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Press releases

16/09/2015

Bruno Maletta: “Os consumidores mentem! Levar em consideração o que eles dizem pode ser o maior erro para os nossos negócios”

A  declaração é de Bruno Maletta,  fundador da Consumoteca, uma boutique referência especializada no comportamento do consumidor brasileiro, com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Ele é o palestrante convidado do Comitê de Branding da ADVB na próxima sexta-feira (18 de setembro), das 8h30min às 10h, na sede da entidade. Mais informações pelo e-mail relacionamento@advb.com.br ou (51)3290.6300.

Na pauta da sua conversa com o público, Bruno vai defender que a cada dia que passa a missão de construir marcas é mais difícil. “O poder de construção está saindo da mão dos profissionais para o consumidor”. O maior problema dessa transferência de poder é a perda de controle. O que o consumidor falará da minha marca? Como isso irá se refletir entre os seus amigos? Seria muito fácil se o próprio consumidor pudesse responder o que ele quer ou que poderíamos fazer para satisfazê-lo. Mas essas perguntas têm se tornado cada dia mais difíceis dele mesmo responder. E quando respondem, a maioria das vezes é mentira! Sim, senhores, os consumidores mentem! Levar em consideração o que eles dizem pode ser o maior erro para os nossos negócios”, diz Bruno.

Formado em Estatísticas e mestre em Administração de Empresas e Marketing, Bruno Maletta já desenvolveu projetos de pesquisa e inteligência de mercado para marcas e agências, como C&A, Danone, AMBEV, Heineken, Unilever, Grupo RBS, entre outras. A empresa é uma das referências no mercado de pesquisa brasileiro por implementar metodologias inovadoras e por utilizar disciplinas ainda pouco exploradas, como a antropologia do consumo. “A antropologia do consumo nos auxilia no processo de entendimento dos porquês das respostas ou do comportamento dos consumidores. É o estudo do que está por trás do discurso, nos aproxima do entendimento mais real”.

"Nesse momento de crise, o que mudou no comportamento do consumidor e como as marcas devem reagir? O consumidor já sentiu a crise (ou no bolso dele ou no bolso de alguém que ele conhece). Não existe uma receita de bolo de como as marcas devem reagir, mas o fato é que não existe reação sem o entendimento do consumidor. Entender o que ele pretende e seus desafios, bem como compra e o que acha de sua marca e concorrentes, é um investimento que deve ser feito para otimizar os esforços e os recursos em tempos de crise. Se o consumidor está mais seleto no que compra, as marcas também devem estar mais seletas no que fazem e no que investem”, explica. E segue: “O maior problema dessa crise é que o seu concorrente pode não estar fabricando a mesma coisa que você, nem estar no seu segmento. Ao invés de trocar a marca de biscoito A pela marca de biscoito B, o consumidor pode trocar a marca de biscoito A por pagar a TV por assinatura. Se aproveitar dessas relações só é possível quando se entende o contexto do consumidor, mais amplo do que suas preferências dentro de determinada categoria”.

SERVIÇO

O que: Comitê de Branding da ADVB/RS – Palestra com Bruno Maletta

Tema: O CONSUMIDOR MENTE

Quando: 18 de setembro, sexta-feira, das 8h30min às 10h

Onde: ADVB/RS (Rua Celeste Gobbato, s/nº – Porto Alegre/RS)


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