Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

05/08/2014

Congresso de Crédito e Cobrança abordará inadimplência e marco civil da internet

Maior evento do setor da Região Sul acontece no dia 13 de agosto (quarta-feira),  no Sheraton Porto Alegre Hotel, das 8h às 18h. No encontro estarão reunidos especialistas como Roberto Romeu Roque, presidente do IBeG(Instituo Brasileiro de Estudo e Gestão da Inadim.

O maior poder de consumo das classes D e E aliado à falta de planejamento financeiro elevaram a um índice preocupante a inadimplência no Brasil. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Estudo e Gestão da Inadimplência (IBeGI), 63% das famílias estão endividadas, sendo que 6,6% não têm condições de pagamento. Esses e outros números serão apresentados no IV Congresso Sulbrasileiro de Crédito e Cobrança (Congrecred), que ocorre no dia 13 de agosto, das 8h às 18h, no

Sheraton Porto Alegre Hotel. As inscrições estão abertas até o dia do evento e podem ser feitas pelo site www.congrecred.com.br


“Se não há liberação de crédito, o grande gerador de negócios, há menos pessoas consumindo e menos pessoas se endividando”

Conforme o presidente do IBeGI e um dos palestrantes do congresso, José Roberto Romeu Roque, os principais tipos de dívidas são as dos cartões de crédito, financiamento de carros, consignados e carnês. Roque acredita, no entanto, que os riscos da inadimplência crescer daqui para frente são pequenos, justamente pela retração da economia. “Se não há liberação de crédito, o grande gerador de negócios, há menos pessoas consumindo e menos pessoas se endividando. Os bancos enxugaram R$13,4 bilhões das linhas de créditos, assim a inadimplência não deve aumentar por causa da restrição ao crédito”, comenta.

“Não é mais possível acessar, armazenar e utilizar qualquer dado que se acesse na internet. É preciso a autorização do usuário”

O congresso abordará também o impacto do marco civil da internet, uma legislação sobre o uso das informações da rede, no crédito e na cobrança. As duas áreas, como outras tantas, se beneficiam do Big Data, que são grandes volumes de dados armazenados na internet. Empresas utilizam do Big Data para conhecer melhor os consumidores e aprimorar produtos. Quando uma empresa procura saber mais sobre o cliente, pode evitar erros, como não dar crédito para a pessoa certa, ou conceder para a pessoa errada. Ao acessar uma loja virtual, por exemplo, o consumidor tinha seus dados capturados pelo

site do ponto de venda, que guardava informações sobre o que ele costuma comprar. Com o marco regulatório da internet, a situação muda.

“Não é mais possível acessar, armazenar e utilizar qualquer dado que se acesse na internet. É preciso a autorização do usuário. O marco civil passou a obrigar as empresas a declararem que estão acessando os dados”,  explica o presidente da Acxiom Brasil, Eduardo Ramalho.

Portabilidade não reduziu juros. Em 2013, foram portadas apenas 662 operações de crédito no Brasil

Os entraves da portabilidade de crédito serão outro tema em discussão no Congrecred. Desde 2006, é possível transferir dívidas de um banco a outro, atrás de juros mais atraentes. A portabilidade foi instituída para estimular a concorrência entre as instituições financeiras e, assim, reduzir as taxas de juro. Porém, como a lei não previa como seria executado o processo, o resultado ficou aquém do esperado: em 2013, foram portadas apenas 662 operações de crédito no Brasil, o que totalizou R$ 6,9 bilhões, ou seja, 0,25% do volume de todos os empréstimos e financiamentos no país.

Em maio deste ano, novas regras foram criadas para facilitar o procedimento: os bancos ficaram obrigados a transferir dívidas em até cinco dias, a partir do pedido do cliente. Desde então, foram registradas 88.511 solicitações de portabilidade. Destas, 12,4% (10.991) se efetivaram. O crédito consignado é o produto que mais tem migrado de instituição (98,8% das requisições).

Para o superintendente de Produtos e Negócios de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, Paulo Valadares Pereira, que palestrará no congresso, a tendência é de que o interesse da população pela portabilidade aumente. Segundo Pereira, ainda não foi possível sentir o principal benefício esperado com a nova regra: a queda dos juros bancários. “Esperamos que, com o Banco Central agindo, seja gerado um nível de concorrência mais forte no mercado. A nova resolução permitirá que esses números sejam impulsionados por meio da publicidade, normatização e sistematização do processo”, diz.

A portabilidade precisa ainda ser aprimorada para motivar a população a procurar o procedimento. Um exemplo é o financiamento de veículos. Na transferência de banco, a garantia do carro não é migrada automaticamente, o que deixa o cliente desprotegido.

SERVIÇO

O que: IV Congresso Sulbrasileiro de Crédito e Cobrança (Congrecred)

Quando: 13 de agosto, das 8h às 18h

Onde: Sheraton Porto Alegre Hotel (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento)

Inscrições pelo site www.congrecred.com.br

Público-alvo: gestores e profissionais da indústria de crédito e cobrança, da área jurídica, de bancos, financeiras e seguradoras.


Relacionado a Congrecred:

24/07/2014

IV Congresso de Crédito e Cobrança debate Big Data, inadimplência e portabilidade

As inscrições estão abertas até o dia do evento e devem ser realizadas no site www.congrecred.com.br.

27/06/2014

A aplicação do Big Data após o Marco Regulatório da Internet é um dos temas do IV Congrecred

As inscrições para o maior evento do setor no sul do país podem ser feitas pelo site www.congrecred.com.br

Últimos releases

04/01/2018

Doze atletas do Clube dos Jangadeiros participam do 46º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, na Bahia

A competição ocorre de 6 a 15 de janeiro, no Yacht Clube da Bahia. A regata de abertura acontece neste domingo (7), às 10h30min.

Clube dos Jangadeiros

18/12/2017

Somar recebe prêmio na 11ª edição do Quality Institute, na Cidade do Panamá

Programa de três de dias de conferências, debates e premiação reuniu mais de 500 empresas da América Latina à convite do...

SOMAR - Sociedade Mineradora

30/10/2017

Jangadeiros é campeão em três classes do Estadual de Monotipos da Fevers 2017

A competição aconteceu em Porto Alegre, com regatas no Clube dos Jangadeiros e no Veleiros do Sul

Clube dos Jangadeiros

Ver todos