Press releases
31/12/1969
Programa Miniempresa inicia em 19 escolas gaúchas
·
Cerca
de 500 estudantes do Ensino Médio de Porto Alegre e de Eldorado do Sul
participam de uma imersão de 15 semanas em jornadas teóricas e práticas
desenvolvidas pela Junior Achievement para estimular nos jovens o empreendedorismo.
·
A
garotada aprende na escola com voluntários da Junior Achievement os primeiros
passos para organizar e operar uma empresa.
·
Em
27 e 28 de maio, participam da Feira da Miniempresa, momento em que os jovens
irão apresentar e comercializar os produtos criados durante a capacitação.
·
No
dia 2 de agosto acontece o grande momento da formatura na FIERGS.
·
Mais
informações no JARS: (51) 98116-8860
Carro-chefe
dos programas de incentivo ao empreendedorismo da Junior Achievement, a partir
desta semana o Programa MINIEMPRESA será levado a cerca de 500 estudantes do
ensino médio de 19 escolas públicas e privadas da capital e de Eldorado do Sul.
Durante 15 semanas, os jovens ficarão envolvidos em jornadas semanais de três
horas e meia, realizadas nas escolas por voluntários da instituição, geralmente
no turno da noite.
Meninos e
meninas da faixa de 15 a 18 anos terão a oportunidade de participar de uma
experiência prática em economia e negócios, aprendendo os processos de montagem
e operação de uma empresa, chegando ao grande momento de criar e comercializar
o seu produto. Acompanhados por voluntários, irão conhecer o método
Aprender-Fazendo, criado por profissionais de Harvard e disseminado por todo o
Brasil.
Por meio do
MINIEMPRESA, os alunos dão os primeiros passos para saber o que é uma pesquisa
de mercado, como captar recursos, desenvolver um organograma, participar da
escolha e reunião de diretoria. Eles começam a ganhar familiaridade com
formulários de controle, passam a entender o que é uma ação, formas de
investimento e os compromissos legais com impostos e acionistas, até chegar ao
grande momento de fabricar e vender o seu próprio produto para o grande público
na FEIRA DE MINIMEPRESAS, no Shopping Iguatemi, nos dias 27 e 28 de maio, com a
presença de 1.200 convidados.
No Rio Grande
do Sul, o Programa MINIEMPRESA e mais 24 outros programas foi implantado há 22
anos e desde então já beneficiaram 1 milhão de estudantes. As escolas públicas
representam 80% do público total participante. O Rio Grande do Sul foi a porta
de entrada da Junior Achievement no Brasil.
Resultados
comprovados
·
Um
em cada três ex-alunos abriu um negócio após a sua participação no MINIEMPRESA.
·
GERAM
EMPREGOS Esses alunos
criaram empresas com 1 a 5 funcionários, gerando uma Folha de Pagamento/mês
de mais de R$ 6.800,00
·
CRIAM
RIQUEZAS Empresas com
faturamento anual médio de R$ 97.500,00 e um rendimento médio para o
empreendedor de R$ 13.593,75
·
CONSCIENTES 60% desses empreendedores já
realizaram trabalho voluntário
·
ESTUDIOSOS 86% pretendem fazer algum tipo de
pós-graduação
Case de
sucesso de empreendedor que participou do Programa MINIEMPRESA
Emikatê:
primeira agência de marketing universitário do Rio Grande do Sul pretende
atingir 48% dos estudantes de faculdades gaúchas em 2017
Criada há
um ano, a empresa já realizou 20 eventos. Somados, eles receberam mais de 16
mil alunos do Ensino Superior. Voluntário da Júnior Achievement, Heitor
Rodrigues (24) é um dos sócios do empreendimento.
Criada em
março de 2016 pelos estudantes do curso de Administração da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Heitor Rodrigues, Rodrigo Medina e Pedro
Albite, a Emikatê Fábrica de Experiências é uma agência de marketing
universitário que atua no mercado gaúcho. O foco é criar serviços que
transformem eventos comuns em experiências inovadoras e marcantes para o
público jovem. Apesar de recente, os números do negócio surpreendem. Neste um
ano, foram 20 eventos realizados, 16 mil jovens atingidos, parceria com 32
entidades (14 centros acadêmicos e 18 associações atléticas parceiras) e uma
equipe de relacionamento e vendas formada por cerca de 200 universitários.
Soma-se a isso um faturamento de aproximadamente R$ 1 milhão. Para 2017, o
objetivo é atingir 48% dos estudantes de faculdades gaúchas. Uma meta ousada,
uma vez que o Rio Grande do Sul é o quarto Estado do Brasil com mais
universitários (ao todo, são 378 mil), conforme aponta o Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O
caminho até a Emikatê
Mas muito
antes de pensar em iniciar a agência de marketing universitário, Heitor
Rodrigues dava o start em sua vida empreendedora na Junior Achievement, em
2009. No segundo ano do Ensino Médio e aluno da Escola Estadual Florinda Tubino
Sampaio, ele descobriu no programa Miniempresa a chance de desenvolver
aprendizado prático em economia e negócios. “Foi uma experiência incrível.
Durante as 15 jornadas do programa pude exercer a liderança e a criatividade
como Diretor de Recursos Humanos na agência de turismo que eu e meus colegas
criamos”, recorda Rodrigues.
No mesmo ano,
o jovem de então 17 anos se associou ao Núcleo de Ex-Achievers (Nexa), aonde
permaneceu até 2014. Neste período, atuando como adviser da Junior
Achievement, Heitor ajudou outros estudantes na construção de seus próprios
negócios dentro do Miniempresa. Foi também nessa época que ele teve a ideia de
iniciar seu primeiro empreendimento por conta própria: uma produtora de festas
temáticas voltadas para o público estudantil - um embrião da Emikatê. “O
Miniempresas contribuiu para o meu crescimento profissional e pessoal. Sem
dúvidas, esta experiência despertou o espírito empreendedor dentro de mim”,
conta ainda.
Relacionado a Junior Achievement:
10/05/2017
Dica para quem torce a favor da cultura do empreendedorismo. Neste final de semana (dias 27 e 28), das 10h às 22h, alunos do ensino médio qu
29/03/2017
Educação Empreendedora