Press releases
19/08/2015
24º Congresso de Marketing ADVB/RS reunirá palestrantes nacionais e internacionais com empresários gaúchos para debate sobre soluções em meio à crise
Congresso de
Marketing, uma das principais agendas no calendário anual da ADVB/RS,
acontecerá no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country,
sob a curadoria do presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel. Os paineis contarão
com palestrantes como Javier Meza Robayo, Vice-Presidente Mundial da
Coca-Cola; Francisco Valim, Consultor de Negócios e ex-presidente de
companhias como Via Varejo, OI e Net; Federico Pistono, Consultor
para o Google Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego,
mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, e Gustavo
Diament, diretor geral do aplicativo da Spotify na América Latina.
“Aqueles que não
estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se
comportar como passageiros, à espera do fim da tempestade.” Francisco
Valim
Em meio a
perspectivas negativas do atual cenário econômico, buscar novos
caminhos e oportunidades para o mercado gaúcho é o desafio a que se
propõe o 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. A edição deste ano leva
o tema O Futuro será de quem estiver preparado, e a novidade ficará
por conta do amplo debate que ocorrerá entre empresários locais
e os palestrantes convidados, a fim de avaliarem soluções
mercadológicas para a economia adversa. Três especialistas em crise, a exemplo
do consultor de negócios e ex-presidente das empresas OI, NET,
Serasa Experian e Via Varejo, Francisco Valim – que contribuiu
para sanar as finanças de corporações de diferentes ramos ao longo de períodos
difíceis da economia do País – dividirão o palco com o curador do evento e
presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel.
“Queremos debater cada tema abordado com
maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade
local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de setembro,
das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve contemplar
um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais,
executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de
organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e
imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo email: relacionamento@advb.com.br ou
pelo telefone (51) 3290.6300. As vagas são limitadas e
haverá descontos especiais para associados.
O novo formato vai tornar o congresso mais
dinâmico: serão três grandes painéis, seguidos de 50 minutos de conversa com
empresários gaúchos, como o Sócio Diretor da 3yz, Roberto Sirotsky, Sérgio
Maia, managing partner da Trust & Co Investimentos e Conselheiro de
empresas como Vonpar e BSBios, e o vice-presidente de Televisão da RBS TV,
Antonio Tigre. Também integram o grupo local, o fundador
da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI, Juan Pablo
Boeira, o pró-reitor de Administração da UNISINOS, João
Zani, e o doutor em Comunicação e palestrante, Dado
Schneider.
“Queremos debater cada tema abordado com
maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa
realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de
setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve
contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças
empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e
vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de
acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas
pelo email: relacionamento@advb.com.br ou
pelo telefone - 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos
especiais para associados.
“A crise não é universal”, garante o
consultor Francisco Valim, que será o primeiro painelista do dia. Ele falará
sobre Cenários desafiadores: empresas em transformação, e destacará a
importância dos gestores das corporações visualizarem e aproveitarem as
possibilidades que surgem em momentos difíceis. “Mesmo no Brasil não são todos
os setores que estão com desempenho em queda: várias empresas estão crescendo
de 10% a 20% em receita, em relação a 2014. Isso significa que se prepararam
melhor.”
Valim sinaliza que onde existir planejamento
e estratégias implementadas de forma eficiente, dentro do contexto de cada
companhia, não há motivo para preocupação. Contando com a experiência de quem
salvou mais de uma empresa da falência, Valim irá fazer um comparativo de cases
de companhias em que ele atuou em momentos de dificuldades e
outros em que o cenário econômico ajudou. “A ideia é apresentar
referências e analisar as estratégias para cada modelo. Mas é preciso deixar claro
que aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o
capitão do barco, para se comportar como passageiro, à espera do fim
da tempestade, o que é muito inseguro.”
Para o especialista, o período de turbulência
exige que as empresas transformem seus canais de comunicação e de vendas em
ferramentas mais eficientes. “Ao contrário de cancelar o investimento, que é o
que muita gente faz, focar nesta oportunidade de ganhar espaço no mercado será
um diferencial.” Ao reforçar que este ano o evento propõe uma abordagem
inspiradora e aplicável à realidade das empresas gaúchas, Vontobel
concorda que “acima de tudo, não é momento para se deixar abater.”
“É duro, desagradável, mas precisamos manter a confiança no enfrentamento e
no futuro”, desafia o presidente da Vonpar. Para ele, mesmo aqueles que não se
prepararam para o pior podem driblar as dificuldades apresentadas pelo mercado.
