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18/09/2014
23º CONGRESSO DE MARKETING ADVB/RS DEBATE AS NOVAS CONEXÕES PARA OS NOVOS NEGÓCIOS
Encontro reúne o
filósofo Gilles Lipovetsky, o Diretor de Shopper Marketing Brasil da
Coca-Cola, Marcelo Barreto, o CMO do Itaú Unibanco, Fernando Chacon,
o CEO da FLAG, Roberto Martini, e o co-fundador da
Global Shapers Community Porto Alegre, Tomás de Lara. O curador da 23ª
edição, Ricardo Vontobel, lidera o último painel Transformando Tendências em Realidade
nos Negócios. Evento
acontece no dia 24 de setembro (quarta-feira), das 8h às 18h30min,
no Teatro do
Bourbon Country.
No próximo dia 24 de setembro,
a ADVB traz a Porto Alegre pensadores e especialistas ícones para
debaterem no 23º Congresso de Marketing, uma agenda que irá reunir no
Teatro do Bourbon Country, das 8h às 18h30min, um público de 1,2 mil pessoas.
A edição deste ano tem a curadoria do empresário Ricardo Vontobel,
presidente da Vonpar, que convidou expoentes nacionais e internacionais
para debaterem o tema central Novas Conexões para Novos Negócios . As
inscrições podem ser feitas pelo site www.advb.com.br. Maiores informações pelo
telefone 51-32906300.
No primeiro painel O Papel do Marketing
nas Novas Relações de Consumo, que irá
ocupar todo o turno da manhã, das 9h15min às 12h, o irrequieto filósofo
francês Gilles Lipovetsky, referência mundial na reflexão sobre a sociedade
de consumo e autor de livros como Os tempos Hipermodernos, A
Felicidade Paradoxal: Ensaio sobre a Sociedade de Hiperconsumo, A Era do Vazio.
Ensaios sobre o Individualismo Contemporâneo, estará ao lado de outra
autoridade, o diretor de Shopper Marketing Brasil da Coca-Cola,
Marcelo Barreto.
À tarde, das 13h30min às 15h20min, os
participantes terão a oportunidade de ouvir a ousadia de Roberto Martini,
CEO da FLAG, holding que engloba 16 empresas com modelos de negócios
inovadores, trabalha com clientes como Google, Unilever, Nike e Samsug, e o
empreendedorismo social de Tomás de Lara, co-fundador da Global Shapers Community Porto Alegre, iniciativa apoiada pelo Forum Econômico Mundial Social, formado por uma rede de jovens entre
20 e 30 anos, com o objetivo de fazer contribuições sociais em suas
comunidades, por meio de atitudes e projetos. Os dois tratarão do tema A
Evolução da Conexão com o Consumidor.
No terceiro painel do dia O Papel do
Branding na Conexão com o Consumidor, das 15h55min às 17h30min,
Fernando Chacon, CMO do Itaú Unibanco, vai apresentar o caso de sucesso
da marca mais valiosa do País e mostrar como as marcas precisam ter um
propósito reconhecido e valorizado pelas pessoas.
O encontro encerra com o painel Transformando
Tendências em Realidade nos Negócios, que reúne o curador Ricardo
Vontobel e palestrantes para fazer uma síntese dos conteúdos e vinculá-los
ao dia a dia das organizações.
SERVIÇO
Ø
O QUE: 23. Congresso de Marketink da ADVB/RS
Ø
QUANDO: 24 de setembro, quarta-feira, das 8h às 18h30min
Ø
ONDE: Teatro do Bourbon Country
Ø INSCRIÇÕES: até o dia 23 de
setembro, pelo site www.advb.com.br
Ø
PALESTRANTES: filósofo Gilles Lipovetsky, o Diretor
de Shopper Marketing Brasil da Coca-Cola, Marcelo Barreto, o CMO do Itaú
Unibanco, Fernando Chacon, o CEO da FLAG, Roberto Martini, e o co-fundador da Global Shapers Community Porto Alegre, Tomás de Lara. O curador da 23ª edição, Ricardo Vontobel, lidera o último
painel Transformando
Tendências em Realidade nos Negócios
Conteúdos
tratados pelos palestrantes
Filósofo Gilles
Lipovetsky, 9h15min
às 12h,
Autor de livros como Os tempos
Hipermodernos, A Felicidade Paradoxal: Ensaio sobre a Sociedade de
Hiperconsumo, A Era do Vazio. Ensaios sobre o Individualismo Contemporâneo,
Do Luxo Sagrado ao
Luxo Democrático e O
Império do Efêmero: a Moda e Seu
Destino nas Sociedades Modernas.
Ø O hiperindividualismo consumista
Ø O desregramento dos comportamentos
consumistas
Ø A bipolarização das compras: luxo e
low cost
Ø O culto das marcas
Ø O Web-consumidor
Ø O consumo emocional
Ø Prazer, bem-estar, qualidade de vida
Ø As novas exigências éticas e
ecológicas
Ø O futuro do hiperconsumo
Marcelo Barreto, 9h15min às 12h,
Diretor de Shopper Marketing Brasil da Coca-Cola
Ø O novo perfil do Shopper e impactos
nas relações de consumo.
§ Grandes tendências de comportamento do
Shopper: Conveniência, Racionalização e Experiência
§ Conveniência: aumento de compras
frequentes, diminuição da cesta por ato de compra, busca por soluções prontas,
digital shopper marketing
§ Racionalização: maior comparação de
preços, busca por promoções e vantagens econômicas, crescimento de embalagens
affordable com menos quantidade
§ Experiência: store in store, loja como
espaço de lazer, interatividade
Ø O papel dos canais de compra e sua
evolução.
§ A polarização: Hard e Soft Discounts
§ Crescimento de formatos menores
(Proximity)
§ Aumento da importância de Fresh Food
§ Retail 2020: um rápido olhar em
formatos que estão surgindo (incluindo e-commerce)
Roberto Martini, 13h30min às 15h20min
CEO da Flag
Ø
Aceleração
exponencial da economia
Ø
Descentralização
da gestão de valor, valor compartilhado
Ø
Automação
e inteligência artificial
Tomás de Lara, 13h30min às 15h20min
Fundador da Global
Shapers Porto Alegre
Ø Economia colaborativa
Ø Negócios conscientes
Ø Financiamento coletivo
Ø Projetos sustentáveis
Ø Teoria de Gaia
Fernando Chacon, 15h55min às 17h30min
CMO do Itaú Unibanco
Ø As marcas precisam ter um propósito
reconhecido e valorizado pelas pessoas.
Ø Apresentação case Itaú: sucesso na
construção de causa organizacional /significado da marca: Case Copa do Mundo
2014
Mais sobre o
pensamento do filósofo Gilles Lipovetsky
Ø “O capitalismo, hoje,
não é mais apenas um sistema econômico, é uma maneira de ser na sociedade, uma
maneira de viver. Por quê? Porque tudo é pensado em termos competitivos. É um
fenômeno sem precedentes.”
Ø
“As
pessoas compram muito e se não houver consumo, há um colapso da economia. Isso
abalou, transtornou a sociedade.”
Ø
“Precisamos
oferecer uma formação melhor às pessoas e, talvez, também mudar a gestão das
empresas para que a competitividade não destrua totalmente o ser humano. Ela
pode ser uma ferramenta para o progresso, não uma finalidade.”
Ø
“O consumidor
age em função de seu gosto, daquilo de que ele gosta, e não mais do que se deve
fazer para encaixar em uma classe social.”
Ø Todas as pesquisas mostram que
consumimos mais energia, mais automóveis, mais alimentos, mas as pessoas não
estão mais felizes. E agora? Isso quer dizer que não devemos demonizar o
consumo, senão não compraríamos nada, apenas o que servisse à nossa saúde. Mas,
ao mesmo tempo, isso quer dizer que precisamos propor, paralelamente, outro
modelo. Viver não é consumir. Nós não vivemos para ter marcas. O homem é um ser
que aprende, que deve evoluir, e fazer as coisas é uma grande satisfação, bem
como ajudar os outros, se envolver no que se quer fazer, empreender. Nada disso
é consumir. E eu acho que o papel da escola é suscitar nas pessoas o gosto pelo
empreendimento, por fazer as coisas, para que elas não sejam apenas
consumidoras.”
Ø “Eu sou muito mais sensível a invenções
como, por exemplo, as que vocês conhecem em seu país, como o microcrédito. São
invenções pequenas, mas que mudam a vida das pessoas. Essa é uma fórmula que
une mercado e solidariedade, que é compatível com um universo de mercadorias. A
solidariedade também é investir na educação, ter uma escola de qualidade,
especialmente para os mais jovens. Nós vemos que a hipermodernidade é a força
dominante, estruturante, mas ela gera necessidades de contrapeso, e é isso que
pode nos deixar otimistas. Nem tudo foi canibalizado pelo mercado, pelo
dinheiro e por Wall Street. Há valores éticos e culturais que ainda movem os
homens, que continuam a protestar contra as injustiças e que querem fazer de
sua vida algo além de ganhar dinheiro na bolsa de valores ou na profissão. Eles
também querem fazer coisas que amam, querem se expressar, querem encontrar um
sentido. Isso quer dizer que a aventura da cultura não está completa, ela tomou
um novo curso, o da individualização, e nós só precisamos inventá-la e
acompanhá-la.”
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