Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

19/04/2013

Bolsa Iberê Camargo é lançada no dia 25 de abril

O edital da Bolsa Iberê Camargo 2013, uma das principais residências na área de Artes Visuais do País, será lançado na próxima quinta-feira (25), às 19h, no auditório da Fundação Iberê Camargo. O evento contará com a participação de Juliano Ventura, Rafael Pagatini e Fernanda Gassen, vencedores de edições anteriores. Laura Cogo, produtora cultural da Fundação, vai apresentar os locais para residência e orientar sobre como elaborar o portfólio e o projeto. As inscrições para a Bolsa são gratuitas e podem ser feitas até 31 de julho pelo site http://www.iberecamargo.org.br/bolsa.

Nesta edição, três artistas brasileiros serão contemplados com dois meses de residências internacionais, entre outubro e dezembro deste ano. As opções de destino são MAMbo, em Bolonha (Itália); CRAC, em Valparaíso (Chile); e Kiosko, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). A Fundação Iberê Camargo também cobre as despesas de passagens aéreas e oferece uma bolsa-auxílio no valor de oito mil reais para custos durante o intercâmbio.

Além da Bolsa, a Comissão Julgadora selecionará um artista para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, iniciativa que convida grandes nomes do cenário artístico a produzir gravuras em metal na prensa que pertenceu a Iberê Camargo. Outros 10 selecionados ganharão destaque no site da Fundação.

Para concorrer, os candidatos devem encaminhar, juntamente com o formulário de inscrição, o projeto a ser desenvolvido na instituição de sua preferência e um portfólio, que devem serenviados pelo correio em CD ou DVD. Também é pré-requisito ter participado de, no mínimo, três exposições individuais ou coletivas e dominar o idioma do país escolhido(no caso do MAMbo, o domínio da língua inglesa também será aceito). A residência tem apoio das empresas Gerdau, Itaú, Vonpar e De Lage Landen.

Mais sobre a Bolsa Iberê Camargo

A Bolsa Iberê Camargo proporciona aos selecionados uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de arte no exterior. Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, 20 artistas para participar dos programas de intercâmbio.

Ao longo de sua primeira década de existência se consolidou como uma das mais importantes iniciativas do gênero, estabelecendo um fluxo cultural e uma importante rede de trocas e experiências entre a produção artística nacional e a internacional. Os vencedores de 2001 a 2004 participaram de temporadas de estudo nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. A partir de 2005, a Bolsa começou a selecionar dois artistas por ano. Desde então, houve programas de residências em Portugal, França, Estados Unidos, México, Uruguai e Argentina. Entre 2010 e 2011, foi realizada na sede da Fundação a exposição Convivências: Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, que reuniu trabalhos dos 14 selecionados pela iniciativa ao longo de sua primeira década de existência.

SERVIÇO   
O quê: Inscrições para a Bolsa Iberê Camargo
Quando: de 25 de abril a 31 de julho de 2013
Locais para residência: MAMbo, em Bolonha (Itália); CRAC, em Valparaíso (Chile); e Kiosko, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)
Como: exclusivamente através do site http://www.iberecamargo.org.br/bolsa
Quanto: gratuito. As empresas Gerdau, Itaú, Vonpar e De Lage Landen garantem a isenção de taxa
Informações:3247.8000 ou pelo e-mailbolsa@iberecamargo.org.br

LANÇAMENTO DA BOLSA IBERÊ CAMARGO, dia 25 de abril

Conversa com o público

JULIANO VENTURA

Juliano Ventura, formado em Artes Visuais pela UFRGS, foi para lugar a dudas no ano passado com o intuito de elaborar um arquivo a partir de fotografias da cidade. A ideia do projeto surgiu quando Juliano analisou as transformações do local onde viveu quando criança (Santa Maria/RS) por meio de fotos. Para cumprir seu objetivo, Juliano buscou imagens de Cali em bibliotecas e sebos, além de acervos públicos e particulares.

FERNANDA GASSEN

Graduada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria, Fernanda Gassen foi selecionada para passar três meses na capital argentina desenvolvendo seu projeto de residência na Universidad Torcuato di Tella. A proposta dialogava diretamente com os conceitos de cidade-jardim e propunha um percurso pela cidade, baseado em documento, visando o aproveitamento dos parques e áreas naturais.

RAFAEL PAGATINI

Para passar uma semana no Ateliê de Gravura produzindo uma série de obras inédita, a Bolsa Iberê Camargo selecionou Rafael Pagatini, artista gaúcho,graduado e mestrando no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu portfólio apresenta obras em gravura e xilogravura e destaque em salões e prêmios, como o Premio Açorianos em Artes Plásticas 2011 – Destaque em Gravura e Artista Revelação.

PERFIL DOS LOCAIS PARA RESIDÊNCIA

MAMbo

O MAMbo apoia as práticas artísticas mais inovadoras e ajuda a traçar os rumos da arte contemporânea, através de um programa de exposições focado em pesquisa e experimentação. O museu colabora com instituições culturais e acadêmicas para promover oportunidades de reflexão envolvendo acadêmicos, bem como o público em geral, estimulando o debate sobre a cultura contemporânea.

CRAC

CRAC Valparaíso é uma plataforma colaborativa sem fins lucrativos, relativa a diferentes produções sócio-artísticas sobre a cidade de Valparaíso, no Chile.As residências artísticas desenvolvidas na CRAC são compreendidas em uma teia de práticas de cidadania que apresentam diferentes metodologias detrabalho e apresentações públicas que por sua vez ativam nosso arquivo e memória material em uma plataforma baseada na troca de conhecimentos.

Kiosko

É um espaço independente criado em 2006 em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Liderado pela artista Rachel Schwartz, é a plataforma para gerar, promover e fomentar a arte contemporânea da região para o mundo. Em Kiosko há espaços expositivos, residências e oficinas e o incentivo à prática eprocessos de reflexão em um contexto de interação social. Kiosko iniciou o programa de residência internacional de arte contemporânea em maio de 2007,com o objetivo de criar um espaço de encontro na Bolívia e oferecer oportunidades de intecâmbio para artistas, pesquisadores, teóricos e curadoresnacionais e extrangeiros.


Relacionado a Fundação Iberê Camargo:

25/06/2016

Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo

Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo

16/06/2016

Fundação Iberê Camargo apresenta 76 obras da Coleção da Fundação Edson Queiroz

Fundação recebe 76 obras de ícones da Arte Moderna Brasileira

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos