Press releases
21/07/2015
Comitê de Branding da ADVB/RS traz Luciane Zorzo para debater Construção de Marcas de Valor por meio do Design Estratégico
Luciane Zorzo,
professora da Faculdade de Design da ESPM-Sul e diretora da Zorzo Design
Estratégico, será a palestrante desta edição do encontro, que ocorre das 8h30
às 10h desta quarta-feira, dia 22 de julho, na sede da entidade.
O
que está por trás do sucesso de uma marca e quais processos uma corporação
desenvolve internamente antes de obter resultados no mercado? Mostrar o que
antecede o valor de um produto final e qual estrutura isso envolve é o objetivo
da palestra Construção de Marcas de Valor Através do Design Estratégico,
que será ministrada pela diretora da Zorzo Design Estratégico e professora
da Faculdade de Design da ESPM-Sul, Luciane Zorzo, durante o próximo Comitê
de Branding da ADVB/RS. O encontro ocorre nesta quarta-feira, dia 22 de
julho, das 8h às 10h, na sede da entidade (Rua Celeste Gobbato, s/nº
– Porto Alegre/RS), e faz parte do Círculo ADVB/RS, o espaço do
Associado, que promove encontros mensais exclusivos para o principal público da
entidade. Inscrições pelo email: relacionamento@advb.com.br ou
telefone - 51.3290.6300.
Durante
50 minutos, Luciane deve explanar sobre o conceito de design estratégico, e
sobre como funciona este processo, que pode se utilizar de centenas de
metodologias focadas no mapeamento de insights, de acordo com o tipo de
projeto. “É um trabalho não linear, iterativo (que se repete diversas vezes) e
que ocorre a partir 'das pessoas com o objetivo de retornar às pessoas', ao
contrário da metodologia antiga de pesquisa que abordava tópicos 'do mercado
para o mercado”, diz.
Um
exemplo bem sucedido de construção de marca por meio do design estratégico é o
caso da Nike. Até 2006, a empresa respondia por 48% do market share do tênis de
corrida. Em 2010, esta participação ampliou, passando para 61%. “A Nike se deu
conta que, além do design de produto, precisava de um design do sistema para
driblar a concorrência”, pontua Luciane. A partir do estudo do contexto de uso
do tênis de corrida e do perfil de quem utiliza este produto, a Nike passou por
insights que apontaram características destes usuários: pessoas motivadas,
focadas em superação, e que gostam de compartilhar esta paixão. “Conhecendo os
consumidores e stakeholders mais profundamente (indo além do uso direto), a
empresa se deu conta do poderio que tinham em mãos, e o primeiro passo foi
criar o sistema Nike Plus, unindo forças com a Apple, até chegar no Nike Fuel
(uma pulseira com contador), que passa o conceito de que a própria vida é um
esporte, e que o fato de se ter um corpo, já nos faz atletas”, traduz Luciane.
Dentro
de uma análise contextual de design estratégico, o mercado em seus diversos
níveis estuda desde o comportamento dos usuários até os nichos a serem
explorados com foco nestas pessoas. “Através deste processo, o briefing inicial
de um cliente pode ser modificado e posteriormente homologado, tornando-se um
contrabriefing, um tanto diferente do que foi demandado, mas que funcionará
como um novo norteador para seguir uma das etapas do metaprojeto”, defende a
palestrante.
A
especialista observa que a melhor forma de se conseguir bons resultados com o
design estratégico é introduzir uma cultura de design dentro das organizações.
“Em grandes empresas, já é comum que exista um designer integrando a área de
gestão, uma vez que não adianta se criar uma estratégia, se não houver gestão
deste processo.” Luciane pontua que a ferramenta de construção de valor de
marca pode despertar valores e sentimentos dos consumidores, por ser um
processo que minimiza os riscos e aumenta a precisão dos resultados. “O design
estratégico fazia muita falta no mercado. Por isso a efervescência deste
conceito e a sede das empresas por esta forma de chegar à inovação.” A
palestrante pondera que o fundamental deste conceito é metodologia e
disciplina, dois aspectos capazes de compilar, organizar e validar processos que
já existiam anteriormente.
“Até
pouco tempo, se fazia pesquisa de mercado com foco em como os usuários usavam
um produto de uma determinada marca. A grande mudança ocorre quando esta
pesquisa passa a observar como as pessoas vivenciam determinadas situações e
qual o contexto e o significado destas experiências para elas.” Segundo
Luciane, há no Estado “um potencial enorme” para a implementação da cultura do
design dentro das organizações – uma vez que ainda existe a crença de que o
designer é aquela “figura isolada no canto da empresa”, que “se limita a
receber um briefing para desenhar algo belo, que será ou não aprovado pelo
cliente”. “Sem o correto entendimento do design, haverá sempre um sub
aproveitamento desta ferramenta, que é tão estratégica para a construção de uma
marca de valor”, adverte a palestrante.
SERVIÇO
O quê: Comitê de Branding da
ADVB/RS – Palestra de Luciane Zorzo
Tema: “Construção de Marcas de Valor por
meio do Design Estratégico”
Quando: 22/07 (quarta-feira), das 8h30 às 10h
Onde: ADVB/RS (Rua Celeste Gobbato, s/nº – Porto
Alegre/RS)
Informações: relacionamento@advb.com.br ou telefone
51.3290.6300
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