Press releases
27/05/2015
Os ciclistas de Iberê Camargo são exibidos em mostra virtual organizada pelo Itaú Cultural
Em homenagem ao
centenário do artista gaúcho, o instituto disponibiliza para
visualização 56 obras nas quais ciclistas e bicicletas aparecem em evidência em
pinturas, gravuras e rascunhos feitos entre o final de 1980 e meados dos anos
1990
As Bicicletas de Iberê Camargo
é o
título da exposição virtual que o artista gaúcho ganha a partir de 27
de maio, em plataforma web e mobile friendly, organizada pelo Itaú
Cultural, com curadoria do Núcleo de Artes Visuais do instituto, e
em parceria com a Fundação Iberê Camargo no domínio sites.itaucultural.org.br/bicicletasdeibere. Com duração
prevista de um ano, são disponibilizadas 56 obras em que aparecem ciclistas e
bicicletas, incluindo pinturas, gravuras, desenhos e estudos, datados do final
dos anos 1980 até meados de 1990.
A exposição é uma homenagem do Itaú Cultural
ao centenário de Iberê Camargo, morto em 1994 vítima de câncer no pulmão. Além
das obras de arte e documentos, a exposição virtual traz 16 fotografias de
diversos momentos da vida do artista, complementadas por 10 vídeos, dos quais
dois o mostram em atividade e oito são depoimentos de personalidades ligadas ao
pintor – o professor e curador independente Marcos Moraes; o artista Eduardo
Haesbaert, que foi seu assistente de gravura; a artista visual Regina Silveira,
que foi sua aluna de gravura; e Sônia Salzstein, crítica de arte, professora
titular de História da Arte da ECA-USP e autora de Diálogos com Iberê
Camargo (Cosac Naify, 2004).
A mostra
Sem fugir da linha das exposições
tradicionais, As Bicicletas de Iberê Camargo está dividida em
quatro eixos – Corpo, Sentidos, Processo e Vida. No
primeiro, a figura humana é o assunto central das obras. Nelas, ganha relevo a
gestualidade do processo criativo do pintor em trabalhos do final da década de
1980, nos quais problematiza o corpo como máquina e desperta outras reflexões.
Aqui é possível visualizar quadros das importantes séries Ciclistas e Tudo
Te é Falso e Inútil, e obras como Manequim e Ciclista (1992), e a
dramaticidade tão frequente nesta fase de Iberê vista em Mulher e Manequim (1991).
Sentidos, o segundo eixo, apresenta
interpretações de estudiosos, curadores e críticos apontando para um
entendimento sensorial e emocional da produção do artista. Alinhavados por
palavras aleatórias como morte, vazio, carne, realidade transfigurada e outras,
surgem aqui as telas A Idiota (1991), Ciclista (1990), Mulher
de Bicicleta (1989) e tantas outras que, de alguma forma, carregam em si a
intensidade e sobriedade características de Iberê Camargo.
Na sequência, Processo, o terceiro
passo, joga luz nas diversas etapas de criação do artista com uma seleção de
rascunhos, desenhos de observação e gravuras – todos pouco exibidos ao longo de
sua carreira. Entre as obras, Ciclista 3 (1991) e estudos originais em
traços de caneta esferográfica e nanquim sobre papel apresentados com
nitidez.
Por fim, na seção Vida, As
Bicicletas de Iberê Camargo revela, em tom intimista e por meio de
retratos os espaços do ateliê de Iberê Camargo, a sua relação com outros
artistas e outros pontos importantes de sua biografia.
O projeto
Esta exposição virtual é uma realização do
Itaú Cultural. A plataforma própria contém recursos que facilitam o acesso por
meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones e para compartilhamento
via Twitter e Facebook, tendo suas visualização e botões de controle
adaptáveis, merecendo a qualidade de mobile friendly. Para valorizar o
estudo da obra de Iberê Camargo, ao menos cinco trabalhos podem ser apreciados
com uma lupa especial de super zoom – Ciclista (1988), Mulher de
Bicicleta (1989), Sem título (1991), a matriz para a gravura Ciclista
(1989) e seu respectivo trabalho final. Desta maneira, detalhes das reveladoras
camadas de matizes escuros e claros, em pinceladas grossas tão singulares do
artista podem ser visualizadas pelo navegante.
O projeto é uma realização em parceria com a
Fundação Iberê Camargo, criada em 1996 e dedicada à preservação e à divulgação
do acervo do artista. Outras ações já marcaram a relação entre as duas
instituições, entre as quais se destaca a mostra Sob o Peso dos Meus Amores,
sobre uma retrospectiva do artista visual Leonilson, realizada em 2011 no
instituto em São Paulo, e em 2012, na fundação em Porto Alegre.
Mais informações sobre a biografia de Iberê
Camargo podem ser encontradas na Enciclopédia Itaú
Cultural de Artes e Cultura Brasileiras.
SERVIÇO
As
Bicicletas de Iberê Camargo
Exposição
virtual
sites.itaucultural.org.br/bicicletasdeibereProjeto:
Itaú Cultural com apoio da Fundação Iberê Camargo
Itaú
Cultural
Avenida
Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones:
11. 2168-1776/1777
atendimento@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
Relacionado a Fundação Iberê Camargo:
25/06/2016
Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo
16/06/2016
Fundação recebe 76 obras de ícones da Arte Moderna Brasileira