Press releases
26/10/2015
Precursora da técnica de cool hunting no Brasil ministra workshop na ADVB/RS
Captar o imaginário
coletivo e antecipar comportamentos é, hoje, uma forma eficaz de gerar inovação
para as empresas. Por isso, o Cool Hunting – termo utilizado por profissionais
que tem a função de fazer pesquisas não só de mercado como também de tendências
sociais – vem ganhando força no Brasil e no mundo como uma metodologia de
trabalho que fornece às empresas informações valiosas para o lançamento de
novos produtos e ações. Atenta a essa nova estratégia de antecipar consumo e
comportamento, a ADVB/RS traz a Porto Alegre a maior especialista no assunto, a
jornalista Sabina Deweik, precursora do método no Brasil. Ela irá ministrar o curso Cool Hunting Tendências de Mercado no dia 4 de novembro, das
8h30min às 17h30min, na sede da entidade (Rua Celeste Gobbato, s/nº - Praia de
Belas). O workshop é voltado para empresários da área de marketing,
comunicação, desenvolvimento de produtos, varejo, pesquisa, inovação, designers
e empreendedores. Mais informações pelo telefone (51) 3290-6300 ou pelo e-mail relacionamento@advb.com.br.
O curso vai apresentar a
conceituação teórica da metodologia de cool hunting e desenvolver atividades
práticas, com uma saída de campo, chamada de Safári Urbano, em que o grupo irá
escolher um bairro da cidade e fazer uma caminhada para observar e registrar sinais
de comportamentos presentes nas pessoas, ruas e produtos. Em seguida, os
participantes irão interpretar os materiais coletados e, por fim, fazer um
exercício de elaboração de projeto utilizando os conhecimentos adquiridos.
Sabina é mestre em
Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e em Comunicação de Moda pela Domus
Academy, de Milão. Representa no Brasil, desde o ano de 2000, o instituto de
pesquisas de tendências e consultoria estratégica Future Concept Lab, que tem
sede na Itália e é pioneiro mundial na aplicação do cool hunting. “Faço
pesquisas, consultoria e capacitação. Meu foco é em inovação e trabalho com
desafios específicos, seja em comunicação, na criação de um novo produto, novo
posicionamento ou novas categorias em empresas”, afirma ela.
De acordo com a
jornalista, o cool hunting percebe aquilo que o consumidor não deixa explícito.
“Diferente das pesquisas tradicionais, não perguntamos o que o consumidor quer.
Ele não sabe o que quer. Por isso, nosso trabalho é observar e fazer uma
análise não só mercadológica, mas também humana e sociológica”, destaca. Nesse
processo é importante, também, enxergar lugares e manifestações culturais que
dão indícios de novas tendências que podem cair no gosto dos consumidores. E
esse método de trabalho, segundo Sabina, implica diretamente nas práticas de
mercado atuais porque ajuda a projetar o futuro, desenvolver estratégias de
inovação, antecipar tendências e possibilitar que empresários captem novas
oportunidades de investimentos e criação.
Serviço
Ø O que: Curso Cool Hunting Tendências de mercado
– com a jornalista Sabiana Deweik
Ø Sobre a ministrante: Sabina Deweik é precursora do Cool
Hunting no Brasil. É jornalista formada pela PUC-SP,
mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e mestre em Comunicação de Moda
pela Domus Academy, de Milão. Atua como consultora e pesquisadora de tendências
para o instituto de pesquisas de tendências de consumo Future Concept Lab, com
sede em Milão, Itália, e é coordenadora do curso de cool hunting na Escola São
Paulo.
Ø Quando: Dia 4 de novembro, das
8h30 às 17h30
Ø Onde: Sede da ADVB/RS - Rua
Celeste Gobbato, s/nº - Praia de Belas
Ø Informações: (51) 3290-6300 ou pelo e-mail relacionamento@advb.com.br
Relacionado a ADVB/RS:
30/08/2016
ADVB/RS lança o ADVBeer, evento com conceito inovador que mescla conhecimento em estilo happy hour
05/08/2016
ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing A