Mídia
Lajeado no roteiro da exposição nacional de Iberê Camargo
A exposição nacional de Iberê Camargo Um Homem a Caminho começa na quinta-feira, no Espaço Cultural do Sesc. Só duas cidades no Brasil, por ano, recebem essa atração. Em 2014, as escolhidas foram Lajeado e Bagé. A atração integra a programação comemorativa pelo centenário do artista e faz parte do Projeto Itinerâncias, da Fundação Iberê Camargo, realizado em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc-RS.
Conforme a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, a atividade é inédita na região e considerada muito importante para a cultura por se tratar da exposição de um dos maiores pintores de sua geração. "Ele marcou a arte moderna na segunda metade do século XX no Brasil."
A mostra reunirá 63 trabalhos produzidos entre 1960 e 1990. O público poderá conferir desenhos, gravuras em metal, guaches, serigrafias e litografias de figuras humanas que circularam pelas ruas de Porto Alegre.
Uma das obras consideradas destaque da mostra é Mendigos da Redenção (1987). O desenho é de mendigos junto à fonte central do Parque Farroupilha, em Porto Alegre, conhecido como Parque da Redenção.
Encontro para Educadores
O projeto oferecerá, também, oportunidade de capacitação aos professores com o Encontro para Educadores, que será promovido no mesmo espaço. O trabalho visa estimular e preparar os docentes para levar suas turmas à exposição e incentivar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares em sala de aula.
Um grupo da coordenação da fundação deverá mediar o encontro para conversar com os educadores sobre a obra e a trajetória de Iberê Camargo. A atividade é voltada para professores de todas as áreas do conhecimento, pessoas ligadas a instituições educativas ou culturais. As inscrições podem ser feitas no Sesc Lajeado.
Além dessa ação, terá a formação para mediadores, estudantes, educadores, profissionais do meio cultural. O objetivo é preparar os profissionais que trabalharão na mostra para o atendimento dos diferentes tipos de público.
Fundação Iberê Camargo