Press releases
17/12/2015
Delmar Gentil apresenta Balanço da gestão 2013/2015 na posse da nova diretoria do SINAPRO-RS
Fernando Silveira, da Integrada, assume a presidência
do Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul
A
nova diretoria do SINAPRO-RS tomou posse hoje (17), às 12h30min, em Porto
Alegre. Na cerimônia, Delmar Gentil, atual presidente, prestou homenagens a
dois publicitários gaúchos: João Firme e Lairson Kunzler. “João Firme é um
grande construtor da história da Propaganda. Fundou há 37 anos o primeiro
sindicato de agências de propaganda no Brasil, que é o nosso SINAPRO-RS”,
diz. Ao entregar a placa à Moema Kunzler, esposa de Lairson, publicitário
da Paim Comunicação morto em um assalto em 2014, Delmar Gentil destacou a
permanente disponibilidade de Lairson em contribuir. “Era um parceiro
incansável nas causas da indústria da Comunicação. Uma pessoa que construía,
generoso”, completou.
Entre
as atividades do Balanço de três anos de gestão, Delmar destacou a realização
de 80 projetos, o saneamento financeiro da entidade, a duplicação da
receita e o aumento de 44% do número de associados. “O que eu entendo que
mais marcou esta gestão e que mais vai gerar parcerias e evolução para o nosso
mercado é a UNIÃO que conquistamos com as outras entidades do setor, em âmbito
local e nacional. “Desde o início, eu e a minha diretoria
trabalhamos muito para construir UNIÃO e DIÁLOGO com as entidades,
com as agências, com o sindicato dos funcionários, com as prefeituras, com os
orgãos públicos”. Como resultado desta postura, foi regularizado,
no período, 85 licitações de acordo com a Lei 12.232, garantindo a
participação de qualquer porte de agência nas concorrências, independente
do seu tamanho. Essas licitações geraram cerca de R$ 300 milhões em
investimentos no mercado da Comunicação. Na qualificação dos serviços, Delmar
destacou a implantação de assessoria Jurídica para prestar apoio nas áreas
trabalhista, tributária e em licitações e as Ações Coletivas realizadas junto
ao Governo Federal para reduzir e recuperar impostos.
Outro
destaque do trabalho desenvolvido pela atual diretoria formada por Alexandre
Skowronsky, da Global, Ligia Lirio, da Martins + Andrade, Alexandre
Silva, da Competence, e Fernando Silveira, da Integrada, foi a
instalação de uma nova sede para o SINAPRO-RS, “com estrutura completa para ser
a Casa das Agências e do mercado da Comunicação”, argumentou orgulhoso, e o
Programa Super Estágio, projeto pioneiro no País, lançado em parceria com a
ESPM Sul em novembro. Neste projeto, o Sindicato gaúcho foi o primeiro a atuar
como agente integrador de estudantes para desenvolver novos líderes dentro das
agências.
Em
2014, o SINAPRO-RS movimentou o mercado da propaganda com a campanha lançou “Agência
Forte, parceiro estratégico. Tenha uma agência forte ao seu lado. Sempre”, ao
lado da ARP e da ABAP RS. “Destaco também a equilibrada
negociação de dissídio realizada neste ano quando nos empenhamos em manter uma
relação de trabalho favorável ao desenvolvimento do mercado, tanto para os
empresários quanto para os empregados diante do cenário atual da nossa economia
e a pesquisa de Opinião sobre o SINAPRO para ouvir sócios, ex-sócios, não
sócios e outros públicos, envolvendo veículos, governo, entidades parceiras,
grupos parceiros e clientes”, completa.
Na
passagem de cargo para Fernando Silveira, da Integrada, Delmar anunciou a
mudança de estatuto e a implantação de um projeto de Governança na entidade.
“Estamos com a casa pronta. Fernando está extremamente alinhado com tudo
o que estamos fazendo e ele representa um movimento que sempre
defendemos, que é trazer as pequenas e médias agências do Estado para o
convívio e debate de temas de interesse de todos nós”.
No
final do seu pronunciamento Delmar destacou: “Nesses 3 anos de muito
trabalho para reerguer o SINAPRO-RS, o que entendo que marcou esta gestão
e que mais vai gerar parcerias e evolução para o nosso mercado é a UNIÃO
que conquistamos com entidades do setor. Já falamos na geração do Conhecimento,
da Tecnologia e outros. A palavra-chave deste nosso tempo, agora, é
COMPARTILHAR, CONTRIBUIR e CUIDAR. Cuidar dos nossos clientes, das nossas
equipes, dos nossos fornecedores, dos nossos amigos, da nossa família. Assim a
nossa vida e os nossos negócios terão caminhos mais mais fáceis de
navegar. Isso vale também para o BRASIL, que neste momento está vivendo
um choque de confrontos, de dificuldades econômicas, mas também de mais coragem
e transparência. Vamos em frente e juntos”, concluiu.
Após
a apresentação, Cesar Paim entregou, em nome do mercado da Propaganda,
uma placa em agradecimento ao trabalho de reconstrução do Sindicato liderado
por Gentil.
O evento de posse da nova diretoria do
Sinapro-RS encerrou com a palavra do novo presidente, Fernando Oliveira, da
Integrada:
“A partir de agora, vamos aproveitar toda a
base construída na última gestão e renovando a determinação para manter as
conquistas e vencer os novos desafios. Aliás, neste dinâmico mercado que
estamos vivendo, novos desafios serão uma constante.
Junto com essa diretoria incrível e com apoio
de toda a equipe do SINAPRO/RS, vamos seguir com a AGENDA INTEGRADA com as
entidades, vamos continuar ativos junto à FENAPRO e ao CENP, bem como
pretendemos valorizar ainda mais as ideias que surgem através dos bem
organizados grupos locais. Para tanto, ainda no início de 2016, vamos definir
os papéis de cada diretor, estabelecendo ASSUNTOS e delegando funções para
sejamos participativos e ágeis.
Espero, sinceramente, o apoio, em primeiro
lugar, dos associados, causa prioritária da existência do SINAPRO, mas também
de todas as entidades, dos grupos, dos veículos de comunicação e dos
fornecedores. Somos, todos, complementares e precisamos, estar juntos na defesa
de um mercado publicitário ético, valorizado e transformador.
Dizem que 2016 será um ano muito difícil.
Sim, mas qual deles foi fácil? Se em algum momento foi simples empreender neste
mercado, sinceramente, não vivi. Portanto, sabendo que 2016 será ainda mais
difícil, vamos encarar com o nível de expectativa que merece, mas também com os
níveis de ÂNIMO, DETERMINAÇÃO e PERSEVERANÇA mais altos que já tivemos. Vamos
abusar da CORAGEM! Obrigado pela presença de todos e vamos à luta”.
FERNANDO
SILVEIRA
Formado
em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda pela PUC-RS,
Pós-Graduado em Gestão Empresarial (MBA) e Gestão de Projetos (MBA) pela
Fundação Getulio Vargas. Atua há mais de 20 anos no mercado
publicitário, tendo iniciado sua carreira como redator na Martins &
Andrade, oriundo do Projeto Publicitário de Futuro. Depois da Martins, ainda
como criativo, atuou na extinta Símbolo Comunicação e, entre 1996 e 2000, foi
para Florianópolis (SC) onde passou pela Artplan Sul (Prime DBB), WG (atual
OneWG) e Quadra Comunicação. Ainda em 2000, retornou ao RS para fundar a
Integrada Comunicação Total, onde é sócio majoritário e atua como diretor
geral, com dedicação especial aos setores de Planejamento e Novos Negócios.
Diretoria 2016/2018
Presidente: Fernando Silveira (Integrada Comunicação Total)
Vice-Presidente: Delmar Gentil (Sistema Dez)
Diretora Financeira: Ligia Lyrio (Martins+Andrade)
Secretário-Geral: Arthur Bender (Selling)
Conselho Fiscal
Alberto Freitas (Matriz)
Alexandre Silva (Competence)
Alexandre Skowronsky
(Global)
Juliano Brenner Hennemann
(SPR)
Liana Bazanela (DeBRITO)
Miguel De Luca (Escala)
Relacionado a SINAPRO-RS:
21/09/2017
Cases premiados e insights sobre o principal evento da publicidade mundial irão fazer parte do Happy Hour com Juliano Brenner Hennemann.
18/09/2017
Advogado do Sinapro/RS, Luciano Benetti, irá esclarecer dúvidas e apresentar como as alterações na lei irá atingir o setor.