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16/09/2015
Bruno Maletta: “Os consumidores mentem! Levar em consideração o que eles dizem pode ser o maior erro para os nossos negócios”
A declaração é de Bruno Maletta, fundador
da Consumoteca, uma boutique referência especializada no comportamento do
consumidor brasileiro, com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Ele é o
palestrante convidado do Comitê de Branding da ADVB na próxima sexta-feira (18
de setembro), das 8h30min às 10h, na sede da entidade. Mais informações pelo
e-mail relacionamento@advb.com.br
ou (51)3290.6300.
Na pauta da sua conversa com o público, Bruno vai defender que a
cada dia que passa a missão de construir marcas é mais difícil. “O poder de
construção está saindo da mão dos profissionais para o consumidor”. O maior
problema dessa transferência de poder é a perda de controle. O que o consumidor
falará da minha marca? Como isso irá se refletir entre os seus amigos? Seria
muito fácil se o próprio consumidor pudesse responder o que ele quer ou que
poderíamos fazer para satisfazê-lo. Mas essas perguntas têm se tornado cada dia
mais difíceis dele mesmo responder. E quando respondem, a maioria das vezes é
mentira! Sim, senhores, os consumidores mentem! Levar em consideração o que
eles dizem pode ser o maior erro para os nossos negócios”, diz Bruno.
Formado em Estatísticas e mestre em Administração de Empresas e
Marketing, Bruno Maletta já desenvolveu projetos de pesquisa e inteligência de
mercado para marcas e agências, como C&A, Danone, AMBEV, Heineken,
Unilever, Grupo RBS, entre outras. A empresa é uma das referências no mercado
de pesquisa brasileiro por implementar metodologias inovadoras e por utilizar
disciplinas ainda pouco exploradas, como a antropologia do consumo. “A antropologia do
consumo nos auxilia no processo de entendimento dos porquês das respostas ou do
comportamento dos consumidores. É o estudo do que está por trás do discurso,
nos aproxima do entendimento mais real”.
"Nesse momento de crise, o que mudou no comportamento do
consumidor e como as marcas devem reagir? O
consumidor já sentiu a crise (ou no bolso dele ou no bolso de alguém que ele
conhece). Não existe uma receita de bolo de como as marcas devem reagir, mas o
fato é que não existe reação sem o entendimento do consumidor. Entender o que
ele pretende e seus desafios, bem como compra e o que acha de sua marca e
concorrentes, é um investimento que deve ser feito para otimizar os esforços e
os recursos em tempos de crise. Se o consumidor está mais seleto no que compra,
as marcas também devem estar mais seletas no que fazem e no que investem”,
explica. E segue: “O maior problema dessa crise é que o seu concorrente pode
não estar fabricando a mesma coisa que você, nem estar no seu segmento. Ao
invés de trocar a marca de biscoito A pela marca de biscoito B, o consumidor
pode trocar a marca de biscoito A por pagar a TV por assinatura. Se aproveitar
dessas relações só é possível quando se entende o contexto do consumidor, mais
amplo do que suas preferências dentro de determinada categoria”.
SERVIÇO
O que: Comitê de Branding da
ADVB/RS – Palestra com Bruno Maletta
Tema: O CONSUMIDOR MENTE
Quando: 18 de setembro,
sexta-feira, das 8h30min às 10h
Onde: ADVB/RS (Rua Celeste
Gobbato, s/nº – Porto Alegre/RS)
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