Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

19/08/2015

24º Congresso de Marketing ADVB/RS reunirá palestrantes nacionais e internacionais com empresários gaúchos para debate sobre soluções em meio à crise

Congresso de Marketing, uma das principais agendas no calendário anual da ADVB/RS, acontecerá no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, sob a curadoria do presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel. Os paineis contarão com palestrantes como Javier Meza RobayoVice-Presidente Mundial da Coca-Cola; Francisco Valim, Consultor de Negócios e ex-presidente de companhias como Via Varejo, OI e Net; Federico Pistono, Consultor para o Google Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, e Gustavo Diament, diretor geral do aplicativo da Spotify na América Latina.

“Aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se comportar como passageiros, à espera do fim da tempestade.”  Francisco Valim

Em meio a perspectivas negativas do atual cenário econômico, buscar novos caminhos e oportunidades para o mercado gaúcho é o desafio a que se propõe o 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. A edição deste ano leva o tema O Futuro será de quem estiver preparado, e a novidade ficará por conta do amplo debate que ocorrerá entre empresários locais e os palestrantes convidados, a fim de avaliarem soluções mercadológicas para a economia adversa. Três especialistas em crise, a exemplo do consultor de negócios e ex-presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo, Francisco Valim – que contribuiu para sanar as finanças de corporações de diferentes ramos ao longo de períodos difíceis da economia do País – dividirão o palco com o curador do evento e presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel.

“Queremos debater cada tema abordado com maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo emailrelacionamento@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.

O novo formato vai tornar o congresso mais dinâmico: serão três grandes painéis, seguidos de 50 minutos de conversa com empresários gaúchos, como o Sócio Diretor da 3yz, Roberto Sirotsky, Sérgio Maia, managing partner da Trust & Co Investimentos e Conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios, e o vice-presidente de Televisão da RBS TV,  Antonio Tigre. Também integram o grupo local, o fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI,  Juan Pablo Boeira, o pró-reitor de Administração da UNISINOS,  João Zani, e o doutor em Comunicação e palestrante, Dado Schneider. 

“Queremos debater cada tema abordado com maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo email: relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone - 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.

“A crise não é universal”, garante o consultor Francisco Valim, que será o primeiro painelista do dia. Ele falará sobre Cenários desafiadores: empresas em transformação, e destacará a importância dos gestores das corporações visualizarem e aproveitarem as possibilidades que surgem em momentos difíceis. “Mesmo no Brasil não são todos os setores que estão com desempenho em queda: várias empresas estão crescendo de 10% a 20% em receita, em relação a 2014. Isso significa que se prepararam melhor.”

Valim sinaliza que onde existir planejamento e estratégias implementadas de forma eficiente, dentro do contexto de cada companhia, não há motivo para preocupação. Contando com a experiência de quem salvou mais de uma empresa da falência, Valim irá fazer um comparativo de cases de companhias em que ele atuou em momentos de dificuldades e outros em que o cenário econômico ajudou. “A ideia é apresentar referências e analisar as estratégias para cada modelo. Mas é preciso deixar claro que aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se comportar como passageiro, à espera do fim da tempestade, o que é muito inseguro.”

Para o especialista, o período de turbulência exige que as empresas transformem seus canais de comunicação e de vendas em ferramentas mais eficientes. “Ao contrário de cancelar o investimento, que é o que muita gente faz, focar nesta oportunidade de ganhar espaço no mercado será um diferencial.”  Ao reforçar que este ano o evento propõe uma abordagem inspiradora e aplicável à realidade das empresas gaúchas, Vontobel  concorda que “acima de tudo, não é momento para se deixar abater.” “É duro, desagradável, mas precisamos manter a confiança no enfrentamento e no futuro”, desafia o presidente da Vonpar. Para ele, mesmo aqueles que não se prepararam para o pior podem driblar as dificuldades apresentadas pelo mercado. “Nestes casos, é fundamental entender o momento atual, agir com rapidez na correção de rumos, e ser capaz de retroceder quando necessário”, opina.

“É preciso acelerar o pensamento e buscar informações e conhecimento, ouvir quem navegou em águas mais calmas e também em mar revolto. Aprender com quem fez o impossível virar case. Processar tudo no aplicativo do agora e inventar um novo futuro. Porque esse futuro, diferente de tudo que se viu no passado, será só de quem estiver preparado.”

(Trecho do Manifesto do Congresso)

O tema do manifesto (acima reproduzido em parte) embasa a proposta do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. “Em uma era onde nada é constante, em meio a tantas informações, interações e transformações, as decisões estratégicas de marketing são tomadas, invariavelmente, em ambientes complexos, que desafiam a capacidade de formular e programar movimentos bem sucedidos”, lembra o curador do evento. 

Para o palestrante internacional, Federico Pistono, consultor para o Google Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, as ferramentas tecnológicas modernas permitem que pequenas e ágeis companhias assumam o lugar de conglomerados gigantes que não investirem em inovação. “Se as empresas não estiverem prontas para se ajustarem às mudanças rápidas, elas vão desaparecer em breve”, sentencia o ministrante da Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”. O futurista italiano explica ainda que as empresas unicórnio (companhia jovem ou  “startup” com um elevado potencial de crescimento em pouco tempo e com uma avaliação de milhões de euros) valem bilhões e empregam menos pessoas que qualquer outra empresa na história. “Isto conduz a uma economia em que 1% de 1% leva todo o patrimônio, enquanto o resto se esforça para sobreviver”.

Um exemplo de empresa unicórnio é o Spotify, que em 7 anos de operação já está avaliada em US$ 8,2 bilhões. Com mais de 75 milhões de usuários ativos no mundo e presente em cerca de 70 países, este serviço de streaming permite escutar músicas gratuitamente pela internet em aplicativos mobile ou computador. Para apresentar as práticas e estratégias adotadas que consolidaram o Spotify, o diretor geral para a América Latina da companhia, Gustavo Diament, fala no 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e compartilha o case e suas experiências.

“Nossa responsabilidade não pode ser simplesmente fazer um bom marketing; mas sim redefinir constantemente como se fará um bom marketing no futuro”, concorda o vice-presidente mundial da Coca-Cola, o mexicano Javier Meza Robayo. Ele irá apresentar o case baseado nos aprendizados da marca de bebidas, que tem como principal diferencial ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless) ao mesmo tempo. “Nós temos evidências quantitativas da relação inquebrantável e estreita que existe entre a marca, a categoria e a companhia”, destaca o palestrante. 

Meza ressalta que para atingir crescimento sustentável, o marketing da companhia tem de administrar e nutrir essas três dimensões. “Por isso, no mundo inteiro, nós estamos evoluindo nossa estratégia de comunicação da Coca-Cola para dar conta desse desafio, que ao mesmo tempo é uma oportunidade.” Em tempos de crise financeira, o Vice-Presidente Global da Coca-Cola revela: “Nossa principal prioridade nesse momento é ficar próximo do bolso e do coração do consumidor, sem perder de vista a saúde financeira de nosso negócio.”

SERVIÇO

O que  | 24º Congresso de Marketing ADVB/RS

Quando | 1º de setembro de 2015

Onde | Teatro do Bourbon Country - Porto Alegre

Horário | 8h às 18h

Inscrições | email relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3290.6300.

 As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h |Credenciamento

9h5min | Abertura

9h20min às 11h15min | Painel 1 – Cenários desafiadores: empresas em transformação 

9h20 às 10h20 - Palestra “Como transformar a empresa em meio a cenários complexos”, com Francisco Valim, consultor de Negócios, foi presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).  Conteúdo: Estratégia Coletiva • Estabelecendo Objetivos • Cultura de Performance • Resiliência e Perseverança • Dividindo os Resultados

10h25min às 11h15min | Talk show

Painelistas:

• Ricardo Vontobel -  Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente da Vonpar S.A. 

