Mídia
Erico Verissimo volta para casa
O ano de 2013 está sendo muito importante para o Grupo CEEE. No aniversário de 70 anos da Companhia, celebram-se investimentos fundamentais para o abastecimento de energia elétrica que garantirá mais desenvolvimento ao Estado e, nesta segunda-feira, 23, inaugura-se o Memorial Erico Verissimo.
Na condição de empresa pública, conhecemos nosso papel social na promoção do desenvolvimento, por isso não temos poupado esforços para realizar as obras de que o Rio Grande do Sul precisa. Os recursos em obras contratadas somam valores de mais de R$ 1 bilhão que representa o dobro da realização média das últimas gestões. Só em Porto Alegre, são 11 novas subestações. Nos 70 anos de existência da Companhia haviam sido construídas 14, a última há mais de 10 anos. Entendemos que essa falta de investimentos causou um impacto bastante negativo aos serviços prestados pela Empresa; mas temos certeza de que os resultados dos recursos aplicados agora serão sentidos já ao longo de 2014, garantindo a energia de que o Estado precisa para crescer ainda mais.
Falar em desenvolvimento sustentável supõe questões como responsabilidade social e, neste sentido, temos nos dedicado a fomentar e preservar também a cultura. A inauguração do Memorial Erico Verissimo muito nos orgulha, porque cumpre, finalmente, a missão que tínhamos desde a inauguração do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), há mais de 10 anos. Nos sentimos honrados em reunir mais de 3 mil itens de acervos que pertenceram a amigos do escritor, um dos mais importantes da nossa literatura. Se ajudamos a construir a história da eletricidade _ e, por consequência, do desenvolvimento _ do Rio Grande do Sul, Erico Verissimo, como ninguém, traduziu a história deste Estado em seus inesquecíveis personagens.
O Memorial está organizado em dois andares do CCCEV. Um deles tem caráter didático e interativo; o outro, na Biblioteca O Continente, exibe originais, cartas, desenhos e documentos do escritor, além das primeiras edições de mais de 30 obras. A confiança da família Verissimo foi fundamental para que o projeto se realizasse e os patrocínios da CEEE _ através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) _ e do Grupo Gerdau permitiram a concretização deste novo marco para a pesquisa da história e literatura gaúchas.
No antigo prédio Força e Luz, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, agora pulsa, como foi sonhado originalmente, a memória do criador de O Tempo e o Vento, Incidente em Antares, entre tantas outras obras. Textos que divulgam com riqueza de detalhes, para muito além das fronteiras do Rio Grande, os hábitos de quem vive neste Estado e de seus antepassados. O dia 23 de setembro será mais uma data importante para nós e para a cultura do Rio Grande do Sul: Erico Verissimo está voltando para casa.
* Presidente do Grupo CEEE
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
24/09/2013 Jornal o Sul
Foi inaugurado ontem, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre, o Memorial Erico Verissimo. A cerimônia contou com a presença do filho de Erico...