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07/05/2013
Lidio Carraro apresenta conceito do vinho oficial da Copa 2014 na Feira APAS 2013
Faces, vinho que receberá o selo oficial da FIFA, será lançado no início de junho na estreia das Confederações. Pela primeira vez, o conceito purista da vinícola boutique sai dos círculos especializados para ser conhecido pelos consumidores nas melhores redes de supermercados do país
A vinícola escolhida pela FIFA para produzir o vinho oficial da Copa do Mundo 2014, a Lidio Carraro, está participando da Feira APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, o maior encontro do setor no mundo, que acontece até quinta-feira (9) na Expo Center Norte, em São Paulo. No evento, a premiada vinícola boutique da Serra Gaúcha, vai apresentar a futuros parceiros do segmento o conceito do Faces, nome batizado pela família Carraro ao vinho que será lançado no início de junho na Copa da Confederações. Pela primeira vez, o conceito “purista”, que angariou uma lista de prêmios internacionais, poderá ser conhecido pelos consumidores nas melhores redes de supermercado do país. A Feira APAS 2013 tem como tema o “Capitalismo Consciente – Prosperar Construindo Relações de Valor” e deve receber mais de 70 mil visitantes. A expectativa é que sejam gerados R$ 5 bilhões em volume de negócios. A parceria com a FIFA vai dobrar a produção da Lidio Carraro e dará um salto fundamental na ampliação dos canais de distribuição da vinícola, dando ao torcedor a possibilidade de conhecer a marca, antes restrita a mercados mais especializados.
Mais sobre o vinho da COPA DO MUNDO
A opção da FIFA por uma vinícola boutique e não por marcas tradicionais já consagradas, demonstra a relevância do quesito diferenciação. “O vinho do Brasil está começando a ser reconhecido e a COPA do Mundo é uma oportunidade histórica imperdível para posicionar o país como um produtor de vinho de qualidade. A nossa responsabilidade é imensa, mas vem ao encontro da missão da vinícola desde o princípio: representar o melhor do vinho brasileiro”, diz Patrícia Carraro, diretora de Marketing e Exportação da marca.
Muitos reconhecimentos mostram que a Lidio Carraro está a altura do desafio. Em 2007, cinco dos seus rótulos foi o vinho oficial dos jogos Pan-Americanos e em 2010, mais uma vez, foi a escolhida para representar o vinho brasileiro no 30º aniversário da Stock Car. Durante todo o ano de comemorações as taças para brindar no podium foram servidas com espumantes da marca. Somente nos dois últimos anos, o site da Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinhos no mundo, concedeu à Lidio Carraro a maior pontuação já dada a um vinho brasileiro, e, no ano passado, o renomado site americano Snooth elegeu o Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 como o Vinho do Ano.
“A exposição global que o rótulo Faces terá para os países que exportamos na Europa, Estados Unidos e Canadá será uma grande vitrine para o vinho brasileiro. Por isso, seu conceito está fortemente vinculado à diversidade que marca a identidade brasileira e à tradução das cores, aromas e sabores do nosso país. “A proposta é desenvolver um vinho autêntico a partir de um assemblage com uvas garimpadas nos melhores terroirs, um vinhoque expressea diversidade brasileira.” comenta Monica Rossetti, enóloga responsável pela vinícola.
A premiada filosofia purista da Lidio Carraro não poderia estar mais de acordo com esse momento histórico que se aproxima no Brasil: a vinícola valoriza sobretudo a expressão natural das uvas e do solo brasileiro. Opondo-se às práticas de padronização dos grandes produtores de vinho, a marca cria produtos autênticos capazes de revelar o caráter distinto do seu local de origem. Em nome da pureza, a interferência é mantida na mínima dose através de escolhas como a substituição do processo de filtragem dos vinhos pela decantação. Pelo mesmo motivo, a marca-assinada da casa é a opção por não armazenar o vinho nos tradicionais barris de carvalho, preservando assim cada nuance do sabor das frutas. “Buscamos um vinho com identidade própria que expresse a autenticidade da uva e da sua origem”, diz Mônica.
Cada garrafa do FACES trará impresso no rótulo o selo de licenciamento da FIFA, uma credencial que deverá contribuir para dobrar as vendas no próximo ano, chegando a 500 mil garrafas. O primeiro vinho – o tinto – vai ser lançado no início de junho, já para a estréia da Copa das Confederações. O branco e o rosé também estão previstos para chegar ao mercado ainda este ano. Todos eles poderão ser encontrados pelos consumidores nos principais supermercados do país, nas lojas de vinhos e nos melhores restaurantes e hotéis. Além destes canais de distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através do site e-commerce da Globo Marcas e diretamente da própria vinícola boutique. “O projeto é inovador não apenas pela gestão técnica e pelo conceito de produção, já que vamos investir forte na ampliação da escala deste produto, como também pela gestão mercadológica, pois o produto será distribuído em canais de maior acessibilidade ao público, que a partir deste projeto poderá finalmente conhecer mais os nossos vinhos. Nosso desafio será cobrir a maior parte do Brasil para atingirmos a meta de 300 mil garrafas dos vinhos oficiais ainda neste ano de 2013”, diz Juliano Carraro, Diretor Comercial.
A busca por um produto símbolo, que orgulhe o Brasil, leva a família a ousar no emprego de novas tecnologias e técnicas tais como a implantação pioneira do recebimento das uvas por gravidade, um sistema que dispensa o uso de bombas. Outros cuidados incluem a opção por uma produção muito reduzida de uva por videira, o que resulta na maior concentração de sabor em cada fruta, e a colheita manual. Cada escolha busca à preservação da essência da uva e sua origem, em cada garrafa.
Na condição de primeira vinícola boutique do país, a Lidio Carraro somente lança rótulos Premium e TOP Premium, em tiragens limitadas, uma postura que tem lhe rendido inúmeros reconhecimentos na Europa e nos Estados Unidos. A casa se beneficia dos segredos de uma família que se dedica ao cultivo da uva há cinco gerações na mais tradicional região vitivinicultora do Brasil, a Serra Gaúcha.
Nos últimos anos, a marca tem elevado o padrão do vinho nacional, surpreendendo os paladares em muitas partes do mundo com o potencial da uva brasileira. Por meio de extensas pesquisas, a vinícola não apenas dribla as dificuldades atribuídas ao cultivo da uva no Brasil, mas descobre a vocação de novas variedades em um trabalho de compreensão e interpretação do solo.
Mais sobre a Lidio Carraro
A Lidio Carraro é uma vinícola de propriedade familiar guiada por uma filosofia purista de total respeito à terra e à mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, eles acreditam que os grandes vinhos não são obtidos na vinícola, mas nos vinhedos que, neste caso, estão localizados em dois excepcionais locais no sul do Brasil: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul. A família detém mais de 200 hectares, dos quais cerca de 42 estão em produção e devem ser ampliados ano a ano até atingir 150 hectares.
O portifólio de vinhos, elaborados integralmente com uvas próprias, está dividido em segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium (linhas Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o grande rol de variedades produzidas: além de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir, Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e Nebbiolo.
O conceito de vinícola boutique subentende uma produção controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a busca constante por conhecimento atualizado, um esforço compartilhado por todos os membros da família. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura, seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis pela produção e comercialização dos vinhos. Eles contam também com a enóloga Mônica Rossetti, responsável pelo projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica na Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras de vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade da marca.
Lidio Carraro, o patriarca, é descendente direto dos imigrantes italianos vindos de Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto muitos colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul para plantar uvas e produzir vinhos, a família Carraro optou apenas pelo cultivo, tornando-se extremamente especializada nisso. Quando assumiu o controle dos negócios da família, Lidio se destacou como um dos líderes da modernização do cultivo da uva no Rio Grande do Sul, mais de 40 anos atrás. Ele iniciou uma busca obsessiva por encontrar e desenvolver os melhores vinhedos motivado pelo interesse no resgate do que há de mais essencial em um vinho: a expressão do terroir, ou seja, a revelação das qualidades do solo, do clima, e do relevo de um local aliadas às decisões tomadas pelo homem.
Na década de 90, quando Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia, seu sonho de elaborar vinhos contagia toda a família. Em 1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos para uvas da melhor qualidade e investe na criação de sua adega.
Em 2001, a família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais tarde se tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os vinhedos reconvertidos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos com a marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a vinícola vence uma seleção para representar o vinho nacional nas prateleiras do Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em 2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.
Acesse o site oficial da vinícola para conhecer os vinhos, fazer compras ou agendar uma visita: www.lidiocarraro.com No passeio à bela sede da Lidio Carraro, em Bento Gonçalves, é possível conhecer o processo de produção de vinhos e espumantes, além de degustar os rótulos Premium e Top Premium.
Reconhecimentos da Lidio Carraro
- 1º produtor brasileiro escolhido para representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais.
- Eleito como o vinho oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
- Vinho e espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico brasileiro. Também foi o espumante do podium durante o ano de comemoração.
- Melhor pontuação de vinhos brasileiros em 2011 no site da inglesa Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinhos do mundo. De uma escala de 0 à 20, a Lídio Carraro ficou avaliada em 18.
- O vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 foi eleito O Vinho do Ano de 2012 pelo renomado site americano Snooth, .
- O vinho Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 é 1º lugar na avaliação dos melhores Tannats do mundo pela revista alemã Weinwelt
- O Lidio Carraro Elos Cabernet Sauvignon/Malbec. Conquistou 92 pontos na revista alemã Weinwirtschaft .
- Primeira Vinícola Brasileira a entrar no respeitado catálogo Le Currier Vinicole, entre os 76 melhores vinhos do mundo”, no Canadá (2010).
- Vinhos Dádivas Chardonnay e o Lidio Carraro Grande Vindima Quorum foram pontuados com quatro estrelas (o máximo é 5) pela Decanter Magazine, uma das principais revistas especializadas do mundo (2009)
- O Lidio Carraro Grande Vindima Tannat e o Lidio Carraro Grande Vindima Cabernet Sauvignon ganharam a maior pontuação na degustação de vinhos brasileiros e uruguaios pela revista européia Vinum, na Suíça.
- Citado no Le Fígaro, na França, “no Vale dos Vinhedos, ao sul de Bento Gonçalves, as menores vinícolas mostram o seu processo antes mesmo de ele tocar à sua porta. Seguem as medalhas obtidas nos diferentes concursos internacionais. Porque estes vinhos começam a brincar no tribunal do grandes... ” ...Hoje, no Brasil, há alguns grandes grupos e pequenas vinícolas porém capazes de ter seus vinhos no topo dos 50 melhores vinhos do mundo...” ...há os pequenos como o Lidio Carraro recentemente descoberto por Steven Spurrier: "Vamos surpreender o mundo" .
- O primeiro vinho brasileiro a receber destaque na Decanter Magazine, pelo famoso crítico Steven Spurrier, que se declarou impressionado com a qualidade dos vinhos da Lidio Carraro (2005).
- O Lidio Carraro Quorum foi brasileiro mais elogiado e melhor pontuado pela Revue de Vin de France (2007)
- O crítico canadense, Jean Aubry, escreve na “Le Devoir” “...como se fosse um grand cru de Bordeaux... você está na Lidio Carraro cuja produção merece os parabéns...”.
- Destaque no “FRANKFURTER ALLGEMEINE”, um dos principais jornais da Alemanha, “Os Carraros são reais pioneiros da vitivinicultura brasileira, eles entram em terreno novo e fornecem vinhos tintos livres de madeira, prova maravilhosa de qualidade de seu país vinícola”... “pela sua tecnologia de produção de vinhos minimamente invasora, eles trazem à luz os fatos nus e crus: a fruta e nada mais que a pura fruta”.
- A Vinícola foi capa da principal revista especializada em vinhos, a PersWijn, na Holanda.
- O vinho Dádivas Merlot/Caerneut Sauvgnon foi Medalha de Ouro no Concurso de Bruxelas em 2009.
- O vinho Dádivas Chardonnay ganhou medalha no International Wine Challenge, no Reino Unido.
- Cinco estrelas (92 pontos) na avaliação do Concurso Vinavisen, na Dinamarca.
- O vinho Dádivas Chardonnay foi servido no Padock Vip do GP Brasil de Fórmula 1.
- Linha Agnus Merlot é indicada como ‘Best Buy’ pelo sommelier Benjamim Fanuel do jornal Le Quotidien , em Luxemburgo, e quatro estrelas na avaliação da Vinforum, na Dinamarca (2010).
- Presente em lojas especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis do Brasil e em 18 países, 16 da Europa, EUA e Canadá.
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