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08/04/2013
O Museu e Seus Públicos será debatido em ciclo de palestras na Fundação Iberê Camargo
Especialistas como Paulo Portella, Maria Isabel Leite, Cayo Honorato e Rejane Galvão Coutinho lideram palestras em dois sábados, em evento gratuito.
Em dois sábados consecutivos, nos dias 6 e 13 de abril, das 9h às 12h, a Fundação Iberê Camargo promove, por meio do Programa Educativo, o ciclo de palestras “O Museu e seus Públicos”, no auditório da instituição. A atividade busca discutir aspectos das práticas educativas desenvolvidas em museus e centros culturais. A atividade é gratuita e todos os participantes receberão certificados ao final das palestras. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br. Mais informações pelo número: (51) 3247 8001.
Neste sábado (06), a programação inicia às 9h com a presença de Paulo Portella, artista plástico, educador, museólogo e coordenador do Serviço Educativo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde 1997. Portella ministra a palestra “Serviço Educativo do MASP: uma abordagem de construção de sentidos com o visitante do museu 1997-2013”. Nesta conversa, ele apresentará as linhas mestras que norteiam o trabalho em grupo desenvolvido no MASP, desde a implantação do Setor Educativo no museu, em 1997.
Às 10h30 do mesmo dia, é a vez de Maria Isabel Leite, doutora em Educação e pesquisadora autônoma da infância e da educação, dividir suas ideias com o público. Na palestra “Museu também é lugar para criança pequena!”, Isabel debate diferentes concepções de infância e coloca os pequenos como sujeitos produtores e consumidores críticos de cultura.
No sábado seguinte (13), a programação inicia também às 9h, com Cayo Honorato, doutor em Filosofia e Educação e pesquisador na área de mediação cultural, que fala sobre “Concepções de Públicos da Mediação Cultural”, discutindo as funções e o sentido da mediação cultural.
Em seguida, às 10h30, Rejane Galvão Coutinho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e pesquisadora em educação e museus e formação de mediadores, lidera o debate em torno da formação necessária para se tornar educador ou mediador cultural.
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