“Nestes casos, é fundamental entender o momento atual, agir com rapidez na
correção de rumos, e ser capaz de retroceder quando necessário”, opina.
“É preciso acelerar o
pensamento e buscar informações e conhecimento, ouvir quem navegou em águas
mais calmas e também em mar revolto. Aprender com quem fez o impossível
virar case. Processar tudo no aplicativo do agora e inventar um novo futuro.
Porque esse futuro, diferente de tudo que se viu no passado, será só de quem
estiver preparado.”
(Trecho do Manifesto
do Congresso)
O tema do manifesto (acima
reproduzido em parte) embasa a proposta do 24º Congresso de Marketing
ADVB/RS. “Em uma era onde nada é constante, em meio a tantas informações,
interações e transformações, as decisões estratégicas de marketing são
tomadas, invariavelmente, em ambientes complexos, que desafiam a capacidade de
formular e programar movimentos bem sucedidos”, lembra o curador do evento.
Para o palestrante
internacional, Federico Pistono, consultor para o Google
Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas
tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, as
ferramentas tecnológicas modernas permitem que pequenas e ágeis companhias
assumam o lugar de conglomerados gigantes que não investirem em inovação. “Se
as empresas não estiverem prontas para se ajustarem às mudanças rápidas, elas
vão desaparecer em breve”, sentencia o ministrante da
Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”. O
futurista italiano explica ainda que as empresas unicórnio (companhia jovem
ou “startup” com um elevado potencial de crescimento em pouco tempo e com
uma avaliação de milhões de euros) valem bilhões e empregam menos pessoas que
qualquer outra empresa na história. “Isto conduz a uma economia em que 1% de 1%
leva todo o patrimônio, enquanto o resto se esforça para sobreviver”.
Um exemplo de empresa unicórnio é o Spotify,
que em 7 anos de operação já está avaliada em US$ 8,2 bilhões. Com mais de 75
milhões de usuários ativos no mundo e presente em cerca de 70 países, este
serviço de streaming permite escutar músicas gratuitamente pela internet
em aplicativos mobile ou computador. Para apresentar as práticas e estratégias
adotadas que consolidaram o Spotify, o diretor geral para a América Latina da
companhia, Gustavo Diament, fala no 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e
compartilha o case e suas experiências.
“Nossa responsabilidade não pode ser
simplesmente fazer um bom marketing; mas sim redefinir constantemente como
se fará um bom marketing no futuro”, concorda
o vice-presidente mundial da Coca-Cola, o
mexicano Javier Meza Robayo. Ele irá apresentar o case baseado nos
aprendizados da marca de bebidas, que tem como principal diferencial ser
oportuna (Timely) e eterna (Timeless) ao mesmo tempo. “Nós temos evidências
quantitativas da relação inquebrantável e estreita que existe entre a marca, a
categoria e a companhia”, destaca o palestrante.
Meza ressalta que para atingir
crescimento sustentável, o marketing da companhia
tem de administrar e nutrir essas três dimensões. “Por isso,
no mundo inteiro, nós estamos evoluindo nossa estratégia
de comunicação da Coca-Cola para dar conta desse desafio, que ao mesmo
tempo é uma oportunidade.” Em tempos de crise financeira, o Vice-Presidente
Global da Coca-Cola revela: “Nossa principal prioridade nesse momento é
ficar próximo do bolso e do coração do consumidor, sem perder de
vista a saúde financeira de nosso negócio.”
SERVIÇO
O que | 24º Congresso de Marketing
ADVB/RS
Quando | 1º de
setembro de 2015
Onde | Teatro do
Bourbon Country - Porto Alegre
Horário
| 8h
às 18h
Inscrições | email relacionamento@advb.com.br ou
pelo telefone (51) 3290.6300.
As vagas são
limitadas e haverá descontos especiais para associados.
PROGRAMAÇÃO
8h
às 9h |Credenciamento
9h5min | Abertura
9h20min
às 11h15min | Painel 1 – Cenários desafiadores: empresas em
transformação
9h20 às 10h20 - Palestra “Como
transformar a empresa em meio a cenários complexos”, com Francisco Valim, consultor
de Negócios, foi presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo
(Ponto Frio e Casas Bahia). Conteúdo: Estratégia Coletiva •
Estabelecendo Objetivos • Cultura de Performance • Resiliência e Perseverança •
Dividindo os Resultados
10h25min
às 11h15min | Talk
show
Painelistas:
• Ricardo
Vontobel - Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente
da Vonpar S.A.
• Sérgio
Maia - Conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios, é Managing
Partner da Trust & Co Investimentos
• João
Zani - Pró-reitor de Administração da UNISINOS
11h20min
às 12h | Case Disruptivo
Case Airbnb
•
Palestrante: Gustavo Diament, diretor geral do Spotify na América
Latina
12h
às 13h20min | Intervalo
13h
às 15h25min | Painel 2 - Tendências, tecnologias e seus impactos
nos negócios
13h30min
às 14h30min | Palestra
“Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”, com Federico Pistono,
futurista e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como
sobreviver ao colapso econômico e ser feliz
Conteúdo: Robótica , automação
e os desafios da nova economia • A economia Star Trek: rediscutindo o
contrato social e os impactos da tecnologia no futuro do trabalho
15h25
às 15h55 | Intervalo
16h às 17h55min | Painel 3 - O
branding como grande protagonista das organizações
16h às 17h |
Palestra "Coca-Cola Brand: Timely & Timeless", com Javier Meza
Robayo,
Vice-Presidente Global da Coca-Cola TM.
Conteúdo: O segredo da
marca Coca-Cola: a capacidade de ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless)
• O papel do Shared-value na construção de marcas • A integração do
Planned Marketing, Real-time Marketing e Revenue Marketing na construção de
marcas • Ressignificação do marketing para o futuro: o papel dos profissionais
de marketing • A relação sinérgica Marca – Categoria – Companhia como motor
fundamental para o crescimento do negócio: a responsabilidade do marketing em
inspirar, além dos clientes e consumidores, o negócio por inteiro.
17h05min às 17h55min | Talk show
Painelistas:
• Ricardo
Vontobel - Curador
do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente da Vonpar S.A.
• Antonio
Tigre - Vice-Presidente
de Televisão da RBS TV
• Juan
Pablo Boeira - Fundador
da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI
18h
| Encerramento
PAINELISTAS E PALESTRANTES
Ricardo Vontobel - Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS
Administrador,
construiu toda sua experiência profissional no Sistema COCA-COLA, com quem
sua família está envolvida desde 1948, quando o seu pai iniciou a
distribuição dos produtos. Hoje, ocupa o cargo de Presidente do Conselho
de Administração do Grupo VONPAR e também o de Presidente da VONPAR S.A.,
holding que compreende as empresas Vonpar Alimentos (Doce de Leite
Mu-Mu, Chocolates Neugebauer, balas e pirulitos) e Vonpar Bebidas, que produz
e distribui produtos da Coca-Cola, além de distribuir as marcas da Heineken
Brasil no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde 1998, também é o
Presidente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola.
Francisco Valim - Consultor de Negócios, foi presidente das
empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia)
É
um dos maiores executivos brasileiros, considerado uma das pessoas mais
influentes do Brasil. Foi CEO de diversas organizações como, Via Varejo
(Casas Bahia e Ponto Frio), Oi, Serasa Experian e NET. Também foi CFO da
Telemar/Oi. Foi responsável pela formulação estratégica e transformação da
cultura em todas as organizações onde atuou, gerando resultados
significativos e duradouros, através do engajamento da equipes. Formado
em Administração de Empresas pela UFRGS, com especialização em Planejamento
Estratégico e Organizações também pela UFRGS. Especializado em Finanças pela
FGV e com um MBA pela Univeristy of Southern California.
Javier Meza Robayo - Vice-Presidente Mundial da Coca-Cola,
referência em gestão estratégica de marca
Poucos
profissionais conhecem tão bem o posicionamento de mercado da Coca-Cola como
Javier Meza Robayo. O executivo iniciou seu trabalho na empresa em 1998 e
atuou em áreas de branding e marketing em sedes no Equador, Argentina,
Costa Rica, Brasil e Estados Unidos, onde está atualmente. Cursou MBA
pela San Francisco University, Gestão de Marketing Estratégico e Marketing
Digital pela Harvard Business School e Advanced Marketing pela Northwestern
University.
Federico Pistono - Empreendedor social, escritor internacional,
com trabalhos no The Economist, Google Europa e na Comissão Europeia
É
um empreendedor social, jornalista reconhecido e educador científico.
Fundador e CEO da konoz, uma startup curadora e organizadora de vídeos
educacionais no YouTube. Realiza palestras ao redor do mundo sobre
tecnologias exponenciais e seus impactos econômicos na sociedade. Seu
trabalho é citado e utilizado por grandes instituições econômicas,
Universidades e núcleos de pensadores, como a Society for Human Resource
Management (em colaboração com o The Economist), o Google EU Public Policy e
a Comissão Europeia.
Formado
em Ciência da Computação pela Universidade de Verona e pela Singularity
University, NASA Ames Research Park.
João Zani - Pró-Reitor de Administração da UNISINOS
Diretor
das Mantidas ASAV – Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. É professor
adjunto da Unisinos no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis
e no Mestrado Profissional em Gestão e Negócios. Foi Conselheiro de
Administração da Companhia Minuano de Alimentos, do Banrisul e da Recrusul.
Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Associação de Literatura
e Beneficência – AS LB. Atua em consultoria nas áreas de finanças e valor das
organizações. É Doutor em Administração pela UFRGS.
Roberto Sirotsky - Sócio Diretor da 3yz
Referência
nacional como profissional do Marketing Digital, possui certificado Google
Advertsing Professional – GAP. É um dos líderes da 3yz, que desenvolve
conteúdos e interação para as marcas, planos de mídia online, ativação de
canais de e-commerce, além de produzir sites, hotsites, aplicativos e games. Realizou curso
"Cannes Creative Leaders", pela Berlin School of Creative
Leadership, e Curso Executivo na Singularity University. É fundador do Portal Tênis Show.
Antonio Tigre - Vice-Presidente de Televisão do Grupo RBS
É
vice-presidente da ADVB/RS. Grande incentivador de entidades no Estado, já
fez parte da diretoria do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade
(PGQP), da Federasul, da Junior Achievement, da Associação Gaúcha de
Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e da Fundação Bienal do Mercosul.
Formado em Análise de Sistemas, com Especialização na área de Finanças, ambos
pela PUCRS. Possui MBA da University of Southern California (EUA).
Dado Schneider - Doutor em Comunicação e Palestrante
Professor
há 30 anos, já ministrou aulas na UFRGS, PUCRS, ESPM-Sul, HSM Educação e
Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Atuou como publicitário durante 20
anos, passando por agências como MPM, Ogilvy, DM9, Escala. Executivo e
consultor de marketing por 10 anos e palestrante há 6 anos. É pós-graduado em
marketing pela UFRGS e mestre e doutor em comunicação pela PUCRS. Foi o
criador da marca Claro. Autor do livro “O mundo mudou… Bem na minha vez!”.
Juan Pablo Dávila Boeira - Fundador
da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI
Possui
20 anos de experiência dirigindo áreas de marketing, planejamento, inovação e
branding de empresas como Rede Bourbon Shopping e Moinhos
Shopping, Lojas Renner S/A, Vonpar/Coca-Cola, Red Bull do Brasil,
Grupo Trend, Elemídia (Grupo Abril) e Johnson&Johnson. Especialista
Inovação pela Harvard Business School e Dinâmica dos Sistemas pela
Massachusetts Institute of Technology. Professor de MBA da ESPM-Sul,
UNISINOS, UNIRITTER, FEEVALE, UNILASALLE e Senac/RS.
Sérgio Maia - Conselheiro de empresas como Vonpar e Grupo Vipal, foi
presidente do Grupo Sonae no Brasil
Após
carreira executiva no Brasil e na Europa, participa de Conselhos de grandes
empresas, como Vonpar, BSBios, Santher e PortobelloShop. É membro certificado
pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Sócio Fundador
da Trust & Co Investimentos, que realiza consultoria de gestão e negócios
e presta serviços na área de finanças corporativas, fusões e aquisições de
empresas. Foi professor de Finanças e de Gestão em Portugal, possui MBA em
Alta Direção de Empresas pela Universidade de Navarra (Espanha) e
pós-graduação na Europa e Estados Unidos.
Gustavo
Diament - Diretor Geral do Spotify na América Latina
Um dos responsáveis por trazer para o Brasil a
operação do Spotify, serviço de streaming
que permite escutar músicas gratuitamente pela internet em aplicativos mobile
ou computador. O Spotify possui mais de 75 milhões de usuários ativos no
mundo e está presente em cerca de 70 países. Com ampla carreira na área de
marketing, Gustavo Diament foi executivo de grandes empresas como Unilever
(Seda), Nextel, Claro, Diageo e AOL Brasil.
Relacionado a ADVB/RS:
30/08/2016
ADVB/RS lança o ADVBeer, evento com conceito inovador que mescla conhecimento em estilo happy hour
05/08/2016
ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing A