Mídia
Dez Comunicação chega aos 20 anos
Agência
que fez história na propaganda gaúcha e hoje possui uma atuação nacional, a Dez
Comunicação está completando 20 anos de atividade.Fundada em 1993 por Vitor Knijnik,
Mauro Dorfman e Paulo Guerchfeld – conhecidos, na época, como os “guris da Dez”
–, juntamente com Fábio Sclovsky e Carlos Saul Duque, a agência iniciou sua
operação sem nenhum cliente, mas logo deslanchou, apostando sempre no perfil
criativo.Na época em que se
chamava Dez Brasil, fruto de uma associação com a Fischer América, do Grupo
Total (hoje Fischer & Friends), a agência assinou a criação de campanhas
memoráveis, como para o cursinho pré-vestibular Universitário: “Difícil mesmo é
a vida, vestibular a gente dá um jeito”; entre outras, para clientes como
Superpizza, Vivo, Ponto Frio e Angeloni.
Hoje, como Dez Comunicação, tem
quatro sócios: Dorfman, Duque, Claudia Gonçalves e Delmar Gentil. Além da
agência de propaganda, tem mais duas unidades: a Zoo, digital, e a Zed, de
trade shopper, que fica em São Paulo, focada no ponto de venda. “A própria
denominação e logo da empresa mostram a evolução. Antes, era chamada Dez Propaganda
e o logo ficava dentro de um quadrado. Agora somos um grupo de comunicação com
três unidades, que, assim como os logos, são formas orgânicas”, explica
Dorfman, presidente da operação.
Para
o executivo, o papel das agências mudou muito nestes 20 anos. “Quando a Dez foi
fundada, a missão era criar boas campanhas publicitárias para seus clientes. E
era isso que faziam as boas agências, na época. Vinte anos depois, o papel de
uma agência é multifacetado. É uma abrangência muito maior do nosso trabalho, tanto
no sentido horizontal quanto na profundidade. Estamos envolvidos com a
estratégia e o negócio do cliente, nunca esquecendo a prestação de serviço -
que, inclusive, claro, envolve propaganda”, comenta.Com 90 funcionários, a Dez Comunicação
tem atuação permanente em toda região Sul. Também atua com força em Santa
Catarina, em função dos clientes Angeloni, Fiat e Cota; e no Paraná, onde
atende a mesma Angeloni e a Cyrela.
Para 2013, a agência projeta um
crescimento na ordem de 20%, tanto em receita quanto em faturamento. “O último
ano foi parecido com 2011. Mas agora vamos colher os resultados da consolidação
das unidades Zed e Zoo, do núcleo imobiliário e da conta do Governo do
Estado do Rio Grande do Sul, que falta somente assinar o contrato”, diz.
Áreas
De
acordo com Dorfman, a Zed e a Zoo funcionam de forma integrada, mas com
autonomia, no modelo que chamam de Dez-Integração. “É um sistema muito dinâmico
e está ajudando demais a ‘nave-mãe’, que é a agência, a saber, pensar e lidar
com as outras disciplinas. E contribuir com a gestão de seus clientes de forma
mais ampla”, diz.
Já
na Dez, os departamentos foram reordenados fisicamente dentro de apenas três
áreas de trabalho, definidas pelo processo: a área planejadora, a criadora e a
produtora. Entre os principais clientes do grupo estão empresas como BRF,
Microsoft, Fiat, Goldsztein, OAS, Cyrela, Alphaville, Cota, Angeloni, Vinícola
Aurora, Massey Ferguson, Kimberly-Clark, entre outros.
Campanha
Para
comemorar a data, a agência está com um projeto que inclui campanha com peças
gráficas e um hotsite colaborativo, que vai convidar ex e atuais profissionais,
parceiros e clientes, a registrar a sua história com a empresa. O símbolo dos
20 anos é a impressão digital.“Nos
demos conta de que a história da Dez tem o dedo de muita gente. Nestas duas
décadas, centenas de pessoas passaram por aqui, entre equipes, clientes e
fornecedores. E deixaram sua marca na agência. Foi a escola de muitos talentos
do mercado, é uma empresa que tem muita personalidade e a gente quer resgatar e
iluminar o lado na história”, explica Dorfman.Para isso, a Digital Zoo criou uma
ferramenta que vai fazer uma retrospectiva de forma colaborativa. “É uma grande
história contada que vai criar uma grande linha do tempo”, adianta.
Com o tema “Identidade”, a série
de ações, que se iniciou neste final de semana – mais precisamente sábado, 23
de março, data oficial da fundação –, utiliza a serigrafia. Uma técnica
artesanal e antiga para montar um projeto arrojado e divertido, inspirado nas
digitais de um dedo, que representa “o dedo da Dez”.
Uma das iniciativas vai criar e emoldurar quatro
pôsteres com as digitais de cada um dos sócios e com as linhas desenhadas com
nomes de pessoas que tem ligação com suas áreas de atuação. O pôster de
Dorfman, por exemplo, vai misturar na tinta da serigrafia pó de café e usar de
fundo a sobreposição de filtros do produto, simbolizando a energia da
inquietação, do empreendedorismo. Na assinatura, a chamada: “Tem o dedo do
Mauro, tem o dedo de muita gente”.
Dez Comunicação