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Neiva Mello


Press releases

18/09/2014

23º CONGRESSO DE MARKETING ADVB/RS DEBATE AS NOVAS CONEXÕES PARA OS NOVOS NEGÓCIOS

Encontro reúne o filósofo Gilles Lipovetsky, o  Diretor de Shopper Marketing Brasil da Coca-Cola, Marcelo Barreto,  o CMO do Itaú Unibanco, Fernando Chacon,  o CEO da FLAG, Roberto Martini, e  o co-fundador da Global Shapers Community Porto Alegre, Tomás de Lara. O curador da 23ª edição, Ricardo Vontobel,  lidera  o último painel Transformando Tendências em Realidade nos Negócios. Evento acontece no dia 24 de setembro (quarta-feira), das 8h às 18h30min, no Teatro do Bourbon Country.

No próximo dia 24 de setembro, a ADVB traz a  Porto Alegre pensadores e especialistas ícones para debaterem no 23º Congresso de Marketing, uma agenda que irá  reunir no Teatro do Bourbon Country, das 8h às 18h30min, um público de 1,2 mil pessoas.  A edição deste ano tem a curadoria do empresário Ricardo Vontobel,  presidente da Vonpar, que convidou expoentes nacionais e internacionais para debaterem o tema central Novas Conexões para Novos Negócios . As inscrições podem ser feitas pelo site www.advb.com.br. Maiores informações pelo telefone 51-32906300.

No primeiro painel O Papel do Marketing nas Novas Relações de Consumo,  que irá ocupar todo o turno da manhã, das 9h15min às 12h, o  irrequieto filósofo francês Gilles Lipovetsky, referência mundial na reflexão sobre a sociedade de consumo e autor de livros como Os tempos Hipermodernos, A Felicidade Paradoxal: Ensaio sobre a Sociedade de Hiperconsumo, A Era do Vazio. Ensaios sobre o Individualismo Contemporâneo, estará ao lado de outra autoridade,  o  diretor de Shopper Marketing Brasil da Coca-Cola, Marcelo Barreto. 

À tarde, das 13h30min às 15h20min, os participantes terão a oportunidade de ouvir a ousadia de Roberto Martini, CEO da FLAG, holding que engloba 16 empresas com modelos de negócios inovadores, trabalha com clientes como Google, Unilever, Nike e Samsug, e o empreendedorismo  social de Tomás de Lara, co-fundador da Global Shapers Community Porto Alegre, iniciativa apoiada pelo Forum Econômico Mundial Social, formado por uma rede de jovens entre 20 e 30 anos, com o objetivo de fazer contribuições sociais em suas comunidades, por meio de atitudes e projetos. Os dois tratarão do tema A Evolução da Conexão com o Consumidor.

No terceiro painel do dia O Papel do Branding na Conexão com o Consumidor, das 15h55min às 17h30min,  Fernando Chacon, CMO do Itaú Unibanco, vai apresentar o caso de sucesso da marca mais valiosa do País e mostrar como as marcas precisam ter um propósito reconhecido e valorizado pelas pessoas.

O encontro encerra com o painel Transformando Tendências em Realidade nos Negócios, que reúne o curador Ricardo Vontobel e palestrantes para fazer uma síntese dos conteúdos e vinculá-los ao dia a dia das organizações.

SERVIÇO

Ø O QUE: 23. Congresso de Marketink da ADVB/RS

Ø QUANDO: 24 de setembro, quarta-feira, das 8h às 18h30min

Ø  ONDE: Teatro do Bourbon Country

Ø  INSCRIÇÕES: até o dia 23 de setembro, pelo site www.advb.com.br

Ø PALESTRANTES: filósofo Gilles Lipovetsky, o  Diretor de Shopper Marketing Brasil da Coca-Cola, Marcelo Barreto,  o CMO do Itaú Unibanco, Fernando Chacon,  o CEO da FLAG, Roberto Martini, e  o co-fundador da Global Shapers Community Porto Alegre, Tomás de Lara. O curador da 23ª edição, Ricardo Vontobel,  lidera  o último painel Transformando Tendências em Realidade nos Negócios

Conteúdos tratados pelos palestrantes

Filósofo Gilles Lipovetsky, 9h15min às 12h,

Autor de livros como Os tempos Hipermodernos, A Felicidade Paradoxal: Ensaio sobre a Sociedade de Hiperconsumo, A Era do Vazio. Ensaios sobre o Individualismo Contemporâneo,  Do Luxo Sagrado ao Luxo Democrático e  O Império do Efêmero: a Moda e Seu Destino nas Sociedades Modernas. 

Ø  O hiperindividualismo consumista

Ø  O desregramento dos comportamentos consumistas

Ø  A bipolarização das compras: luxo e low cost

Ø  O culto das marcas

Ø  O Web-consumidor

Ø  O consumo emocional

Ø  Prazer, bem-estar, qualidade de vida

Ø  As novas exigências éticas e ecológicas

Ø  O futuro do hiperconsumo

Marcelo Barreto, 9h15min às 12h,

Diretor de Shopper Marketing Brasil da Coca-Cola

Ø  O novo perfil do Shopper e impactos nas relações de consumo.

§  Grandes tendências de comportamento do Shopper: Conveniência, Racionalização e Experiência

§  Conveniência: aumento de compras frequentes, diminuição da cesta por ato de compra, busca por soluções prontas, digital shopper marketing

§  Racionalização: maior comparação de preços, busca por promoções e vantagens econômicas, crescimento de embalagens affordable com menos quantidade

§  Experiência: store in store, loja como espaço de lazer, interatividade

Ø  O papel dos canais de compra e sua evolução.

§  A polarização: Hard e Soft Discounts

§  Crescimento de formatos menores (Proximity)

§  Aumento da importância de Fresh Food

§  Retail 2020: um rápido olhar em formatos que estão surgindo (incluindo e-commerce)

Roberto Martini, 13h30min às 15h20min

CEO da Flag

Ø  Aceleração exponencial da economia

Ø  Descentralização da gestão de valor, valor compartilhado

Ø  Automação e inteligência artificial

Tomás de Lara, 13h30min às 15h20min

Fundador da Global Shapers Porto Alegre

Ø  Economia colaborativa

Ø  Negócios conscientes

Ø  Financiamento coletivo

Ø  Projetos sustentáveis

Ø  Teoria de Gaia

Fernando Chacon, 15h55min às 17h30min

CMO do Itaú Unibanco

Ø  As marcas precisam ter um propósito reconhecido e valorizado pelas pessoas.

Ø  Apresentação case Itaú: sucesso na construção de causa organizacional /significado da marca: Case Copa do Mundo 2014

Mais sobre o pensamento do filósofo Gilles Lipovetsky

Ø  “O capitalismo, hoje, não é mais apenas um sistema econômico, é uma maneira de ser na sociedade, uma maneira de viver. Por quê? Porque tudo é pensado em termos competitivos. É um fenômeno sem precedentes.”

Ø  “As pessoas compram muito e se não houver consumo, há um colapso da economia. Isso abalou, transtornou a sociedade.”

Ø  “Precisamos oferecer uma formação melhor às pessoas e, talvez, também mudar a gestão das empresas para que a competitividade não destrua totalmente o ser humano. Ela pode ser uma ferramenta para o progresso, não uma finalidade.”

Ø  “O consumidor age em função de seu gosto, daquilo de que ele gosta, e não mais do que se deve fazer para encaixar em uma classe social.”

Ø  Todas as pesquisas mostram que consumimos mais energia, mais automóveis, mais alimentos, mas as pessoas não estão mais felizes. E agora? Isso quer dizer que não devemos demonizar o consumo, senão não compraríamos nada, apenas o que servisse à nossa saúde. Mas, ao mesmo tempo, isso quer dizer que precisamos propor, paralelamente, outro modelo. Viver não é consumir. Nós não vivemos para ter marcas. O homem é um ser que aprende, que deve evoluir, e fazer as coisas é uma grande satisfação, bem como ajudar os outros, se envolver no que se quer fazer, empreender. Nada disso é consumir. E eu acho que o papel da escola é suscitar nas pessoas o gosto pelo empreendimento, por fazer as coisas, para que elas não sejam apenas consumidoras.”

Ø  “Eu sou muito mais sensível a invenções como, por exemplo, as que vocês conhecem em seu país, como o microcrédito. São invenções pequenas, mas que mudam a vida das pessoas. Essa é uma fórmula que une mercado e solidariedade, que é compatível com um universo de mercadorias. A solidariedade também é investir na educação, ter uma escola de qualidade, especialmente para os mais jovens. Nós vemos que a hipermodernidade é a força dominante, estruturante, mas ela gera necessidades de contrapeso, e é isso que pode nos deixar otimistas. Nem tudo foi canibalizado pelo mercado, pelo dinheiro e por Wall Street. Há valores éticos e culturais que ainda movem os homens, que continuam a protestar contra as injustiças e que querem fazer de sua vida algo além de ganhar dinheiro na bolsa de valores ou na profissão. Eles também querem fazer coisas que amam, querem se expressar, querem encontrar um sentido. Isso quer dizer que a aventura da cultura não está completa, ela tomou um novo curso, o da individualização, e nós só precisamos inventá-la e acompanhá-la.”


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