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04/04/2014
Com viés de déficit comercial em 2014, Brasil precisa mais foco no comércio exterior
Promovido pelo
Conselho do Prêmio Exportação RS e a ADVB/RS, 2º Almoço da Exportação reuniu
principais lideranças do setor para debater competitividade
O Brasil vem exportando menos nos últimos
anos, ao mesmo tempo aumentando as importações, o que sinaliza que o fechamento
da conta do comércio exterior segue o viés de déficit, projetado em US$ 5
bilhões em 2014 pelo presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil
(AEB), José Augusto de Castro, que palestrou no 2º Almoço da
Exportação, realizado na quinta-feira (3), no Hotel Sheraton Porto Alegre.
“Precisamos fazer nosso dever de casa, isso significa melhorar logística,
reformas estruturais, especialmente tributária e trabalhista, desburocratizar
(17 órgãos atuam no comércio exterior) e criar uma política externa sem
ideologia, puramente econômica, com a escolha de parceiros de fato, ou seja,
por seu potencial econômico.
O Brasil precisa ter foco”, explicou ele
para uma plateia seleta, formada pelo governador do Estado, Tarso Genro; o
prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, secretários estaduais, empresários e
presidentes de entidades de diversos segmentos. Na mesma linha de se criar um
ambiente sustentável de negócios, o CEO da Bunge, Pedro Parente, subiu ao palco
para defender a ampliação da capacidade competitiva das empresas. “A falta
diálogo entre o governo federal e o setor privado provoca redução no apetite do
empresário em investir.” Segundo ele, chega de se tratar as questões de forma
superficial, é preciso um posicionamento que dê estabilidade sobre as regras do
jogo e, que acima de tudo, adicione valor para os dois lados. O evento,
promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS e a ADVB/RS, marcou o
lançamento do Prêmio Exportação RS, que ocorrerá em 9 de junho no Teatro
Bourbon Country com o tema “Desafios e alternativas para as exportações gaúchas
de manufaturados”.
Segundo José Augusto de Castro, o país
exporta peso (commodities), quando deveria embarcar manufaturados - a balança
comercial dessa categoria vem registrando déficits consecutivos desde 2007, US$
9,24 bilhões, cifras que chegaram a US$ 105 bilhões em 2013. Desempenho
negativo que vem fazendo a bandeira verde-amarela sumir do ranking dos mais
exportadores mundiais nesse segmento. “Hoje, estamos na 22ª posição. Para os
Estados Unidos, que lideraram a lista de compradores internacionais, as vendas
estão em queda acentuada: em 2003, 32,5% das exportações de manufaturados eram
destinadas para o país norte-americano, dez anos depois esse índice caiu para
14%”, argumentou, lembrando que o calçado brasileiro já chegou a ser o segundo
item na pauta de exportação.
Em 2004, os americanos importaram US$ 1,02
bilhão em pares e em 2013 o produto nem apareceu na listagem. “Neste momento, o
que a indústria do calçado faz é sobreviver. Está tentando se manter por
períodos.” O presidente da AEB disse, ainda, que o Brasil precisa investir em
países grandes compradores. “Hoje, 50% dos produtos manufaturados vão para a
América do Sul, que representa 3% das importações mundiais. Nessa região, temos
condições de competir porque a logística permite, porém se jogarmos os embarques
para a China, Índia ou Rússia, perdemos em competitividade”, explicou ele.
ENTRAVES - Para Pedro Parente,
o Brasil é politicamente e macro economicamente estável, grande exportador de
commodities e tem mudanças estruturais positivas pela frente. “As commodities
globais crescerão acompanhando o crescimento da China, especialmente do
agronegócio”, avisou. Porém, segundo ele, há muitos pontos de entrave no
desenvolvimento nacional, entre os principais estão o câmbio, tributação, baixo
nível de investimentos e infraestrutura. “Tudo isso, gera consequências a todas
cadeias produtivas.” Já o governador Tarso Genro, voltou a frisar a importância
do setor exportador para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, não apenas no
quesito financeiro, mas na criação de uma identidade econômica, política e
social. “A agregação de valor é o elemento-chave deste processo”, destacou
Tarso.
Tanto o presidente da ADVB/RS, Carlos
Biedermann, como o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato
Malcon, lembraram que a premiação é realizada há 42 anos e considerada o maior
evento deste segmento no Sul do País. A proposta é valorizar as empresas que
obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias
inovadoras para expor e comercializar os produtos no mercado internacional. “O
objetivo deste encontro é mobilizar as
lideranças e representantes do setor exportador para aprimorar a atividade do
comércio exterior brasileiro. Queremos gerar a reflexão em prol do
desenvolvimento, pois queremos construir um Rio Grande competitivo para ocupar
espaço de destaque no mundo globalizado”, frisou Biedermann. Observando que os
14 maiores exportadores mundiais são países primordialmente vendedores de
manufaturados, Malcon justificou a escolha do tema Prêmio Exportação 2014, que
abordará os desafios e alternativas para as exportações gaúchas de
manufaturados. “Sabemos que fomentar o comércio exterior é uma forma de
estimular o desenvolvimento da economia local, regional e nacional”, comentou.
O Prêmio Exportação RS é promovido pelas 16
mais representativas instituições vinculadas ao segmento exportador brasileiro
que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS, que neste ano ganhou mais um
integrante: a Agência Polo – Agenda 2020. As empresas são avaliadas em dois
grupos de categorias. As qualitativas abrangem Destaques Mercadológico,
Setorial, Inovação Tecnológica, Avanço Global, Serviços de Suporte à Exportação
e Pequeno Desbravador Internacional. Nas quantitativas estão as categorias
Trajetória Exportadora Master, Diversificação de Mercados, Dinamismo
Exportador, Destaque Exportador e Dinamismo Exportador – Trading. O prêmio
especial Personalidade Competitividade Internacional 2014 homenageará o
empresário que, ao longo dos anos, tem ampliado a atuação no mercado exterior,
tornando-se referência para o Rio Grande do Sul e o Brasil.
Conselho
do Prêmio Exportação RS
Ø Associação dos
Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS
Ø Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil
Ø Agência Polo –
Agenda 2020
Ø Badesul
Ø Banco do Brasil
Ø Banco do Estado do
Rio Grande do Sul – Banrisul
Ø Federação da
Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL
Ø Federação das
Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – Federasul
Ø Federação do
Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS
Ø Federação das
Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS
Ø Fundação de
Economia e Estatística do Rio Grande do Sul – FEE
Ø Porto do Rio Grande
Ø PwC
Ø Programa Gaúcho da
Qualidade e Produtividade – PGQP
Ø Secretaria do
Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul – SDPI
Ø Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
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