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06/01/2014
Lidio Carraro cresceu 185% em 2013
- O lançamento do vinho oficial da
COPA do Mundo da FIFA 2014™ e o desempenho das linhas Premium e TOP
Premium mudou o patamar da premiada vinícola boutique do Vale dos Vinhedos
(RS).
- A
receita das exportações também deu um salto de 236%, e o FACES já chegou a seis
países.
- A
empresa também encerra o ano com a conquista de mais duas
premiações, desta vez entregues pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin):
Maior Crescimento em Exportação e Destaque Empresa de Pequeno Porte
de 2013.
O inovador projeto enológico
dos rótulos tinto e branco do vinho oficial da COPA do Mundo da FIFA 2014™, o
FACES, somado ao desempenho das premiadas linhas Premium e TOP Premium da Lidio
Carraro garantiu à vinícola boutique do Vale dos Vinhedos (RS) o expressivo
crescimento de
185% no seu faturamento em 2013, quase três vezes mais do que 2012. A empresa também celebrou o encerramento do ano com a
conquista de mais duas premiações entregues pelo Instituto Brasileiro do
Vinho (Ibravin) nas categorias Maior
Crescimento em Exportação e Destaque Empresa de Pequeno Porte de 2013.
"Cerca
de 70% dessa expansão pode ser creditada ao lançamento do FACES. Aos
poucos, o consumidor e os distribuidores estão entendendo o conceito
diferenciado deste projeto, do compromisso e desejo de criarmos para a Copa do
Mundo um vinho com características que remeta à cultura do nosso país.
Estamos muito entusiasmados com os resultados e para 2014 pretendemos crescer
pelo menos 70% em relação a 2013, fortalecer as parcerias e atingir novos
mercados potenciais.” diz Juliano Carraro, produtor e diretor comercial. “Se o
Brasil conquistar o Hexa, certamente estes números serão superados”, conclui.
A união das três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho
e a combinação de 11 uvas do rótulo tinto – em homenagem a um time de
futebol –, “deram origem a um vinho original, vibrante, jovem,
equilibrado, que reflete a cor, os aromas e os sabores do Brasil", explica
a enóloga da Lidio Carraro, Monica Rossetti. O rótulo tinto já conquistou elogios
do correspondente Nicolas Bourcier, do jornal francês Le Monde, que declarou
"é um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe
naturalmente como um dos melhores do Brasil". A vinícola também
desenvolveu um elegante kit como dica de presente com a marca FIFA WORLD CUP
2014, edição limitada, em opções para uma ou duas garrafas ao preço de R$
39,80, cada uma.
No
mercado nacional, além de serem encontrados em restaurantes e lojas
especializadas, a vinícola está negociando com redes de supermercados e de
distribuidores de todo o país, entre eles a Opção Distribuidora, de Fortaleza;
Supermercados Nordestão, de Natal; Vinoteca Adega de Comer, da Bahia;
Atacamax, de Pernambuco; B&A, da
Paraíba; Super Adega, do Distrito Federal; redes Zaffari e Angeloni, do
Sul do País; entre outros. “Esperamos em breve poder anunciar o nome de um
novo parceiro em âmbito nacional”, complementa Juliano.
A receita de exportações
também apresentou um excelente desempenho em 2013: mais do que triplicou,
chegando a 236%. Após
seis meses do lançamento na Copa das Confederações, o vinho FACES já está sendo
comercializado em países como a Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá e Japão,
e até o final de dezembro será também embarcado para a Finlândia, num total de
21 mil caixas exportadas. “A Lidio
Carraro sempre teve vocação para a exportação, pela qualidade e originalidade
de seus produtos, características essenciais para uma empresa se tornar
competitiva no mercado internacional”, diz Márcia Amaral, responsável pelo
departamento de Exportação da Vinícola. .
Sobre
a enóloga Monica Rossetti
O FACES foi
desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com
apenas 30 anos e 13 de experiência algumas de suas criações Premium e TOP
Premium já conquistaram muitos títulos internacionais e alcançaram
posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro
foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país
no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a
expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser
a vinícola oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para
criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento
automobilístico do Brasil.
A
vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio
Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora
em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras
vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto
Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da
França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
Mais sobre a Lidio
Carraro
A Lidio Carraro é uma
vinícola de propriedade familiar guiada por uma filosofia purista de total
respeito à terra e à mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações,
eles acreditam que os grandes vinhos não são obtidos na vinícola, mas nos
vinhedos que, neste caso, estão localizados em dois excepcionais locais no sul
do Brasil: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul. A família detém mais de 200
hectares, dos quais cerca de 42 estão em produção e devem ser ampliados ano a
ano até atingir 150 hectares.
O portifólio de
vinhos, elaborados integralmente com uvas próprias, está dividido em segmento
Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e
segmento Lidio Carraro Premium (linhas Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o
grande rol de variedades produzidas: além de Merlot, Cabernet Sauvignon,
Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir, Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas
pouco comuns no Brasil como Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e
Nebbiolo.
O conceito de
vinícola boutique subentende uma produção controlada, pequena e de altíssima
qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a busca constante
por conhecimento atualizado, um esforço compartilhado por todos os membros da
família. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura,
seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta Patrícia,
especializada em marketing, são responsáveis pela produção e comercialização
dos vinhos. Eles contam também com a enóloga Mônica Rossetti, responsável pelo projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica na
Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras de
vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade da
marca.
Lidio Carraro, o
patriarca, é descendente direto dos imigrantes italianos vindos de Breganze, no
Vêneto, em 1875. Enquanto muitos colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul
para plantar uvas e produzir vinhos, a família Carraro optou apenas pelo
cultivo, tornando-se extremamente especializada nisso. Quando assumiu o
controle dos negócios da família, Lidio se destacou como um dos líderes da
modernização do cultivo da uva no Rio Grande do Sul, mais de 40 anos atrás. Ele
iniciou uma busca obsessiva por encontrar e desenvolver os melhores vinhedos
motivado pelo interesse no resgate do que há de mais essencial em um vinho: a
expressão do terroir, ou seja, a revelação das qualidades do solo, do clima, e
do relevo de um local aliadas às decisões tomadas pelo homem.
Na década de 90,
quando Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia, seu sonho de elaborar
vinhos contagia toda a família. Em 1998, após vários estudos, Lidio converte
sete hectares no Vale dos Vinhedos para uvas da melhor qualidade e investe na
criação de sua adega.
Em 2001, a família
adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande
do Sul. A região mais tarde se tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os
vinhedos reconvertidos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá
origem aos primeiros vinhos com a marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em
2004. Pouco tempo depois, a vinícola vence uma seleção para representar o vinho
nacional nas prateleiras do Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se
o primeiro produtor brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a
Lidio Carraro começa a receber pedidos internacionais e dá início às
exportações ainda em 2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as
partes do mundo.
Acesse o site oficial
da vinícola para conhecer os vinhos, fazer compras ou agendar uma visita: www.lidiocarraro.com No passeio à bela sede da Lidio Carraro, em Bento
Gonçalves, é possível conhecer o processo de produção de vinhos e espumantes,
além de degustar os rótulos Premium e Top Premium.
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