Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

27/01/2014

Diretora de planejamento da DEZ compartilha as tendências apresentadas na NRF

Capitalismo consciente, omnichannel (integração entre canais que impactam o consumidor), big data e expansão global de redes de varejo. Estas são as principais tendências para os rumos do setor de varejo apontadas no 103º Retails Big Show, o maior evento do mundo neste segmento, realizado na última semana, em Nova Iorque. Pelo terceiro ano consecutivo, a diretora de planejamento da DEZ Comunicação, Mariana Verçoza, acompanhou o evento e retorna com a bagagem repleta de inovações para o mercado gaúcho.  

“Marcas com comportamento mais humano, dispostas a se relacionar verdadeiramente com as pessoas e criar ‘memória’ sobre as suas interações através de análise de dados foi um dos destaques apresentados na Feira”, conforme relata a publicitária. De acordo com Ginni Rometty, CEO da IBM, uma das palestrantes deste ano, mais de 2,5 bilhões de novos dados são gerados diariamente no mundo, e 80% de todos os dados gerados pela humanidade se originou somente entre os últimos dois anos. A partir destes números, a especialista conclui que a informação passa a ser o novo e mais valioso recurso natural. “Garimpar a informação, os dados gerados e transformá-los em conhecimento e inteligência aplicada é o que coloca uma empresa em vantagem sobre a concorrência”, afirma Ginni.

Revolução no varejo: da internet para a loja física

Entre os cases que mais chamaram a atenção de Mariana no evento está o da Warby Parker, uma empresa que revolucionou a venda de óculos e surpreende por ter feito o caminho inverso ao que muitos esperam no contexto atual: a marca nasceu na internet e só depois foi para o comércio físico. Hoje, a Warby já tem quatro unidades, todas com espaço para consultas e decoração temática de acordo com a cidade em que está situada. “A loja tem cerca de cinco anos e já fez bem mais pelo varejo do segmento do que muita marca com mais 50 anos”, conclui a profissional.

Capitalismo consciente

A palestra do fundador da Life is good, Bert Jacobs, foi outro ponto alto apontado por Mariana. A empresa surgiu como uma loja de camisetas e hoje vende diversos produtos - até café, por exemplo -, além de organizar eventos que tenham sintonia com seus valores e seus públicos, como festivais de música. Seu grande diferencial é o foco no capitalismo consciente, através da doação de 10% do seu lucro para entidades que trabalham com crianças carentes. “Na verdade, nosso negócio nunca foi camiseta, nosso negócio é conexão. O produto é apenas um veículo para espalhar a mensagem. Vivemos em um mundo complexo, então se você quer atingir multidões, escolha uma mensagem simples”, afirmou o empresário.

Ameaça para a comunicação tradicional

Segundo observou Mariana, a comunicação tradicional pareceu bastante ameaçada. “Diversos painelistas afirmaram abrir mão da publicidade na mídia para fazer um trabalho mais dirigido e interativo. Reclamaram inclusive da alta de preços nos espaços dos veículos (alto custo da atenção do consumidor)”, conta a publicitária. Ela também percebeu que o varejo caminha para uma reformulação. Apesar de ainda ser essencial como propagador do posicionamento das marcas, precisará garantir a "audiência" no ponto de venda para se manter atrativo também para os fabricantes. De acordo com o painelista Rick Caruso, CEO da Caruso Affiliated, o segredo para o sucesso nesse momento e para o futuro está em observar as necessidades básicas das pessoas: experiência, convivência e prazer. “Os shopping centers estão se transformando de um lugar de compras para um local de socialização, onde as pessoas se sentem parte de uma comunidade e vivem momentos felizes”, explicou o executivo.

De volta a Porto Alegre, a intenção de Mariana Verçoza é compartilhar com a equipe da DEZ todo o conhecimento adquirido no Retails Big Show 2014 e utilizá-lo como inspiração para futuros trabalhos na agência. 


Relacionado a Dez Comunicação:

22/07/2015

Mostra “Na era dos dragões” percorre o Brasil com identidade visual assinada pelo Sistema DEZ

Exposição internacional passará por cinco empreendimentos da Rede Multiplan. Estará em Porto Alegre até 9 de agosto, no BarraShoppingSul.

17/06/2015

Multiplan lança ParkShopping Canoas com estratégia de comunicação assinada pelo Sistema DEZ

Mais uma vez, o Sistema DEZ responde pela comunicação do lançamento de um grande empreendimento no Brasil: o ParkShopping Canoas

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos