Press releases
15/10/2019
USP forma em gestão 30 líderes de ONGs
A
parceria inédita da USP com a ONG Parceiros Voluntários, especialista em
metodologias de profissionalização do Terceiro Setor, entregará certificados
nesta sexta-feira (18), das 14h às 18h, no auditório do Credit Suisse
Nesta sexta (18), das 14h às 18h, aFaculdade de Economia,
Administração, Contabilidade e Atuária da USP estará realizando uma cerimônia
de formatura bem diferente da que costuma festejar na sua longa e reconhecida
trajetória de ensino. Em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, a FEA-USP
estará entregando no auditório do Credit Suisse (Rua Leopoldo Couto de
Magalhães Júnior, 700 - Itaim Bibi) os certificados a 30 líderes de
organizações da sociedade civil paulistas que concluíram o Curso Educando para
a Transparência, focado em gestão.
As aulas desenvolvidas ao longo de
quatro meses com 90 horas de capacitação presencial e 32 horas de consultorias
individuais e coletivas, têm o objetivo de levar a essas ONGs ferramentas para
que possam garantir a elas sustentabilidade financeira e perenidade. O curso
tem o apoio da Credit Suisse.
Airton Grazzioli: “Quem não tiver compliance não terá
espaço para atuar e existir”
O evento irá contar com a
palestra A Importância do Compliance no Terceiro Setor,
ministrada por especialista de peso na área, autor de livros sobre o tema e
com sólida carreira no Ministério Público do Estado de São Paulo e na
Promotoria de Fundações da capital paulista, oprofessor Airton Grazzioli. “Quem não tiver compliance não terá
espaço para atuar e existir em um futuro próximo. Hoje no Distrito Federal e no
Rio de Janeiro a legislação já não permite repasse de verba pública para quem não tem compliance efetivo. Não basta
ter um mero código de ética no papel, é preciso desenvolver uma cultura que
realmente vá mudar a realidade das organizações sociais e de seus parceiros com
resultados que possamos medir”, diz Grazzioli.
“É
importante desfazer o mito de que apenas organizações de grande porte têm
condições de criar um programa de compliance,
já que supostamente é “muito caro” ter um. Na verdade, o compliance precisa
ser visto de forma mais ampla. É um estado de espírito que deve contagiar toda
a organização”, afirma.
E o que é compliance? Diz respeito a
cumprir leis e normas de uma atividade, além de seguir certos princípios éticos
e morais. O principal objetivo de implantar um programa de compliance dentro de
uma instituição é garantir que, independentemente de quem venha a geri-la, ela
terá uma estrutura capaz de garantir a integridade de suas ações ou ao menos de
sinalizar rapidamente que algo está sendo feito da maneira errada. Assim, o
problema pode ser corrigido a tempo e a reputação da entidade não é colocada em
risco”, explica o especialista, autor do livro ‘Compliance no Terceiro Setor – Controle e Integridade nas
Organizações da Sociedade Civil’ em parceria com José Eduardo Sabo Paes.
“A prestação de contas é pré-requisito
para a manutenção e crescimento das organizações sociais. Quando uma ONG não
cria processos que possibilitem o acompanhamento de suas práticas, está
fechando as portas a investimentos públicos e privados”, acentua José
Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários.
Depoimentos de alunos do Curso Educando para a Transparência
Para Ana Letícia da Silva
Maciel, presidente
do Projeto Âncora, escola voltada para crianças e adolescentes, “a partir do
curso percebemos a importância da contabilidade, dos voluntários, da
comunicação e da profissionalização da gestão. Já estamos mudando o formato de
contratação da contabilidade, a remuneração da diretoria, estamos criando um
plano de comunicação e melhorando a organização de voluntários”, explica.
“O curso é
transformador”, diz a aluna Odete Rahal, há três anos gerente
administrativo-financeira do Instituto de Reintegração do Refugiado Brasil,
mais conhecido por ADUS. “A minha visão era simplista, agora estou
categorizando, criando relatórios com impacto e transparência. Fundado em 2010,
o Instituto atendeu, neste ano, 2 mil pessoas de 60 países vítimas de migrações
forçadas para a cidade de São Paulo.
Anelise
Ramos Pinto, gerente
de Comunicação, Marketing e Projeto das Casas André Luiz, tradicional
instituição com mais de 70 anos no atendimento a pessoas com deficiências
intelectuais, afirma que é o primeiro curso totalmente voltado ao Terceiro
Setor de que participa. “O Educando para Transparência fala a nossa língua.
Hoje, nossa instituição atende mais de 2 mil pessoas e a transparência é ponto
fundamental. Cobramos transparência e temos que ter transparência”.
A
gerente-geral Julieta Prado recorda da sua chegada ao Centro
Assistencial de Motivação Profissional (CAMP Pinheiros). “Quando entrei na
entidade há 17 anos havia sete funcionários, agora são 91. Nós crescemos e isso
nos obrigou a evoluir. No curso da USP, consegui identificar formas mais claras
de apresentar a nossa prestação de contas”. Desde 1978, a Camp Pinheiros cuida
do desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens e adultos em
vulnerabilidade socioeconômica e na proteção e integração social de
idosos.
Para o
professor de Direito Econômico da USP/Ribeirão Preto, Gabriel
Lochagin, a maior importância do curso é contribuir na consolidação de
uma série de conhecimentos que os alunos já tinham na prática. “Os professores da USP estão levando para essas
lideranças conhecimentos de ponta sobre transparência e isso vai ajudá-los a
defender melhor as suas causas sociais”, diz.
As ONGs
formandas
o ADD - Ass. Desportiva
para Deficientes
o
Associação Vaga Lume
o
Associação Viva e Deixe Viver
o
CAMP Pinheiros
o
Casa Tereza Bugolim
o
Casas André Luiz
o
Escola Natasha Franco Vieira
o
FunBEA
o
Gotas de Flor com Amor
o
Associação Maria Helen Drexel
o
Instituto Adoptare
o
Instituto Adus
o
Instituto Ethos
o
Instituto PROA
o
Instituto Sorrir para Vida
o
IOS - Instituto da Oportunidade Social
o
Pimp My Carroça
o
Projeto Âncora
o
Remo meu Rumo
o
UNAS Heliópolis e Região
Algumas indicações de
depoimentos sobre a contribuição do curso:
1)
Anelise Ramos Pinto – Gerente de Marketing da Casas André Luiz: Telefone: (11)
99943-6349
2)
Ana Letícia da Silva Maciel – Presidente - Projeto Âncora: (11)
95356-1758
3)
Isabela Cristina Gimenez Bastos – Coordenadora de Marketing – Viva e Deixe
Viver: (11) 95800-4600
Mais
sobre AIRTON GRAZZIOLI
§ Graduado
em Direito pela Faculdade de Direito da USP.
§ Especialista
em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do MP de SP.
§ Mestre
em Direito Civil pela PUC-SP.
§ Especialista
em Compliance pela LEC Legal Ethics & Compliance.
§ Membro
do Ministério Público de SP de 1990 a 2019, aposentando-se no cargo de
Procurador de Justiça.
§ Foi
Curador de Fundações da Capital por 15 anos (2005-2019).
§ Foi
Vice-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça
de Fundações e Entidades de Interesse Social de 2007 a 2016
§ Atualmente
é Consultor em Inteligência, Gestão, Direito e Compliance no 3º Setor.
§ Professor
da Escola Superior do MP de SP.
§ Professor
(voluntário) da Escola Aberta do Terceiro Setor.
§ Integrante
do Comitê de Auditoria da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da Rádio e TV
Cultura).
§ Autor
de diversas obras e artigos, entre eles:
ü FUNDAÇÕES
PRIVADAS – DOUTRINA E PRÁTICA – Editora Atlas – em coautoria com Edson José
Rafael
ü FUNDAÇÕES
PRIVADAS – DAS RELAÇÕES DE PODER À RESPONSABILIDADE DOS DIRIGENTES – Editora
Atlas
ü ORGANIZAÇÕES
DA SOCIEDADE CIVIL – ASSOCIAÇÕES E FUNDAÇÕES – CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO E
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES – em coautoria com José Eduardo Sabo Paes e outros –
Ed. Educ
ü COMPLIANCE
NO TERCEIRO SETOR – CONTROLE E INTEGRIDADE NAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
- em coautoria com José Eduardo Sabo Paes – Ed. Elevação
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