Mídia
Sede da Fundação Iberê Camargo completa cinco anos
Em clima de comemoração, serão realizadas visitas guiadas com foco na arquitetura do prédio.
Em uma cidade em que a regra é improvisar espaços expositivos em edifícios históricos, a sede da Fundação Iberê Camargo (FIC) se destaca como um prédio especialmente concebido para este propósito em Porto Alegre. A função se alia à arquitetura impactante que há cinco anos, completados hoje, vem transformando a ida ao museu em uma experiência especial.
Desde a inauguração, em 30 de maio de 2008, pelo menos 370 mil visitantes do país e do Exterior circularam pelo prédio desenhado pelo arquiteto português Álvaro Siza. O projeto recebeu o Leão de Ouro de Arquitetura de Veneza em 2002, tornou-se referência na área e deu a Porto Alegre visibilidade internacional.
Segundo a pesquisadora e professora no Instituto de Artes da UFRGS Ana Albani de Carvalho, o espaço da Fundação valoriza a fruição das obras:
— É um espaço exigente em termos de curadoria e do trabalho de montar a exposição. A possibilidade de visualizar os trabalhos expostos a partir de diferentes pontos de vista instiga relações visuais não premeditadas, gera pontos de conexão, novos sentidos e interpretações — diz.
Para além do formato que se destaca na paisagem urbana, o interior do prédio é um ambiente dinâmico que não só exibe obras, mas abriga atividades e projetos que movimentam a cena artística local, como o programa Artista Convidado, a Bolsa Iberê Camargo e o Programa Educativo. Ao lado de outras iniciativas como a Bienal do Mercosul, a Fundação tem ajudado a inserir Porto Alegre no mapa internacional das artes, além de perpetuar a obra de Iberê Camargo.
— A principal função da Fundação é disponibilizar o trabalho do Iberê de maneira crítica, e é isso que ela tem feito, recolocando a obra do Iberê em confronto com várias situações. Mas, além disso, ainda recebe e produz exposições internacionais e nacionais de relevância e, cada vez mais, olha para a cena local — comenta o artista e professor Jailton Moreira.
Para celebrar o aniversário, a FIC realiza visitas guiadas hoje.
Programação Especial
Em comemoração aos cinco anos da inauguração da sede, o Programa Educativo promove visitas guiadas com foco na arquitetura do prédio da Fundação Iberê Camargo:
> Visitas hoje, às 16h e às 18h, com duração de 1h30min, incluindo a projeção de Mestres em Obra, filme que registra o processo de construção do prédio.
> A entrada é franca. Informações pelo e-mail educativo@iberecamargo.org.br ou pelo telefone (51) 3247-8001.
Fundação Iberê Camargo