Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

27/05/2015

Os ciclistas de Iberê Camargo são exibidos em mostra virtual organizada pelo Itaú Cultural

Em homenagem ao centenário do artista gaúcho, o instituto disponibiliza para visualização 56 obras nas quais ciclistas e bicicletas aparecem em evidência em pinturas, gravuras e rascunhos feitos entre o final de 1980 e meados dos anos 1990

As Bicicletas de Iberê Camargo é o título da exposição virtual que o artista gaúcho ganha a partir de 27 de maio, em plataforma web e mobile friendly, organizada pelo Itaú Cultural, com curadoria do Núcleo de Artes Visuais do instituto, e em parceria com a Fundação Iberê Camargo no domínio sites.itaucultural.org.br/bicicletasdeibere. Com duração prevista de um ano, são disponibilizadas 56 obras em que aparecem ciclistas e bicicletas, incluindo pinturas, gravuras, desenhos e estudos, datados do final dos anos 1980 até meados de 1990.

A exposição é uma homenagem do Itaú Cultural ao centenário de Iberê Camargo, morto em 1994 vítima de câncer no pulmão. Além das obras de arte e documentos, a exposição virtual traz 16 fotografias de diversos momentos da vida do artista, complementadas por 10 vídeos, dos quais dois o mostram em atividade e oito são depoimentos de personalidades ligadas ao pintor – o professor e curador independente Marcos Moraes; o artista Eduardo Haesbaert, que foi seu assistente de gravura; a artista visual Regina Silveira, que foi sua aluna de gravura; e Sônia Salzstein, crítica de arte, professora titular de História da Arte da ECA-USP e autora de Diálogos com Iberê Camargo (Cosac Naify, 2004).

A mostra

Sem fugir da linha das exposições tradicionais, As Bicicletas de Iberê Camargo está dividida em quatro eixos – Corpo, Sentidos, Processo e Vida. No primeiro, a figura humana é o assunto central das obras. Nelas, ganha relevo a gestualidade do processo criativo do pintor em trabalhos do final da década de 1980, nos quais problematiza o corpo como máquina e desperta outras reflexões. Aqui é possível visualizar quadros das importantes séries Ciclistas e Tudo Te é Falso e Inútil, e obras como Manequim e Ciclista (1992), e a dramaticidade tão frequente nesta fase de Iberê vista em Mulher e Manequim (1991).

Sentidos, o segundo eixo, apresenta interpretações de estudiosos, curadores e críticos apontando para um entendimento sensorial e emocional da produção do artista. Alinhavados por palavras aleatórias como morte, vazio, carne, realidade transfigurada e outras, surgem aqui as telas A Idiota (1991), Ciclista (1990), Mulher de Bicicleta (1989) e tantas outras que, de alguma forma, carregam em si a intensidade e sobriedade características de Iberê Camargo.

Na sequência, Processo, o terceiro passo, joga luz nas diversas etapas de criação do artista com uma seleção de rascunhos, desenhos de observação e gravuras – todos pouco exibidos ao longo de sua carreira. Entre as obras, Ciclista 3 (1991) e estudos originais em traços de caneta esferográfica e nanquim sobre papel apresentados com nitidez. 

Por fim, na seção Vida, As Bicicletas de Iberê Camargo revela, em tom intimista e por meio de retratos os espaços do ateliê de Iberê Camargo, a sua relação com outros artistas e outros pontos importantes de sua biografia.

O projeto

Esta exposição virtual é uma realização do Itaú Cultural. A plataforma própria contém recursos que facilitam o acesso por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones e para compartilhamento via Twitter e Facebook, tendo suas visualização e botões de controle adaptáveis, merecendo a qualidade de mobile friendly. Para valorizar o estudo da obra de Iberê Camargo, ao menos cinco trabalhos podem ser apreciados com uma lupa especial de super zoom – Ciclista (1988), Mulher de Bicicleta (1989), Sem título (1991), a matriz para a gravura Ciclista (1989) e seu respectivo trabalho final. Desta maneira, detalhes das reveladoras camadas de matizes escuros e claros, em pinceladas grossas tão singulares do artista podem ser visualizadas pelo navegante.

O projeto é uma realização em parceria com a Fundação Iberê Camargo, criada em 1996 e dedicada à preservação e à divulgação do acervo do artista. Outras ações já marcaram a relação entre as duas instituições, entre as quais se destaca a mostra Sob o Peso dos Meus Amores, sobre uma retrospectiva do artista visual Leonilson, realizada em 2011 no instituto em São Paulo, e em 2012, na fundação em Porto Alegre.

Mais informações sobre a biografia de Iberê Camargo podem ser encontradas na Enciclopédia Itaú Cultural de Artes e Cultura Brasileiras.

SERVIÇO

As Bicicletas de Iberê Camargo Exposição virtual sites.itaucultural.org.br/bicicletasdeibereProjeto: Itaú Cultural com apoio da Fundação Iberê Camargo

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

www.flickr.com/itaucultural


Relacionado a Fundação Iberê Camargo:

25/06/2016

Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo

Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo

16/06/2016

Fundação Iberê Camargo apresenta 76 obras da Coleção da Fundação Edson Queiroz

Fundação recebe 76 obras de ícones da Arte Moderna Brasileira

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos