Mídia
Cidades participam do FALP
Canoas respira o III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia (FALP), que tem início hoje no município com o tema "Direitos e democracia para metrópoles solidárias e sustentáveis". Ontem, pelas ruas da cidade e no Unilassale, sede da maioria das atividades do fórum, além de muito trabalho para deixar tudo pronto, era possível notar a chegada de participantes de muitos países, que mudaram, com diferentes idiomas, sotaques e maneiras de vestir, a rotina do município.
O encontro acontece até quinta-feira e reúne representantes da sociedade civil e de governos locais de mais de cem cidades do mundo para discutir a construção de metrópoles mais democráticas, sustentáveis e solidárias. A abertura oficial do encontro será nesta terça-feira, ás 18h30min, no auditório Canoas do Unilassale, com a presença de representantes do governo federal, do governador Tarso Genro, do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e do prefeito de Nanterre (França), Patrick Jarry, entre outras autoridades. Na seqüência acontece a conferência de abertura, com o tema "Direitos e democracia nas periferias do mundo atual", que terá como conferencista Alain Lipietz, membro do Parlamento europeu.
A programação compreende ainda diversas atrações culturais, como a Exposição Fotográfica Acervo Sebastião Salgado, na Praça Coberta do prédio 6 do Unilasalle, que traz 25 fotografias do fotojornalista. Terá ainda apresentação do Circo Girassol e show musical com Zizi Possi, dentre outras apresentações de dança, teatro e música.
Um dos momentos mais aguardados da Falp será a apresentação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participará da conferência final, dia 13 de junho, às 11h, no auditório Canoas, do Unilasalle.
O Falp teve origem em 2001, com a criação Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social durante o segundo Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, que visava promover iniciativas locais de inclusão social e democracia participativa e expandir a capacidade de intervenção política e social dos governos locais. Em 2002, foi organizado pelos municípios de Setúbal (periferia de Lisboa - Portugal), Alvorada (na região Metropolitana de Porto Alegre) e Nanterre (periferia de Paris - França) um encontro internacional com propósito de transformar as cidades periféricas em atores importantes no processo de globalização. Deste evento nasceu, em 2002, o Falp.
A primeira edição aconteceu em 2006, na cidade de Nanterre. Em junho de 2010, Getafe, na Espanha, foi palco da segunda edição do encontro mundial.
III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia (FALP)