Press releases
16/03/2016
Palestra da Oracle sobre Modern Marketing Oracle encerrou programação da Fenapro e Sinapro/RS em Porto Alegre
No
road show “A Propaganda em Análise”, promovido pelo FENAPRO – Federação Nacional
das Agências de Propaganda em parceria com o SINAPRO/RS e patrocínio do Oracle
Marketing Cloud, nesta última quarta-feira (9), em Porto Alegre, o
diretor de Marketing América Latina – Oracle Marketing Cloud, Bernardo Brandão, apresentou a
palestra itinerante A
Transformação para o Marketing Moderno. O especialista acentuou que estamos
vivendo a Era do Consumidor no Poder, um Ciclo de compra cada vez mais
direcionado pelo Marketing.
Diante
das transformações e da tecnologia, Brandão disse que os profissionais estão se
adaptando ao novo marketing, em que o
consumidor tem absoluto poder e pode definir a hora, canal, de que forma e
velocidade ele vai consumir determinado conteúdo. “Hoje em dia não pode ser só
arte ou só ciência, é necessário encontrar o melhor dos dois mundos para criar
uma estratégia que seja eficiente”.
Durante o encontro, que reuniu lideranças de agências, o superintendente
da Fenapro, Alexis Pagliarini, e o presidente do Sinapro/RS,
Fernando Silveira, Bernando Brandão apontou cinco princípios do Marketing Moderno: Segmentação (conhecer o cliente de verdade) e
neste momento exibiu a frase de
Peter Drucker, que diz “O objetivo do Marketing é conhecer e
entender o cliente de tal forma que o produto ou serviço se ajuste de maneira
que se venda sozinho”, Engajamento (marketing
multicanal sempre ativo), Conversão (transformar prospects em clientes e clientes em
advogados da marca),Análise (medir,
otimizar e decidir baseado nos dados. Neste
item, segundo ele, três em cada quatro CEOs querem que o Marketing se torne
100% focado em gerar ROI - Retorno sobre investimento)e Tecnologia.
Analisou a diferença entre o profissional de marketing de
ontem e de hoje. Segundo ele, antes a mensagem distribuída por meio das
agências era unilateral, saia da empresa para o consumidor e não voltava.
Usavam-se pesquisas para mensurar a percepção do público em relação à marca. Já
atualmente o impacto da campanha é medido instantaneamente. O profissional tem
que ser dinâmico, monitorar o que está acontecendo e ainda reagir a isso tudo
em tempo real. “Hoje é necessário lidar com um cliente com uma característica
multicanal, ou seja, presente em vários canais de comunicação. É fundamental,
por exemplo, marcar presença forte nas redes sociais.”
De
acordo com o palestrante, o monitoramento é importante para que haja uma
continuidade na comunicação com o cliente. É saber o que o consumidor procura e
precisa. Dependendo da ação naquele canal e naquele momento, você dispara uma
ação correspondente. O que o cliente não quer é uma comunicação quebrada, como
oferta de produtos que ele já comprou. “Se eu acabei de contratar um quarto de
hotel, eu não quero que continuem me bombardeando de ofertas sobre aquele quarto.
Por que não oferecer ofertas do restaurante do hotel, ou um voucher para um
drink, por exemplo? É preciso ter continuidade e não repetição.”
Para o
presidente do SINAPRO/RS , Fernando Silveira, “o sindicato das agências
gaúchas está alinhado com este novo momento e com foco muito forte em oferecer
conteúdo e assessoria para a gestão das agências de propaganda associadas do
Estado e, com isso, contribuir para qualificar o mercado”.
Destaques
“O consumidor está no poder. Ele define hora, canal, de que
forma e a velocidade que ele vai consumir determinado conteúdo”.
“Hoje
existe um excesso de informação, é necessário pensar em como você vai ser
relevante no meio disso tudo que está acontecendo.”
“Não
estou falando que o off-line vai acabar, pelo contrário. Você precisa do
presencial, do olho no olho, de passar a mensagem direto para o cliente. Mas
você precisa ser consistente no que vai oferecer no digital também”.
“Se a empresa não consegue desenvolver um conteúdo relevante
para o comprador, ela não consegue se estabelecer como marca.”
Relacionado a SINAPRO-RS:
21/09/2017
Cases premiados e insights sobre o principal evento da publicidade mundial irão fazer parte do Happy Hour com Juliano Brenner Hennemann.
18/09/2017
Advogado do Sinapro/RS, Luciano Benetti, irá esclarecer dúvidas e apresentar como as alterações na lei irá atingir o setor.