Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Mídia

04/09/2013 Jornal Zero Hora

Xico, Vasco e Iberê - Fundação Iberê Camargo inaugura duas exposições


Pela primeira vez desde a abertura em 2008, a Fundação Iberê Camargo (FIC) apresenta uma exposição do artista que lhe dá nome junto a dois pares de geração, igualmente fundamentais para a arte moderna gaúcha.

O Ponto de Convergência, que será aberta nesta quinta-feira e recebe o público a partir de sexta-feira, reúne obras de Xico Stockinger, Vasco Prado e Iberê Camargo. Ao mesmo tempo, a instituição inaugura a mostra Alfabeto Infinito, com trabalhos dos artistas caxienses Angela Detanico e Rafael Lain.

No quarto andar, como mostra a foto acima, as pinturas Tudo te É Falso e Inútil V e No Vento e na Terra, de Iberê (1914 – 1994), estão diante de esculturas da série de bronzeGabirus, de Xico (1919 – 2009). Próximo dali, o curador Agnaldo Farias posicionouAcrólito, escultura de Vasco (1914 – 1998) em madeira e bronze:

– Acrólito é um ponto forte. Uma obra incomum e de muita qualidade. E é o mais estranho, enigmático e perturbador trabalho da exposição.

Crítico de arte, professor da Universidade de São Paulo (USP) e curador da Bienal de São Paulo de 2010, Farias conta que procurou apresentar obras criadas pelos três a partir dos anos 1980, momento em que Iberê deixa o Rio e retorna a Porto Alegre. Foi nesse período que o artista iniciou sua consagrada e derradeira fase, voltada à figura humana, e manteve convívio mais próximo com Xico e Vasco.

>> Exposição apresenta obras de Angela Detanico e Rafael Lain

Os três eram amigos – Iberê e Vasco dividiram ateliê – e compartilhavam certa visão na abordagem artística moderna, especialmente no tratamento dado à condição humana, seja em sua dimensão existencial ou social. Iberê pintando, Xico e Vasco esculpindo, ainda que todos desenhassem e fizessem gravura.

– Aproximando as obras dos três, vi um possível ponto em comum, no que diz respeito à discussão do homem, algo que cada um dos três trata em diferentes aspectos – diz Farias.

No caso de Xico, o curador preferiu desviar as célebres esculturas dos guerreiros e cavaleiros com troncos de árvores e peças de ferro para destacar seus Gabirus. Viu nessas figuras expressivas e impactantes, inspiradas na miséria do Nordeste, uma relação com a temática social desenvolvida por Graciliano Ramos em livros como São Bernardo. Farias também incluiu em sua seleção de Xico as grandes esculturas de bronze da série Magrinhas:

– Me interessou a coisa de denúncia dos Gabirus e o fato de o Xico ter sido um homem ativo do ponto de vista político, com posicionamentos fortes.

Em relação a Vasco, o curador também não ressaltou sua produção mais emblemática, as figuras gaúchas e os temas regionais. Além de Acrólito, o artista é contemplado com esculturas de figuras femininas em terracota e bronze de pequenas dimensões:

– A produção de Vasco mostra certa relação com a escultura do passado. É uma obra de muita qualidade que merece ser melhor vista.

Outro destaque de O Ponto de Convergência é a reunião de retratos que Xico, Vasco e Iberê fizeram deles mesmos em pintura, escultura e desenho.

Xico, Vasco e Iberê – O Ponto de Convergência> Abertura quinta-feira, às 19h (para convidados). Visitação a partir de sexta-feira, de terça a domingo, das 12h às 19h, e quinta, das 12h às 21h. Até 17 de novembro. Entrada gratuita.
> Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2.000), em Porto Alegre. Fone (51) 3247-8000.
> A exposição: apresenta esculturas de Xico Stockinger e Vasco Prado, ao lado de pinturas de Iberê Camargo produzidas a partir dos anos 1980. A seleção também reúne desenhos, guaches e retratos dos artistas.

Fundação Iberê Camargo



Relacionado a Fundação Iberê Camargo:

11/01/2016 Globo News - Programa Em Pauta

Exposição Iberê Camargo: um trágico nos trópicos chega ao CCBB Brasília

Exposição traz pinturas, desenhos, gravuras e matrizes exibidas de 14 de novembro a 11 janeiro

14/11/2015 Jornal Correio Braziliens - Capa do Caderno de Cultura

CCBB Brasília recebe exposição Iberê Camargo: um trágico nos trópicos

Retrospectiva apresenta 134 obras selecionadas pelo curador Luiz Camillo Osório que contemplam a produção do artista a partir da década de 1950 até seus últimos trabalhos

Últimas publicações

01/11/2019

Globo

Exposição fotográfica promove reflexões entre alunos de escolas públicas do ES

Eles foram desafiados a registrar as suas próprias histórias e desses registros fotográficos nasceu a exposição

ONG Parceiros Voluntários

14/10/2019

Coletiva.Net

Feevale tem novo posicionamento: Inovação para transformar o mundo

No ano em que completa meio séc. de história, a Universidade Feevale apresenta seu novo posicionamento. A campanha 'Inovar é humano' foi desenvolvida pela agência Global.

Agência Global

07/07/2019

Revista Voto

O ser humano como propósito

Imagine se toda a população de Hong Kong ou do Paraguai fosse atendida pela Parceiros Voluntários. Pois esse é o tamanho do benefício prestado pela entidade.

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos