Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Mídia

25/09/2015 Dinheiro Rural

5ª ETAPA DO CIRCUITO DE GESTÃO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO CHEGA A BAGÉ EM 13 DE OUTUBRO


Promover  o debate sobre a importância de gerir com planejamento e cuidado a sucessão familiar no agronegócio, bem como de investir em novos processos para otimizar a produção de bovinos serão focos da 5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, que será realizada em Bagé, no dia 13 de outubro. Promovido pelo Instituto de Educação do Agronegócio (I-UMA), com apoio do Sindicato Rural de Bagé, o encontro contará com palestras do professor Júlio Barcellos, doutor em Zootecnia e coordenador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que falará de Gestão, Inovação nos Sstemas de Produção da Carne Bovina, e do advogado especialista em Direito Tributário Fábio Raimundi, que abordará a condução da Sucessão Familiar no Agronegócio.

Com mais de 30 anos de atuação na área de Gestão e Sistemas de Produção no agronegócio, Barcellos destacará no encontro os principais pilares da gestão de bovinos e incentivará os participantes a adotarem novos processos em áreas como manejo, tecnologia, gestão de pessoas e comercialização, priorizando o aumento da produtividade e a utilização de menos insumos. “Não basta investir em alta tecnologia, inovação e comprar novos produtos, se os processos adotados não avançarem”, aponta o zootecnista. Segundo ele, apesar da instabilidade econômica, 2015 está sendo considerado o “ano do boi”, o que justifica ainda mais o debate de questões voltadas ao aprimoramento da produção. “A cadeia produtiva está em alta no momento e deve se preparar para enfrentar a crise. Nesse sentido, a gestão da produção tem de ser mais eficiente, adotar programas tecnológicos, sistema de remuneração por metas e de escolha de colaboradores”, informa o palestrante.

Responsável pelo segundo painel do evento, o advogado Fábio Raimundi evidenciará a preocupação que os produtores devem ter com a sucessão das gerações e a necessidade de prepará-las para assumir as rédeas dos negócios. Dados do IBGE apontam que de cada 100 empresas familiares, cerca de 30 chegam à segunda geração e apenas cinco conseguem avançar para a terceira. “O agronegócio ainda é tradicionalmente familiar, mas a mentalidade da gestão no campo precisa evoluir, no sentido de preparar as gerações futuras para assumir os negócios. Manter a competitividade exige, além de foco, profissionalizar o modo de pensar e de gerir”, enfatiza.  Segundo ele, o agronegócio é um setor mais seguro economicamente dos que os demais e com grande capacidade de expansão, o que torna fundamental a capacitação e qualificação de seus gestores. “Estamos falando de um segmento que tem potencial para elevar em 40% a produção mundial de alimentos até 2020, aumentando em 38% as exportações, em um ciclo de dez anos”, comenta.

Os circuitos promovidos pelo I-UMA percorrerão ao todo dez macrorregiões do Estado, com uma abrangência em torno de 300 municípios, envolvendo formadores de opinião, produtores rurais, dirigentes de entidades, empresários, cooperativas, universidades, estudantes, técnicos e autoridades do agronegócio, com o objetivo de trocar experiências, conhecimento e abordar as particularidades de cada região. “O agronegócio representa 40% da economia do Rio Grande do Sul. Por isso é tão importante tratar de temas relevantes ao setor”, afirma o presidente do I-UMA, José Américo da Silva.

SERVIÇO

O que: 5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, em Bagé

Quando: 13  de outubro, a partir das 18h

Onde:  Salão Nobre da Associação e Sindicato Rural da cidade, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães (Av. Portugal, 495 - Vila 2 Irmãos)

Informações e inscrições antecipadas:  (51) 3224-6111, no I-UMA

I-UMA



Relacionado a I-UMA:

21/07/2014 Jornal do Comércio

Inovação contribui para aumentar produção

Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio será realizado no município de Teutônia

18/07/2014 Jornal do Comércio

Teutônia. Palestra sobre Gestão e Inovação no Agronegócio chega ao município

No dia 22 de julho,o evento ocorre no município em parceria com a Cooperativa Languiru. Será na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, das 13h30min às 17h.

Últimas publicações

30/03/2017

Caderno Geração E, Jornal do Comércio (POA-RS)

Quando o empreendedorismo desperta bem cedo

Do colégio aos primeiros anos da faculdade, como é a entrada de muitos jovens no mundo dos negócios

Junior Achievement

27/03/2017

Clube dos Jangadeiros

Breno Kneipp e Ian Paim, do Clube dos Jangadeiros, são campeões sul-americanos de 29er

Principais nomes da vela jovem sul-americana, a dupla defenderá o Brasil no Campeonato Mundial da Classe, nos EUA

Clube dos Jangadeiros

14/03/2017

G1 Paraná - Bom Dia Paraná

Feira apresenta bolsas de estudo e cursos em 50 instituições estrangeiras

EDUEXPO acontece em Curitiba no dia 16 de março, das 16h às 21h, no Hotel Four Points by Sheraton Curitiba (Av. Sete de Setembro, 4211).

EDUEXPO

Ver todos