Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Mídia

07/06/2013 Jornal do Comércio

Tecnologia muda ambiente dos negócios publicitários.


Curtir, compartilhar, twittar e dar check-in. Essas são algumas das expressões que se tornaram corriqueiras no dia a dia dos aficionados por tecnologia. Mas, paralelamente, elas se transformaram em uma espécie de mantra na publicidade e propaganda. Em meio à batalha de marcas para fisgar o consumidor, os termos estão capitaneando uma espécie de revolução no modo de trabalho e no ambiente de negócios do setor. Essa é uma das teses defendidas durante a 19ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que se encerra nesta sexta-feira. Neste ano, o evento teve como tema “Razão e Emoção”. 

“A inovação de uma tecnologia é o ponto de início para contarmos uma história. A tecnologia nos oferece várias oportunidades na forma de criar uma narrativa e também muda todo o ecossistema do mercado”, sentencia o japonês Morihiro Harano, fundador da agência Mori Inc. e jurado frequente do Festival de Cannes. O asiático diz que o desafio dos publicitários hoje é procurar alternativas nos lugares certos e não onde está mais iluminado (no lugar-comum). Ou seja, o ideal é sair da zona de conforto das mídias tradicionais e buscar soluções diferenciadas.

Para Harano, esse comportamento vai ao encontro daquilo que as pessoas esperam. Segundo ele, mediante as transformações que a publicidade vem sofrendo, o profissional do setor precisa refletir sobre três questões durante o processo criativo. “O que fazer? Onde estão as oportunidades? Como fazer?”, aponta.  Perguntas aparentemente simplórias, mas que, sem o devido tratamento, podem culminar em decisões equivocadas. No caso de produtos, o publicitário menciona que uma das formas de se inovar é pensar no design. 

Presidente internacional da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), a uruguaia Selva Andreoli endossa o coro de que a internet e as novas mídias estão revolucionando o setor e modificando as relações com o público-alvo. “Houve aumento de liberdade nas formas de se comunicar. A interatividade é um grande valor agregado da internet, pois as relações se dão em uma via de mão dupla”, acredita Selva. 

E a tecnologia está diretamente ligada à razão e à emoção, na ótica do presidente do festival e da Dez Comunicação, Mauro Dorfman. “Se nós fazemos uma ação na internet ou em vários meios, ela tem que emocionar e atrair o meu público. E, com a multiplicação das plataformas de comunicação disponíveis, isso faz mais sentido ainda”, define.

Dez Comunicação



Relacionado a Dez Comunicação:

11/03/2015 Zero Hora

Maria Casadevall fotografa campanha em Porto Alegre

Maria Casadevall passou por Porto Alegre e quase ninguém viu. A atriz fez caras e bocas no Condomínio Terra Ville, na Zona Sul, para o craque Raul Krebs.

21/07/2014 Jornal do Comércio

Novos olhares para o luxo brasileiro

8ª edição do Modo Moda debaterá estratégias no segmento de luxo no Brasil

Últimas publicações

01/11/2019

Globo

Exposição fotográfica promove reflexões entre alunos de escolas públicas do ES

Eles foram desafiados a registrar as suas próprias histórias e desses registros fotográficos nasceu a exposição

ONG Parceiros Voluntários

14/10/2019

Coletiva.Net

Feevale tem novo posicionamento: Inovação para transformar o mundo

No ano em que completa meio séc. de história, a Universidade Feevale apresenta seu novo posicionamento. A campanha 'Inovar é humano' foi desenvolvida pela agência Global.

Agência Global

07/07/2019

Revista Voto

O ser humano como propósito

Imagine se toda a população de Hong Kong ou do Paraguai fosse atendida pela Parceiros Voluntários. Pois esse é o tamanho do benefício prestado pela entidade.

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos