Press releases
22/07/2013
Lidio Carraro apresenta em Curitiba o vinho licenciado oficial da COPA do Mundo da FIFA 2014
Enóloga Monica Rossetti criou o FACES tinto com 11
variedades de uvas para homenagear a escalação de uma seleção de futebol.
Evento em parceria com a Saint Germain Ecoville será nessa quarta-feira (24),
às 19h30, em Curitiba.
Chegou a vez
de Curitiba conhecer os rótulos tinto e branco do FACES, vinho licenciado
oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™. A cerimônia será nesta quarta-feira
(24 de julho), às 19h30, na Saint Germain Ecoville (avenida Pedro Viriato
Parigot de Souza, 2.780). O produtor Juliano Carraro, enólogo e Diretor
Comercial da Lidio Carraro, apresentará o projeto que esta encantando o Brasil.
Para representar o vinho brasileiro no maior
evento esportivo do mundo, a vinícola boutique instalada no Vale dos Vinhedos e
em Encruzinhada do Sul, buscou inspiração na escalação de uma seleção de
futebol para criar o tinto FACES. O rótulo traz onze variedades de uvas de
diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Já o FACES branco, faz uma
celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três uvas mais
cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico.
Gradualmente, os vinhos chegarão ao
mercado e poderão ser encontrados pelos consumidores nas lojas premium das
principais redes regionais de supermercados do país, casas especializadas, nos
melhores restaurantes e hotéis. Além destes canais de distribuição, também poderá
ser adquirido nas redes Duty Free, através do site e-commerce da Globo Marcas e
diretamente na própria vinícola. Cada garrafa tem impresso no rótulo o selo de
licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$ 39,80. O vinho já esta sendo
negociado em países que a Lidio Carraro mantém parceria na Europa, Canadá e
Estados Unidos.
SERVIÇO:
O quê: Lidio
Carraro Vinícola Boutique apresenta o FACES, vinho oficial da Copa de 2014, em
Curitiba.
Quando: 24 de julho,
quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Saint Germain
Ecoville (avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 2780)
APRESENTAÇÃO DO VINHO
LICENCIADO OFICIAL
DA COPA DO MUNDO DA FIFA
2014™
A Lidio Carraro tem o prazer de convidá-lo
para a apresentação do
Vinho Licenciado Oficial
da Copa do Mundo da FIFA 2014™com a presença
do produtor Juliano Carraro.
A apresentação do projeto e degustação dos
vinhos acontecerá no dia 24 de julho, quarta-feira, no Saint
Germain Ecoville, às 19h30.
A enóloga da Lidio Carraro buscou inspiração
na escalação de uma seleção de futebol e nas raízes da vitivinicultura no
Rio Grande do Sul para criar os dois primeiros rótulos, FACES -
branco e tinto - que irão representar o vinho brasileiro no maior
evento esportivo do mundo.
Data: 24 de julho
Horários: 19h30
Local: Saint
Germain Ecoville
End.: Avenida
Pedro Viriato Parigot de Souza, 2780
Cordialmente,
Lidio Carraro e família
Pedimos a gentileza de
confirmar a sua presença pelo telefone
51 33881935 ou pelo
e-mail neiva@neivamello.com.br
Mais sobre o vinho FACES
Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™
A produção será comercializada nas lojas premium das principais redes
regionais de supermercados, casas especializadas, restaurantes e hotéis.
Onze
jogadores em campo. Onze uvas em um vinho. Assim como a seleção brasileira de
futebol, o rótulo tinto FACES da Lidio Carraro Vinícola Boutique vai
representar o Brasil como vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo da FIFA
2014™, traduzindo o terroir nacional com a escalação de um time de uvas de
diferentes áreas vitícolas representativas das cores, aromas e sabores da nossa
terra. O resultado são 26 vinhos no corte em uma obra enológica que homenageia
os estados da federação. Já, o vinho branco FACES, é um assemblage das uvas
Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico, as três variedades brancas mais
cultivadas no Rio Grande do Sul. O lançamento do FACES ocorreu durante a Copa
das Confederações, realizada no Brasil no mês de junho. A Lidio Carraro prevê a
produção de 600 mil garrafas com os dois rótulos e, também, o vinho rosé, que
deve chegar ao mercado na metade do segundo semestre de 2013.
Com o
conceito de vinho celebração, desenvolvido pela enóloga chefe e responsável
pelo projeto técnico dos FACES, Monica Rossetti, a Lidio Carraro apresenta um
produto autêntico, vibrante e versátil que guarda, em cada garrafa, a
característica da diversidade. “O FACES é uma resposta do vinho brasileiro para
satisfazer a nova tendência mundial de consumo com identidade própria. São
vinhos de qualidade premium com a característica de perfil jovem, refrescante,
fácil de beber”, diz Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola. O primeiro
lote, de 173 mil garrafas dos vinhos tinto e branco, começa a chegar
gradualmente ao mercado e poderá ser encontrado pelos consumidores nas lojas
premium das principais redes regionais de supermercados do país, casas
especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis. Além destes canais de
distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através do site
e-commerce da Globo Marcas e diretamente da própria vinícola boutique. Cada
garrafa tem impresso no rótulo o selo de licenciamento da FIFA e o preço médio
é de R$ 39,80.
No exterior,
os compradores conheceram o vinho durante a Vinexpo 2013, realizada no mês de
junho em Bordeaux, na França. De acordo com Patrícia Carraro, diretora de
Marketing e Exportação da vinícola, muitos importadores estão interessados nos
vinhos FACES e já tem negociações em andamento com Dinamarca, Canadá, Reino
Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Japão. “Foi muito importante a FIFA
ter escolhido um vinho brasileiro. O mercado viu com ótimos olhos e isso
agregou maior confiança para o vinho do Brasil como um todo. Uma maior
participação dos vinhos do Brasil nas cartas dos restaurantes e nas lojas,
agregado a um conjunto de ações ao longo dos anos, vai gerar uma grande mudança
na participação do vinho brasileiro no mercado nacional e internacional”,
analisa Patrícia Carraro.
Merlot,
Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo,
Tempranillo, Pinot Noir, Alicante e Malbec formam a seleção de uvas do tinto
FACES. São variedades provenientes de toda a Serra Gaúcha, incluindo o Vale dos
Vinhedos que representa a tradicional área de cultivo da uva e vinho no Brasil,
e também da metade sul do estado do Rio Grande do Sul, englobando as novas e
promissoras regiões vitícolas brasileiras. As uvas selecionadas são de
diferentes nacionalidades, uma referência à forte miscigenação do povo
brasileiro, formado por imigrantes de vários países. A Lidio Carraro ousou na
busca por variedades, e na composição de parcerias com outras áreas produtoras,
além daquelas onde cultiva seus vinhedos próprios. “A proposta foi criar um
vinho representativo da viticultura brasileira, que traduza no seu conceito, no
seu método de elaboração e no seu perfil organoléptico a identidade do Brasil.
Foi um grande desafio selecionar uvas de lugares diferentes do Rio Grande do
Sul para a criação dos vinhos comemorativos da Copa. Realizamos algo inovador,
mobilizando vários parceiros em um projeto concebido especialmente para
valorizar a diversidade enológica quesimbolicamente expressa a diversidade
humana e cultural do Brasil”, explica Monica Rossetti.
No trabalho
de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o
estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de
qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a
alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre e criativo.
Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho
na taça em todo País”, brinca a enóloga.
O vinho
branco FACES busca inspiração nas raízes da vitivinicultura gaúcha para
celebrar a trajetória do setor no Brasil. Isso se traduz na escolha das uvas
Chardonnay, Moscato e Riesling trabalhadas em perfeita harmonia – um terço de
cada variedade na composição -, explorando o potencial de cada uma para a
criação de um vinho completo. “A uva Moscato confere intensidade aromática,
tornando o vinho vivo, intenso, com aroma de flores, frutas tropicais e caráter
exuberante. A Riesling é elegante, sutil e contribui com frescor e
persistência. A uva Chardonnay é a componente de equilíbrio, liga as duas
outras variedades e atribui requinte, notas frutadas ao aroma e volume em
boca”, explica Monica. Versátil para ser consumido nas mais diversas ocasiões,
com qualidade e consistência. Um vinho para comemorar a festa da Copa no Brasil
que estreou na Copa das Confederações e foi servido nas áreas fechadas dos
estádios brasileiros dos jogos, juntamente com outros rótulos do portfólio da
Lidio Carraro: Dádivas Chardonnay, Dádivas Espumante Brut, Dádivas Merlot/
Cabernet Sauvignon e o Agnus Cabernet Sauvignon.
Perfil - Monica Rossetti – enóloga
chefe e responsável pelo projeto técnico do FACES
À
frente da criação do FACES, vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014
elaborado pela Lidio Carraro Vinícola Boutique, a jovem enóloga Monica
Rossetti, 30 anos, está desenvolvendo um projeto inovador em técnica e
conceito dentro do mercado vinícola brasileiro. Natural de Bento Gonçalves, no
Rio Grande do Sul, formada em Enologia, trabalha há 13 anos na área e presta
consultoria enológica também na Itália. A experiência internacional com
colaborações técnicas em regiões italianas, como Toscana, Piemonte, Veneto,
Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e a constante atualização, com viagens
para algumas das principais áreas produtoras do mundo, como Alemanha,
Argentina, França, Chile e Espanha, contribuíram para o aprimoramento do seu
trabalho na Lidio Carraro, onde hoje coordena a nova fase de expansão da
vinícola brasileira.
A
enóloga define o desenvolvimento do vinho FACES como uma obra artística. “O
vinho foi imaginado em todas as suas nuances organolépticas para direcionar o
processo de criação”, conta Monica que, inicialmente, delineou o estilo
enológico do vinho para inspirar a condução do trabalho. Desta forma, o projeto
tem como pontos principais: ser um vinho celebração, que traduz algo
tipicamente brasileiro, com particularidades e um histórico inédito no processo
de criação, e ao mesmo tempo versátil e democrático, com características
apreciadas por um grande número de pessoas. “O projeto técnico revela um
desafio incrível: unir uvas provenientes de áreas de produção diferentes em um
único vinho que expresse um estilo bem definido e seja concebido em um tempo
delimitado”, explica Monica. Os vinhos FACES carregam a tradição da Lidio
Carraro na produção de rótulos Premium e Top Premium, a partir de rigorosos
padrões de qualidade, tecnologia e pesquisa aliados à experiência no cultivo de
uvas na Serra Gaúcha por cinco gerações da família.
Mais sobre a Lidio Carraro
A Lidio
Carraro é uma vinícola de propriedade familiar guiada por uma filosofia purista
de total respeito à terra e à mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de
cinco gerações, eles acreditam que os grandes vinhos não são obtidos na
vinícola, mas nos vinhedos que, neste caso, estão localizados em dois
excepcionais locais no sul do Brasil: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul.
A família detém mais de 200 hectares, dos quais cerca de 42 estão em produção e
devem ser ampliados ano a ano até atingir 150 hectares.
O portifólio
de vinhos, elaborados integralmente com uvas próprias, está dividido em
segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande Vindima, Singular, Elos e
Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium (linhas Agnus, Dádivas e Faces).
Chama atenção o grande rol de variedades produzidas: além de Merlot, Cabernet
Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir, Chardonnay e Moscatel, são
cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como Malbec, Tempranillo, Touriga
Nacional, Teroldego e Nebbiolo.
O conceito
de vinícola boutique subentende uma produção controlada, pequena e de altíssima
qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a busca constante
por conhecimento atualizado, um esforço compartilhado por todos os membros da
família. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura,
seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta Patrícia,
especializada em marketing, são responsáveis pela produção e comercialização
dos vinhos. Eles contam também com a enóloga Mônica Rossetti, responsável pelo
projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica na
Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras de
vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade da
marca.
Lidio
Carraro, o patriarca, é descendente direto dos imigrantes italianos vindos de
Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto muitos colonos estabeleceram-se no Rio
Grande do Sul para plantar uvas e produzir vinhos, a família Carraro optou
apenas pelo cultivo, tornando-se extremamente especializada nisso. Quando
assumiu o controle dos negócios da família, Lidio se destacou como um dos
líderes da modernização do cultivo da uva no Rio Grande do Sul, mais de 40 anos
atrás. Ele iniciou uma busca obsessiva por encontrar e desenvolver os melhores
vinhedos motivado pelo interesse no resgate do que há de mais essencial em um
vinho: a expressão do terroir, ou seja, a revelação das qualidades do solo, do
clima, e do relevo de um local aliadas às decisões tomadas pelo homem.
Na década de
90, quando Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia, seu sonho de
elaborar vinhos contagia toda a família. Em 1998, após vários estudos, Lidio
converte sete hectares no Vale dos Vinhedos para uvas da melhor qualidade e
investe na criação de sua adega.
Em 2001, a
família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio
Grande do Sul. A região mais tarde se tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os
vinhedos reconvertidos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá
origem aos primeiros vinhos com a marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em
2004. Pouco tempo depois, a vinícola vence uma seleção para representar o vinho
nacional nas prateleiras do Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se
o primeiro produtor brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a
Lidio Carraro começa a receber pedidos internacionais e dá início às
exportações ainda em 2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as
partes do mundo.
