Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

21/07/2015

Comitê de Branding da ADVB/RS traz Luciane Zorzo para debater Construção de Marcas de Valor por meio do Design Estratégico

Luciane Zorzo, professora da Faculdade de Design da ESPM-Sul e diretora da Zorzo Design Estratégico, será a palestrante desta edição do encontro, que ocorre das 8h30 às 10h desta quarta-feira, dia 22 de julho, na sede da entidade.

O que está por trás do sucesso de uma marca e quais processos uma corporação desenvolve internamente antes de obter resultados no mercado? Mostrar o que antecede o valor de um produto final e qual estrutura isso envolve é o objetivo da palestra Construção de Marcas de Valor Através do Design Estratégico, que será ministrada pela diretora da Zorzo Design Estratégico e professora da Faculdade de Design da ESPM-Sul, Luciane Zorzo, durante o próximo Comitê de Branding da ADVB/RS. O encontro ocorre nesta quarta-feira, dia 22 de julho, das 8h às 10h, na sede da entidade (Rua Celeste Gobbato, s/nº – Porto Alegre/RS), e faz parte do Círculo ADVB/RS, o espaço do Associado, que promove encontros mensais exclusivos para o principal público da entidade. Inscrições pelo email: relacionamento@advb.com.br ou telefone - 51.3290.6300.

Durante 50 minutos, Luciane deve explanar sobre o conceito de design estratégico, e sobre como funciona este processo, que pode se utilizar de centenas de metodologias focadas no mapeamento de insights, de acordo com o tipo de projeto. “É um trabalho não linear, iterativo (que se repete diversas vezes) e que ocorre a partir 'das pessoas com o objetivo de retornar às pessoas', ao contrário da metodologia antiga de pesquisa que abordava tópicos 'do mercado para o mercado”, diz.

Um exemplo bem sucedido de construção de marca por meio do design estratégico é o caso da Nike. Até 2006, a empresa respondia por 48% do market share do tênis de corrida. Em 2010, esta participação ampliou, passando para 61%. “A Nike se deu conta que, além do design de produto, precisava de um design do sistema para driblar a concorrência”, pontua Luciane. A partir do estudo do contexto de uso do tênis de corrida e do perfil de quem utiliza este produto, a Nike passou por insights que apontaram características destes usuários: pessoas motivadas, focadas em superação, e que gostam de compartilhar esta paixão. “Conhecendo os consumidores e stakeholders mais profundamente (indo além do uso direto), a empresa se deu conta do poderio que tinham em mãos, e o primeiro passo foi criar o sistema Nike Plus, unindo forças com a Apple, até chegar no Nike Fuel (uma pulseira com contador), que passa o conceito de que a própria vida é um esporte, e que o fato de se ter um corpo, já nos faz atletas”, traduz Luciane.

Dentro de uma análise contextual de design estratégico, o mercado em seus diversos níveis estuda desde o comportamento dos usuários até os nichos a serem explorados com foco nestas pessoas. “Através deste processo, o briefing inicial de um cliente pode ser modificado e posteriormente homologado, tornando-se um contrabriefing, um tanto diferente do que foi demandado, mas que funcionará como um novo norteador para seguir uma das etapas do metaprojeto”, defende a palestrante.

A especialista observa que a melhor forma de se conseguir bons resultados com o design estratégico é introduzir uma cultura de design dentro das organizações. “Em grandes empresas, já é comum que exista um designer integrando a área de gestão, uma vez que não adianta se criar uma estratégia, se não houver gestão deste processo.” Luciane pontua que a ferramenta de construção de valor de marca pode despertar valores e sentimentos dos consumidores, por ser um processo que minimiza os riscos e aumenta a precisão dos resultados. “O design estratégico fazia muita falta no mercado. Por isso a efervescência deste conceito e a sede das empresas por esta forma de chegar à inovação.” A palestrante pondera que o fundamental deste conceito é metodologia e disciplina, dois aspectos capazes de compilar, organizar e validar processos que já existiam anteriormente.

“Até pouco tempo, se fazia pesquisa de mercado com foco em como os usuários usavam um produto de uma determinada marca. A grande mudança ocorre quando esta pesquisa passa a observar como as pessoas vivenciam determinadas situações e qual o contexto e o significado destas experiências para elas.” Segundo Luciane, há no Estado “um potencial enorme” para a implementação da cultura do design dentro das organizações – uma vez que ainda existe a crença de que o designer é aquela “figura isolada no canto da empresa”, que “se limita a receber um briefing para desenhar algo belo, que será ou não aprovado pelo cliente”. “Sem o correto entendimento do design, haverá sempre um sub aproveitamento desta ferramenta, que é tão estratégica para a construção de uma marca de valor”, adverte a palestrante.

SERVIÇO

O quê: Comitê de Branding da ADVB/RS – Palestra de Luciane Zorzo

Tema: “Construção de Marcas de Valor por meio do Design Estratégico” Quando: 22/07 (quarta-feira), das 8h30 às 10h Onde: ADVB/RS (Rua Celeste Gobbato, s/nº – Porto Alegre/RS) Informaçõesrelacionamento@advb.com.br ou telefone 51.3290.6300


Relacionado a ADVB/RS:

30/08/2016

ADVBeer mescla conhecimento com happy hour regado a hambúrguer e cerveja artesanal

ADVB/RS lança o ADVBeer, evento com conceito inovador que mescla conhecimento em estilo happy hour

05/08/2016

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing ADVB

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing A

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos