Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Mídia

22/07/2014 Correio do Povo

Transparência para ONGs


A ONG Parceiros Voluntários capacitou 21 organizações gaúchas no curso Educando para a Transparência. A cerimônia foi realizada ontem à tarde, quando a instituição demonstrou os resultados obtidos durante os oito meses de capacitação e lançou o livro “ONG Transparência como Fator Crítico de Sucesso”. 

Essa foi a 5ª edição do curso, que contou com a participação de 117 pessoas. Na próxima semana, a certificação ocorre também para a turma da Bahia. Nos dois estados, durante esse período, foram conquistadas 71 novas parcerias e 100% das ONGs estão usando ferramentas de gestão. Além disso, 94% estão prestando contas às partes interessadas e 41% registraram aumento na receita. Entre as turmas dos dois estados, são 42 entidades qualificadas e 241 pessoas.

No Estado, 53% das organizações conquistaram novos parceiros, 80% implementaram os objetos de prestação de contas e 60% delas têm novos projetos. Da mesma forma, 58% ampliaram as receitas.

Para a presidente da Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, transparência do terceiro setor é fundamental para uma administração eficaz. “Apenas aqueles que têm uma boa gestão conseguirão manter e conquistar novos parceiros”, diz Maria Elena. A atitude de prestar contas virou uma prática do Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo. A presidente destaca ainda a importância da profissionalização para o setor.

De acordo com o gestor de Administração da ONG, Carlos Augusto Medina, essa iniciativa tem surpreendido os parceiros. “A transparência é quase igual à ética. É um processo que deve ser natural”, acredita. Para ele, o curso ajudou a transformar os processos dentro da organização. “Aprendemos a mensurar nossos resultados, o que nos traz mais credibilidade, e administramos melhor, deixando sobrar recursos para melhorias na estrutura da sede”, diz.

Uma das mudanças no prédio foi a construção de uma recepção. O próximo passo é colocar catracas e informatizar os processos para ajudar as 588 pessoas atendidas. O objetivo do curso é melhorar os processos das ONGs por meio da responsabilidade de cumprir os compromissos e de expor informações confiáveis e transparentes. A atividade, que é promovida em parceria com a Petrobras, é gratuita e é dividida em três etapas: presencial, semipresencial e de consultoria, com visitas técnicas de especialistas.

ONG Parceiros Voluntários



Relacionado a ONG Parceiros Voluntários:

18/06/2018 Jornal do Comércio

Parceiros e voluntários

ONG oferece cursos de capacitação e se torna elo entre voluntariado e organizações.

30/05/2016 Bom dia Rio Grande- RBSTV

ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS E BID AMPLIAM METODOLODIA DA AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA

ONG Parceiros Voluntários promove encontro entre idosos e o voluntariado

Últimas publicações

01/08/2018

Zero Hora

Atletas do RS começam a busca por vagas nos jogos olímpicos de Tóquio

Atletas do RS começam a busca por vagas nos jogos olímpicos de Tóquio

Clube dos Jangadeiros

18/06/2018

Jornal do Comércio

Parceiros e voluntários

ONG oferece cursos de capacitação e se torna elo entre voluntariado e organizações.

ONG Parceiros Voluntários

25/05/2018

Revista Náutica

Atletas do Jangadeiros estão classificados para o Mundial e Norte-Americano de Optimist

Atletas do Jangadeiros estão classificados para o Mundial e Norte-Americano de Optimist

Clube dos Jangadeiros

Ver todos