• Sérgio Maia - Conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios, é Managing Partner da Trust & Co Investimentos

• João Zani - Pró-reitor de Administração da UNISINOS  

11h20min às 12h | Case Disruptivo

Case Airbnb 

• Palestrante: Gustavo Diament, diretor geral do Spotify na América Latina

12h às 13h20min | Intervalo 

13h às 15h25min | Painel 2 - Tendências, tecnologias e seus impactos nos negócios

13h30min às 14h30min | Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”, com Federico Pistono, futurista e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz 

Conteúdo: Robótica , automação e os desafios da nova economia • A economia Star Trek: rediscutindo o contrato social e os impactos da tecnologia no futuro do trabalho   

15h25 às 15h55 | Intervalo

16h às 17h55min | Painel 3 - O branding como grande protagonista das organizações

16h às 17h | Palestra "Coca-Cola Brand: Timely & Timeless", com Javier Meza Robayo, Vice-Presidente Global da Coca-Cola TM.

Conteúdo: O segredo da marca Coca-Cola: a capacidade de ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless) • O papel do Shared-value na construção de marcas • A integração do Planned Marketing, Real-time Marketing e Revenue Marketing na construção de marcas • Ressignificação do marketing para o futuro: o papel dos profissionais de marketing • A relação sinérgica Marca – Categoria – Companhia como motor fundamental para o crescimento do negócio: a responsabilidade do marketing em inspirar, além dos clientes e consumidores, o negócio por inteiro.    

17h05min às 17h55min | Talk show

Painelistas:

• Ricardo Vontobel - Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente da Vonpar S.A. 

• Antonio Tigre - Vice-Presidente de Televisão da RBS TV 

• Juan Pablo Boeira - Fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI

18h | Encerramento

PAINELISTAS E PALESTRANTES

Ricardo Vontobel - Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS

Administrador, construiu toda sua experiência profissional no Sistema COCA-COLA, com quem sua família está envolvida desde 1948, quando o seu pai iniciou a distribuição dos produtos. Hoje, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Grupo VONPAR e também o de Presidente da VONPAR S.A., holding que compreende as empresas Vonpar Alimentos  (Doce de Leite Mu-Mu, Chocolates Neugebauer, balas e pirulitos) e Vonpar Bebidas, que produz e distribui produtos da Coca-Cola, além de distribuir as marcas da Heineken Brasil no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde 1998, também é o Presidente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola.

Francisco Valim - Consultor de Negócios, foi presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia)

É um dos maiores executivos brasileiros, considerado uma das pessoas mais influentes do Brasil. Foi CEO de diversas organizações como, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Oi, Serasa Experian e NET. Também foi CFO da Telemar/Oi. Foi responsável pela formulação estratégica e transformação da cultura em todas as organizações onde atuou, gerando resultados significativos e duradouros, através do engajamento da equipes. Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com especialização em Planejamento Estratégico e Organizações também pela UFRGS. Especializado em Finanças pela FGV e com um MBA pela Univeristy of Southern California.

Javier Meza Robayo - Vice-Presidente Mundial da Coca-Cola, referência em gestão estratégica de marca

Poucos profissionais conhecem tão bem o posicionamento de mercado da Coca-Cola como Javier Meza Robayo. O executivo iniciou seu trabalho na empresa em 1998 e atuou em áreas de branding e marketing em sedes no Equador, Argentina, Costa Rica, Brasil e Estados Unidos, onde está atualmente. Cursou MBA pela San Francisco University, Gestão de Marketing Estratégico e Marketing Digital pela Harvard Business School e Advanced Marketing pela Northwestern University.  

Federico Pistono - Empreendedor social, escritor internacional, com trabalhos no The Economist, Google Europa e na Comissão Europeia

É um empreendedor social, jornalista reconhecido e educador científico. Fundador e CEO da konoz, uma startup curadora e organizadora de vídeos educacionais no YouTube. Realiza palestras ao redor do mundo sobre tecnologias exponenciais e seus impactos econômicos na sociedade. Seu trabalho é citado e utilizado por grandes instituições econômicas, Universidades e núcleos de pensadores, como a Society for Human Resource Management (em colaboração com o The Economist), o Google EU Public Policy e a Comissão Europeia.

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Verona e pela Singularity University, NASA Ames Research Park.

João Zani - Pró-Reitor de Administração da UNISINOS

Diretor das Mantidas ASAV – Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. É professor adjunto da Unisinos no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis e no Mestrado Profissional em Gestão e Negócios. Foi Conselheiro de Administração da Companhia Minuano de Alimentos, do Banrisul e da Recrusul. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Associação de Literatura e Beneficência – AS LB. Atua em consultoria nas áreas de finanças e valor das organizações. É Doutor em Administração pela UFRGS.

Roberto Sirotsky - Sócio Diretor da 3yz

Referência nacional como profissional do Marketing Digital, possui certificado Google Advertsing Professional – GAP. É um dos líderes da 3yz, que desenvolve conteúdos e interação para as marcas, planos de mídia online, ativação de canais de e-commerce, além de produzir sites, hotsites, aplicativos e games. Realizou curso "Cannes Creative Leaders", pela Berlin School of Creative Leadership, e Curso Executivo na Singularity University. É fundador do Portal Tênis Show.

Antonio Tigre - Vice-Presidente de Televisão do Grupo RBS

É vice-presidente da ADVB/RS. Grande incentivador de entidades no Estado, já fez parte da diretoria do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), da Federasul, da Junior Achievement, da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e da Fundação Bienal do Mercosul. Formado em Análise de Sistemas, com Especialização na área de Finanças, ambos pela PUCRS. Possui MBA da University of Southern California (EUA).

Dado Schneider - Doutor em Comunicação e Palestrante

Professor há 30 anos, já ministrou aulas na UFRGS, PUCRS, ESPM-Sul, HSM Educação e Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Atuou como publicitário durante 20 anos, passando por agências como MPM, Ogilvy, DM9, Escala. Executivo e consultor de marketing por 10 anos e palestrante há 6 anos. É pós-graduado em marketing pela UFRGS e mestre e doutor em comunicação pela PUCRS. Foi o criador da marca Claro. Autor do livro “O mundo mudou… Bem na minha vez!”.

Juan Pablo Dávila Boeira - Fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI

Possui 20 anos de experiência dirigindo áreas de marketing, planejamento, inovação e branding de empresas como Rede Bourbon Shopping e Moinhos Shopping, Lojas Renner S/A, Vonpar/Coca-Cola, Red Bull do Brasil, Grupo Trend, Elemídia (Grupo Abril) e Johnson&Johnson. Especialista Inovação pela Harvard Business School e Dinâmica dos Sistemas pela Massachusetts Institute of Technology. Professor de MBA da ESPM-Sul, UNISINOS, UNIRITTER, FEEVALE, UNILASALLE e Senac/RS.

Sérgio Maia - Conselheiro de empresas como Vonpar e Grupo Vipal, foi presidente do Grupo Sonae no Brasil

Após carreira executiva no Brasil e na Europa, participa de Conselhos de grandes empresas, como Vonpar, BSBios, Santher e PortobelloShop. É membro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Sócio Fundador da Trust & Co Investimentos, que realiza consultoria de gestão e negócios e presta serviços na área de finanças corporativas, fusões e aquisições de empresas. Foi professor de Finanças e de Gestão em Portugal, possui MBA em Alta Direção de Empresas pela Universidade de Navarra (Espanha) e pós-graduação na Europa e Estados Unidos.

Gustavo Diament - Diretor Geral do Spotify na América Latina

Um dos responsáveis por trazer para o Brasil a operação do Spotify, serviço de streaming que permite escutar músicas gratuitamente pela internet em aplicativos mobile ou computador. O Spotify possui mais de 75 milhões de usuários ativos no mundo e está presente em cerca de 70 países. Com ampla carreira na área de marketing, Gustavo Diament foi executivo de grandes empresas como Unilever (Seda), Nextel, Claro, Diageo e AOL Brasil.


Relacionado a ADVB/RS:

30/08/2016

ADVBeer mescla conhecimento com happy hour regado a hambúrguer e cerveja artesanal

ADVB/RS lança o ADVBeer, evento com conceito inovador que mescla conhecimento em estilo happy hour

05/08/2016

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing ADVB

ADVB/RS lança o Fórum de MarketingADVB/RS, novo modelo que une duas marcas gaúchas: o 34º TOP de Marketing e o 25º Congresso de Marketing A

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos