Press releases
27/01/2014
Diretora de planejamento da DEZ compartilha as tendências apresentadas na NRF
Capitalismo consciente, omnichannel (integração entre
canais que impactam o consumidor), big data e expansão global de redes de
varejo. Estas são as principais tendências para os rumos do setor de varejo
apontadas no 103º Retails Big Show, o maior evento do mundo neste segmento,
realizado na última semana, em Nova Iorque. Pelo terceiro ano consecutivo, a
diretora de planejamento da DEZ Comunicação, Mariana Verçoza, acompanhou o
evento e retorna com a bagagem repleta de inovações para o
mercado gaúcho.
“Marcas
com comportamento mais humano, dispostas a se relacionar verdadeiramente com as
pessoas e criar ‘memória’ sobre as suas interações através de análise de dados
foi um dos destaques apresentados na Feira”, conforme relata a publicitária. De
acordo com Ginni Rometty, CEO da IBM, uma das palestrantes deste ano, mais de
2,5 bilhões de novos dados são gerados diariamente no mundo, e 80% de todos os
dados gerados pela humanidade se originou somente entre os últimos dois anos. A
partir destes números, a especialista conclui que a informação passa a ser o
novo e mais valioso recurso natural. “Garimpar a informação, os dados gerados e
transformá-los em conhecimento e inteligência aplicada é o que coloca uma
empresa em vantagem sobre a concorrência”, afirma Ginni.
Revolução
no varejo: da internet para a loja física
Entre os
cases que mais chamaram a atenção de Mariana no evento está o da Warby Parker,
uma empresa que revolucionou a venda de óculos e surpreende por ter feito o
caminho inverso ao que muitos esperam no contexto atual: a marca nasceu na internet
e só depois foi para o comércio físico. Hoje, a Warby já tem quatro unidades,
todas com espaço para consultas e decoração temática de acordo com a cidade em
que está situada. “A loja tem cerca de cinco anos e já fez bem mais pelo varejo
do segmento do que muita marca com mais 50 anos”,
conclui a profissional.
Capitalismo
consciente
A palestra do fundador da Life is good, Bert Jacobs, foi outro
ponto alto apontado por Mariana. A empresa surgiu como uma loja de camisetas e
hoje vende diversos produtos - até café, por exemplo -, além de organizar
eventos que tenham sintonia com seus valores e seus públicos, como festivais de
música. Seu grande diferencial é o foco no capitalismo consciente, através da
doação de 10% do seu lucro para entidades que trabalham com crianças carentes.
“Na verdade, nosso negócio nunca foi camiseta, nosso negócio é conexão. O
produto é apenas um veículo para espalhar a mensagem. Vivemos em um mundo
complexo, então se você quer atingir multidões, escolha uma mensagem simples”,
afirmou o empresário.
Ameaça para a comunicação tradicional
Segundo observou Mariana, a comunicação tradicional pareceu
bastante ameaçada. “Diversos painelistas afirmaram abrir mão da publicidade na
mídia para fazer um trabalho mais dirigido e interativo. Reclamaram inclusive
da alta de preços nos espaços dos veículos (alto custo da atenção do
consumidor)”, conta a publicitária. Ela também percebeu que o varejo caminha
para uma reformulação. Apesar de ainda ser essencial como propagador do
posicionamento das marcas, precisará garantir a "audiência" no ponto
de venda para se manter atrativo também para os fabricantes. De acordo com o
painelista Rick Caruso, CEO da Caruso Affiliated, o segredo para o sucesso nesse
momento e para o futuro está em observar as necessidades básicas das pessoas:
experiência, convivência e prazer. “Os shopping centers estão se transformando
de um lugar de compras para um local de socialização, onde as pessoas se sentem
parte de uma comunidade e vivem momentos felizes”, explicou o executivo.
De volta a Porto Alegre, a intenção de Mariana Verçoza é
compartilhar com a equipe da DEZ todo o conhecimento adquirido no Retails Big
Show 2014 e utilizá-lo como inspiração para futuros trabalhos na agência.
Relacionado a Dez Comunicação:
22/07/2015
Exposição internacional passará por cinco empreendimentos da Rede Multiplan. Estará em Porto Alegre até 9 de agosto, no BarraShoppingSul.
17/06/2015
Mais uma vez, o Sistema DEZ responde pela comunicação do lançamento de um grande empreendimento no Brasil: o ParkShopping Canoas