Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

14/07/2014

Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio chega a Teutônia

Concorrido encontro promovido pelo I-UMA estimula o debate sobre o setor para produtores e lideranças do setor no Vale do Taquari, no dia 22 de julho, das 13h30 às 17 horas, na Associação Pró-Desenvolvimento Languiru. O presidente do I-UMA, José Américo da Silva, e o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, serão anfitriões de um seleto grupo de palestrantes, que irão conversar com o público sobre crédito agrícola, tecnologias sustentáveis e desafios de gestão.

AGRONEGÓCIO EM ALTA - O agronegócio alimenta a economia nacional e dita a colocação do Brasil no exterior em mais de uma década, assegurando superávits na balança comercial – foram US$ 2,653 bilhões em 2013. Matemática que não para por aí. A expansão – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano deverá ser de 192,5 milhões de toneladas, incremento de 2,3% em relação a do ano passado – é muito mais do que volumes. Grãos, carne, leite, enfim a produção agrícola e pecuária passou a agregar valor à cadeia, da biotecnologia ao desenvolvimento de equipamentos com tecnologia de ponta. Mas esta interatividade depende de conhecimento, proposta central do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio que o Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA) está levando para diversos polos produtivos do Estado. No dia 22 de julho, das 13h30 às 17 horas, na Associação Pró-Desenvolvimento Languiru, apoiadora do encontro, será o momento do município de Teutônia, um dos promissores do Vale do Taquari. As vagas são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.agrocircuito.com.br.

Durante o encontro, especialistas falarão sobre crédito agrícola, tecnologias sustentáveis e desafios de gestão. A sucessão familiar, por exemplo, é um dos assuntos que vem chamando a atenção. Hoje, 96% dos negócios da agricultura são familiares, 70% quebram na 2ª geração e apenas 15% conseguem mudar para as mãos da 3ª geração. “A carência de conhecimento é fato. Nossa missão é atender a necessidade de temas provocados nas relações do agronegócio. Com a organização da produção e sua cadeia se chega à agregação de valor”, disse o economista José Américo da Silva, presidente do I-UMA, conceituado no Brasil como uma “fábrica de conteúdos”. As palestras, com inscrições gratuitas, são destinadas a produtores rurais, lideranças comunitárias e empresariais, cooperativas e entidades ligadas ao setor.

INOVAÇÃO - Outro tema relevante é a importância da inovação, que avançou fronteiras agrícolas. Basta olhar a agricultura de precisão, o cultivo protegido de hortifrutigranjeiros e a automação da avicultura, da suinocultura e da pecuária leiteira, por exemplo. “A evolução da tecnologia é fator determinante na produtividade. Hoje, as áreas de cultivo não apresentam  grande variação, mesmo assim os produtores, principalmente os gaúchos, conseguem elevar o rendimento médio do produto por meio da inovação, da melhoria das técnicas de plantio, dos tratos culturais”, afirmou José Américo. Desempenho sustentado em números: em 12 anos, enquanto a produção agrícola aumentou 97,5%, a área plantada cresceu apenas 43%. E segundo dados divulgados pelo IBGE, nesta semana, área a ser colhida em 2014 chegará a 56,3 milhões de hectares, crescimento de 6,6%.

Conforme o presidente do I-UMA, estes são alguns dos temas instigantes abordados no Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, já realizado em Dom Pedrito, Bento Gonçalves e Cruz Alta, sendo o próximo no mês de setembro em Não-Me-Toque. “Inclusive, já despertamos a atenção de outras sete regiões do Estado e até mesmo nacional. Vamos construir um novo calendário de encontros para atender, pelo menos parte, desses polos produtivos ainda neste ano.”

Para o prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, o evento é de extrema importância. “Nos sentimos honrados com a escolha de Teutônia, um município que é líder no Vale do Taquari em valor adicionado de ICMS gerado pelo setor primário. A agricultura representa 20% de nossa economia de forma direta, além da participação de forma indireta através da indústria de transformação. Ficamos na expectativa de que o evento venha a oferecer ferramentas para os produtores inovarem e terem uma gestão mais eficiente em suas propriedades”, afirmou. A etapa Teutônia conta com o apoio da Languiru, que apresentará sua experiência em gestão e inovação baseada no cooperativismo, o que a tornou uma referência em produção nos setores de suínos, aves, laticínios, rações, embutidos e varejo.

APOIO E PATROCINADORES - A etapa de Teutônia está sendo recebida com o apoio da Languiru, que apresentará sua experiência em gestão e inovação baseada no cooperativismo, o que a tornou uma referência em produção nos setores de suínos, aves, laticínios, rações, embutidos e varejo. A iniciativa do I-UMA também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul), do SESCOOP-RS, do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) e de parceiros locais em cada uma das etapas do circuito, como CCGL, COOPEG, Cotrijal, Vinícola Guatambu Estância do Vinho, Ibravin, Languiru, Produfort e Simbiose. O evento conquistou a assinatura de importantes patrocinadores como o Banco do Brasil, BSBios, Celulose Riograndense, Farsul, Senar, Sebrae, Icatu Seguros, Kepler Weber, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do RS, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa.

Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio

  Teutônia

Ø  Desafios da Gestão e da Eficiência Produtiva

Palestrante: Flavio Cazarolli, Consultor com larga experiência em Gestão Estratégica e Gestão Financeira, há mais de 20 anos trabalhando nestas áreas.

Ø  Segurança Alimentar e as Tecnologias Sustentáveis: Desafios e Oportunidades

Palestrante: Clênio Nailto Pillon, Doutor em Ciência do Solo pela UFRGS e Chefe Geral da EMBRAPA Clima Temperado.

Ø  O Seguro de Vida como Agente de Estabilização Econômica e Continuidade do Patrimônio

Palestrante: Sérgio Rangel, Mestre em Economia, com concentração em Controladoria, Consultor e Professor de Ciências Atuariais da UFRGS

Ø  A Importância do Crédito Agrícola para o Desenvolvimento do Setor Agropecuário Brasileiro

Palestrante: Francisco Signor, Superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Ø  Apresentação Institucional Cooperativa Languiru

Palestrante: Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru

SERVIÇO

O quê: Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio – Etapa Teutônia

Quando: 22 de julho, das 13h30 às 17 horas

Onde:  Associação Pró-Desenvolvimento Languiru (XXXXX)

Inscrições: São limitadase podem ser feitas pelo site www.agrocircuito.com.br

Mais informações: (51) 3224.6111, ou e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br

Mais sobre o I-UMA

O I-UMA, Instituto Universal de Marketing em Agribusiness, com sede em Porto Alegre (RS), é focado na capacitação, cultura e pesquisa de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio. O nosso objetivo é qualificar produtores rurais, profissionais e instituições através da educação especializada nos mercados do agronegócio.


Relacionado a I-UMA:

22/08/2017

“Produzir mais e com melhor aproveitamento de recursos”

Agroseminário Brasília promovido pelo I-UMA reúne em um talk show no dia 5 de setembro, 13h30min às 16h30min,

11/06/2017

Emater/RS recebe o 14º Agrimark Brasil

Estão abertas as inscrições para o encontro criado pelo I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio) que reunirá em Porto Alegre oito repre

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos