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28/01/2016
Samantha Carvalho: “Quando eu não acesso um site pelo celular, é porque a experiência da marca é muito ruim, não por problemas nas operadoras”
Diretora da Queen
Mob, falou sobre comunicação móvel no primeiro Comitê de Marketing Digital do
ano da ADVB/RS, realizado na manhã desta quinta-feira (28).
As
tecnologias móveis não são ferramentas recentes. Apesar disso, nem todas as
empresas integram uma estratégia voltada a esse tipo de consumidor em seus
planos de comunicação. Pensando nisso, a ADVB/RS realizou na manhã desta
quinta-feira (28) o primeiro Comitê de Marketing Digital de 2016, com o tema
“Seu cliente é móvel. E você? Como o mobile pode fazer a diferença em um ano de
crise?”
A palestrante escolhida foi Samantha Carvalho, diretora da Queen Mob, uma
agência voltada à presença mobile dos clientes e que opera em Porto Alegre e
São Paulo. No seu currículo estão vários prêmios pela atuação no mercado, com
destaque para duas conquistas: foi indicada pelo Google, em 2012, como uma das
seis empresas brasileiras recomendadas para desenvolvimento de sites móveis no
Brasil e, em janeiro deste ano, foi a única do país a ser escolhida pela Apple
para integrar o Apple TV Tech Talks, em Nova York.
Samantha
iniciou a conversa com a ADVB/RS deixando claro que trabalhar com tecnologia
móvel se trata de entender o comportamento das pessoas e adaptar as suas
estratégias de acordo com suas necessidades. “O consumidor decide qual tela irá
acessar – a empresa deve oferecer uma experiência boa em todas elas”, afirma.
Em
seguida, a especialista passou a discutir o que é necessário fazer para adaptar
uma empresa ao mobile. Além de entender o público, é preciso compreender a
relação já existente com ele. Isso significa observar onde o site é mais
acessado, o que já é adaptado para o mobile e quais são as dificuldades que o
usuário enfrenta atualmente nos canais de relacionamentos.
Após
isso, é a hora de pensar em como entregar o conteúdo: apenas um site adaptado,
criar um aplicativo ou utilizar outras estratégias, como o SMS? Apesar da
tendência atual ser a criação de aplicativos, Samantha alerta “só façam um
aplicativo se ele for prestar um serviço, se ele for útil. Se for firula,
corta.”
Por
fim, antes de responder aos questionamentos do público, a palestrante listou os
benefícios de uma estratégia de comunicação móvel bem aplicada: impacta
audiências específicas, auxilia na construção da marca, aumenta o número de
vendas, traz mais público para lojas físicas e auxilia no engajamento com a
marca, entre outros efeitos positivos.
Marcelo Paes, diretor executivo da Tantum Inovação, destacou a atuação da
palestrante. “Interessante ver que o mercado está abastecido com pessoas que
entendem o mercado móvel aqui no Sul, sem precisar recorrer para outros
centros”. Já Mauro Mabilde, gerente de mercado do Grupo RBS, observou a
necessidade de difundir “a informação e a cultura do mobile com profundidade,
para que as empresas, mercado e profissionais consigam lidar com a
ferramenta da melhor maneira possível.”
Momentos
“O
mobile é muito mais sobre entregar uma boa experiência do que ter uma ideia
genial para ganhar um prêmio em Cannes.”
“A estratégia mobile número um é ter um site adaptado ao celular, que rode da
melhor maneira possível.”
“O
consumidor decide qual tela irá acessar – a empresa deve oferecer uma
experiência boa em todas elas”
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