira que se venda sozinho”,  Engajamento (marketing multicanal sempre ativo), Conversão (transformar prospects em clientes e clientes em advogados da marca),Análise (medir, otimizar e decidir baseado nos dados. Neste item, segundo ele, três em cada quatro CEOs querem que o Marketing se torne 100% focado em gerar ROI - Retorno sobre investimento)e Tecnologia.

Analisou a diferença entre o profissional de marketing de ontem e de hoje. Segundo ele, antes a mensagem distribuída por meio das agências era unilateral, saia da empresa para o consumidor e não voltava. Usavam-se pesquisas para mensurar a percepção do público em relação à marca. Já atualmente o impacto da campanha é medido instantaneamente. O profissional tem que ser dinâmico, monitorar o que está acontecendo e ainda reagir a isso tudo em tempo real. “Hoje é necessário lidar com um cliente com uma característica multicanal, ou seja, presente em vários canais de comunicação. É fundamental, por exemplo, marcar presença forte nas redes sociais.” 

De acordo com o palestrante, o monitoramento é importante para que haja uma continuidade na comunicação com o cliente. É saber o que o consumidor procura e precisa. Dependendo da ação naquele canal e naquele momento, você dispara uma ação correspondente. O que o cliente não quer é uma comunicação quebrada, como oferta de produtos que ele já comprou. “Se eu acabei de contratar um quarto de hotel, eu não quero que continuem me bombardeando de ofertas sobre aquele quarto. Por que não oferecer ofertas do restaurante do hotel, ou um voucher para um drink, por exemplo? É preciso ter continuidade e não repetição.” 

Para o presidente do SINAPRO/RS , Fernando Silveira,  “o sindicato das agências gaúchas está alinhado com este novo momento e com foco muito forte em oferecer conteúdo e assessoria para a gestão das agências de propaganda associadas do Estado e, com isso, contribuir para qualificar o mercado”. 

Destaques

“O consumidor está no poder. Ele define hora, canal, de que forma e a velocidade que ele vai consumir determinado conteúdo”. 

“Hoje existe um excesso de informação, é necessário pensar em como você vai ser relevante no meio disso tudo que está acontecendo.”

Não estou falando que o off-line vai acabar, pelo contrário. Você precisa do presencial, do olho no olho, de passar a mensagem direto para o cliente. Mas você precisa ser consistente no que vai oferecer no digital também”.

“Se a empresa não consegue desenvolver um conteúdo relevante para o comprador, ela não consegue se estabelecer como marca.”


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