Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

12/03/2014

Anunciantes e agências debateram O Futuro da Comunicação na Era da Sociedade do Conhecimento durante o 1º ENAA

Encontro Nacional de Anunciantes e Agências, reuniu cerca de 800 pessoas na tarde desta quinta-feira (12), no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O evento, inédito no País, é uma iniciativa da ABA, Fenapro e Sinapro-RS.

Cerca de 800 estudantes e profissionais da comunicação lotaram o Centro de Eventos do BarraShoppingSul, na tarde desta quinta-feira (12), para debater O Futuro da Comunicação na Era da Sociedade do Conhecimento, durante o 1º Encontro Nacional de Anunciantes e Agências. A iniciativa da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), da Federação das Agências de Propaganda (Fenapro) e do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), se propôs a reunir os setores, pela primeira vez no País, para discutir temas que têm reflexo em todos os mercados e na cadeia produtiva que envolve anunciantes, agências, veículos e provedores especializados.

Homenagem a Lair Kunzler marca abertura do 1º ENAA

O Presidente do Sinapro-RS, Delmar Gentil, abriu o 1º ENAA falando que o evento é a concretização de mais um dos compromisso assumidos pela atual diretoria do Sindicato, de trabalhar em conjunto com as demais entidades do setor para promover o crescimento conjunto do mercado. “Estamos juntos para fortalecer a indústria da comunicação de marketing. Este encontro é mais uma iniciativa nesta direção. E a união de esforços entre nossas entidades, com intenso apoio do mercado, já vem rendendo frutos. Um ótimo exemplo é a campanha “Agência forte, parceiro estratégico”. A partir de um trabalho coletivo do Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul, nasceu o posicionamento “Tenha uma agência forte ao seu lado. Sempre”. A campanha, que – digo com orgulho – foi criada pela DEZ, é um sucesso e reflete muito bem este momento”.

Durante o seu discurso, o Presidente também prestou uma homenagem a Lairson Kunzler, publicitário morto durante assalto em Porto Alegre, no dia 24 de fevereiro, que atuou na diretoria executiva do Sinapro-RS e teve importante participação no realização do evento. “O Lairson, tinha a sua marca, uma identidade genuína e muito clara para todo mundo. Sempre gentil, generoso e, acima de tudo, sempre à disposição – uma expressão que ele gostava muito de usar. Mais uma vez deixo um grande abraço a sua família e a todos que conviveram com ele. E tomo a liberdade de dedicar ao grande Lairson o sucesso deste primeiro ENAA”. Também falaram ao público Glaucio Binder, presidente da Fenapro, Rafael Sampaio, Vice-Presidente Executivo da ABA, e Alexandre Skowronsky, Vice-Presidente da Fenapro na Região Sul e Vice-Presidente do Sinapro-RS.

“O que separa vencedores de perdedores é a capacidade de alavancar big data”

Na primeira palestra da tarde, a Diretora da Effect Brands New York, Marie Chan, apresentou os resultados do estudo Marketing 2020, realizado com 250 dos mais importantes CMOs globais e das respostas de 10 mil profissionais distribuídos em mais de 90 países. A executiva ressaltou que um dos grandes segredos do marketing atual é conhecer bem o cliente. “O que separa vencedores de perdedores é a capacidade de alavancar big data e trabalhar com dados”. Além disso, também afirmou que “é preciso ter muitos insights, posicionamento de propósito, equipes inspiradoras, com focos definidos e habilidades necessárias”. Com mais de 15 anos de experiência em estratégias e ações de marketing locais e globais, Marie alertou para a necessidade de repensar o papel do setor e daqueles que trabalham na área. “O marketing é importante demais para ser deixado só para os profissionais de marketing. Ele precisa envolver toda a organização, precisa ser a influência e a tomada de decisões, trabalhando junto com os CEOs”. Ao término da palestra, Mauro Dorfman, Presidente da DEZ Comunicação, Rafael Sampaio, Vice-Presidente da ABA, e Daniel Skowronsky, sócio-fundador da GlobalComm, debateram o tema apresentado.

Desafio: antecipar tendências

O Gerente de Novas Tecnologias da IBM Brasil, Cezar Taurion, deu seguimento ao evento com a palestra A tecnologia transforma a vida das pessoas e das empresas e o big data revoluciona o marketing. Com base em estudos efetuados pela organização, o especialista apontou que os grandes desafios do novo executivo de mercado é tentar antecipar tendências, antever desejos e adiantar movimentos de mercado. “Na medida em que o tempo evolui, os conceitos fluidos mudam. Não podemos julgar o passado à luz do presente, nem podemos imaginar que os conceitos do passado serão os mesmos de hoje.” Ele ainda destacou a grande presença brasileira nas redes sociais - o Brasil é o segundo país em número de usuários no Facebook e Twitter -, e a dependência das pessoas em utilizar sites de busca, o chamado googlar.

O salto nos índices de informações digitalizadas também foi citado por Taurion. “Um Zettabytes é o que geramos em dados todo ano. Não sabe o que é? Joga no Google”, brincou. O executivo da IBM Brasil citou as redes sociais e outras ferramentas que possibilitam ao público contribuir para o abastecimento da rede. “Internet é hoje um verdadeiro depositor. Se antigamente tínhamos informações restritas, hoje temos uma overdose.” Debateram sobre os assuntos levantados na palestra Alfredo Fedrizzi, sócio-diretor da Escala, e Fábio Bernardi, presidente da ARP e sócio da Morya.

A mídia tradicional não vai morrer

Para encerrar o 1º ENAA, o sócio da KPMG, Sebastian Soares, subiu ao palco para falar sobre A Ascensão do Consumidor Digital Multitarefa, Multitela e Multimídia. Ele iniciou a palestra com uma provocação ao público presente: “Levanta a mão quem acredita que as mídias tradicionais vão morrer”. Na avaliação do executivo, a resposta é não. A conclusão está ancorada na pesquisa realizada pela organização, que reuniu dados de seis mercados, entre países considerados emergentes e desenvolvidos. Foram ouvidos 9 mil consumidores, com idades acima de 16 anos, o que possibilitou avaliar a relação de diferentes gerações com as mídias. “Os dados levantados mostram que a mídia tradicional coexiste com a digital”, afirmou Sebastian. Segundo ele, as pessoas leem notícias no tablet e no jornal, ouvem rádio em aplicativos de celular, e assistem a conteúdo na TV e no smartphone.

Para Sebastian, o principal desafio das marcas e agências neste momento está em definir estratégia que atinjam tanto o público que se mantém mais ligado à mídia tradicional quanto o que se relaciona melhor com a mídia multitela. “É preciso aceitar essa nova realidade, envolver o mundo digital nos seus negócios, apostar no consumidor multimídia e multitarefa. Embora a mídia tradicional tenha capacidade de gerar receita, não se pode esquecer o consumidor multitela”, pontuou. “É preciso trazer valor à informação online da mesma forma que trazem para o conteúdo off-line”, concluiu. Quem repercutiu o tema do palestrante foi Cesar Paim, Vice-Presidente da Fenapro e sócio-fundador da Paim Comunicação, Rosa Estrela, Presidente do Sinapro-SC e sócia da Fórmula Comunicação, e Airton Rocha, sócio da Martins + Andrade.

Guia da Melhor Prática para Seleção de Agências de Propaganda e Comunicação

O Encontro Nacional de Anunciantes e Agências foi encerrado com o relançamento, atualizado, do Guia da Melhor Prática para Seleção de Agências de Propaganda e Comunicação, chancelado pela ABA e pela Fenapro, e distribuída aos participantes do evento. Com mais de seis décadas, o documento, que teve sua primeira versão na Inglaterra, foi atualizado pela ABA. "Fizemos poucas alterações, o que mostra o quanto o documento é sólido", ressaltou Rafael Sampaio, Vice-Presidente Executivo da ABA. O Presidente do Sinapro-RS, Delmar Gentil finalizou agradecendo a contribuição do público para o sucesso do 1º ENAA.


Relacionado a SINAPRO-RS:

21/09/2017

Sinapro traz o CannesLions 2017 ao “Talk Beer” do dia 27 (quarta-feira)

Cases premiados e insights sobre o principal evento da publicidade mundial irão fazer parte do Happy Hour com Juliano Brenner Hennemann.

18/09/2017

Amanhã (terça-feira), Sinapro/RS mostra como a reforma trabalhista irá impactar a publicidade e propaganda

Advogado do Sinapro/RS, Luciano Benetti, irá esclarecer dúvidas e apresentar como as alterações na lei irá atingir o setor.

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos