Press releases
19/04/2013
Bolsa Iberê Camargo é lançada no dia 25 de abril
O edital da Bolsa Iberê Camargo 2013, uma das principais residências na área de Artes Visuais do País, será lançado na próxima quinta-feira (25), às 19h, no auditório da Fundação Iberê Camargo. O evento contará com a participação de Juliano Ventura, Rafael Pagatini e Fernanda Gassen, vencedores de edições anteriores. Laura Cogo, produtora cultural da Fundação, vai apresentar os locais para residência e orientar sobre como elaborar o portfólio e o projeto. As inscrições para a Bolsa são gratuitas e podem ser feitas até 31 de julho pelo site http://www.iberecamargo.org.br/bolsa.
Nesta edição, três artistas brasileiros serão contemplados com dois meses de residências internacionais, entre outubro e dezembro deste ano. As opções de destino são MAMbo, em Bolonha (Itália); CRAC, em Valparaíso (Chile); e Kiosko, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). A Fundação Iberê Camargo também cobre as despesas de passagens aéreas e oferece uma bolsa-auxílio no valor de oito mil reais para custos durante o intercâmbio.
Além da Bolsa, a Comissão Julgadora selecionará um artista para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, iniciativa que convida grandes nomes do cenário artístico a produzir gravuras em metal na prensa que pertenceu a Iberê Camargo. Outros 10 selecionados ganharão destaque no site da Fundação.
Para concorrer, os candidatos devem encaminhar, juntamente com o formulário de inscrição, o projeto a ser desenvolvido na instituição de sua preferência e um portfólio, que devem serenviados pelo correio em CD ou DVD. Também é pré-requisito ter participado de, no mínimo, três exposições individuais ou coletivas e dominar o idioma do país escolhido(no caso do MAMbo, o domínio da língua inglesa também será aceito). A residência tem apoio das empresas Gerdau, Itaú, Vonpar e De Lage Landen.
Mais sobre a Bolsa Iberê Camargo
A Bolsa Iberê Camargo proporciona aos selecionados uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de arte no exterior. Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, 20 artistas para participar dos programas de intercâmbio.
Ao longo de sua primeira década de existência se consolidou como uma das mais importantes iniciativas do gênero, estabelecendo um fluxo cultural e uma importante rede de trocas e experiências entre a produção artística nacional e a internacional. Os vencedores de 2001 a 2004 participaram de temporadas de estudo nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. A partir de 2005, a Bolsa começou a selecionar dois artistas por ano. Desde então, houve programas de residências em Portugal, França, Estados Unidos, México, Uruguai e Argentina. Entre 2010 e 2011, foi realizada na sede da Fundação a exposição Convivências: Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, que reuniu trabalhos dos 14 selecionados pela iniciativa ao longo de sua primeira década de existência.
SERVIÇO
O quê: Inscrições para a Bolsa Iberê Camargo
Quando: de 25 de abril a 31 de julho de 2013
Locais para residência: MAMbo, em Bolonha (Itália); CRAC, em Valparaíso (Chile); e Kiosko, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)
Como: exclusivamente através do site http://www.iberecamargo.org.br/bolsa
Quanto: gratuito. As empresas Gerdau, Itaú, Vonpar e De Lage Landen garantem a isenção de taxa
Informações:3247.8000 ou pelo e-mailbolsa@iberecamargo.org.br
LANÇAMENTO DA BOLSA IBERÊ CAMARGO, dia 25 de abril
Conversa com o público
JULIANO VENTURA
Juliano Ventura, formado em Artes Visuais pela UFRGS, foi para lugar a dudas no ano passado com o intuito de elaborar um arquivo a partir de fotografias da cidade. A ideia do projeto surgiu quando Juliano analisou as transformações do local onde viveu quando criança (Santa Maria/RS) por meio de fotos. Para cumprir seu objetivo, Juliano buscou imagens de Cali em bibliotecas e sebos, além de acervos públicos e particulares.
FERNANDA GASSEN
Graduada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria, Fernanda Gassen foi selecionada para passar três meses na capital argentina desenvolvendo seu projeto de residência na Universidad Torcuato di Tella. A proposta dialogava diretamente com os conceitos de cidade-jardim e propunha um percurso pela cidade, baseado em documento, visando o aproveitamento dos parques e áreas naturais.
RAFAEL PAGATINI
Para passar uma semana no Ateliê de Gravura produzindo uma série de obras inédita, a Bolsa Iberê Camargo selecionou Rafael Pagatini, artista gaúcho,graduado e mestrando no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu portfólio apresenta obras em gravura e xilogravura e destaque em salões e prêmios, como o Premio Açorianos em Artes Plásticas 2011 – Destaque em Gravura e Artista Revelação.
PERFIL DOS LOCAIS PARA RESIDÊNCIA
MAMbo
O MAMbo apoia as práticas artísticas mais inovadoras e ajuda a traçar os rumos da arte contemporânea, através de um programa de exposições focado em pesquisa e experimentação. O museu colabora com instituições culturais e acadêmicas para promover oportunidades de reflexão envolvendo acadêmicos, bem como o público em geral, estimulando o debate sobre a cultura contemporânea.
CRAC
CRAC Valparaíso é uma plataforma colaborativa sem fins lucrativos, relativa a diferentes produções sócio-artísticas sobre a cidade de Valparaíso, no Chile.As residências artísticas desenvolvidas na CRAC são compreendidas em uma teia de práticas de cidadania que apresentam diferentes metodologias detrabalho e apresentações públicas que por sua vez ativam nosso arquivo e memória material em uma plataforma baseada na troca de conhecimentos.
Kiosko
É um espaço independente criado em 2006 em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Liderado pela artista Rachel Schwartz, é a plataforma para gerar, promover e fomentar a arte contemporânea da região para o mundo. Em Kiosko há espaços expositivos, residências e oficinas e o incentivo à prática eprocessos de reflexão em um contexto de interação social. Kiosko iniciou o programa de residência internacional de arte contemporânea em maio de 2007,com o objetivo de criar um espaço de encontro na Bolívia e oferecer oportunidades de intecâmbio para artistas, pesquisadores, teóricos e curadoresnacionais e extrangeiros.
Relacionado a Fundação Iberê Camargo:
25/06/2016
Ministro da Cultura, Marcelo Calero, visita Fundação Iberê Camargo
16/06/2016
Fundação recebe 76 obras de ícones da Arte Moderna Brasileira