Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

19/06/2013

História de perseverança da Stara marca o lançamento do 31º TOP de Marketing

Patrono do evento em 2013, Gilson Trennepohl, relatou sua trajetória profissional e experiências na edição especial do Você com o Presidente, realizada nesta terça-feira (18), na sede da ADVB/RS

Uma empresa que passou por crises, esteve à beira da falência, mas conseguiu se reconstruir e multiplicar por dez a receita bruta nos últimos seis anos, um salto de US$ 30 milhões para os atuais US$ 400 milhões, e planeja chegar a US$ 3 bilhões em 2025. A trajetória da Stara Indústria de Implementos Agrícolas, com sede em Não-Me-Toque, e a determinação de um futuro promissor são alguns dos pontos que endossaram a escolha do presidente Gilson Trennepohl para ser o patrono do 31º TOP de Marketing, premiação lançada nesta terça-feira (18) à noite na sede da ADVB/RS, em Porto Alegre, durante edição especial do Ciclo Você com o Presidente. A cerimônia de entrega dos troféus para os cases destaques em marketing está agendada para 27 de novembro, no Teatro do Bourbon Country. 

Ao falar sobre Liderança que Impulsiona o Crescimento, a apresentação de Trennepohl foi mais do que uma palestra. Na verdade, de uma forma simples, como se estivesse contando uma história para um “velho conhecido”, o CEO fez uma narrativa do nascimento à perseverança pela sobrevivência da empresa, hoje com 53 anos e sendo administrada da 3ª para a 4ª geração. Lembranças e frases ditas pelo Seu Chico (Franciscus Johanes Stapelbroek, seu sogro e que comandava a Stara), ganharam espaço no telão do começo ao fim do evento. Depois de vencer tantas crises, que quase fadaram a empresa ao desaparecimento, o lema “Evolução Constante”, se justifica. Desde que assumiu a presidência em 2006, Trennepohl, que é natural de Ibirubá, viu os negócios da Stara decolarem e traçou planos ousados e bem fundamentados para a continuidade do crescimento. Entre eles está a construção de uma fábrica de tratores, com uma área de 60 mil metros quadrados.

TRATOR NÚMERO 1 - Enquanto as obras não começam – devem ser iniciadas neste ano -, a empresa já se adiantou e ampliou em quatro mil metros quadrados a atual planta de 100 mil metros quadrados destinada a fabricação de implementos agrícolas. Ali, estão sendo feitos os primeiros tratores. “Nesta semana, saiu do forno o trator número um, que será apresentado ao mercado em outubro”, contou ele, orgulhoso. Até o final de 2013, entrarão na linha produtiva 200 unidades, 95% destinada à comercialização no Brasil e 5% para o restante dos países da América do Sul. Quando a nova unidade estiver em plena operação, o que está desenhado para 2022, a Stara vai fabricar oito mil tratores por ano, gerando 800 empregos. O investimento, que demandará R$ 250 milhões nos próximos quatros anos, irá transformá-la na única empresa que produz, simultaneamente, tratores e implementos agrícolas. Outro fermento para que o bolo do faturamento fique nas cifras projetadas virá da expansão de mercados e de aquisições de plantas industriais na Europa e Estados Unidos.

Trennepohl se define um apaixonado pelo trabalho. “Há 28 anos que me divirto, sou tarado pelo que faço e não preciso de viagra para o trabalho”, brincou, para justificar que, quando se faz algo com amor, isso deixa de ser trabalho. Segundo ele, assim como em qualquer coisa na vida, também no ambiente de negócios não existe o eu, mas o nós. Somente, em equipe, com um trabalho conjunto, se consegue atingir metas e objetivos.  “O futuro é a capacidade de aprender coletivamente”, citou. Atualmente, a Stara possui 2.752 colaboradores, engajados no sucesso da empresa, que investe fortemente no lado social e educacional – 77% dos funcionários possuem o 2º grau completo, curso superior ou ensino técnico, percentuais que em 1997 mostravam que 40% das pessoas não sabiam ler. Também foi pioneira na inclusão de mão de obra feminina na indústria agrícola, hoje elas operam tornos, máquinas a laser.

PREMIAÇÃO - Para o presidente da ADVB/RS, Telmo Costa, a trajetória e a liderança de Gilson Trennepohl são, sem questionamentos, ingredientes para ele ter sido escolhido o patrono do Top de Marketing 2013, sem esquecer que em 2012 o empresário foi eleito a Personalidade Top de Marketing ADVB/RS. “O prêmio é destinado a valorizar as histórias das empresas, que conseguem transformar, cada vez mais, a vida do público interno, com a valorização das pessoas, como as questões externas, já que resultam em desenvolvimento para o Estado”, frisou o presidente. Também o vice-presidente de Planejamento e Marketing da ADVB/RS, Arthur Bender, citou que nos últimos oitos estão sendo feitos ajustes na premiação para acompanhar a dinâmica do mercado e conservar o valor do prêmio, cujo objetivo é disseminar informações sobre práticas de marketing bem-sucedidas, possibilitando a outros empresários beberem dessa fonte, que agrega um forte conteúdo e compartilhamento de lições.

Com inscrições abertas até 13 de setembro, a edição deste ano contará com duas novas categorias: Cooperativas e Energia. Além disso, permanecem as categorias de Segmento de Mercado e especiais. Já na categoria especial TOP Inovação serão contemplados separadamente Serviços, Produtos e Processos. Nos prêmios especiais, que não necessitam de inscrições, as agências de publicidade que apresentarem o maior número de clientes premiados serão destacadas com o troféu Agência TOP de Marketing ADVB/RS. O Prêmio Peter Drucker, maior distinção, será entregue a empresa que alcançar a mais alta pontuação entre todas as categorias. Todo o processo seletivo do TOP de Marketing é acompanhado pela PricewaterhouseCoopers.


Relacionado a ADVB/RS:

30/08/2016

ADVBeer mescla conhecimento com happy hour regado a hambúrguer e cerveja artesanal

ADVB/RS lança o ADVBeer, evento com conceito inovador que mescla conhecimento em estilo happy hour

05/08/2016

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing ADVB

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing A

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos