Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

01/04/2014

Brasil precisa ter mais foco no comércio exterior

Promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, 2º Almoço da Exportação reúne lideranças do setor para debater a competitividade

O Brasil vem exportando menos nos últimos anos, ao mesmo tempo aumentando a pauta de importações, o que já sinaliza para um resultado de déficit no fechamento das contas da balança comercial brasileira de 2014. Tal viés vem aumentando a preocupação dos empresários, principalmente quando associado a velhos problemas do setor exportador, como volatilidade do dólar, aumento de juros, falta de reformas estruturais e deficiência logística, fatores que inibem a competitividade.

O debate destas questões, que acabam sendo norteadoras do direcionamento da economia, foi o menu do 2º Almoço da Exportação, marcando o lançamento do 42º Prêmio Exportação RS, que tem como tema “Desafios e alternativas para as exportações gaúchas de manufaturados”,  a ser entregue em 9 de junho. Promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS e a ADVB/RS, no Hotel Sheraton Porto Alegre, o evento, realizado nesta quinta-feira (3), reuniu o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, e Pedro Parente, CEO da Bunge. Eles palestraram para uma plateia seleta, formada pelo governador do Estado, Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, secretários estaduais, os empresários Paulo Tigre (CNI), Claudio Guenther (Still), Daniel Randon (Fras-le), Clóvis Tramontina, José Agnelo (Móveis Herval), entre outros.

“O Brasil deve ter foco no comércio exterior. Exportamos peso (commodities), quando precisamos embarcar manufaturados. Para isso, os problemas estruturais devem ser corrigidos. Caso do sistema tributário, que estimula a exportação de matéria-prima e desestimula o produto industrializado”, explicou José Augusto. A lista vai além. Em segundo lugar, está a reforma trabalhista, que deve nascer para reduzir os elevados encargos, seguida da infraestrutura, classificada como “deficiente, insuficiente e cara”. “Nenhum país consegue exportar se não tiver uma logística adequada”, explicou o presidente da AEB. Quanto ao foco, citou que o Brasil precisa investir em países grandes compradores, a exemplo dos Estados Unidos e da Europa. “Hoje, 50% dos produtos manufaturados nas fábricas nacionais vão para a América do Sul, que representa 3% das importações mundiais. Nesse bloco, temos condições de competir porque a logística permite, porém se jogarmos os embarques para a China, Índia ou Rússia, perdemos em competitividade”, explicou ele.

 

MAIS DIÁLOGO - Pedro Parente também apontou problemas e as oportunidades para o Brasil ampliar a capacidade competitiva das empresas. Depois de apresentar estatísticas, demonstradoras deste potencial, o CEO resumiu tudo com uma frase: “a falta diálogo entre o governo federal e o setor privado provoca redução no apetite do empresário em investir”. Segundo ele, chega de se tratar as questões de forma superficial, é preciso um tratamento de fato, um posicionamento que dê estabilidade sobre as regras do jogo e, que acima de tudo, adicione valor para os dois lados. Já o governador Tarso Genro, voltou a frisar a importância do setor exportador para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, não apenas no quesito financeiro, mas na criação de uma identidade econômica, política e social. “A agregação de valor é o elemento-chave deste processo”, destacou Tarso.

Tanto o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann, como o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon, lembraram que a premiação é realizada há 42 anos e considerada o maior evento deste segmento no Sul do País. A proposta é valorizar as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar os produtos no mercado internacional. A cerimônia, em que as empresas vencedoras são homenageadas, será em 9 de junho, no Teatro do Bourbon Country.  A premiação é promovida pelas dezesseis mais representativas instituições vinculadas ao segmento exportador brasileiro, que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS.

As empresas são avaliadas em dois grupos de categorias. As qualitativas abrangem Destaques Mercadológico, Setorial, Inovação Tecnológica, Avanço Global, Serviços de Suporte à Exportação e Pequeno Desbravador Internacional. Nas quantitativas estão as categorias Trajetória Exportadora Master, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador, Destaque Exportador e Dinamismo Exportador – Trading. O prêmio especial Personalidade Competitividade Internacional 2014 homenageará o empresário que, ao longo dos anos, tem ampliado a atuação no mercado exterior, tornando-se referência para o Rio Grande do Sul e o Brasil. 

Conselho do Prêmio Exportação RS

Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil

Agência Polo – Agenda 2020

Badesul

Banco do Brasil

Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul

Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL

Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – Federasul

Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS

Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS

Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul – FEE

Porto do Rio Grande

PwC

Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP 

Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul – SDPI

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS 

� �fn�}M �P "Verdana","sans-serif"'> 

O Prêmio Exportação RS é promovido pelas 16 mais representativas instituições vinculadas ao segmento exportador brasileiro que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS, que neste ano ganhou mais um integrante: a Agência Polo – Agenda 2020. As empresas são avaliadas em dois grupos de categorias. As qualitativas abrangem Destaques Mercadológico, Setorial, Inovação Tecnológica, Avanço Global, Serviços de Suporte à Exportação e Pequeno Desbravador Internacional. Nas quantitativas estão as categorias Trajetória Exportadora Master, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador, Destaque Exportador e Dinamismo Exportador – Trading. O prêmio especial Personalidade Competitividade Internacional 2014 homenageará o empresário que, ao longo dos anos, tem ampliado a atuação no mercado exterior, tornando-se referência para o Rio Grande do Sul e o Brasil. 

Conselho do Prêmio Exportação RS

Ø  Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS

Ø  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil

Ø  Agência Polo – Agenda 2020

Ø  Badesul

Ø  Banco do Brasil

Ø  Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul

Ø  Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL

Ø  Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – Federasul

Ø  Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS

Ø  Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS

Ø  Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul – FEE

Ø  Porto do Rio Grande

Ø  PwC

Ø  Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP 

Ø  Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul – SDPI

Ø  Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS


Relacionado a ADVB/RS:

30/08/2016

ADVBeer mescla conhecimento com happy hour regado a hambúrguer e cerveja artesanal

ADVB/RS lança o ADVBeer, evento com conceito inovador que mescla conhecimento em estilo happy hour

05/08/2016

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing ADVB

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing A

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos