Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

24/06/2014

Fundação Iberê Camargo apresenta exposição sobre Arte Povera

“Limites Sem limites. Desenhos e Traços da Arte Povera” tem a assinatura do curador Gianfranco Maraniello, diretor da Instituição dos Museus de Bolonha, e expõe 25 obras de 13 artistas do emblemático movimento italiano. O desenho, como conceito, norteia a seleção de trabalhos. A mostra poderá ser visitada de 22 de agosto a 2 de novembro, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

A Arte Povera (Arte Pobre, em tradução livre), um dos mais emblemáticos movimentos artísticos italianos da segunda metade do século XX, é tema da quinta exposição do calendário de 2014 da Fundação Iberê Camargo. “Limites Sem limites. Desenhos e Traços da Arte Povera”, ocupará entre 22 de agosto e 2 de novembro de 2014 o terceiro e o quarto andares da Fundação, além do vão do átrio, com 25 obras de 13 artistas do grupo original que, em meados da década de 1960, quando a Itália havia acabado de se recuperar dos efeitos devastadores da Segunda Guerra Mundial e passava por grandes transformações sociais, buscava promover uma arte antielitista a partir do uso de materiais simples.

Os artistas do grupo se dedicaram a romper com suportes artísticos tradicionais, como o quadro, com o objetivo de desafiar a tradição, a ordem e a estrutura. O movimento se dissipou na década de 1970, na esteira dos assassinatos políticos e do crescimento da organização terrorista Brigate Rosse (Brigadas Vermelhas), que diminuíram o interesse pelo posicionamento revolucionário da tendência artística. Ainda assim, até hoje a corrente segue influente no cenário internacional das artes.

O escultor, artista performático e conceitual Gilberto Zorio (nascido em 1944), conhecido por experimentações artísticas com eletricidade e processos químicos, terá um trabalho inédito apresentado na mostra.  A Fundação também exibirá obras de Giovanni Anselmo (1934), Mario Merz (1925-2003), Marisa Merz (1926), Michelangelo Pistoletto (1933), Alighiero Boetti (1940-1994), Pier Paolo Calzolari (1943), Luciano Fabro (1936-2007), Jannis Kounellis (1936), Giulio Paolini (1940), Giuseppe Penone (1947), Pino Pascali (1935-1968) e Emilio Prini (1943). A curadoria é de Gianfranco Maraniello, diretor da Instituição dos Museus de Bolonha, que inclui MAMbo, Museo Morandi e outros 11 museus da cidade.

Apesar de os artistas dedicarem-se a métodos de produção alternativos, o desenho – escolhido como norte conceitual da mostra pelo curador – foi explorado de uma forma particular por cada um deles. Essa prática, que poderia ser considerada convencional, foi renovada pelo núcleo da Arte Povera e unida a outras técnicas. Os trabalhos que serão expostos em Porto Alegre “por vezes chegam a extrapolar os limites da parede em direção ao espaço expositivo, e demonstram a variedade de poéticas trabalhadas pelos artistas do movimento. A obra na Arte Povera não está mais localizada no perímetro de um espaço, mas é uma oportunidade para reconhecer no agir artístico a ativação dos papéis, comportamentos, energias que, inversamente, criam ‘espaços’, físicos e relacionais. O desenho nesse movimento é uma revelação destas dinâmicas: cada sinal se torna pista, surge para retornar algo diferente de si mesmo, à passagem da vida, removendo o produto para recuperar a ação produtiva”, diz Gianfranco Maraniello.  A exposição é patrocinada pelas empresas Gerdau, IBM, Itaú, Vonpar e Banco Votorantim.

Gianfranco Maraniello

Nascido na Itália em 1971, Gianfranco Maraniello é formado em Filosofia e foi professor de Estética dos Novos Meios na Academia de Belas Artes de Brera (Milão). Foi curador do MACRO - Museo Arte Contemporanea Roma (2002-2005), do Palazzo delle Papesse - Centro d'Arte Contemporanea di Siena e da VI Bienal Internacional de Arte de Xangai. Desde janeiro de 2013, é diretor da Instituição dos Museus de Bolonha, que inclui MAMbo, Museo Morandi e outros 11 museus pertencentes à cidade de Bolonha. Foi curador de várias mostras coletivas e individuais realizadas em museus e nacionais e internacionais, e escreveu diversos artigos e ensaios, encomendados por instituições como o Centre Georges Pompidou (Paris), o Hiroshima City Museum of Contemporary Art (Hiroshima), Palais de Tokyo (Paris), a Fundação de Serralves (Porto) e a Galerie pele Zeitgenossiche Kunst (Leipzig).

SERVIÇO

O QUE | Exposições Limites sem limites. Desenhos e traços da Arte Povera

ABERTURA | 21 de agosto, das 19h às 21h

VISITAÇÃO | De 22 de agosto a 2 de novembro de 2014

ONDE | Fundação Iberê Camargo, Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre – RS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO | De terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h, (último acesso 18h30) quintas até as 21h (último acesso 20h30)

ENTRADA FRANCA | As empresas Gerdau, IBM, Itaú, Vonpar e Banco Votorantim garantem a gratuidade do ingresso

SITEwww.iberecamargo.org.br 

TRANSPORTE | As linhas regulares de ônibus e lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do BarraShoppingSul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.


Relacionado a Fundação Iberê Camargo:

25/06/2016

Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo

Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo

16/06/2016

Fundação Iberê Camargo apresenta 76 obras da Coleção da Fundação Edson Queiroz

Fundação recebe 76 obras de ícones da Arte Moderna Brasileira

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos