Press releases
10/05/2017
FEIRA DA MINIEMPRESA COMERCIALIZA PRODUTOS CRIADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Dica
para quem torce a favor da cultura do empreendedorismo. Neste final de semana
(dias 27 e 28), das 10h às 22h, alunos do ensino médio que participaram durante
15 semanas do programa Miniempresa em escolas públicas e privadas de Porto
Alegre e de Eldorado do Sul estarão apresentando e vendendo os seus produtos
inovadores no Shopping Iguatemi. O projeto é capitaneado pela Junior Achievement.
Os alunos pardais criaram uma prática carteira multiuso que,
além de proteger o celular, cumpre ainda o papel de guardar dinheiro, cartões e
documentos. Também inventaram uma caixa acústica de material reciclado
que não usa eletricidade e uma
merendeira térmica flexível, revestida com filme metalizado, e muito mais.
Preçinho bom para tempos de crise: R$15 a R$ 30.
Carro-chefe dos programas de incentivo
ao empreendedorismo da Junior Achievement, o Programa MINIEMPRESA foi levado para cerca de 500 estudantes do
ensino médio de 17 escolas públicas e privadas da capital e de Eldorado do
Sul. Durante 15 semanas, os jovens ficaram envolvidos em jornadas
semanais de três horas e meia, realizadas nas escolas por voluntários da instituição,
geralmente no turno da noite.
Meninos e meninas da faixa de 15 a 18
anos tiveram a oportunidade de participar de uma experiência prática em
economia e negócios, aprendendo os os processos de montagem e operação de
uma empresa, chegando ao grande momento de criar e comercializar o seu produto.
Acompanhados por voluntários, conheceram o método Aprender-Fazendo,
criado por profissionais de Harvard e disseminado por todo o
Brasil.
Por meio do MINIEMPRESA, os alunos dão
os primeiros passos para saber o que é uma pesquisa de mercado, como captar
recursos, desenvolver um organograma, participar da escolha e reunião de
diretoria. Eles começam a ganhar familiaridade com formulários de controle,
passam a entender o que é uma ação, formas de investimento e os compromissos
legais com impostos e acionistas, até chegar ao grande momento de
fabricar e vender o seu próprio produto na 45ª
FEIRA DA MINIEMPRESA. A cerimônia de formatura, com direito a
todas as pompas, acontece no dia oito de agosto na FIERGS, com a presença de
cerca de 1 mil convidados.
No Rio Grande do Sul, o Programa MINIEMPRESA foi implantado
há 22 anos e desde então já beneficiou 1 milhão de estudantes. As escolas
públicas representam 80% do público total participante. O Rio Grande do Sul foi
a porta de entrada da Junior Achievement no Brasil.
Exemplos de produtos que foram produzidos
Ø Merendeira
térmica flexível, que pode ser dobrada e amassada, com revestimento de filme
metalizado – Colégio Monteiro Lobato
Ø Carteira
Multiuso acoplada ao celular. A capa do celular tem o papel também de carteira,
podendo guardar dinheiro, cartões, documentos de identificação e ainda proteger
o célular – Colégio Farroupilha
Ø Caixa
acústica que não usa eletricidade, produzida com material reciclado, com
capacidade de ampliar o som em 28 decibeis – Escola Estadual Eldorado do Sul
Ø *
O custo dos produtos na feira variam de R$15 a R$ 30.
Resultados comprovados
Ø
Um em cada três
ex-alunos abriu um
negócio após a sua participação no MINIEMPRESA.
Ø
GERAM EMPREGOS. Esses alunos criaram empresas com 1 a
5 funcionários, gerando uma Folha de Pagamento/mês de mais de R$ 6.800,00
Ø
CRIAM RIQUEZAS. Empresas com faturamento anual médio
de R$ 97.500,00 e um rendimento médio para o empreendedor de R$ 13.593,75
Ø
CONSCIENTES. 60% desses empreendedores já
realizaram trabalho voluntário
Ø
ESTUDIOSOS. 86% pretendem fazer algum tipo de
pós-graduação
Case de sucesso de empreendedor que participou do Programa
MINIEMPRESA
Emikatê: primeira agência de marketing universitário do Rio
Grande do Sul pretende atingir 48% dos estudantes de faculdades gaúchas em 2017
Criada
há um ano, a empresa já realizou 20 eventos. Somados, eles receberam mais de 16
mil alunos do Ensino Superior. Voluntário da Júnior Achievement, Heitor
Rodrigues (24) é um dos sócios do empreendimento.
Criada em março de 2016 pelos
estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), Heitor Rodrigues, Rodrigo Medina e Pedro Albite, a Emikatê Fábrica
de Experiências é uma agência de marketing universitário que atua no mercado
gaúcho. O foco é criar serviços que transformem eventos comuns em experiências
inovadoras e marcantes para o público jovem. Apesar de recente, os números
do negócio surpreendem. Neste quase um ano, foram 20 eventos realizados, 16 mil
jovens atingidos, parceria com 32 entidades (14 centros acadêmicos e 18
associações atléticas parceiras) e uma equipe de relacionamento e vendas formada
por cerca de 200 universitários. Soma-se a isso um faturamento de
aproximadamente R$ 1 milhão. Para 2017, o objetivo é atingir 48% dos estudantes
de faculdades gaúchas. Uma meta ousada, uma vez que o Rio Grande do Sul é o
quarto Estado do Brasil com mais universitários (ao todo, são 378 mil),
conforme aponta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).
O
caminho até a Emikatê
Mas muito antes de pensar em iniciar a
agência de marketing universitário, Heitor Rodrigues dava o start em sua vida
empreendedora na Junior Achievement, em 2009. No segundo ano do Ensino Médio e
aluno da Escola Estadual Florinda Tubino Sampaio, ele descobriu no programa
Miniempresa a chance de desenvolver aprendizado prático em economia e negócios. “Foi
uma experiência incrível. Durante as 15
jornadas do programa pude exercer a liderança e a criatividade como Diretor de
Recursos Humanos na agência de turismo que eu e meus colegas criamos”, recorda
Rodrigues.
No mesmo ano, o jovem de então 17 anos
se associou ao Núcleo de Ex-Achievers (Nexa), aonde permaneceu até 2014.
Neste período, atuando como adviser da Junior Achievement, Heitor ajudou outros
estudantes na construção de seus próprios negócios dentro do Miniempresa. Foi
também nessa época que ele teve a ideia de iniciar seu primeiro empreendimento
por conta própria: uma produtora de festas temáticas voltadas para o público
estudantil - um embrião da Emikatê. “O Miniempresas contribuiu para o meu
crescimento profissional e pessoal. Sem dúvidas, esta experiência despertou o
espírito empreendedor dentro de mim”, conta ainda.
Relacionado a Junior Achievement:
29/03/2017
Educação Empreendedora
02/12/2016
A cerimônia da turma de 238 estudantes do Ensino Médio acontece no próximo dia 6 no Teatro do SESI (Fiergs) e em Porto Alegre - RS