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Press releases

06/01/2014

Lidio Carraro cresceu 185% em 2013

O inovador projeto enológico dos rótulos tinto e branco do vinho oficial da COPA do Mundo da FIFA 2014™, o FACES, somado ao desempenho das premiadas linhas Premium e TOP Premium da Lidio Carraro garantiu à vinícola boutique do Vale dos Vinhedos (RS) o expressivo crescimento de 185%  no seu faturamento em 2013, quase três vezes mais do que 2012. A empresa também celebrou o encerramento do ano com a conquista de mais duas premiações entregues pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)  nas categorias Maior Crescimento em Exportação e Destaque Empresa de Pequeno Porte de 2013.

"Cerca de 70% dessa expansão pode ser creditada ao lançamento do FACES. Aos poucos, o consumidor e os distribuidores estão entendendo o conceito diferenciado deste projeto, do compromisso e desejo de criarmos para a Copa do Mundo um vinho com características que remeta à cultura do nosso país. Estamos muito entusiasmados com os resultados e para 2014 pretendemos crescer pelo menos 70% em relação a 2013, fortalecer as parcerias e atingir novos mercados potenciais.” diz Juliano Carraro, produtor e diretor comercial. “Se o Brasil conquistar o Hexa, certamente estes números serão superados”, conclui.

A união das três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho e a combinação de 11 uvas do rótulo tinto – em homenagem a um time de futebol –, “deram origem a um vinho original, vibrante, jovem, equilibrado, que reflete a cor, os aromas e os sabores do Brasil", explica a enóloga da Lidio Carraro, Monica Rossetti. O rótulo tinto já conquistou elogios do correspondente Nicolas Bourcier, do jornal francês Le Monde, que declarou "é um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do Brasil". A vinícola também desenvolveu um elegante kit como dica de presente com a marca FIFA WORLD CUP 2014, edição limitada, em opções para uma ou duas garrafas ao preço de R$ 39,80, cada uma.

No mercado nacional,  além de serem encontrados em restaurantes e lojas especializadas, a vinícola está negociando com redes de supermercados e de distribuidores de todo o país, entre eles a Opção Distribuidora, de Fortaleza; Supermercados Nordestão, de Natal; Vinoteca Adega de Comer, da Bahia;  Atacamax, de Pernambuco; B&A, da Paraíba; Super Adega, do Distrito Federal; redes Zaffari e Angeloni, do Sul do País; entre outros. “Esperamos em breve poder anunciar o nome de um novo parceiro em âmbito nacional”, complementa Juliano.

A receita de exportações também apresentou um excelente desempenho em 2013: mais do que triplicou, chegando a 236%. Após seis meses do lançamento na Copa das Confederações, o vinho FACES já está sendo comercializado em países como a Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá e Japão, e até o final de dezembro será também embarcado para a Finlândia, num total de 21 mil caixas exportadas. “A Lidio Carraro sempre teve vocação para a exportação, pela qualidade e originalidade de seus produtos, características essenciais para uma empresa se tornar competitiva no mercado internacional”, diz Márcia Amaral, responsável pelo departamento de Exportação da Vinícola.  .  

Sobre a enóloga Monica Rossetti

O FACES foi desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com apenas 30 anos e 13 de experiência algumas de suas criações Premium e TOP Premium já conquistaram  muitos títulos internacionais e alcançaram posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro  foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser a vinícola  oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico do Brasil.

A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.

Mais sobre a Lidio Carraro

A Lidio Carraro é uma vinícola de propriedade familiar guiada por uma filosofia purista de total respeito à terra e à mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, eles acreditam que os grandes vinhos não são obtidos na vinícola, mas nos vinhedos que, neste caso, estão localizados em dois excepcionais locais no sul do Brasil: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul. A família detém mais de 200 hectares, dos quais cerca de 42 estão em produção e devem ser ampliados ano a ano até atingir 150 hectares.

O portifólio de vinhos, elaborados integralmente com uvas próprias, está dividido em segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium (linhas Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o grande rol de variedades produzidas: além de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir, Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e Nebbiolo.

O conceito de vinícola boutique subentende uma produção controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a busca constante por conhecimento atualizado, um esforço compartilhado por todos os membros da família. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura, seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis pela produção e comercialização dos vinhos. Eles contam também com a enóloga Mônica Rossetti, responsável pelo projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica na Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras de vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade da marca.

Lidio Carraro, o patriarca, é descendente direto dos imigrantes italianos vindos de Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto muitos colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul para plantar uvas e produzir vinhos, a família Carraro optou apenas pelo cultivo, tornando-se extremamente especializada nisso. Quando assumiu o controle dos negócios da família, Lidio se destacou como um dos líderes da modernização do cultivo da uva no Rio Grande do Sul, mais de 40 anos atrás. Ele iniciou uma busca obsessiva por encontrar e desenvolver os melhores vinhedos motivado pelo interesse no resgate do que há de mais essencial em um vinho: a expressão do terroir, ou seja, a revelação das qualidades do solo, do clima, e do relevo de um local aliadas às decisões tomadas pelo homem.

Na década de 90, quando Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia, seu sonho de elaborar vinhos contagia toda a família. Em 1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos para uvas da melhor qualidade e investe na criação de sua adega.

Em 2001, a família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais tarde se tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os vinhedos reconvertidos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos com a marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a vinícola vence uma seleção para representar o vinho nacional nas prateleiras do Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em 2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.

Acesse o site oficial da vinícola para conhecer os vinhos, fazer compras ou agendar uma visita: www.lidiocarraro.com  No passeio à bela sede da Lidio Carraro, em Bento Gonçalves, é possível conhecer o processo de produção de vinhos e espumantes, além de degustar os rótulos Premium e Top Premium.


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