Acesse o
site oficial da vinícola para conhecer os vinhos, fazer compras ou agendar uma
visita: www.lidiocarraro.com
No passeio à bela sede da Lidio Carraro, em Bento Gonçalves, é possível
conhecer o processo de produção de vinhos e espumantes, além de degustar os
rótulos Premium e Top Premium.
Reconhecimentos da Lidio Carraro
Ø 1º
produtor brasileiro escolhido para representar o país no Duty Free dos
aeroportos internacionais.
Ø Eleito
como o vinho oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Ø Vinho
e espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico
brasileiro. Também foi o espumante do podium durante o ano de comemoração.
Ø Melhor
pontuação de vinhos brasileiros em 2011 no site da inglesa Jancis Robinson,
uma das maiores autoridades de vinhos do mundo. De uma escala de 0 à 20,
a Lídio Carraro ficou avaliada em 18.
Ø O
vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 foi eleito O Vinho
do Ano de 2012 pelo renomado site americano Snooth, .
Ø O
vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 é 1º lugar na avaliação
dos melhores Tannats do mundo pela revista alemã Weinwelt
Ø O
Lidio Carraro Elos Cabernet Sauvignon/Malbec. Conquistou 92 pontos na
revista alemã Weinwirtschaft .
Ø Primeira
Vinícola Brasileira a entrar no respeitado catálogo Le Currier Vinicole,
entre os 76 melhores vinhos do mundo”, no Canadá (2010).
Ø Vinhos
Dádivas Chardonnay e o Lidio Carraro Grande Vindima Quorum foram pontuados com
quatro estrelas (o máximo é 5) pela Decanter Magazine, uma das
principais revistas especializadas do mundo (2009).
Ø O
Lidio Carraro Grande Vindima Tannat e o Lidio Carraro Grande Vindima Cabernet
Sauvignon ganharam a maior pontuação na degustação de vinhos brasileiros e
uruguaios pela revista européia Vinum, na Suíça.
Ø Citado no Le Fígaro, na França, “no Vale dos Vinhedos, ao sul de Bento Gonçalves, as menores
vinícolas mostram o seu processo antes mesmo de ele tocar à sua porta.
Seguem as medalhas obtidas nos diferentes concursos internacionais. Porque
estes vinhos começam a brincar no tribunal do grandes... ” ...Hoje, no
Brasil, há alguns grandes grupos e pequenas vinícolas porém capazes de ter seus
vinhos no topo dos 50 melhores vinhos do mundo...” ...há os pequenos como
o Lidio Carraro recentemente descoberto por Steven Spurrier: "Vamos
surpreender o mundo" .
Ø O
primeiro vinho brasileiro a receber destaque na Decanter Magazine,
pelo famoso crítico Steven Spurrier, que se declarou impressionado com a
qualidade dos vinhos da Lidio Carraro (2005).
Ø O
Lidio Carraro Quorum foi brasileiro mais elogiado e melhor pontuado pela Revue
de Vin de France (2007)
Ø O
crítico canadense, Jean Aubry, escreve na “Le Devoir” “...como se
fosse um grand cru de Bordeaux... você está na Lidio Carraro cuja produção
merece os parabéns...”.
Ø Destaque
no “FRANKFURTER ALLGEMEINE”, um dos principais jornais da Alemanha, “Os
Carraros são reais pioneiros da vitivinicultura brasileira, eles entram em
terreno novo e fornecem vinhos tintos livres de madeira, prova maravilhosa de
qualidade de seu país vinícola”... “pela sua tecnologia de produção de vinhos
minimamente invasora, eles trazem à luz os fatos nus e crus: a fruta e nada
mais que a pura fruta”.
Ø A
Vinícola foi capa da principal revista especializada em vinhos, a PersWijn, na
Holanda.
Ø O
vinho Dádivas Merlot/Caerneut Sauvgnon foi Medalha de Ouro no Concurso de
Bruxelas em 2009.
Ø O
vinho Dádivas Chardonnay ganhou medalha no International Wine Challenge, no
Reino Unido.
Ø Cinco
estrelas (92 pontos) na avaliação do Concurso Vinavisen, na
Dinamarca.
Ø O
vinho Dádivas Chardonnay foi servido no Padock Vip do GP Brasil de Fórmula 1.
Ø Linha
Agnus Merlot é indicada como ‘Best Buy’ pelo sommelier Benjamim Fanuel do
jornal Le Quotidien , em Luxemburgo, e quatro estrelas
na avaliação da Vinforum, na Dinamarca (2010).
Ø Presente
em lojas especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis do Brasil e em 18
países, 16 da Europa, EUA e Canadá.
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