Press releases
24/11/2015
TOP DE MARKETING ADVB 2015 PREMIA EMPRESAS QUE DESAFIAM A CRISE ECONÔMICA
Dentro do propósito de desenvolver a cultura do marketing e do
branding para construir um Estado eficiente e empresas com marcas fortes e
estratégias competitivas dentro e fora do País, a ADVB/RS chega a 33ª edição do
TOP de Marketing. A cerimônia, realizada hoje (24 de novembro), no Teatro do
Bourbon Country, já consagrada como a grande Festa do Marketing do Sul do País,
traz ao palco organizações que foram indicadas pelo mercado e que defenderam
suas causas diante de uma comissão formada por experientes e consagrados
empresários e executivos.
TOP OURO, PRATA, BRONZE - Nesta edição, o grande prêmio, aquele que somou a maior
pontuação entre todos os indicados pelo mercado gaúcho – o Top de Marketing
ADVB/RS Ouro – foi conquistado pela Irmandade da Santa Casa de
Misericórdia de Porto Alegre. O TOP Prata, ficou com a Claro, e o
Bronze com a Todeschini. A Santa Casa é TOP Ouro pelos altos resultados
alcançados com o case Ação
das Voluntárias Pela Vida amplia UTI Pediátrica da Santa Casa. Com a ação, a instituição arrecadou 3,7 milhões em 4 meses, 200 mil a mais do que o previsto.
Foi registrada a ampliação de 10 leitos somados aos 30 já existentes em menos
de 1 ano e o número de atendimento de crianças com malformações congênitas
cresceu em 25%.
AUDITORIA
DA ERNST & YOUNG (EY) - Os
cerca de 600 convidados foram recebidos com um coquetel e logo em seguida foi
dado início às homenagens aos vencedores em 22 categorias. Patrocinado pela
Sthil e apoiado pela Ipiranga, Unisinos, BRDE e Celulose Riograndense, e
também pela Sunbrand, Zorzo Design Estratégico e Teatro do Bourbon
Country, todo o processo de avaliação do TOP de Marketing ADVB foi auditado
pela consistente Ernst & Young (EY) e contou com o olhar
especializado do empresário Daniel Santoro, presidente da Comissão
Julgadora. “Os cases, cada vez mais, estão melhor estruturados e as
apresentações mais criativas e inovadoras, pois as avaliações presenciais
passaram a exigir mais dos concorrentes. Conseguimos, com o prêmio, incentivar
as empresas a aprenderem com a experiência de terceiros e a elevarem ainda mais
a cultura e a prática do marketing no Rio Grande do Sul”, diz Santoro.
TOP PERSONALIDADE - Para simbolizar um modelo de empreendedorismo inovador
e que utiliza o marketing como uma ferramenta estratégica para o
desenvolvimento de seus negócios e do Estado, o Conselho do TOP (formado por
Carlos Biedermann, Antonio Tigre, Paulo Marcelo Tigre, Ademar Shardong, Walter
Lídio Nunes e Fabio Bernardi) escolheu, para receber o título de Top
Personalidade de Marketing ADVB/RS 2015, o empresário Julio Ricardo
Mottin, diretor-presidente do Grupo Dimed, que reúne Dimed, Panvel e Lifar.
Somente neste ano, a Panvel instalou 35 novas lojas na região Sul e somou mais
de 350 filiais no Brasil.
HOMENAGEM ESPECIAL - Na cerimônia, o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann
fez uma homenagem especial ao empresário Paulo Vellinho, de notável
trajetória como líder de classe em entidades como a Fiergs, a Asgav, a CNI e a
Abinee. Empreendedor e visionário, Paulo Vellinho revolucionou a vida dos
brasileiros com seu pioneirismo em inovações como a chegada do ar-condicionado
e do televisor portátil ao País. Atualmente preside a Paulo Vellinho Consultores
Associados.
NOVA CATEGORIA - O Brasil possui cerca de 300 mil
organizações sociais sem fins lucrativos. O crescimento e a relevância
deste segmento, chamado de Terceiro Setor, na economia do
País mobilizou a ADVB/RS a criar o Prêmio TOP DESENVOLVIMENTO SOCIAL,
com foco nos segmentos da saúde, educação e desporto. O primeiro troféu nesta
modalidade foi entregue a Associação de Assistência à
Criança Deficiente - AACD, de Porto Alegre, com o case
Vida é Movimento. Atualmente, a instituição atende 700
pacientes, totalizando em média 530 atendimentos diários. Destes, 96% são
realizados de forma totalmente gratuita. Entre as especialidades
médicas estão a Fisiatria, Neurologia, Ortopedia e Urologia.
CARLOS BIEDERMANN - “Em um cenário de intensa
competitividade e com perspectivas econômicas negativas, oferecer um espaço de
discussão e troca de experiências, estimulando a busca de novos caminhos e
oportunidades, é o desafio a que se propõe uma entidade que existe para
fortalecer o mercado e os seus agentes”, diz Carlos Biedermann em seu discurso
de abertura da cerimônia. "O presente é complexo, diverso, mutante e
veloz. O futuro é instável e sugere retração dos negócios e do mercado. Equipes
e líderes das organizações vencedoras, se orgulhem do que realizaram neste
cenário. Se orgulhem por inspirar pessoas e empresas a fazerem mais e melhor.
Por provar que o impossível pode se transformar em case”, complementa.
ALFREDO TELLECHEA - Para Alfredo Tellechea,
presidente do Conselho do Top de Marketing, “queremos que o marketing esteja na
agenda estratégica das organizações, despertando para a sua importância ao
negócio como um todo. O marketing deve perpassar a organização
transversalmente, sendo compreendido e praticado por todas as áreas e equipes.
É desta forma que ele trará resultados consistentes e perenes”. E
prossegue: “O posicionamento do Top de Marketing é ser 'o prêmio do mercado para o
mercado'. Para materializá-lo, a
cada ano, executamos etapas como consulta aos profissionais do mercado para
indicarem empresas com case com potencial de participação, durante a primeira
fase da premiação; convidamos as principais universidades do Rio Grande do Sul
que, conjuntamente com reconhecidos profissionais de marketing e líderes
empresariais, participam dos processos de avaliação e julgamento. O processo
seletivo da premiação passa por um conjunto de evoluções desde 2014. Os
critérios de avaliação foram reformulados e, em vista disso, foi desenvolvido
um questionário que simplifica e qualifica, estrategicamente a organização e
apresentação dos cases das empresas candidatas. Pensando no fomento do
marketing entre os empreendedores do futuro, ampliamos o número de cases
participantes no Prêmio Top Startup, que em 2015 tem o incentivo da Unisinos, e
contamos, mais uma vez, com a parceria da Junior Achievement na promoção do Top
Miniempresa Escola”, finaliza.
Relacionado a ADVB/RS:
30/08/2016
ADVB/RS lança o ADVBeer, evento com conceito inovador que mescla conhecimento em estilo happy hour
05/08/2016
ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing A