Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Mídia

14/02/2014 Revista Claudia

Maria Elena Johannpeter mudou o conceito de voluntariado no país


Num dia, Maria Elena Pereira Johannpeter, 68 anos, pintava casinhas e muros de Porto Alegre. No outro, microfone em punho, instigava mulheres a enfrentar as urnas e se eleger a cargos públicos: “Do contrário, nunca mudaremos nosso país”, discursou inflamada e foi ovacionada pela plateia. A primeira cena ocorreu na ruela que desce da favela Vila Gaúcha até o Estádio Beira-Rio, onde haverá jogos da Copa do Mundo. A segunda, em um jantar com poderosas da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, que lhe concediam um prêmio. Aliás, ela tem vários, como a medalha Pacificador da ONU Sergio Vieira de Mello, oferecida pelo Parlamento Mundial para Segurança e Paz.

Décima filha de uma família pobre de Gravataí (RS), que arrendava uma terrinha para plantar, Maria Elena perdeu o pai aos 8 meses. Casou cedo, ajudou o primeiro marido a estudar e não pôde ir à faculdade. “A vida é minha universidade”, lembra essa leitora voraz e aprendiz atenta dos grandes administradores. Casada há 22 anos com Jorge Gerdau Johannpeter, um dos empresários mais ricos e hábeis do Brasil, ela preside a Parceiros Voluntários, que movimenta 3,8 milhões de reais por ano, possui 51 unidades, impacta 1,5 milhão de pessoas, 2,8 mil organizações não-governamentais e 2 mil escolas. O ponto forte do seu trabalho é capacitar instituições de diferentes estados. “O país tem 290 mil ONGs. A maioria não sabe captar recursos e prestar cont5as. Elas precisam atingir a autossuficiência, ter uma gestão ousada e entender que, como unidade de negócios, devem se preocupar com produtividade e transparência”, afira. Desde 1997, sua agenda é dedicada à ONG que criou. “Nas férias, procuro saber como outras nações resolvem os problemas e de que forma a sociedade se envolve com eles”.

Para Maria Elena, o brasileiro é solidário, mas pouco voluntário. “Ele doa dinheiro, roupas... e pronto. Lancei a ideia de disponibilizar tempo, conhecimento e emoção”. A diferença: “Ao oferecer algo tão valioso, trago a causa para a minha vida, para dentro de casa”. Ela costuma dizer que o voluntário põe o olho no olho. “A emoção do que ajuda desperta um sentimento parecido no outro, transforma ambos e traz ganho social”. Coautora de três livros, defende o conceito da Responsabilidade Social Individual, a RSI, “que ressalta talentos e aviva o verdadeiro valor interno”. Um maior envolvimento pode gerar também mais recursos. No Brasil, são aplicados no terceiro setor apenas 2 bilhões de reais por anjo. “O volume cresceria se, como nos Estados Unidos, o cidadão doasse como pessoa física. Ainda esperamos que o governo faça tudo. A cultura precisa mudar e as leis devem incentivar isso”. Com discurso afiado e mobilizando plateias, há sempre alguém que lhe pergunta se não disputará eleição. Ela se esquiva: “Já faço política. Chamo as pessoas para o autodesenvolvimento e a cidadania participativa. Só não estou atrelada a partidos. Nem quero”.

ONG Parceiros Voluntários



Relacionado a ONG Parceiros Voluntários:

30/05/2016 Bom dia Rio Grande- RBSTV

ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS E BID AMPLIAM METODOLODIA DA AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA

ONG Parceiros Voluntários promove encontro entre idosos e o voluntariado

16/11/2015 Revista Veja - Páginas Amarelas

Filósofo e educador Bernardo Toro fala no Tá na Mesa

Um dos maiores pensadores em inclusão social e educação na América Latina, o colombiano é o convidado desta quarta-feira. Recebe a imprensa às 11h30min, na Federasul.

Últimas publicações

30/03/2017

Caderno Geração E, Jornal do Comércio (POA-RS)

Quando o empreendedorismo desperta bem cedo

Do colégio aos primeiros anos da faculdade, como é a entrada de muitos jovens no mundo dos negócios

Junior Achievement

27/03/2017

Clube dos Jangadeiros

Breno Kneipp e Ian Paim, do Clube dos Jangadeiros, são campeões sul-americanos de 29er

Principais nomes da vela jovem sul-americana, a dupla defenderá o Brasil no Campeonato Mundial da Classe, nos EUA

Clube dos Jangadeiros

14/03/2017

G1 Paraná - Bom Dia Paraná

Feira apresenta bolsas de estudo e cursos em 50 instituições estrangeiras

EDUEXPO acontece em Curitiba no dia 16 de março, das 16h às 21h, no Hotel Four Points by Sheraton Curitiba (Av. Sete de Setembro, 4211).

EDUEXPO

Ver todos