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16/03/2016
Curso da ADVB com o CEO da Rede Snak de Canais, Vitor Knijnik, mostra como iniciar um canal do Youtube do zero
Em uma época em que os smartphones e tablets se proliferam e a
televisão perde telespectadores, é necessário se adaptar às novas tecnologias
para divulgar ideias e produtos. O Youtube é hoje o segundo maior
veículo de comunicação do País e o terceiro site mais acessado no Brasil, e
oferece grandes oportunidade para as marcas se conectarem com o público. Mas
como fazer isso?
Esta e outras perguntas vão ser respondidas no curso “Práticas de
Youtube: como iniciar um canal do zero”, que a ADVB-RS irá realizar no dia 29
de março, das 8h30min às 17h30min com o irrequieto publicitário
Vitor Knijnik, CEO da Snack, rede brasileira de canais de YouTube, que auxilia
marcas a entrarem na maior plataforma de vídeos do mundo, criando, produzindo e
comercializando canais dos mais diversos conteúdos (https://www.youtube.com/user/redesnack).
Mais informações pelo relacionamento@advb.com.br
ou pelo (51) 3290.6300.
Ele já foiredator, diretor de criação, roteirista,
videomaker, blogueiro, colunista
de revista e teve, durante cinco anos,
um blog eleito o melhor de humor do mundo, o Blogs do Além, que inicialmente era uma coluna na Revista Carta Capital. “Eu brincava de
psicografar grandes vultos da humanidade: Einstein, Shakespeare, Gandhi, etc
como se estivessem vivos e blogando. Era um humor anárquico, que cruzava
referências da baixa e alta cultura, uma coisa meio hiperlink. Misturava, por
exemplo, Nietzsche e Exaltassamba. Um exemplo de tipo de humor que eu praticava
é o Michael Jackson explicando porque saiu dos Jacksons Five: “eu não queria
ficar conhecido como Jackson do Pandeiro”, disse em entrevista para o site da
Revista Época em 2015.
Segundo o especialista, um canal tem o objetivo de estabelecer um diálogo com o público, criando uma
comunidade em torno do conteúdo produzido. Ele destaca os benefícios que estar
neste mercado traz para as marcas. “O investimento tem rendimento acumulativo,
uma vez que, ao longo do tempo, o canal vai construindo uma base de inscritos.
Além disso, não há maneira mais eficiente para falar com a geração millenium,
que hoje basicamente se informa e entretêm através do vídeo online”,
afirma.
Muitas marcas ainda relutam em investir no Youtube por conta dos
custos. Se for começar do zero, a marca precisa preparar um orçamento para um
ano de produção, porque antes disso o canal não atinge maturidade. Mas é
importante ressaltar que o investimento ainda é pequeno comparado com os
resultados que podem ser alcançados - especialmente se compararmos com os
custos da publicidade tradicional”, complementa Knijnik.
Dicas para as marcas que querem se inserir
neste mercado
Ø Quando criar um canal é preciso pensar no formato de uma revista,
com definição do público e da linha editorial. É necessário escolher o formato
adequado e que esteja de acordo com o propósito da marca;
Ø Fidelidade à linha editorial é mais importante que números;
Ø É preciso ter opinião – expressar o que pensa é o que dá mais
visibilidade aos vídeos;
Ø Crie uma grade de postagens dos vídeos e seja rigoroso na hora de
segui-la.
Ø Autenticidade é mais importante do que a parte estética. O cinema
e a televisão glamourizam, já o Youtube aproxima do público;
Ø O vídeo deve ter o tempo necessário para contar a história que se
quer. Não se preocupe com a quantidade de minutos;
Ø Preste serviço mas não esqueça de
entreter;
DESTAQUES
Ø O Brasil
é o 2º maior mercado do mundo em engajamento de vídeos digitais
Ø O vídeo
online é o futuro e representa 80% do tráfego da internet
Ø 70
milhões de brasileiros assistem vídeos na internet todos os meses
Ø O
brasileiro passa quase 2 horas por dia assistindo vídeos na internet
Serviço
O que: Curso Práticas de Youtube: como iniciar um canal do zero”,
com Vitor Knijnik, sócio fundador da Rede Snack de canais no YouTube
Quando: 29/03 (terça-feira), das 8h30 às 17h30
Onde: ADVB/RS (Rua Celeste Gobbato, s/nº – Porto Alegre/RS)
Informações: relacionamento@advb.com.br
<mailto:relacionamento@advb.com.br>
ou pelo telefone (51) 3290.6300
Entrevista: Vitor Knijnik, diretor da
Snack, rede brasileira de canais de YouTube
Como surgiu a ideia de abrir a Snack e trabalhar com este mercado
de vídeos online no Brasil?
Eu e o meu sócio, Nelsinho Botega, fizemos várias campanhas para
grandes anunciantes, cuja base era o vídeo online. Lançamos hotéis.com <http://xn--hotis-dsa.com>
no Brasil com uma série com o Ricardo Freire. Fizemos a primeira campanha não
humorística com o Porta dos Fundos para a LG e tantas outras. Essas campanhas
nos abriram os olhos para o crescimento do Youtube no Brasil e o ecossistema em
volta do mesmo. Estudando o mercado americano, vimos que havia a oportunidade
de montar uma Multi Channel Network no Brasil. Além disso, nós sentíamos na
pele o decréscimo de importância da publicidade convencional e a ascensão do
conteúdo. Não havia como ficar aonde a gente estava.
Quais as marcas que melhor trabalham a imagem no Youtube
ultimamente?
Na Snack , temos alguns anunciantes que usam muito bem as
potencialidades dos canais para estabelecer diálogos com o público: Pampili,
Koleston, Gillette, Danone, Baby Dove, Head & Sholders, L’oreal e Diagio.
Quando uma marca está pronta para investir no Youtube?
Quando ela entende três coisas: primeiro, que fazer conteúdo não é
o mesmo que falar de si com espaço ilimitado. Depois, que a linguagem é
diferente. E, por fim, que os resultados, se a ideia for ter um canal próprio,
não são imediatos. Mas quando eles aparecem, chegam com consistência e
constância.
Qual o maior case de sucesso que você já trabalhou?
Do ponto de vista de premiações, foi sem dúvida a campanha
“Difícil Mesmo É a Vida”, para o curso pré-vestibular Universitário. Foi a
campanha mais premiada no Brasil no ano de 1998. Mas do ponto de vista
numérico, diria que é o canal “Mundo da Menina” que fazemos para a Pampili. Tem
apenas um ano e meio e já conta com 782 mil inscritos e faz mais de 10 milhões
de views orgânicos por mês. O que faz dele o maior canal de marca do Brasil.
E a experiência mais difícil?
Construir a Snack é extremamente prazeroso e difícil. Somos um dos
pioneiros desse mercado. E com tais, pagamos o preço de ter que inventar quase
todos os elos da cadeia: formas de criar, avaliar, produzir, promover,
precificar e vender. Uma empresa como a Snack é um misto de TV, agência,
gravadora, agência de talentos e produtora. Temos, ao mesmo tempo, poucos e
muitos exemplos para nos balizar.
Mais sobre o CEO da YouTube Snack, Vitor
Knijnik
Sócio fundador da Rede Snack de canais no YouTube . Bacharel em
Publicidade e Propagada pela UFRGS. Criou a Dez Propaganda, à frente da qual
recebeu os títulos de Redator do Ano no Salão da Propaganda Gaúcha de 1995
e de Profissional de Propaganda do Ano, três anos mais tarde, pelo Colunistas
Rio Grande do Sul. Em 2002, assumiu a vice-presidência de criação da Fischer
América, no Rio de Janeiro, e, em 2004, lançou uma nova operação do Grupo WPP
em São Paulo: a Dez Brasil. Esteve à frente da Criação da VML Brasil, que
integra o Grupo Newcomm, desde a fundação da agência. Empresas atendidas: GE,
Mini Cooper, Vivo, Telefônica, Colgate, Goodyear
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