Mídia
Abre Memorial com valioso acervo de Erico Verissimo
O Memorial Erico Verissimo, com abertura hoje, as 12h, no Centro Cultural CEEE (Andradas, 1223), é composto por mais de 3 mil itens do autor de "O tempo e o Vento" divididos entre mais de 34 volumes originais, manuscritos, correspondências, desenhos, fotos, mapas, vídeos e filmes. A coletânea organizada em dois andares, oferece ao visitante a possibilidade de conhecer originais de obras como "Fantoches", a novala "Noite; o segundo livro de "O tempo e o Vento, O Retrato"; o segundo volume de "Solo de Clarineta", e o espaço Nanquinote, dedicado às crianças.
Também serão mostrados os detalhes do processo de trabalho do escritor, como as rasuras de seus textos feitas à mão, em diferentes cores a cada revisão. Outra curiosidade sobre Verissimo é que ele desenhava pessoas e lugares, chegando a elaborar mapa da cidade fectícia, onde se passa "Incidente em Antares", exposta em 3D. No 3o. andar, será exibida uma linha do tempo, construída a partir de recusrso iconográficos, que traça um paralelo entre acontecimentos históricos e a vida do escritor. O Memorial também contará com espaço destinado a estudos e pesquisa tanto para acadêmicos como para o público em geral.
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
24/09/2013 Jornal o Sul
Foi inaugurado ontem, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre, o Memorial Erico Verissimo. A cerimônia contou com a presença do filho de Erico...